Frígio , localização das tríades maiores... da uma help aew pessoal

    Autor Mensagem
    xlakiaz
    Veterano
    # jan/05


    Ola pessoal é o seguinte ... eu estava lendo um tutorial ... aki do cifraclub ... e no tutorial pede assim ... peça para seu amigo tocar o acorde C e execute a escala no modo frígio de E a E ...


    pelo que eu entendi sobre Modos ... é a nota que comeca a escala certo? no exemplo comecei com o E da escala de do(C) maior portanto um modo frígio ... espero que naum esteja errado meu raciocinio ...

    mais minha pergunta é essa ... , modo frífio eu executo uma escala com o desenho de escalas maiores (Mí maior) em qualquer posicaum do braço que comece com o Mí , portanto eu estarei executando um modo frígio ??


    mais uma ultima pergunta ...ja estou abusando neh eheheh ... com relação as triades maiores , localização no bração da guitarra , eu li li o tutorial mais naum entendi se puderem me ajudar agradeço ...

    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    com relação as triades maiores , localização no bração da guitarra , eu li li o tutorial mais naum entendi se puderem me ajudar agradeço

    qual a sua dúvida?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    xlakiaz
    "pelo que eu entendi sobre Modos ... é a nota que comeca a escala certo?"

    Os modos são novas escalas derivadas de uma escala maior natural. Sendo assim, os modos terão as mesmas notas das escalas das quais foram derivados. O que muda é a estrutura interválica, ou seja, a sequência dos intervalos de um um tom e de meio tom.


    "modo frífio eu executo uma escala com o desenho de escalas maiores (Mí maior) em qualquer posicaum do braço que comece com o Mí , portanto eu estarei executando um modo frígio ??"

    Em primeiro lugar, te aconselho a não se basear exclusivamente em desenhos. Antes de tudo, é melhor entender o porque de cada coisa. Perceba apenas as notas que estão presentes no modo frígio e toque-as em qualquer lugar do braço, independente de desenhos.


    "mais uma ultima pergunta ...ja estou abusando neh eheheh ... com relação as triades maiores , localização no bração da guitarra"

    Sua dúvida é como montar as tríades?

    Veja bem... pelo que pude perceber, me baseando em suas dúvidas, é que você pulou um degrau importante: INTERVALOS. Esse é um dos primeiros assunto que se deve estudar, pois é essencial para muita coisa mesmo. Conhecendo bem sobre intervalos, você não chegaria a ter essas dúvidas que está tendo. :)

    Então, meu conselho é.. um degrau de cada de vez. Deixe de lado os modos (apenas por enquanto) e estude intervalos. Depois, passe para formação de escalas naturais... tríades... acordes... e depois modos.

    []'s

    xlakiaz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    gustavo macaco

    ehehe foi ruim essa pergunta sem pergunta ... alias não é pergunta é uma ajuda pois eu li e naum compreendi mto ... tem que decorar tipo as posicoes para se formar a escala é isso ? T 3t e bla bla ??


    BlaCk LaBeL

    valew pela ajuda vei ... vo deixar os modos de lado mesmo .. realmente o importante de primeira são os intervalos e tudo mais .. ;)

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    xlakiaz
    Beleza, cara! Boa sorte com os intervalos. Qualquer dúvida, pergunte ae!

    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    xlakiaz
    T 3t e bla bla ??

    então, esses são os intervalos que o cara mandou vc estudar (não é 3t, é 3m ou 3M)

    é bom dar uma olhada nisso, assm vc entende, em vez de decorar.

    mas pelo que eu entendi vc falou em decorar as posições, é so dar uma olhadinha no esquema CAGED que vc pega isso

    xlakiaz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Black LaBel
    ahhhh vei ...´tipo estudei os intervalos maiores naturais e menores , campo harmonico, a unica coisa que estudei mais não consegui gravar é o intervalo de uma IIIM ou uma VJ é tantos trastes e bla bla ... , seria essa a parte de intervalos que eu deveria ter pego melhor?? ... é que comecei a estudar a pouco tempo a parte teorica e de principio naum consegui entender e momorizar mto bem .

