Trocar Potenciometro

Autor Mensagem
Eddusr
Veterano
# out/10
· votar


Qual o melhor tamanho da rosca do potenciomentro para Les Paul STD da Epiphone?
Andei pesquisando e alguns dizem que pode ser um de tamanho médio e outros dizem que tem que ser do tamanho longo. Ouvi um comentario que o longo é somente para Le Paul da Gibson e que no restante o médio fica melhor.

Del-Rei
Veterano
# out/10
· votar


Eddusr
outros dizem que tem que ser do tamanho longo

Cara, pra Epiphone duvido muito que seja.
Eu tenho uma, e usei os pots normais perfeitamente.


De qq forma, abre o plate traseiro (tampa) dá uma olhada... Mede os pots.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Ricb
Veterano
# out/10
· votar


up

Del-Rei
Veterano
# out/10
· votar


Ricb

?



Um aceno de longe!!!

Ricb
Veterano
# out/10
· votar


Del-Rei

não queria perder o topico, e upando ele fica registrado em minhas ultimas respostas, achei melhor upar do que escrever besteira, rsrsrsrrsrsrsr

Um aceno de longe, mas bem de longe mesmo.....

Del-Rei
Veterano
# out/10
· votar


Ricb

Ah, sim... hehehe... garoto esperto!!!



Um aceno de longe!!!

ZaabGrupoNasfe
Veterano
# dez/10
· votar


Ae galera desculpa ta upando o topico, mais eu tenho uma duvida e náo conseguir tirar, minha guita é uma memphis Mg32, eu tenho quize ano embora a pouca idade mais eu mexo em tudo, j[a troquei tarraxas coloquei uma Wilkinson, os proximos passos váo ser potenciomentros e captação, eu gostaria de pedir uma dica qual poteciometro botar 250k , 200k ou 500k? , e um bom captador para a ponte pretendo botar um Hot rail, ou devo botar um jogo de single Vintage? valeu ai.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


ZaabGrupoNasfe

Isso é de gosto pessoal, quanto maior a resistência, mais frequências o pot. deixará passar, e consequentemente mais agudo o single fica...

Eu particularmente compraria pots. Alpha de bojo grande, de 250k A para todos os três controles. E colocaria dois capacitores de 473j, um no tom e um no volume...

leolmx
Veterano
# jan/11
· votar


Ressuscitando o tópico:

Eu comprei um potenciômetro classe A de 500k com push-pull pra usar no volume da guitarra, mas agora eu queria colocar esse potenciômetro no tone. Minha guitarra é HH (dois humbuckers).

Posso colocá-lo no tone mesmo? Dae eu compro um outro A de 500k para o de volume.

leolmx
Veterano
# jan/11
· votar


up

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


pode colocar.

Sherlock
Veterano
# jul/11
· votar


Olá amigos, vi q estao falando de potenciometros, entao gostaria de saber se eu posso substituir um pot de 500k reverse log por um linear ou log, montei um microamp e nao achei esse pot de 500 reverse log, obrigado e abs.

WilliamJunior
Membro
# jan/14
· votar


Fala galera, quero comprar 2 potenciometros novos pra minha guitarra, quero colocar potenciometros fender uma para "Tom" e outro para o volume,

Já sei que os que quero são de 500k, agora quero saber qual é para o volume (A ou B) e qual é o de "Tom" (Aou B)

E o potenciomentro Split é o mesmo que pushpull?

gL.
Veterano
# jan/14 · Editado por: gL.
· votar


Existem vários tipos de potenciômetros, os mais comuns são os logarítmicos, anti-logarítmicos, e os lineares, quem decide qual usar é você mas geralmente se usa o logarítmico(A) que tem a característica de uma função exponencial(cresce e decresce rapidamente) no volume e o linear(B) que trabalha como uma função do primeiro grau(constante) no tone, abraço.

