Tem diferenca entre Les Paul e SG??

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


Só toquei numa Gibson SG uma vez e a primeira coisa que percebi foi o peso. Ela era bem leve que uma LP corpo sólido, fora o design e pegada, óbvio...

Cada modelo tem sua peculiaridade. É simples e incomparável.

Abs

Ivan C.
Veterano
# out/10
· votar


olha a data do tópico mauricio!kkkkkk

blues bar
Veterano
# out/10
· votar


vlw - grekk

GustGuitar
Veterano
# out/10
· votar


Ivan C.
Que porra de "olha a data", todos já viram que o tópico é antigo, mas se é pra contribuir com conhecimentos não tem que ficar reparando em data.

blues bar
Veterano
# out/10
· votar


vlw

MMJr
Veterano
# out/10
· votar








Iommi Young
Veterano
# out/10
· votar


Meu deus, vejo cada barbaridade que os cara fala! pqp

Sg com som mais grave que Les Paul...

Math14
Veterano
# out/10
· votar


nossa ressucitaram 3 vezes esse topico...
blues bar
não sei ter responder por nunca tocar nenhuma delas,mas quando eu puder vou comprar uma das duas,provavelmente a Sg

flw

Iommi Young
Veterano
# out/10
· votar


Minhas conclusões.

SG = Apesar de ter um clean parecido com a da Les Paul, a Sg possui um som mais "Rasgado", "Penetrante".

LP = Os graves se destacam bastante, tem um som pesado, carregado (humbuckers + massa e densidade da madeira altas), porém nao deixa de ser cristalino, "contornado" e... (não achei a palavra pra descrever, mas uma comparação besta: Obras de Oscar Niemeyer e obras comuns. Deu pra entender?Não, entao deixa :P).

Strato = Som próprio, único, tem isso devido a construção (madeira e forma)(apesar de ser único e bla bla bla, a telecaster tem um som bem parecido, porem é mais exagerado, como se fosse uma strato só que com o som tudo em dobro).

Abraço.

Jean Mattews
Veterano
# set/13
· votar


Les paul é mais grave msm

Junae
Veterano
# set/13
· votar


Se vc cria novo tópico eles fecham e enchem o saco. Se vc posta em um post antigo enchem o saco tb. Cara, que povo xar.o.pe. Leva séculos para esse lugar amadurecer. Meninada.

Jean Mattews
Veterano
# set/13
· votar


kkk reparei isso, mas eu tive essa duvida a um tempo atraz, tirei minhas conclusões e vim compartilhar com o pessoal

Luis A.
Membro Novato
# set/13
· votar


Junae

Concordo q pela idade do fórum e quantidades de postagens as coisas começam a ficar um tanto desorganizadas.... e sinceramente não sei qual a melhor solução para isso....

De certa forma alguns tópicos vão perder o sentido visto que as fabricas fazem alterações nos modelos das guitarras, e se vc pegar a coleção da SG 2013 verá grandes mudanças....

Existe tmb a questão das postagens inúteis, ou seja, cara q nunca pegou na guitarra, ou testou durante 15 minutos em uma loja q quer fazer review.... Ainda ha aqueles q tocaram em uma genérica do tipo "tonante les pau de compensado" pensando q elas são "similares" às gibson...

Vejo q 90% das pessoas q se manifestaram neste tópico nao tem o minimo conhecimento dessas 2 guitarras em questão.... logo esse tópico nao tem muito sentido.....

SkyHawk
Membro
# set/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Junae
Luis A.

