Conselhos - Palhetada base de Metal (Philipius)

Autor Mensagem
Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


Xander
Semana que vem eu gravo ela em partes, ok?

Xander
Veterano
# abr/05
· votar


okss...vc disse q tinha esse riff gravado e me mandava por email..c tiver ainda..me manda nesse email
yongpo_soad@hotmail.com

ESP
Veterano
# abr/05
· votar


Excelente dica pra mulecada ai... vejo muitos tirarem um som fraco ou feio por não usarem a pegada ideal.

Lembro q uma vez um amigo cato minha minha guita com minhas regulagens de equalização e notei q ele tirava um som fodido... Foi ai q saquei a importância da pegada.

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


Toki
É isso aí! =D
E aposto que Malmsteen, Steve Vai e cia. têm uma pegada animal! Só que a galera que os estuda não se toca disso e não treina! Isso que quero mostrar aqui! =)

heathcliff
Pelo menos você não pediu preu mostrar que toco rápido (se é que eu toco! hehehe).

O pessoal já respondeu, nem preciso escrever isso.
Não estou discutindo originalidade, muito menos o que é melhor. Só quero enfatizar que um guitarrista completo (e não tocador de guitarra) tem que saber fazer base e solo.
Sobre meu timbre, que tal comprar um rack digital liderado por um Pré-amp valvulado, um Half-Stack transistorizado, um microfone decente e uma placa de som Layla e dá-los para mim?

Xander
Eu faria isso se tivesse câmera! =/
Mas o Marisco disse que vai fazer, então é melhor ainda! =)

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


ESP
=D

O que aconteceu comigo foi parecido! Há um tempão atrás eu vi meu professor tirar um som maravilhoso com meu equipamento antigo, que eu odiava! Aí eu parei e pensei: é, o problema está na minha mão mesmo! hehehe

É como muitos falam, o timbre sai das mãos. Tudo bem que uma geladeira de rack ajuda, mas sem pegada não tem nada.

farewell
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius
define melhor pegada e essa força ai.. se as cordas tiverem regulada pra açao baixa.. se eu tocar com força num vai fica ruim nao? eu tipo.. quando vo tira uma musica.. escuto.. pra tirar os minimos detalhes.. tipo a força, velocidade e ate sentido da palhetada.. tem vezes q fica mto bom.. tiro ate um som legal.. seria isso a pegada? mas tem um problema.. fui ensinado desde o inicio pelo meu professor a usar palhetada alternada.. embora mais na parte do solo.. nas bases tb uso bastante.. so nao quando começa a forçar(eh falta de treino) alguma sugestao ou nao tem problema? e pq nao da pra aprende cavagalda com Sonata Arctica? mas enfim.. legal a iniciativa.. e poe mais umas dicas.. um pouco mais detalhadas.. me acho um leigo nessa parte de bases.. oq eu toco eh na garra mesmo.. e outra.. dos teus videos so consegui baixar o de sweep.. e os outros? queria ver...

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


farewell
Vamos por partes! hehehe

Ação baixa não importa. O que importa é a guitarra estar confortável pra você tocar do seu jeito. =)

Pegada e força estão no sentimento da coisa. Tocar "Pull the Plug" do Death pensando em flores não dá certo, tem que mentalizar o sentido da música! Aí você passa o sentimento pras mãos, fica dosando! =)
Queria gravar uns exemplos de música sendo tocada com raiva e a mesma música sendo tocada feliz.
E tem que ter precisão, treinar tudo direitinho, pra ter pegada.

