Estudar no exterior?

    Autor Mensagem
    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/05


    Bom dia pessoal!!!!
    De vez em quando vejo alguns colegas em dúvida com relação ao seu aperfeiçoamento musical. Geralmente comentam que devem melhorar seus estudos nos Estados Unidos pois aqui não é possível...
    Será?....
    Com tantos guitarristas excepcionais (Mozart Mello, Edu Ardanuy, Kiko Loureiro) com tantas escolas (IGT, Conservatório de Música de Tatui), seria mesmo possível que estes colegas estivessem num nível em que ninguém mais aqui no Brasil os pudesse ensinar?
    Por coincidência, achei um texto muito bom do guitarrista Claudio Celso que também é compositor e arranjador.
    Vejam só:
    "Alô pessoal! Muito frequentemente me perguntam como é tocar e viver nos Estados Unidos. Esta perece ser uma curiosidade que vive dentro de todos os músicos brasileiros - me perturbou tanto que me fez mudar pra cá no final dos anos 70. Só que, ao longo do tempo, constatei que havia sido vítima de uma propaganda americana - eles não eram perfeitos nem deuses! Era tudo normal, até meio parecido com o Brasil. Concluí, na verdade, que todos os humanos são muito parecidos, pois eles também tinham fantasias a respeito de uma terra onde a música seria perfeita e brotava em cada esquina e onde possuiam um ritmo impecável e as mais belas melodias, onde tudo era harmonia - e que se chamava Brasil.
    Então lembrei-me do antigo ditado: A grama do visinho é sempre mais verde...
    No começo eu ficava chocado quando um músico americano famoso cometia um erro ou tinha dificuldade em aprender um trecho musical no meio do ensaio, pois tinha esquecido do pequeno detalhe que ali eu não estava ouvindo um CD produzido, mixado e embalado com uma bela capa escrita em inglês, onde qualquer erro ou imperfeição já havia sido corrigido antes da comercialização. Eu estava assim tocando, ensaiando com aquele músico que até então, eu só conhecia através de discos, mas que ao vivo, mostrava, além de sue talento, as dificuldades naturais que qualquer ser humano, músico ou não, eventualmente enfrenta em qualquer momento.
    Eu havia me preparado a vida toda, estudando solos rápidos e escalas velozes sobre harmonias complexas achando que iria impressionar. Foi aí que aprendi uma grande lição: ninguém se importava com isso e muito menos se impressionava...
    Pelo contrário, ser "piloto de corridas" é o que menos valia em Nova York. O verdadeiro valor de um músico, especificamente um guitarrista, era avaliado pelo seu RITMO, HARMONIA, MUSICALIDADE e principalmente pela colocação de VOLUME e TEMPO. Eles falavam de tempo como se fosse a ciosa mais importante, ou seja, não acelerar nem atrasar. Estar na mesma pulsação (beat) - o chamado "pocket" - é o detalhe mais relevante na América.
    Velocidade e virtuosismo têm também o seu valor, desde que você tenha ESTILO PRÓPRIO, a sua marca registrada.
    Sabe quantos covers de Steve Vai, Satriani, Matheny são formados a cada semestre na Berklee ou GIT? Como dizem os americanos "A dime a dozen", isto é, "Dez centavos a dúzia"...
    Portanto, vai aqui uma dica que dou sempre a meus alunos: trabalhe nas suas escalas e solos sim, mas não se esqueça que a guitarra é um instrumento de seção ritmica, "a cozinha". Lembre-se que 75% do tempo de um show a guitarra faz BASE, RIFFS, enfim, RITMO e HARMONIA. Se você não souber tocar acordes (todos os tipos, em todas as regiões do braço), muito dificilmente alguém lhe dará chance de solar.
    Só para terminar, estava tentando me lembrar de quantas as vezes o telefone de casa tocou com alguém procurando um guitarrista pra solar rápido... NENHUMA! Inclusive cuidado com certas atitudes que podem faze-lo perder um trabalho...

