Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      meio tom abaixo

      Autor Mensagem
      Felipe Stathopoulos
      Membro Novato
      # 10/abr/17 10:20
      · votar


      Mudando um pouco mas mantendo no tópico, uma coisa que sempre tive dúvida: quando abaixamos a afinação das cordas da guitarra, por exemplo para fazer um som mais pesado, corremos o risco de desregular oitavas/tensor ou de qualquer maneira acabar danificando o instrumento?

      Pergunto porque canso de ver nego, às vezes no palco mesmo, "desafinando" as cordas. E o que tem de banda de rock por aí que toca todas as músicas em Eb, D, Db ou às vezes até em C (sem contar os caras que afinam em B - mas estes normalmente usam guitarra de 7 cordas e baixo de 5 com "Sizão") é uma enormidade.

      Eu particularmente não curto, e prefiro usar o pitchshifter da pedaleira para baixar a afinação (é só virar um botão, ou trocar de patch), mas confesso que às vezes aparenta soar mais "natural" baixar a afinação direto na guitarra (problema é o trampo dos infernos que dá...).

      Alguém que usa afinações baixas pode responder?

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 10/abr/17 10:37
      · votar


      Felipe Stathopoulos
      Eu uso afinação Drop C, Drop D, e Standard.

      Se vc só dropar a 6a corda não tem problema nenhum.

      Se vc mudar a afinação de todas as cordas, o instrumento não vai desregular nem ser danificado, porém, se a regulagem atual é pra afinação padrão é bem provável que usando outra afinação mais baixa a regulagem de tensor, ponte e oitavas não vai bater. Tipo assim, quando vc voltar pra afinação padrão, seu instrumento estará regulado, mas quando vc diminuir a afinação ele não estará perfeitamente regulado, e quanto maior for a diferença entre a afinação na qual ele foi regulado e a afinação que vc vai usar, maior será a diferença de regulagem.

      O ideal é regular o instrumento já na afinação que ele será usado, por esse motivo que eu tenho uma guita que uso pra afinação Std E (ou eventualmente meio tom abaixo, dá pouca diferença na regulagem), e uma segunda guitarra que eu uso somente pra DropC. Tipo, se eu usar a guita DropC afinada em Std E, a regulagem também não vai bater certinho.

      Isso acontece porque a frequência de vibração da corda é definida em função da massa (peso) e da tensão aplicada. Pra fazer a corda vibrar numa frequência menor, vc diminui a tensão, já que não tem como diminuir a massa. Quando vc diminui a tensão, o tensor que estava regulado pra uma outra tensão de corda vai forçar mais do que deveria, o braço vai se deslocar um pouco da posição, o comprimento total da corda muda, e por isso vc tem diferença de entonação (regulagem de oitavas) e altura de cordas.

      Ismah
      Veterano
      # 10/abr/17 15:28
      · votar


      Felipe Stathopoulos

      Eu também uso 3 afinações

      Violão Standard Eb (mais fácil pra macaquear atrás com a minha extensão vocal)
      Strato Standard D + Capo (transpondo para Eb e E)
      LP Standard E

      Ficar baixando afinação não é negócio. Acelera o desgaste das partes com pontos de atrito (nut por exemplo), além de que a afinação sempre fica instável. Se for com flutuante então...

      Acaba sendo negócio afinar grave, e subir com um capo. O contra disso é que bends muito "intensos" (de intervalo grande) acaba desafinando a corda em função do capo. Nem sempre é negócio, e precisa-se adaptar, trocando alguns bends por slides.

      Paludo756
      Membro Novato
      # 06/set/17 20:01
      · votar


      Isso me lembrou da minha antiga luta com afinações.
      Começou com um baterista que amava Dream Theater mais que a própria vida.
      Como o cara queria tocar algumas músicas eu fui tirar, uma em cada afinação diferente. Baixei a guitarra pra 2 tons abaixo e usei essa lógica do capo traste.
      Tava tudo lindo, até o ... baterista querer tocar uma que era com guitarra de 7 cordas, pra que? Fiquei com tanta raiva que comprei uma guitarra de 7 cordas, não me adaptei, não consegui tirar a música, acabei vendendo kkkkk.
      Depois disso comprei o Morpheus DropTune, e nunca mais tive dor de cabeça com afinações, mais ou menos um ano depois entro pra uma banda que tocava só em E standart, acabei vendendo o pedal depois de quase dois anos mofando na pedaleira.
      Hoje to usando na banda Standart Eb e só. Tenho duas guitarras, mas acabam ficando na mesma afinação, as vezes o outro guitar passa lá em casa, podemos tocar as músicas da banda com as duas guitarras, e levo em todos os shows caso precise de uma guitarra reserva.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a meio tom abaixo

      303.275 tópicos 7.848.552 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital