Guitarras Dolphin no Orkut

Autor Mensagem
BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05


É muito legal, mas é longo...

Estava eu fuçando nas comunidades do Orkut quando, de repente, vejo uma comunidade entitulada "Guitarras Dolphin". Como já tive, resolvi entrar e ler alguns tópicos. Um deles me chamou a atenção, era entitulado "Dolphin vs Golden vs Tonante".

Em uma das primeiras mensagens, um cara diz que a comparação é covardia, pois a Dolphin é bem melhor. Logo em seguida, vêm uma mensagem do Carlos Assale, ex-dono da Dolphin. Quem tiver paciência, leia. Vale a pena!

"Não é covardia não...
Quem não viveu a época e nunca tocou numa Dolphin do primeiro período pode ter essa imagem na cabeça. Não teve a oportunidade de viver uma época completamente diferente da atual.

A Tonante (Rei) não se preocupava com o produto que fazia. Simplesmente juntava peças derivadas da sua linha de violões, que é reconhecidamente popular e desprovida de alguma tecnologia respeitável, em algo que ela acreditava ser uma guitarra. Taraxas de violão, escudos de Duratex, braços grossíssimos, captadores sem nenhuma preocupação com impedâncias/indutâncias ou blindagem, design "Deus-me-livre"... - esse era o seu foco: produtos baratos! Conheci bem o Abel, o dono da Rei, durante meus dois mandatos de vice-presidente da Afimbra (Associação dos Fabricantes de Instrumentos Musicais de Brasil - hoje Abemusica) e ele sempre me dizia que eu era louco por querer fazer um produto tão sofisticado, que eu não iria conseguir vender pra ninguém! Não foi o que aconteceu....

Mas a Tonante-Rei tem seu espaço e vende muitos instrumentos. Uma vez, em Ilhabela, quando estava numa banca de jornais, ouvi um diálogo em que um rapaz dizia pro outro que tinha comprado uma Tonante com aquela cara de orgulho de quem tinha comprado ouro-em-pó ao preço de carvão. Isso ilustra como esse setor do mercado pensa...

A Golden era mais cuidadosa com o produto mas não com o design e a ergometria. A maioria dos seus produtos, mesmo as imitações, eram feios, desbalanceados, duros e de afinação duvidosa. O interessante é que o Chang (o dono da Golden), o Tagima e eu, em 1984, encomendávamos peças na mesma marcenaria (do saudoso Valfairt) e de vez em quando nos encontrávamos á e batiamos um papo - com o Chang nem tanto já que ele falava muito pouco o português. O que a Golden tinha de vantagem nessa época eram as ligações dela com a China/Coréia que a permitiam ter acesso fácil a componentes como tarraxas e captadores que eram de importação dificílima ou proibida. Pra gente era uma briga....

Outra curiosidade dessa época: A primeira série de Dolphins GA 1000 foi pintada na lutheria do Tagima pelo Jair, hoje dono da Vintage...

A Dolphin, por sua vez, sempre teve sua preocupação centrada na afinação e tocabilidade. O lema era que desde a linha mais popular à mais sofisticada o instrumento deveria ser útil, ou seja, a afinação e a ação nunca deveriam ser motivo para crítica. Recebemos muitas cartas de professores nos agradecendo pela inédita oportunidade dada a iniciantes que agora podiam comprar um instrumento acessível e, por sua qualidade, ser um incentivo e não um impedimento ao aprendizado.
Quanto ao timbre, tínhamos nossas proprias idéias: enrolávamos nossos captadores e inventávamos nossos circuitos. Foi assim que o sistema "Truetone", o captador "Tribucker", o captador "Cross-Coil" para baixo e outras novidades surgiram.

Os designs eram originais. A menos de uma imitação de Stratocaster (na verdade nem isso, já que ela era menor e tinha escala de Gibson) a Dolphin só fabricou modelos exclusivos. A GA 1000, a Starlock, a GA 50O, a GA 550 (a primeira guitarra com Floy Rose do Brasil), a GA 508, a linha GX 3000, o baixo BX 1020, a Corvus e a GV 50T e a GX 50V com Floyd Rose, Tribucker, mão invertida e 29 trastes - a loucura dos metaleiros da época. O acabamento buscava o "state of the art" da época.

Obter "hardware" era complicadíssimo, as importaçãoes eram complicadíssimas - quando não proibitivas - e a indústria nacional não oferecia os componentes necessários. Por isso fomos à luta. Primeiro criando e desenvolvendo a produção do cavalete "Hi Mass" da GA 1000. Uma obra prima que ainda hoje mereceria lugar nas guitarras "hard tail" mais sofisticadas do mundo. Ele pode ser visto no site.
Depois, compramos uma participação numa empresa que estava disposta a fabricar tarraxas modernas no Brasil. Com nosso apoio técnico e financeiro, essa empresa produziu a primeira tarraxa selada no Brasil, que começou a ser montada nas Stalocks e nas GA 500 - tínhamos exclusividade no produto.

Logo depois começamos a importar componentes e fomos o primeiros a usar tremolos Floyd Rose nas guitarras feita no país. Também os primeiros a usar captadores ativos (os ingleses Reflex) em guitarras nacionais.