    É isso aí, desculpem o texto longo mas vale a pena ler!
    Valeu!!!!!!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Penta_Blues
    Muito legal o texto! Esse esquema de estudar no exterior deve ser muito legal como experiência de vida, de um modo geral (eu mesmo já cheguei a fazer uma poupança para isso). Mas, para aprender música, não é realmente essencial. Já li textos de vários caras que fizeram GIT (Alex Martinho, Sidney Carvalho, etc) e todos chegam nessa mesma conclusão. Há excelentes escolas e professores por aqui e nada disso faz milagre, o resultado só virá se o aluno se esforçar. Talvez o diferencial lá seja o contato com músicos de todas as partes do mundo e com mais professores que tenham projeção internacional.

    "Sabe quantos covers de Steve Vai, Satriani, Matheny são formados a cada semestre na Berklee ou GIT? Como dizem os americanos "A dime a dozen", isto é, "Dez centavos a dúzia"..."

    Essa é a prova de que talento existe e faz a diferença. Do contrário, o mundo estaria cheios de Steve Vais, Satrianis, etc...

    WAGUITARRA
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Muito bom...

    pedrunk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Exatamente o que eu acho, e eu, pessoalmente, prefiro as bases do que os solos.

    vacaum
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    sim, para ter um bom solo a base precisa ser legal tbm, senaum naum haveria graça

    Digao
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    eu tinha uma video aula do claudio celso...

    DEMANO
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Por isso que eu nao sei sola... AHUahAUahuAHauAHuahAU

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Na realidade eu penso que o povo Brasileiro consegue ser mais talentoso ainda, parece que os Brasileiros se interessam em aprender mais, e variar nos estilos, claro que temos muitas decepções mas temos muitos talentos também, claro que nos EUA também tem ótimos músicos, na Europa, Asia, Africa, Oceania, America (EM GERAL), todos os lugares praticamente, se o indivíduo tiver oportunidade de estudo, e se interesse pela boa qualidade da música ele consegue chegar num nível muito bom.

    Penta_Blues
    verdadeiro valor de um músico, especificamente um guitarrista, era avaliado pelo seu RITMO, HARMONIA, MUSICALIDADE e principalmente pela colocação de VOLUME e TEMPO.

    Isso eu considero muito importante, mas no Volume eu acabo me atrapalhando.

    Alan_Domingues
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Só que ALEX MARTINHO SUCKS em todos os aspectos. Só para fazer uma errata na galera :-)

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: BlaCk LaBeL
    · votar


    Alan_Domingues
    "Só que ALEX MARTINHO SUCKS em todos os aspectos. Só para fazer uma errata na galera :-)"

    Aí já é outra história. Hehehehe! Mas, serve perfeitamente de exemplo para reafirmar o que o tópico quer dizer. Ele é formado, com méritos, no GIT. Ou seja... o fato de ter estudado lá não transformou o cara em um novo talento mundial da guita. :)

    gtr
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Alan_Domingues
    BlaCk LaBeL

    Brothers,
    Eu acompanho o trabalho do Alex de longa data e discordo completamente principalmente do Alan.

    O Alex tem uma carreira admirável e é um verdadeiro exemplo pois correu muito atrás, numa época em que as coisas eram muito mais difíceis que hoje em dia. No começo dos anos 90 não tinha ninguém no Brasil lançando CD de rock instrumental, e o primeiro CD dele foi um dos precursores desse estilo por aqui em 1993. Com muito trabalho o cara conseguiu mesmo sendo do interior do RJ (Niterói) furar a "panela de guitarristas" que tem em SP e aos poucos consolidou seu trabalho também por lá, como um dos poucos do RJ a conseguir isso. Nada é por acaso, é por meio de trabalho e competência.

    Tem uma carreira de mais de 15 anos com vários CDs, alguns premiados, destaques em toda a imprensa especializada em guitarra daqui e até da Guitar Player americana no caso do primeiro CD dele. Já fiz algumas aulas com o cara e assisti workshops e além de tocar muito é ótimo professor e super gente fina.

    Enfim, gostem ou não da música do cara mas tem que respeitar, o cara não caiu de paraquedas, são anos e anos de trabalho.

