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      Tipos de madeira e som que elas proporcionam

      Autor Mensagem
      Metal_X
      Veterano
      # mar/05


      Aew, alguém aew saberia fazer (ou indicar um site q tenha) uma lista c/ as madeiras e o tipo d som q elas proporcionam, c alguém puder ajudar eu agradeço

      Valew

      bulldog
      Veterano
      # mar/05
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      MADEIRAS PARA CORPO

      Ash e swamp ash: Madeira de média densidade. Usada nas Fenders antigas. Sonoridade de agudos bem definidos, brilho e ataque blueseiro.

      Alder: Usada nas Fender a partir de 56. Diferente do ash, tem o som mais amaciado. Agudos comportados e timbre equilibrado.

      Sen: Visual semelhante ao Ash. Muito utilizada em guitarras asiáticas. Sonoridade aguda mas sem muito ataque.

      Basswood: Madeira de baixo custo experimentada nos anos 80. Possui som macio mas sem muita consistência em termos de peso. Funciona bem com captadores de alto ganho.

      Cedro: Madeira brasileira de aspecto semelhante ao mogno. Porém possui sonoridade mais aberta e menor peso. Balanço de médios/graves/agudos muito bem equilibrado.

      Marupá ou Caxeta: De origem brasileira. Agudo encorpado e sonoridade que se aproxima de madeiras internacionais. Muito adequado para guitaras strato e telecaster.

      Vinhático: Outra madeira do Brasil. Sonoridade de agudos equilibrados e graves encorpados.

      Mogno: Muito utilizadfa pela Gibson, PRS, Guild. Som gordo,encorpado, privilegiando os graves. Boa sustentação.

      Maple: Uma das mais utilizadas no mercado mundial. Alta densidade e sonoridade aguda cortante.

      bulldog
      Veterano
      # mar/05
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      Putz, agora vou digitar as madeiras pra braço... :P

      bulldog
      Veterano
      # mar/05
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      MADEIRAS PARA ESCALA

      Ébano indiano: Alta densidade, cor quase preta. Som cortante e agudo.

      Rosewood indiano: Usada na maior parte das escalas do mundo. Timbre macio e equilibrado. Boa tocabilidade e resistência.

      Jacarandá da Bahia: Madeira nobre. Alto volume, som encorpado, ataque e belo visual.

      Pau ferro: Sonoridade macia e balanceada. Funciona bem com single coil.

      Outras: Maple, Sycamore, grumixava, fresno, chesnut. São madeiras empregadas em escalas claras coladas ou braçoos claros de peça única.

      Dimmy_townshend
      Veterano
      # fev/06
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      bulldog
      plz, oqq vc axa d uma Tele c/ pau-marfim ou Rosewood no braço e Marupa ou Cedro no corpo??
      PS: 2 capt P-90
      me ajude plz...
      abrç...

      Luqueuris150
      Veterano
      # jul/09
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      alguem sabe ai as propriedades da madeira Jumbo pra braço?

      Penta_Blues
      Moderador
      # jul/09 · Editado por: Penta_Blues
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      Boa tarde!!!

      Luqueuris150
      alguem sabe ai as propriedades da madeira Jumbo pra braço?
      Sempre ouvi falar em trastes jumbo. Agora, madeira jumbo é a primeira vez...
      Pelo jeito deve dar um som bem "pesado" pra guitarra não é não?...rs
      Valeu!!!

      Luqueuris150
      Veterano
      # jul/09 · Editado por: Luqueuris150
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      Penta_Blues

      trastes jumbo, ah eh XD fiz uma tradução errada da palavra aushaushaushaushaushaushaus me confundi e acabei fazendo uma pergunta besta XD

      mas vlw ai, mesmo assim.

      Hendrix_ssa
      Veterano
      # jul/09
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      bulldog

      Basswood: Madeira de baixo custo experimentada nos anos 80. Possui som macio mas sem muita consistência em termos de peso. Funciona bem com captadores de alto ganho.

      não tenho certeza, mais acho que essa informação não procede, a basswood é voltada para o grave medio, o nome ja fala "BASS", é uma madeira que se espera peso.

      Slash_1989
      Veterano
      # jul/09 · Editado por: Slash_1989
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      Hendrix_ssa
      basswood é voltada para o grave medio, o nome ja fala "BASS", é uma madeira que se espera peso.

      o ultimo cara que vi falar isso foi eternamente negativado!!


      bulldog
      da onde pego essas informações? tem site?