Palhetada alternada é uma das técnicas vitais. Temos que usar ela sempre que não podemos tocar com palhetada pra baixo.
Pra riffs rápidos, por exemplo, é preciso usar a alternada.
E você sabe que se está forçando pra tocar pra baixo é porque é falta de treino mesmo.
Não se toca Master of Puppets com palhetada pra baixo, não tem jeito. Não fica legal, fica fingido.
Minha sugestão é treinar bastante palhetada pra baixo, e só usar a alternada quando não é humanamente possível usar a pra baixo.
Tipo Pure Evil do Iced Earth. Não acho que nenhum ser humano consegue tocar aquela base com palhetada pra baixo! hehehe

Porque não aprende com Sonata Artica? Aprende sim, mas outro tipo. Adoro Sonata, mas sei que aquelas músicas enfatizam a velocidade. O importante é ter a brutalidade pra depois adicionar a velocidade (ou vice-versa). O que não se deve fazer é tocar Wolf and Raven de forma rápida mas sem firmeza, por exemplo.
Por isso aconselho pegar músicas que vão doer o braço, mas vão te fazer aprender muito, como a já citada Pure Evil.

Sempre que puder eu coloco dicas sim! =)
Quanto aos vídeos, não tenho muito espaço no meu Host, por isso tive que tirar alguns! Pega meu MSN que te passo um bocado de porcaria que eu tenho gravado aqui! hehehe

Abraço!

Sem nocao
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius

Opa muito bom !!
Mas lembrem-se criançada!

Pegada não tem só no Metallica ou no Satriani
Entao coloquem sua pegada em tudo , desde Ciranda Cirandinha ate um Death Metal Noroeguês ! Ai sim você vai ter pegada!

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


Sem nocao
Exato, você é sem noção mas tem noção. hehehe

megadeth2612
Veterano
# abr/05
· votar


Você esqueceu de citar "Take no Prisoners" e "Holy Wars" do Megadeth... hauahauah... eu escutei o mp3 e serinho, se existe alguem q queira tocar metal e nao saiba fazer aquela bobagem, entao SE MATE ou vá tocar detonautas!!! Vlw!!

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


megadeth2612
Estou reclamando de Metaleiro que não tem pegada, seja pra Megadeth ou pra Iced Earth.
E muitas coisas fáceis ficam horríves se tocadas sem pegada.

Aliais, Detonautas sem pegada é muito horrível. Já escutei bandas tocando músicas assim sem ter pegada, e é realmente muito ruim.
Agora quando é bem tocado é massa.

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


Ae, mto bom esse tópico, foda msm, um dos melhores q apareceu por aki nos últimos tempos... Realmente pegada eh essencial, sem ela a guitarra eh um instrumento morto.
Parabéns pelas dicas...

angus junior
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius
pq n se tok?
ja vi gente tokandu mto bem com alternada

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


angus junior
Eh pq a pegada fik diferente... As partes q tem power chords eles tokam tudo pra baixo, por isso...

angus junior
Veterano
# abr/05
· votar


John Elf
eu sei
eh a msm cosia q tok ramones com palhetada alternada
mais n esta errado tokar alternada

king_arthur
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius
o meu me diz uma coisa.. a tal cavalgada eh com palm mute? eu nem toco metal.. soh curiosidade.. todo conhecimento eh valido =D

falando de solos.. eh importante ressalta que pegada tb nao eh soh saber tocar forte neh.. tocar calminho, sem muita forca na hora certa tb eh ter pegada.. outras tecnicas tb sao importantes, como um rake bem rasgadao ... a agressividade nao tah soh na forca e muito menos na velocidade..

aconselho ouvirem (foge bastante do metal, mas tem licoes importantes)
Stevie Ray Vaughan "Lenny" (bem calminha) "Tightrope" e "Pride and Joy" (um poco mais agressivas)

"Voodoo Child" do Jimi Hendrix .. ouçam o solo..

Fear of the dark
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius
Belo tópico cara!