    Pra quem não conhece tem músicas e vídeos de toda a carreira do cara em http://www.alexmartinho.com.br cada um que veja e tire suas conclusões.

    Adrian - Vivendo e Aprendendo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    o.o

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    gtr
    Claro que tendo sempre em mente o respeito à opinião alheia, acho que nó sempre teremos aquela coisa de sermos extremamente críticos com "a nossa gente" e mais tolerantes com os "gringos"...
    Acho que melhor exemplo do que nossa variedade de ritmos tão valorizada por musicos de fora, e tão subestimada por nós, não há.
    Valeu!!!

    Alan_Domingues
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    gtr

    Resolveu upar os tópicos porque ? É o Alex com outro login ? Eu em. Arruma algo para fazer brother !

    Calanzares
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Sinceramente?
    Não vejo nada demais em guitarristas velocistas cópias de Malmsteen/Vai/Satch e cia. Curto ouvir ele, mas acho muito chato essa legião de guitarristas assim. Enjoa de ouvir. É o mesmo timbrinho de plastico de Ibanez/Jackson e derivados. Argh

    Prefiro muito mais EU tocando um Hard Rock, numa guitarra de verdade hehehe

    gtr
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Alan_Domingues

    Resolveu upar os tópicos porque ? É o Alex com outro login ? Eu em. Arruma algo para fazer brother !

    Não cara, não sou o Alex. Eu nem tenho mais contato com ele, moro há um tempo em SP. Simplesmente fiz uma busca pelo nome dele no fórum e acabei nesse tópico aqui. E estou apenas expressando meu direito de falar sobre um cara que eu gosto e acompanho, só isso. Não precisa grosseria.

    naka.88
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Estudar no exterior é uma boa quando voce esgotar as possibilidades aqui. O problema é que o cara não sabe ler , nunca transcreveu e analisou nada , só tira coisa por guitar pro , não conhece nada dos musicos do proprio pais , sonha em ser uma estrela antes de ser um bom musico. Dai complica.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Bom dia!!!

    Alan_Domingues
    Resolveu upar os tópicos porque ? É o Alex com outro login ?
    Cara, eu sinceramente não entendi sua crítica...
    Não se pode elogiar o trabalho de alguém que se admira?
    Ou não se pode voltar a falar de um assunto só porque o tópico foi criado há um certo tempo?

    Calanzares
    Não vejo nada demais em guitarristas velocistas cópias de Malmsteen/Vai/Satch e cia.
    É bem o que o texto fala. Também não sou fã de carteirinha dos velocistas apesar de ouvir o trabalho e achar até interessante desde que a velocidade seja usada como meio e não como fim.

    naka.88
    Estudar no exterior é uma boa quando voce esgotar as possibilidades aqui.
    Concordo contigo, meu camarada. Inclusive o motivo para eu ter aberto o tópico àquela época foi justamente pra questionar essa coisa de supervalorizar o estudo fora como se não houvesse mais nada a aprender em terras brazucas.

    Valeu!!!

    Alan_Domingues
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Penta_Blues

    Abre um tópico novamente. Falei isto porque não foi o primeiro que ele veio me criticar, o lance virou pessoal !

    Alan_Domingues
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Penta_Blues

    O que eu não gosto é quando eu digo que não gosto do AZUL e o cara insiste que o AZUL é foda e eu tenho que gostar do AZUL tenho que admitir que o AZUL é bom, num fode, eu gosto e desgosto do que eu quiser. Eu em. Por isto cada vez mais posto menos em forums na internet, prefiro tocar a semana inteira fazendo show que ficar aqui.

    rhess
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: rhess
    · votar


    Acho que no Brasil até se consegue aprender legal...só ter força de vontade!

    makumbator
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Alan_Domingues

    Mas esse mesmo raciocínio pode ser usado ao inverso...afinal, porque os outros também não podem gostar do "azul"?


    Por isto cada vez mais posto menos em forums na internet, prefiro tocar a semana inteira fazendo show que ficar aqui.

    Nisso concordo, mas não pela questão de diferenças de opinião, e sim porque é mais produtivo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudar no exterior?