Administrativamente a Dolphin foi a primeira empresa do setor a adotar processos "just in time" usando kanbans e foi quem organizou os cargos típicos de uma fábrica desse tipo criando, por ex., a profissão de intonador.

Para atender aquele mercado popular que falei no começo criamos uma linha com um marketing baseado numa piada. Como muitos vendedores recebiam a pergunta: "Mas você têm guitarra Rei?", criamos uma linha espartana, despojada, simples e extremamente funcional. Tão interessante que o Frejat (Barão Vernmelho), quando viu e tocou numa na fábrica, quis levá-la na hora (e levou). A linha chamava-se KING. Então à pergunta "Vocês têm Rei" respondíamos: "Não, mas temos KING!".

Infelizmente, em 1990, o Plano Collor inviabilizou o projeto.

Muitas pessoas, na ausência de vivência dos fatos e perspectiva histórica, têm o direito de se confundir e colocar as marcas num mesmo patamar.
Mas essa é uma confusão que o Luis Carlini, o Frejat, o Edgar Scandurra, o Zique, o Zé Luis (Meteoro), o Mario Manga, o André Abujamra, o Dom Beto, o Tony Ozanah, o Wander Taffo, o Faíska, o Fábio Golfetti, o Celso Blues Boy, o Sergio Dias e talvez o Paul McCartney e o Andy Summers entre outros, não fazem...

Naquele tempo a Dolphin era um produto, cuidado com carinho e exclusividade, pensado, projetado e fabricado para atender bem o consumidor. Tomava-se o grande cuidado de submeter os modelos ao julgamento de profissionais e muitas boas idéias saíram dessa interação. O Zique, que está aqui na comunidade - na época líder da banda NAU, era um dos que mais participava...vivia na fábrica comparando sua Ibanez 540 com as Dolphin que a gente fabricava e deu muitas idéias para as captações.

A Dolphin de hoje é um produto genérico, fabricado na China.

Se são melhores ou piores, só quem tocou nas duas pode dizer...."

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Pô... é bem bacana essa comunidade! O Carlos Assale é bem acessível e fala sobre um monte de coisas (até as Fender Southern Cross). Vale a pena dar uma lida nos tópicos.

[]´s

bulldog
Veterano
# abr/05
· votar


Putz, ele só não falou sobre uma coisa muito importante:
Qual era a madeira usada naquela época pela Dolphin?

Atum Hendrix
Veterano
# abr/05
· votar


A dolphin hoje ñ eh uma guitarra ruim, talvez a alguns anos atras mais eu comprei uma ano passado e estou feliz com ela

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


bulldog
Na época do Assale, a imensa maioria (se não 100%) era em mogno.
Olha só os modelos e especificações: http://planeta.terra.com.br/arte/circusplace/pre87/main.htm

Speed_of_light
Veterano
# abr/05
· votar


Pena que algumas excelentes marcas nacionais sempre tem o mesmo fim, vide o exemplo das Spanich e Dreamer.

The Splinters
Veterano
# abr/05
· votar


Tão interessante que o Frejat (Barão Vernmelho), quando viu e tocou numa na fábrica, quis levá-la na hora (e levou). A linha chamava-se KING. Então à pergunta "Vocês têm Rei" respondíamos: "Não, mas temos KING!".
Muito bom! Eu já testei uma Dolphin e posso comprovar a ultima frase: soh tocando ambas, para saber a melhor. Gostei bastante! é um "genérico" mesmo, mas as antigas saum bem 10! Se há guitarras q eu num consigo gostar, são as Golden. Ô guitarrinha xinfrim! hehe

The Splinters
Veterano
# abr/05
· votar


Entrei no site... Cada design 10!

Spider Man
Veterano
# abr/05
· votar


Speed_of_light

A Dreamer acabou por causa da morte do dono/luthier. Eram guitarras perfeitas, se eu achar uma usada hoje eu compro na hora.

Homem Cueca
Veterano
# abr/05
· votar


Disse tudo, exatamente isso que eu queria dizer quando "As Dolphins antigas eram fodidas!!!" Meu pai tinha uma dessa primeira linha de floyd rose, pena que ele vendeu, era linda demais, vermelha, 24 trastes, coisa profissional...
E hoje ainda defendo elas, tenho uma strato, e pqp...
www.audiostreet.net/feliperinke
Strato Blues From My Dolphin
Quem quiser escutar a bicha em ação.

Ryu
Veterano
# abr/05
· votar


outra vez ouvi o som limpo dela é mto bom, ja testei uma na loja curti (apesar de aquela epoca nao intender nda de guitarra) e mto dahora o som Homem Cueca

ja_silveira
Veterano
# out/06
· votar


Putz, ele só não falou sobre uma coisa muito importante:
Qual era a madeira usada naquela época pela Dolphin?