WilliamJunior
Membro
# jan/14
· votar


Existem vários tipos de potenciômetros, os mais comuns são os logarítmicos, anti-logarítmicos, e os lineares, quem decide qual usar é você mas geralmente se usa o logarítmico(A) que tem a característica de uma função exponencial(cresce e decresce rapidamente) no volume e o linear(B) que trabalha como uma função do primeiro grau(constante) no tone, abraço.
Vlw mano, deu um grande ajuda, agora sabe me dizer se split e push pull é a mesma coisa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


WilliamJunior
split e push pull é a mesma coisa?
Não.
Push-pull é um tipo de potenciômetro.
"Split" é desligar uma das bobinas de um HB. Isso pode ser feito com um pot tipo "push-pull" ou com uma chavinha.
Abç

cfranch
Membro Novato
# jan/14
· votar


Olá gente, eu tenho uma guitarra Tagima K1( 1 captador Dimarzio single coil braço e [/b]1 Captador Humbucker H bridge)[b] , preciso trocar os potenciometros pois a elétrica deu defeito, qual vocês me indicam? 250 k ou 500k, qual marcca (gotoh)? Outra coisa vê se estou certo vou usar um (A) Logaritmo para Volume e um (B) Linear para tom é isso mesmo? Qual capacitor (marca e valor) posso usar só no Tone ou no Vol Também. Se vocês poderem me ajudar, porque eu levei em uma loja eles bagunçaram a elétrica toda. grato. A

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


cfranch
Para essa guitarra vc terá que usar 500K, sendo linear (B) para o volume e logarítmico (A), para a tonalidade. O capacitor é de 0.047uF
Abç

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eita... pensava que era o contrário... logarítmico para VOL e o linear para TONE. Nem sei como está na minha K1, mas lembro que o valor é 500K mesmo.

Tonho Cruz
Veterano
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não acontece nada, mas ela ficará com excesso de agudos. Eu recomendo, se vc quiser que sua strato fique com um som mais grave e encorpado, que vc troque os pots de 250K por de 200K, que inclusive são mais baratos e fáceis de encontrar em lojas de eletrônica.


Então o potenciômetro de volume também funciona como tone?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


Tonho Cruz
Não.
Potenciômetros são resistores variávei. Quanto maior o seu valor, mais agudos ele "deixa passar".
Abç

WilliamJunior
Membro
# mai/14
· votar


Push-pull é um tipo de potenciômetro."Split" é desligar uma das bobinas de um HB. Isso pode ser feito com um pot tipo "push-pull" ou com uma chavinha.Abç
Ata, no caso um por push pull splita?

WilliamJunior
Membro
# mai/14
· votar


Eu tenho uma strato antiga e quero fazer umas modificações.
Então eu gostaria de saber se tem como colocar algum por no volume que faça com que seja gerado um drive natural ou uma saturação, algo do tipo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


WilliamJunior
Não.
Abç

WilliamJunior
Membro
# mai/14
· votar


Não.
Abç

Blz mano :) e outra dúvida por exemplo. os pot de volume e tom ambos tem valores por exemplo 200k ou só um que precisa ter?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


WilliamJunior
Geralmente todos tem a mesma medida, ou 250 ou 500K
Abç

mogicaqui
Veterano
# mai/14
· votar


WilliamJunior,

Para simular um crunch, você pode usar um circuito passivo de clipping, tipo Black Ice:
http://www.blackiceoverdrive.com/

Ou fazer você mesmo um clipagem com diodos:
http://www.instructables.com/id/Passive-Guitar-Overdrive-Black-Ice/?la ng=pt

De qualquer forma acho que fica meio mais ou menos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


mogicaqui
Nunca ouvi falar desses dispositivos...
Não me pareceram muito funcionais não...
Abç

WilliamJunior
Membro
# mai/14
· votar


mogicaqui
Vlw mano :)

mogicaqui
Veterano
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Também acho que deve influenciar negativamente o timbre.

WilliamJunior
Também tem uns circuitos ativos da GFS:
http://www.guitarfetish.com/MODboards_c_30.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trocar Potenciometro