Quero ver quem sabe: buraco (alça) da Ibanez JEM

Autor Mensagem
Philipius
Veterano
# fev/05


Olá!

Alguém me responde isso: se a madeira na guitarra é tão importante, influencia tanto no som, como pode uma guitarra com captadores passivos, que sofrem mais a influência da madeira, como a Ibanez JEM ter um buraco grande no corpo e manter um som muito bom?

Sem essa de "foi calculado" porque aquilo não passa de uma alça, seria muita coincidência aquela alça ser o único ponto na madeira a não influenciar no som.

Eu ia falar também da Epiphone SG Pierced do Rodox, mas nem vale a pena. hehehe

Então, quem me responde essa?

TASIVA
Veterano
# fev/05
· votar


como a Ibanez JEM ter um buraco grande no corpo e manter um som muito bom
coisa de deus...

Léo
Veterano
# fev/05
· votar


hehe eu tbm pensei em criar um topico, mas ja q vc criou blz, tbm tou curioso

Philipius
Veterano
# fev/05
· votar


Já vou quebrando os possíveis argumentos!

Não é a pegada do Vai, porque já vi várias JEM em ação, tocadas por músicas bons e ruins, e todas tinham um som muito bom (tirando, lógico, as diferenças entre eles).

dtplayer
Veterano
# fev/05
· votar


uasheuasheuahse, criou um bom topico pra nossa duvida hehehe, quem souber fala ae!!!

essa nem deus entende uahseuahseuh!!!

VRock
Veterano
# fev/05
· votar


Essa epiphone eh um fiofó do avesso...hehehe

Em relação a JEM a unica resposta eh que eu nao faço a menor ideia, assim como eu nao faço ideia ateh hj como o VAI faz tudo akilo que ele faz, procurei explicações pra isso mas nao eh real nao! hehehe

Pra entender isso vc precisa ser um bom fisico, estudar a influencia da onda no corpo, som, madeira, etc. Isso da uma preguiçã do caralho... entao...

Uma JEM eh igual ao dono dela, ninguem entende tudo que ela eh capaz, soh o dono! ;)

Philipius
Veterano
# fev/05
· votar


VRock
Muito metafísica a sua resposta! hehehe
A menos que a JEM seja feita por monges tibetanos durante um determinado período lunar, ela ainda é uma guitarra normal e precisa ter explicação essa tal dessa alça! hehehe

Ou a madeira deixa de influenciar tanto nas guitarras!
Olha só, estamos quebrando paradigmas! hehehe

Matheus Rufca
Veterano
# fev/05
· votar


putz cara, não tinha uma mais dificil??
tá admito, eu acho que foi tudo calculado
mais eu falei ACHO

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


Quem disse a vc que essas guitarras tem "som muito bom". Se vc plugar uma Gibson Les Paul ou uma Fender strato vintage em um Twin Reverb, por exemplo, e depois plugar uma guitarra como essa, vc vai ver (ouvir) a diferença, no ato.
Essas guitarras que tem "buracos" no corpo só os tem por motivos meramente estéticos, como "onda" ou estratégia de marketing, nada mais.
Essas JEM foram concebidas dentro de uma concepção sonora específica, e, se vc reparar verá que os músicos que as usam também tocam com autênticas "geladeiras" de rack, compostos de pré-amps sofisticados, compressores poderosos, equalizadores multi-banda imensos, processadores de efeitos digitais de 24 bits computadorizados, power-amps de 300WRMS ligados a "paredes" de caixas 4X12, ou grupos de cabeçotes, etc.
Claro que o Satriani e o Vai, por exemplo, sabem usá-los muito bem (afinal a CONCEPÇÃO sonora deles é essa), mas a maior parte das pessoas não, até porque nem sequer tem acesso a essas coisas.
O "buraco" nas JEM influencia sim, pois reduz a massa do corpo do instrumento, reduzindo a sustentação natural (e não promovida por periféricos) do instrumento.
Abç

Philipius
Veterano
# fev/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela explicação! =D
Sempre imaginei algo do tipo.
Falei o som bom quando as escutei, mas sei que os seus donos tinham uma aparelhagem boa por trás.

E não vou resistir:
-Então, pessoal, Jeniffer na mão e toneladas de Rack e válvulas no fungo pra compensar! hehehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


Philipius
Jeniffer!!!! só se for aquela gatinha da novela da Globo!