Concordo com ambos.... Quanto a questão de tópico novo ou tópico velho é isso mesmo, eles vão sempre reclamar !!!!! Kkkkkkkkkk

Quanto a SG vs. Les Paul, eu tenho uma e já toquei muito na outra logo posso falar. Tenho uma Gibson Les Paul, ano 2002, de mogno maciço, sem qualquer câmara de alívio de peso, os caps são os 490R e 498T da custom, cordas 0.11, ou seja acabei de descrever uma guitarra pesadíssima literalmente, é a guitarra mais pesada que já peguei na mão, com um ataque forte, graves encorpados e um sustain infinito. Quanto a SG é uma guitarra feita para não ser tão pesada, muito mais leve no palco, um timbre muito semelhante porém com mais médios, menos ataque e sustain não tão longo quanto da LP. A SG é uma guitarra mais rápida e com acesso mais fácil aos registros agudos devido ao double cutaway.

Em amp high gain a SG grita mais alto e a LP tem mais peso apesar de terem timbres muito parecidos mesmo, a diferença aparece em volumes altos.

Junae
Veterano
# set/13 · Editado por: Junae
· votar


Em termos de timbre puro (sem levar em consideração alterações causadas por má qualidade de ampli ou qq tipo de pedais de efeito), acredito que, por serem feitas de mogno (estou falando das gibsons e/ou outras feitas da mesma madeira),não teremos tanta alteração. Os captadores podem deixar uma ou outra um pouco mais nervosa, devido à potência de saída. Tenho pesquisado a respeito, e , pra mim, levo muito em consideração um braço mais fino (slim taper 60) para meu conforto. Pesquisei também sobre os pesos das les paul e suas formas de alívio (weight relieved traditional, modern, chambered). Weight relieved possui 9 holes (buracos) de alívio de peso e existe um modelo (gibson class 5), que possui 17 holes (buracos). As madeiras variam (tempo, densidade), por isso é quase impossível uma gibson ter o mesmo peso exato de outra. As melhores madeiras vão para as reissue, aged e vos, resultando guitarras de mais ou menos 8 lbs. São uma fortuna e tem uma acústica fantástica (A guitarra desligada lembra um violão, nas devidas proporções, é claro. Pensa no sustein...) O tipo do maple também varia e influencia (vai de 1A até 5A). Então temos corpo de mogno maciço, com tampo de maple, braço de mogno e escala de rosewood( nosso jacarandá). Dá a característica grave e rosnado ressonante das Gibsons Les Paul. As SG também são de mogno, lógico, mais finas e sem tampo de maple, por isso terão uma diferença para as les paul. Um pouco menos de sustein em alguns casos e mais médio grave. Estudar a característica de timbre das madeiras é algo fantástico. Vai entender porque umas soam agudas, outras médio e outras grave. Quem já foi em um bom luthier já viu como as madeiras em sua forma bruta são lindas. Enfim, saí um pouco do tema, mas pra quem ama a música , como eu, aconselho o estudo das coisas e seus porquês. Grande abraço.

Obs. >(Agora, saindo mesmo do tema, vejo muito moderador falando coisas absurdas, e quando chamam atenção deles eles ficam bravinhos. Penso que para ser moderador o cara deveria estudar, ler e pesquisar antes de falar besteira. Até o português dos caras (é sofrível). É como colocar artista para ser político. Dá isso aí que a gente vê). Ah, sim, tem exceção..blá blá blá. (modo on ligado- saco cheio)

sonbatatinha
Membro Novato
# out/17
· votar


serei banido se desenterrar esse tópico? rsrsrsrs

Beto Guitar Player
Veterano
# out/17
· votar


sonbatatinha

serei banido se desenterrar esse tópico? rsrsrsrs

Eu não sou moderador nem nada, e nem entendo como funciona essa questão de banimento, mas o que sei é que não há problema em fazer perguntas em tópicos antigos, desde que a questão seja pertinente ao tema do tópico e obviamente não tenha sido respondida ao longo das mensagens.

Mas e aí? Você não fez pergunta e nem fez comentário nenhum sobre o tema do tópico...

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17
· votar


sonbatatinha
Cara, faça sua pergunta e seja feliz. Se alguém tirar onda com vc, tira onda com a pessoa também.

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


Se desenterrar sem acrescentar nada, nem perguntar nada, é provável uma bela chamada!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tem diferenca entre Les Paul e SG??