      OK. cai na pegadinha do topico ressuscitado

      Thyagw
      Veterano
      # jul/09
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      Hendrix_ssa
      Nada a ver isso ai
      As madeiras não recebem nome pelo som, afinal ninguem liga pro som pra fazer moveis
      Basswood tem essas caracteristicas mesmo, um som bem equilibrado, e nao muito consistente
      Mas é muito bom em super-stratos, que não podem ter um timbre muito rasgado, e nem muuuuito gordo

      Luqueuris150
      Veterano
      # ago/09
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      pessoal, to dando um up no tópico pq eu queria saber o que me dizem sobre o timbre da madeira Agathis. Vejo algumas guitarras do Kerry King q são em agathis, mas n sei as propriedas de timbres q ela tem. alguem pode me dizer?

      reanan cezar
      Membro Novato
      # jun/15
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      fala galera. alguem pode me falar das características do padauk...especialmente nas guitarras washburn n4, qual a diferença dela para as outras guitarras da mesma série?

      ABRÇS

      ogner
      Veterano
      # jun/15
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      Topico muito engraçado!!! ahuehuahea!!

      Madeira JUMBO, basswood e pq tem muito "bass"

      aehuaheuhuahuehuah!!!

      Prevejo #Treta

      ahgeuhauheuhauhe!!

      \o/

      geronimo.correa
      Veterano
      # jun/15
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      #MaisTreta



      ogner
      Veterano
      # jun/15
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      geronimo.correa
      Isso e velho demais, velho!!

      Ja rolou dezenas de vezes e tem topico sobre o video....

      :))

      geronimo.correa
      Veterano
      # jun/15
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      ogner
      Isso e velho demais, velho!!

      Ja rolou dezenas de vezes e tem topico sobre o video....

      :))


      Tô ligado, é só pra causar discórdia mesmo kkk

      Hammer
      Veterano
      # jun/15
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      É isso ae... caixote na veia!!!

      pequenogafanhoto
      Veterano
      # 20/ago/18 07:29
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      O Cedro enfatiza muitos médios? Como é a equalizaçao do Cedro?
      Estou procurando um corpo de strato pra substituir o de basswood que está na minha guitarra, e os mais baratos do ML, que não são de basswood, são de cedro.

      Rochaff
      Membro Novato
      # 20/ago/18 07:45 · Editado por: Rochaff
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      pequenogafanhoto
      é uma lenda muito antiga e muito ja foi discutido aqui sobre isso. Mas vou resumir pra vc:
      tem 2 times e vc precisa escolher 1 pra jogar:
      - time dos que tem ctza absoluta q a madeira não faz diferença alguma no timbre da guitarra eletrica (corpo sólido)
      - time dos que tem ctza absoluta que influencia minimamente

      então a resposta q vc quer ouvir tem q vir de algum integrante do segundo time. Mas caso não apareça ninguém, considere escolher a madeira mais durável ;)

      pequenogafanhoto
      Veterano
      # 20/ago/18 07:56
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      Rochaff
      Acredito que tem alguma influencia rs... O que acontece é que troquei os captadores e a ponte+bloco e o som ficou xoxo e magro, até tentei outros captadores, por isso estou achando que a causa é o corpo de basswood da condor

      JJJ
      Veterano
      # 20/ago/18 09:04 · Editado por: JJJ
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      Rochaff

      - time dos que tem ctza absoluta q a madeira não faz diferença alguma no timbre da guitarra eletrica (corpo sólido)
      - time dos que tem ctza absoluta que influencia minimamente


      Tem um terceiro time aí...

      - time dos que tem ctza absoluta que influencia bastante

      Não me enquadro nesse, mas ele existe.

      Rochaff
      Membro Novato
      # 20/ago/18 13:16
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      pequenogafanhoto
      Olha cara eu até gostaria de dar uma notícia boa, mas infelizmente acho que a solução ainda está ali nos captadores...é mais fácil e as vezes mais barato trocar os caps que o corpo da guitarra, mesmo strato. Vc terá que achar o corpo "da madeira q vc quer" por um preço legal, fazer o tratamento estético (pintar e etc), colocar, regular...o cap é mais acessível e certamente vai influenciar pra caramba no timbre (ou influenciar mais, depende do time...hehehe)

      JJJ
      Ah sim, tem mesmo!
      inclusive eu ja joguei num time desses! =p

      MatheusMX
      Veterano
      # 20/ago/18 13:40
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      pequenogafanhoto
      Acredito que tem alguma influencia rs... O que acontece é que troquei os captadores e a ponte+bloco e o som ficou xoxo e magro, até tentei outros captadores, por isso estou achando que a causa é o corpo de basswood da condor


      Ela soava bem com as peças originais?
      Caso positivo, acho que o problema tem muito mais a ver com a captação e a parte elétrica do que com a madeira do corpo.
      Dá uma conferida na parte elétrica... talvez tenha ligado os captadores de forma que inverteu a fase, ou até mesmo ocorreu algum problema nas soldas. Essas coisas podem deixar o som magro e xoxo.

      Buja
      Veterano
      # 20/ago/18 14:11
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      Eu sou do - time dos que tem ctza absoluta que influencia minimamente.

      E tambem sou do time que tem a opiniao que acha que a solução ainda está ali nos captadores...é mais fácil e as vezes mais barato trocar os caps que o corpo da guitarra, mesmo strato.

      pequenogafanhoto
      Veterano
      # 20/ago/18 21:33 · Editado por: pequenogafanhoto
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      Rochaff
      Primeiro coloquei captadores 69, eles ficaram com som muito magro e estridente, daí troquei por um jogo de Custom Blues que são bem graves e resolveram esse problema, mas o som tinha muito grave pela natureza do captador mas não tinha muito corpo, aquele corpo do som de strato. Além de não ter tanto estalado por serem singles de saida alta. Pra mim isso so pode ser a madeira do corpo. Por isso quero pôr um corpo de madeira mais encorpada pra poder colocar singles vintage de verdade. Estou procurando corpos já pintados no ML pra evitar essa problema extra de ter que pintar.

      MatheusMX
      As peças originais são as de uma Condor RX30, kkk.
      A ligação estava em fase quando estava com os captadores 69.

      Buja
      Veterano
      # 21/ago/18 09:29
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      pequenogafanhoto

      Mano, o segredo do estalado da strato está muito mais na equalizacao e nos dedos, do que nos captadores e no corpo da guitarra.
      Vi, pessoalmente, nego tirando estalado de les paul, de forma que se voce nao tivesse visto, juraria que era uma strato. (eu deveria ter gravado um video)

      Custei muito pra tirar som de strato da minha strato, e hoje eu consigo com facilidade, sem ter trocado peça nenhuma nela.
      Primeiro, tire som de strato na sua strato como ela está. Garanto que tem jeito.
      Depois, troque as peças que julgar necessário.

      E outro detalhe. Montei a poucos dias uma strato com corpo de acredito ser de marupá, no ML, com todas as peças da china, inclusive captadores.
      Ela estala tanto quanto a minha strato, que acredito ser de alder.

      E tive tambem strato de cedro rosa que eu nao conseguia fazer estalar. Tanto porque, pelo que dizem, e eu acredito que sim, o cedro rosa está mais para mogno do que para alder. Mas hoje eu sei, que ela estalaria sim. Era eu que nao tinha a tecnica para fazer ela estalar.

      Resumo, acredite mais na sua strato. O estalado está dentro dela. Tente tirar de la.
      O dia que eu vi um luthier pegando uma menphiszinha rosa xexelenta e tirando dire straits perfeitinho, somente com um mudar de poucos controles no amp e na guitarra, eu desencanei dessa....
      e segundo palavras dele mesmo...o estalado ta aqui ohhh (e me mostrou as duas maos)

      felipe bento pereira
      Membro Novato
      # 21/ago/18 11:12
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      https://youtu.be/3kQ7upws9A8
      esse link é de um video que da uma luz praticamente definitiva sobre esse assunto! muito bem explicado e abordado!! vale a pena conferir!...

      felipe bento pereira
      Membro Novato
      # 30/ago/18 18:32
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      eu acho que as ferragens tem um papel muito importante, só perdem para os captadores!!...
      estava eu estudando ( sem amplificador) e pensei; "o som dessa guitarra é bem alto!!"
      então lembrei de como se comportam as vibrações das cordas, então vi que o motivo dela ter um "som alto" era devido as ondas baterem nas superfícies lisas do escudo e da pintura!!...
      só percebo uma interação da madeira do corpo com as vibrações é quando encosto o ouvido no corpo!... hahahaha

      Delson
      Veterano
      # 31/ago/18 09:11
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      Eu me emociono toda vez que essa discussão é reacendida.

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