Dicas para trocar cordas

    Autor Mensagem
    Guitar Slash
    Veterano
    # jun/03


    E ae galera blza?
    Tipo...me deem alguma dicas p/ trocar as cordas. pq eu acho que eu troco da maneira errada.......qnd troco. eu tiro todas e dpois coloco uma de cada vez depois afino todas.....eh errado ne?
    Eu vi num sei aonde que tbm pode tipo, tira uma, coloca a nova, afina, dpois passa pra outra corda...eh certo desse jeito?
    Valew

    DUFF OPLON
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Guitar Slash, eu li em algum lugar q o correto seria você ir tirando a corda velha e colocando a nova começando da 6E e aperta-la somente e depois de colocar todas, você segura as cordas com o dedão e o indicador e esfrega cada corda uns 5 minutos e depois afine.
    falow

    MadMan
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Errado porque??? Tb tiro todas as cordas e depois coloco as novas. Sempre fiz isso e nunca tive problema algum com o braço da guitarra!!! Além disso, ao tirar todas as cordas é o momento ideal para limpar a escala, para ficar mais lisa e deslizar melhor.

    Guitar Slash
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Eh MadMan, tbm acho isso...mas eu vi num sei aonde que eh errado tirar todas e colocar as novas, mas num sei se eh verdade, por isso que criei esse tópico....eheheh
    Essa de esfregar as cordas eu num sabia....valew pela dica

    Munhoz
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Fala galera,

    Eu sei do seguinte, se você tirar todas as cordas, toda a pressão que o tensor faz para compensar a tensão das cordas, forçará o braço e ele pode empenar, o ideal é fazer o seguinte: retire uma corda, limpe a escala na região dessa corda, coloque a nova, para compensar a diferença brusca de pressão, passe para a outra extremidade do braço e assim por diante, eu tenho a seguinte teoria, posso estar enganado, mas se o objetivo é não forçar demais, o ideal é começar pelas do centro para as extremidades, alterando uma de cada (1º D ou G, depois A ou B, assim por diante!), o que vocês acham?

    JaCaMaN
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    tudo errado
    o braço empina se vc tirar tds as cordas

    MadMan
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    JaCaMaN O braço pode sair da posição temporariamente, mas é só afinar de novo que ele volta. Se tirar as cordas, é apenas para limpeza e IMEDIATA reposição. Não e pra tirar e ficar uma semana sem as cordas, certo? Se o braço empenar, na retirada das cordas, apenas pelo tempo da troca, é porque o braço não é de boa qualidade! Quanto á afinação, acho legal afinar alternadamente as cordas, por exemplo, afino a 6ª e depois a 1ª. A 5ª e a 2ª e por último a 4ª e a 3ª. Apenas para equilibrar a tensão no momento da afinação.

    nobre
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Eu acho uma boa prática trocar uma por uma. No caso de ponte floyd rose com certeza é indispensável trocar de uma em uma.
    O braço volta um pouco quando se tira todas as cordas. Normalmente ao recolocar as cordas ele volta pro lugar, mas em algumas circunstancias isso pode ser mais grave, por ex por condiçoes climaticas, temperatura... Aí depois vc tem q regular o tensor novamente pra manter o braço direito.
    Pra quem não tem mta prática com manutençao do instrumento ou só quer evitar possíveis problemas é recomendável trocar de uma em uma.

    cabiludo
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    o certo que eu saiba é trocar corda por corda, tira uma limpa o lugar dela (no braço e na ponte)depois afina a mesma e parte pra próxima, se for floyd deve-se ter um pouco mais de cuidado, tudo com relação a manutenção do instrumento tem que ser feito com paciência, porque um vacilo e você pode arranhar a pintura ou mesmo danificar o instrumento

    Eddye
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Meu Luthier falow q não tem problemas em tirar todas as cordas de uma vez em guitas sem microafinação...já se vc tem esse recurso, troqu uma de cada vez...

    Guitar Slash
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Ah soh...valew Eddye =)
    entao vou continuar trocando elas do jeito que sempre troquei...valews =)

    Kain_Paladian
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    essa informação de que é recomendável retira uma e por oura vem por exemplo atraz de pacotes dos incordamentos clássicos para violão..mas não sei se aplica tambem a guitarras.




    Nosferatus maus..........

    jackminuendo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ou eh o siguinti eu tirei as cordas ah 1°2°3° para por as cordas de nylon pq doi u dedu ^_^ dai eu coloquei denovo e fico um bolo la incima no negocio de afinar dai a corda (1°) fico com o som doido (ruim) ai eu apertei
    pra ve se o som ficava certo e a corda saiu vuanu como se fosce um pinbal pela minha casa ,mas nao torou ,como eu troco elas para ficar firme e o q aconteceu?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para trocar cordas