Era mogno no corpo e marfim no braço.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06
· votar


Putz... eu já tive uma das primeiras que saiu... preta, tipo strato com humbucker e ponte fixa... não sei qual é o modelo... mas era antigona e pesada... corpo era meio pequeno mas tinha um som bem legal. Gostava muito daquela guitarra... hoje está com meu filho.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


Se são melhores ou piores, só quem tocou nas duas pode dizer...."

eu toquei em várias goldens e dolphins ... particularmente eu gostava das dolphins ... era mais "diferente" ... melhor ... tinham ums caps reflex q eram ativos .. uma coqueluxe !! raríssimo ...
se hoje eu encontrar uma de época original eu compraria .. das atuais .. os critérios são outros .. não gosto delas ...

tinahm tb caras q diziam ... dolphin .. hoje a melhor guitar .. e golden era melhor o baixo ...

Midgard
Veterano
# out/06
· votar


tenho uma golden \m/

sobrevivente
Veterano
# out/06
· votar


Golden Lespa rula!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06
· votar


BlaCk LaBeL

Tô até pensando em pegar a minha que está com meu filho e dar uma geral nela... escalopar, regular direitinho... colocar um humbucker bom... a madeira daquela guitarra é bem legal. É que gastar grana com tudo isso não sei se compensa.

Luks_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


eu tenho uma Dolphin Strato e gosto mto dela, leve, macia, e tem um timbre mto bom, eu não encontro em lugar nenhum o site da dolphin, será que alguem ai tem o endereço pra me passar???

Abner E.D.
Veterano
# nov/06
· votar


Inclusive exitiram séries que utilizavam hardware Gotoh.

As antigas da Dolphin são guitarras excelentes e normalmente encontramos a venda por preços muito baixos.

Há algum tempo peguei uma para reformar, porém acabou faltando tempo e dinheiro, se não me engano era uma GA-500 com a famosa Hi Mass (ponte fixa criada pela Dolphin). O braço é muito confortavel, normalmente a captação possui algumas combinação incomuns (nesse caso os 2 caps singles da guitarra possuiam bobina dupla e o humbucker defasava).

paulgilbert
Veterano
# nov/06
· votar


caraca, bem loco...

meu amigo tem uma dolphin dessa epoca

mas nem sei o modelo, acho que é flyin V, captadores fexados (estilo EMG) e floyd rose

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


Toquei numa dolphin les paul de 2002..
Bem legal a guitarinha..
Braço confortavel e menos grosso que o normal..
Bom acabamento..
Tarrachas meio ruinzinhas e captação que soa meio vintage, com baixo ganho.


E toquei num golden les paul..
Bosta total..
Braço horrivel.. tarrachas horriveis.. captação horrrivel (som apagado e abelhudo) e acabamento muito ruim tb.

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


sobrevivente
Golden Lespa rula!
eu nao sei se foi só a que eu toquei q tava ruim..
mas nao gostei dela nao..

Abner E.D.
Veterano
# nov/06
· votar


gsprs
Mas a Dolphin da Era-Assale é totalmente baseada em outros conceitos das atuais, desde a criação (modelos com desing exclusivo) até a construção.

Abner E.D.
Veterano
# nov/06
· votar


Eu já tive uma Golden Les Paul e aquela era animal!!

Braço confortavel, as tarrachas mantinham a afinação e os captadores eram muito bons, porém a parte eletrica não era das melhores, os pots eram apenas on/off.

Mas já toquei em outras Goldens que não valiam nada, bem mal feitas.

Rafa Bach
Veterano
# nov/06
· votar


Eu tive uma Golden Strato, meu primo da minha banda teve uma Golden Les Paul, a les paul tinha um som Horrível, a Strato não era tão ruim, logo depois ele comprou uma Dolphin Fly, com Floyd Rose, essa era animal, tava desrregulada, mas era D+ tinha um som bem incorpado.
Sem falar na pintura parecia uma pele de réptil.
Animal,
Dolphin ja foi mt boa mesmo...

PernaRodrigues
Veterano
# fev/10
· votar


Tenho uma strato vermelha Dolphin... madeira maciça, pra maciço com um único rasgo na madeira para o "tensor".
Braço macio... um filé!
O que mata são os caps... mas logo trocarei... Fender HotNoiseless! esse com ando vendo mantem os timbres caracteristicos das stratos.

stenin
Veterano
# fev/10
· votar


eu tenho uma dolphin sg, acho ela muito bonita e boa,
a única coisa são oc caps, pq na hora de um show eles num ajudam, mas fora isso eu acho uma excelente guitarra.
outra coisa, tbm tem uns modelos novo de les paul da golden q são boas sim o som é bom eu já comprovei.

abçs

viniciusra
Veterano
# fev/10
· votar


BlaCk LaBeL

Primeiro, Valeu por trazer isso aki pro pessoal do FCC.

Agora, eu não entendi o que ele quis dizer no final, que as Dolphins antigas eram muito boas e que as de hoje sao toscas ?

maspn
Veterano
# fev/10
· votar


a shelter tambem ja foi melhor.

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/10
· votar


Um idiota me vendeu uma Dolphin antiga por 350 pau e ficou feliz com sua novíssiva SG de braço parafusado, hauhauhauhauhau

Só tive o trabalho de regular a guitarra e consertar a bagunça que tinham feito na elétrica

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras Dolphin no Orkut