nivelamento de trastes

    Autor Mensagem
    leandro_standart
    Veterano
    # fev/05


    Pessoal, gostaria de saber quais os procedimentos pra fazer a retifica dos trastes, quais os materiais necessários (lixa, ferramentas, etc), se possivel com fotos ilustrativas... os trastes da minha guitarra estão bem amassados já, e gostaria de realizar o serviço de retifica sem precisar levar num luthier, a título de aprender como que faz e tambem pra economizar um trocado, alem disso nao confio no trabalho dos luthiers que tem aqui por perto, desde já agradeço a ajuda

    leandro_standart
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    AH, tinha esquecido... tambem queria saber se para o braço de uma guitarra estar bem regulado, ele deve ficar reto ou levemente côncavo ,como diz numa matéria aqui mesmo do cifraclub ?

    glaucius
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leandro_standart

    as ferramentas mais essencias são as limas.......compra uma retangular e não bota cabo......tem tb outras limas q tem o formato do traste,essas limas são especiais e não sei se vendem aqui no Brasil,sem essas limas os trastes ficam achatados aí fica pior.......e tb tu vai prescisar de fita adesiva para proteger o braço,lixa d´agua 400 e bombril.......essas informações são de uma edição da cover guitarra talvez no site deles tenha fotos e a materia completa......

    glaucius
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leandro_standart
    AH, tinha esquecido... tambem queria saber se para o braço de uma guitarra estar bem regulado, ele deve ficar reto ou levemente côncavo ,como diz numa matéria aqui mesmo do cifraclub ?

    isso eu tb queira saber........a minha teoria é q deve tirar o trastejado e o formato q ele fica não importa........mas não tenho certeza.......é só uma teoria......

    leandro_standart
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    valeu brother esclareceu bastante, se mais alguem tiver informação sobe o assunto posta ai !

    oak
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    uma coisa importante eh ajustar com precisao o tensor pro braço ficar reto sem as cordas, senao vai cagar os trastes (uns vao ficar maiores que os outros)

    leandro_standart
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    oak
    como assim ? nao entendi...

    glaucius
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leandro_standart

    isso q o oak falou é importantissimo.......a lima retandular q falei tu passa ela deitada em cima dos trastes......tu tb pode usar aquelas pedras de afiar facas (acho q o nome é carburundum) mas ela tem q estar bem reta.....não pode estar gasta......

    glaucius
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leandro_standart
    como assim ? nao entendi...

    como falei no outro post tu passa a lima deitada sobre os trastes então o braço tem q estar bem reto para ficar bem nivelado.......

    glaucius
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leandro_standart

    o q tu quer fazer se chama fretwork......achei um site q tem fotos do processo......as fotos 06 até a 13 são sobre esse processo.......espero q com essas informações tu consiga retificar a tua escala.......qualquer coisa é só perguntar.....

    http://www.edmarluighi.com.br/dicas_19-regulagem-de-acao-de-cordas-em- violoes.asp

    leandro_standart
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Valeu mermo cara por toda ajuda que tu ta mandando, está esclarecendo bastante sobre o assunto, antes eu tava meio inseguro pra agir, agora já to me sentindo bem mais confiante pra fazer o serviço, eu rodei os sites de pesquisa todos e nao tinha achado esse site que tu mando... muito útil. Aquela parada que o oak falou eu nem me liguei que era em relação ao nivelamento dos trastes, agora ja saquei, valeu ai a todos se tiverem mais pode mandar !

    metalbee
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    compre o livreto do Edmar Luigi, custa 21 é muito bom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a nivelamento de trastes