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


John Elf
Realmente pegada eh essencial, sem ela a guitarra eh um instrumento morto
Isso mesmo! =D

angus junior
Se é pra ficar fiel, fica estranho sim. Você pode fazer uma nova versão de Postmortem do Slayer com palhetada alternada, mas não vai ter a mesma raiva.
Experimenta com a Master of Puppets também. Não tem a mesma energia não.
Como falo, já vi tocadores de Malmsteen se atrapalharem com pegada de base.

king_arthur
Boa! Todo conhecimento é válido! Essa agora é a frase do tópico. =)

Depende da cavalgada!
A maioria é feita abafadamente sim, como Raining Blood do Slayer!
Algumas misturam abafados com não abafados, como a base do solo de Pure Evil.
Outras não abafam, como D.N.R. do Testament!
Depende da música e da proposta mesmo! =)

Pegada em solo é tudo. Não adianta tocar rápido sem ter pegada, pois aí os defensores do "feeling" têm todo o direito de encher o saco. Mas se tiver pegada, qualquer coisa fica massa.

E lógico que não é força e velocidade! =)
Mas Slayer é isso, basicamente! hehehe
Em termos de técnica, devemos aprender tudo mesmo, de Sweep Picking a Chicken Picking, passando por dedilhados de acordes com cordas soltas.
E um "rake" rasgadão é bom demais! hehehe

Quanto à agressividade, depende da proposta também!
A agressividade do Cannibal Corpse não é a mesma do SRV, mas ambos têm sua energia.
Para saber como ter a ira do Morbid Angel, é preciso ouvir a tristeza de "Space Dye Vest" do Dream Theater, a perserverança de Luiz Gonzaga, a alegria de Ricardo Chaves e a filosofia de Zeca Baleiro.

E nós, brasileiros, temos uma variedade enorme de estilos pra conhecer e pra entender, e só depois de fazermos isso é que saberemos de onde vem a indignação de One (Metallica) e as lágrimas de Sometimes I Feel Like Screaming (Deep Purple).
A música está interligada, cabeça fechada acaba mofando (cabeça aberta demais o cérebro cai, mas é só ter cuidado! hehehe).

Fear of the dark
Massa! =D
Espero estar contribuindo, nem que seja fomentando algumas discussões interessantes! =)

ESP
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius

Eita... tá inspirado hein. \o/

Daqui a pouco tem Vióla minha Vióla na Cultura! ;-)
obs: eu sempre assisto hehehe.

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


legal o tópico... e legal o timbre dele, atende bem à proposta, não sei o que tão falando...

eu adimito, eu sou um cara sem pegada hehehe... não sei nem faze harmonico artificial nas cordas grossas! hehe
fiquei um bom tempo tentando tira master of puppets e desisti pq não conseguia tira o mesmo som (desconsiderando o timbre, claro), mas agora vo começa treina isso denovo...

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


ESP
Devo estar! hehehe
Vou aproveitar, antes que eu volte ao normal! hehehe

Viola minha viola é legal! Eu adoro os programas de domingo de manhã, tem uns de gaúchos, um do Ceará e um de Goiás! hehehe


Jaum_Paulo
Se não for timbre de Fender Strato num Fender Bassman, não presta, pelo que dizem! hehehe
Queria ver Morbid Angel com Telecaster!
Se bem que eu adoro telecaster, um dia faço isso! hehehe

Treina mesmo!
Eu ia dizer: "quando você estiver bom nisso, vai enteder a importância", mas acho que você já entendeu! =D
Se é que não é bom nisso! =)

farewell
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius
valeu valeu.. eu entendo como eh.. o cara toca aquela musica pesada.. bem carregada.. de um jeito todo alegre.. vc nota logo... fica estranho pra nao dizer feio.. MAS TU AINDA NAO ME EXPLICO O Q EH A PEGADA.. seria tocar dando aquela sensaçao q a musica quer trasmitir? e pra base.. eh palheta pra baixo ate quando der mesmo entao?

eu tb curto bastante sonata.. e imagino oq tu quis dizer a respeito do wolf and raven..

libera ai o msn.. ai tu me passa os videos.. =D

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


farewell
tocar dando aquela sensaçao q a musica quer trasmitir
Isso! =D
Você também pegou o espírito da coisa! =D

Palhetar pra baixo sim, mas depende da música! Não precisa fazer isso tocando Jota Quest ou Dire Straits! hehehe
Mas é bom treinar pra aguentar sim! =D

E Sonata é bom demais! hehehe

MSN - felippevilaca@hotmail.com
=D

Abraço!