Philipius
Veterano
# fev/05
· votar


Ah, "válvulas no fundo", e não "no fungo". hehehe

Mauricio Luiz Bertola
hehehe
Um dia quero ter toneladas de Racks e Cabeçotes, aí vou gravar um som decente de uma Jennifer ou Jeniffer dessas.
Aposto que vai ter moleque tendo crise existencial depois! hehehe

Bily
Veterano
# fev/05
· votar


a parada eh a seguinte......madera naum influencia em porra nenhuma...eh soh uma jogada capitalista!! eles falam q a madera foi retirada das arvores extintas do monte Sinai, e todo os cara acreditam q vai muda alguma coisa e pagam mais caro por isso.......na verdade eles devem usa as maderas ddessas arvores q caem nos temporais pelas cidades ai!!

ricardo metallica
Veterano
# fev/05
· votar


Bily
haihaiuhiaauhi sabe tudo

Beatlemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


Bily
auhuahuhaheuh vai nessa
so se for a sua guitarra

Beatlemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
heauaahaeuae vc com um post soh ja esclarece todo o tópico !!!
com certeza o cara usa a JEM em uma parede de equipamentos. basta por uma Gibson Les Paul num combinho valvulado e jah percebe como um corpo maciço de mogno faz a diferença

Bily
Veterano
# fev/05 · Editado por: Bily
· votar


uhuahuah...a minha eh um coco...eu soh adoro o braço dela q eh fino e macio(q bixa)..mas oq importa eh qm ta atras da guita...uahuah...mas vai q isso eh so enganaçao....tipo...eh tudo msma coisa....uahuha....soh me provariam o contrario se me explikassem oq o Philipius falo

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


Philipius

A captação da guitarra do Vai (Dimarzio Evolution) é de saída altíssima. Acho que é o captador de saída mais alta da Dimarzio. Isso influencia muito no som do instrumento. Se fosse um captador de saida bem baixinha seria muito diferente.

GustavoTezza
Veterano
# fev/05
· votar


Urubu Rei

Mas saida altíssima só o Evolution da ponte que tem "404 mili volts", pois o Evolution neck que é o do braço possui digamos apenas "294 mili volts" e mesmo assim sai um som do caralho! Eu ja descidi que vou comprar um evolution mas to indeciso em qual pegar o do braço ou da ponte.... o do braço é melhor pra solar mas é foda que pra otras coisas não vai sair taum bom como o da ponte, que duvida cruel!!! hehe

Paul Miander
Veterano
# fev/05
· votar


Oloko, aquele buraco nem é tão grande assim, e acho q o q mais influencia no som da guitarra é a madeira do braço... a madeira do corpo até influencia, mas creio eu que em menor quantidade!
E também é lógico, tem tudo um monte de rack e porcarias atrás!
Eu qria eu pegar uma jem e ver se sai tudo os abafamento mal feito meu ou se fica limpo o som, aí concluiria de vez q é bem mais fácil ser guitarrista rico...
aliás tem mto mané aqui q fala q equipamento não é nda... e ao mesmo tempo fala q é tudo!
vai entender!?

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


pra fazer o teste de como o buraco influencia, teste sem o buraco, depois com o buraco... dificil vai ser achar uma JEM sem buraco pra fazer isso.

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05
· votar


Ah... o buraco não é tão grande assim... não acho que aquela quantidade de madeira iria interferir no som de maneira significativa. Mas, de qualquer forma, é claro que o resto dos equipamentos influenciam enormemente no timbre final. É o que já falei em outro tópico, um bom ampli é tão importante quanto uma boa guitarra.

JediKnight
Veterano
# fev/05
· votar


Acho q as geladeiras influenciam mais do q o buraco.

E parece q isso não tinha sido abordado nas calorosas discussões à respeito da influência da madeira. Fica aqui então a divisão. Com geladeira ou sem ?

renatocaster
Moderador
# fev/05
· votar


pra falar a verdade essa tal de alça é a maior frescura, eu por exemplo nunca vi o Steve Vai usar aquela merda pra nada.

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05
· votar


renatocaster
Eu pego a minha pela alça (monkey grip) ao invés de pegar pelo braço. Hehehehehehe! Mas também nunca vi o Steve fazer nada demais com aquilo. É algo meramente estético mesmo.

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


JediKnight
qualquer discussão sobre 'timbre da madeira' pressupõe que o equipo em questão seja:

guitarra + amp (de preferência valvulado).

botar uma salada de efeitos entre a guitarra e o alto falante tira o sentido disso neh... com os racks do steve vai ate tonante deve ficar com um timbre decente.

Sparkle
Veterano
# fev/05
· votar


Ainda prefiro a JS...

DIDIGUITAR1234
Veterano
# fev/05
· votar


É PORQUE A REBINBOCA DA PARAFUSETA FOI ENCAIXADA NA PARAFUSOCA DA REBIMBETA ....RSRSRS, CARA NÃO TENHO A MINIMA NOÇÃO ..RSRSRS

Madureira
Veterano
# fev/05
· votar


Bicho... ouvi falar de uma linha de guitarras da Ibanez acho, nao me lembro bem que era feito de um tipo de madeira tipo Aglomerado... ou algo bem podre...

E me disseram que nao teria problema ser feito assim por q os captadores supriam a falta de timbre da madeira...

mto estranho ...
acho que me falaram merda... mas blz..

Eu dou mta importancia pra madeira... afinal, minha lesPaul eh de mogno ...

[]´s

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


Madureira
tem uma ibanez 'verde-limão', o corpo dela parece o das JS. ela é feita de um tipo de durepox. os captadores parecem uns EMG, mas não lembro direito. eh carinha pra kct essa guitarra... ja vi pra vender mas nunca testei.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quero ver quem sabe: buraco (alça) da Ibanez JEM