Relativas ...

    Autor Mensagem
    xlakiaz
    Veterano
    # jan/05


    Ola pessoal ...eis minhas duvidas ...

    Analisando por Ex.: C e Am (nota e sua relativa) , analizei e vi que a escala acaba tendo as mesmas notas que a escala de C porêm em disposicaum diferente (que brilhante conclusaum ...rs) eheheh ... , até aih tudo bem por isso pode-se solar tanto em C qto Am certo ?
    porêm quando vou pegar E(mí) ...sua relativa seria C# ou C ?
    ficaria assim ?? ou viajei legal ?? eheheheh ...

    E F# G# A B C# D# E --- E

    C# D# E F# G# A B C# --- C#m (relativa de Mí )

    funciona com todas as notas da escala ? sempre vai bater os acidentes e tudo mais se eu pegar uma nota e sua relativa ???

    e uma última pergunta ...

    Em uma escala qualquer é recomendável usar um nota solta ? por exemplo numa escala de re eu usar a 4ª corda solta ...

    valewzzz ... espero respostas ....

    xlakiaz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    a primeira questaum me refiro as escalas maiores e menores naturais ... =))

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    xlakiaz

    É isso mesmo... tá conhecendo os relativos.... na armadura de clave os acidentes de um acorde maior são os mesmos da sua relativa menor, e vice-e-versa... o contexto harmônico é quem vai determinar se está no tom de Sol maior ou Mi menor por exemplo.

    Em uma escala qualquer é recomendável usar um nota solta ? por exemplo numa escala de re eu usar a 4ª corda solta ...

    Não tem a necessidade e nem é uma regra isso.... cabe ao seu bom senso utilizar cordas presas ou soltas... no final das contas são tudo as mesmas notas.

    Ja1
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    xlakiaz
    LeandroPanucci
    vlw...tb tinha umas duvidas nisso

    xlakiaz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Valewzzz aew vei .....

    aproveitando esse lance de relativas ... uma duvida que me surgiu agora ...eheheh
    por exemplo numa escala de Dó maior , a sua relativa Lá menor pode ser considerada um Modo Eólio do Dò maior sendo que começa pelo seu VI grau ???

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    xlakiaz

    Pode não, é exatamente isso!

    xlakiaz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    e poe exemplo

    C D E F G A B C - Dó maior

    A B C D E F G A Modo eolio de dó maior

    B C# D E F# G A B - esse seria o Modo Lócrio ?

    ou

    B C D E F G A B esse seria o modo Lócrio ?

    ...seria como se fosse uma continuação da escala ? por exemplo uma escala de C para axar o modo Frígio eu comecaria em Mí e repetiria toda a sequencia até o VIII grau Mí , repetindo os acidentes e tudo mais ???

    Ufa chega de perguntas por hoje eheheh ...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    xlakiaz

    B C# D E F# G A B - esse seria o Modo Lócrio ?

    Não, este seria o mode eólio (Si menor) - relativo de Ré maior

    O modo lócrio é o segundo que você postou:

    B C D E F G A B

    xlakiaz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Valewzzz ... dúvidas solucionadas .... ;)

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Soh complementando... pra evitar futuras confusoes...

    A B C D E F G A eh a escala obtida a partir do 6° grau da escala de C e eh chamada A Eolio.

    Se quiser encontrar C Eolio, tem que pegar a escala formada a partir do 6º grau da escala de Eb.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    xlakiaz

    Não sei até onde você sabe das coisas, mas dê uma olhada aqui e veja se ajuda:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

    kunst
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    valewzzz aew pessoal ... nesse assunto eu soh meio cru eheheh , eu ainda to estudando intervalos e tentando apreender os nomes dos intervalos e tal , mais como pelo caminho dos estudos tinha relativas , e como ja tinha dado umas estudada em modos pensei tirar umas duvidas pra depois facilitar minha vida eheheh ... valew pela ajuda de todos aew ...

    LeandroPanucci
    esse topico eu ja passei pro Word e to estudando ele ...eheheh, mais como eu ainda naum peguei bem os intervalos parei um pouco nele e vo continuar nos intervalos , mais valew , é o proximo passo que vo seguir ...

    xlakiaz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Kunst

    Aew vei ... eu to na mesma que voce meu estacionei pelos intervalos ...hauiahuai , porcaria de pegar esses intervalos ehehehhe ...

    iommy
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    xlakiaz
    Existe mais um detalhe nessa questao de relativas. Uma escala maior possui duas relativas menores, a Relativa Menor Principal, que em dó maior será lá menor (veja que esta em uma distancia de 6º maior ascendente, bem como vc disse, sexto grau), e uma Relativa Menor Secundaria que em dó maior será mi menor (veja que esta tem uma distancia de 3º maior ascendente, 3º grau).
    Fica assim
    Dó maior: CDEFGAB
    Rlativa Principal, Lá menor: ABCDEFG
    Relativa Secundaria, Mi menor: EFGABCD

    Acho que é isso, se tiver algo errado me corrijam......

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Relativas ...