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


alguem me recomenda alguma música pra mim treina antes de master of pupetts? pq ta difícil aqui viu... hehehe

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


Jaum_Paulo
Estou aqui pensando.

Tenta For Whom The Bell Tolls, do próprio Metallica. Mas toca ela com palhetada pra baixo!
Essa é bem tranquila, mas dá pra sentir a diferença da palhetada sim!

Se você já tiver tocando ela direitinho, tenta Enter Sandman.

Depois vai pra Master mesmo, ela é boa pra treinar! Treina com calma.

Quando Master sair direitinho, tenta Painkiller do Judas Priest!
Essa é boa! hehehe

king_arthur
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius
Boa! Todo conhecimento é válido! Essa agora é a frase do tópico. =)
;)

pois eh.. eu nao conheco muito disso ai que tu falou, so bastante "ignorante" em termos de conhecer essa ou aquela musica hehehe

mas entendi tudo que tu falou, to ateh baxando aquela ali do deep purple pra ver as "lagrimas" =D

uma coisa que me ocorreu agora e eu achei importante lembrar.. tem que saber tocar forte, tem que saber tocar fraquinho, tem que saber entoar um bend da forma apropriada, tem que saber usar um stacato (abafando ou nao), tem que saber palhetar, tem que saber fazer rake, skank direitinho...
enfim tem que ter pegada.. mas nao adianta nada saber tudo isso e nao conseguir usar isso quando tocar com uma banda.. quero dizer, a banda toda tem que seguir um mesmo clima, ter uma mesma "cara" na musica pra nao ficar uma coisa destoando, contrastando (no mau sentido) com a outra... tem que dar a mesma ideia, tem que ter entrosamento acima de tudo.. =D

sei la, achei importante isso hehehe pq tipo.. se a banda toda tiver tocando com calma, predominando as pausas e "pianissimos" ... a bateria fazendo soh um ritmozinho bem light, o baixo mal encostando nas cordas, o teclado soh fazendo um fundinho.. e chega o guitarrista faze aquele solo ajoelhado carcando a mao na guitarra nao da certo...

ouçam Us And Them (pink floyd) que vao entende o q eu to dizendo heheh imagina chega um virtuoso (no mau sentido) desses ai faze um solo nessa musica.. acaba com ela

king_arthur
Veterano
# abr/05
· votar


tipo.. eu nunca tive muita facilidade pra tecnica, velocidade e tal.. sempre fui meio preguiçoso pra isso.. entao eu valorizo muito a pegada.. o jeito de palhetar e tal.. =D

king_arthur
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius
caralho muito foda essa "sometimes i feel like screaming" ... muito foda mesmo... realmente.. eh daquelas que da uns arrepio quando a gente ouve.. que mexe mesmo.. curti mto =D

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


king_arthur
Isso mesmo, a sincronia é muito importante!

Uma banda precisa ter um sonoridade redonda, e isso varia com a sua proposta. Afinal, se a proposta da banda é mistrurar Forró com Death Metal, uma sanfona cai bem! hehehe
=D

Quanto à técnica, eu aconselho treinar sim. Guitarrista sem técnica não faz muita coisa. E não adianta dizer que Slash não tem técnica (como muitos outros dizem), ele toca demais porque ele sabe o que faz. =D

E concordo com você, pegada é a primeira coisa a se valorizar! Se um cara toca Bossa Nova e tem pegada, é melhor de asssistir do que um Angra totalmente mecânico.

E essa musica do Deep Purple é boa demais, né? =D
Isso é pegada, "feeling" ou seiláoquê.
Agora assista o vídeo-clipe de One do Metallica (versão com trechos de um filme) com a letra na mão. Vai se arrepiar também! =D

Abraço!

angus junior
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius
mais to malsteen eh diferente
sei la rising force o riff com alternada nem rola

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conselhos - Palhetada base de Metal (Philipius)