    ahhhh veio aquela minha dúvida não éra como montar tríades mais como entender os desenhos tipo para formacão de acordes por ex ... a relação entre tonica e terça ...

    http://www.cifraclub.com.br/teoria/curso/licao_08.html

    o link da licão que nau entendi


    aproveitando a pergunta sobre acorde ,... e para formação das escalas ... (na escala de Dó) , na 5ªcorda terceira casa fica o C , na 4ªcorda solta fica o re , como eu sei que o ré(D) eu devo usar na quarta solta e não 5ªcorda porêm na 5ªcasa , as notas são as mesmas mais porque da localizacão dentro da escala ser essa?? creio que exista uma relação de dinamica e praticidade pras notas se localizarem onde estaum ... espero respostas ,

    meus textos estaum saindo gigantes ... desculpa aew pessoal uma dúvida chama a outra hauihauiahu ...

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    xlakiaz
    "a unica coisa que estudei mais não consegui gravar é o intervalo de uma IIIM ou uma VJ é tantos trastes e bla bla ... , seria essa a parte de intervalos que eu deveria ter pego melhor??"

    Exatamente essa, meu caro! Os intervalos são as distâncias entre uma nota e outra. Ela é "medida" em tons e semi-tons. E esses 3º menor, 4º justa (etc...) são os nomes que essas distâncias recebem.'


    "ahhhh veio aquela minha dúvida não éra como montar tríades mais como entender os desenhos tipo para formacão de acordes por ex ... a relação entre tonica e terça..."

    O que rola nessa lição que, você colocou o link, é um mapeamento das posições das terças maiores e quintas ao longo do braço. É apenas um esquema para facilitar, mas de nada adianta você decorar aquilo se não souber o que está por trás.

    Vamos lá... a relação entre a tônica e 3º maior é a distância entre essas duas notas: 2 tons.

    Por exemplo: se a tônica é C, você procura a nota que está 2 tons ACIMA. Nesse caso, a terça maior é E. Se tônica for G, a terça vai ser B. Se a tônica for E, a terça maior é G#. E assim vai...

    No caso da quinta, é a mesma coisa. Mas a distância é de 3 tons e meio. Sendo assim, se a tônica for G, a quinta é D. Se for E, a quinta é B. E assim vai...

    Acho que depois de sacar isso, aquele mapeamento fica mais interessante, não? :)

    "e para formação das escalas ... (na escala de Dó) , na 5ªcorda terceira casa fica o C , na 4ªcorda solta fica o re , como eu sei que o ré(D) eu devo usar na quarta solta e não 5ªcorda porêm na 5ªcasa , as notas são as mesmas mais porque da localizacão dentro da escala ser essa??"

    Não tem nenhuma diferença se você usar o D com a quarta corda solta ou na quinta corda e quinta casa. Como você mesmo disse, são as mesmas notas. Por isso eu disse, não se prenda aos desenhos. O que rola é apenas uma questão praticidade na hora de executar uma escala. Por exemplo, justamente por essa praticidade é que costuma se executar escalas tocando 3 notas por corda. Dessa forma, você toca a nota (nesse caso o D) que melhor se encaixar na posição do braço em que você estiver tocando.

    Ajudei?

    xlakiaz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    [b]BlaCk LaBeL[\b]

    Ow vei .. se me quebro um galho alias ... arranco o tronco todo ou pelo menos a maior parte dele eheheh ... valew mesmo veio ... é algumas dúvidas que a gente vai juntando e no fim vira essa bola de neve ... , mais agora vou olhar com olhos mais criticos pros desenhos ...rs

    Fazer meus neuronios pensarem nos intervalos e tudo mais ... valew por todas as respostas ...

    Light Angel
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    uma escala de mi (sem alteracoes tipo # ou b) e frigio

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Frígio , localização das tríades maiores... da uma help aew pessoal