Qual a melhor maneira pra decorar as escalas???

    Autor Mensagem
    ICARUS
    Veterano
    # jan/05


    Como que faz pra decorar as escalas, pq são muitas???

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    tocar mto elas todas.... brincar com elas... estudar tbm hehe!!

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    pegue um desenho e se guie por ele
    depois o transponha para as 12 tonalidades

    mas nao deixe q vc se torne um guitarrista de desenhos... nao se apegue muito a eles

    Hocus Pocus
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    bá nem me fala cara, não decorei nem metade das que eu tenho aqui... vc é inciciante pelo jeito... depois vc vai se deparar com coisas do tipo escala melo-jonica que além de serem chatas de decorar são muito complicadas de se aplicar... mas se você tiver vontade, vai ser só maisum desafio a se superar...
    pra decorar você tem que tocar e tocar... tenta memorizar os intervalos pelo menos da escala maior/menor porque vão ser úteis na construção de acordes.

    tom tom semitom tom tom tom semitom tom

    Aluno
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara, eu comecei a pegar isso no inicio do ano passado, já consegui decorar, o jeito é fazê diréto, treina mesmo ta ligado?
    Depois de um tempo faiz sem olhar, e dai a um tempo vai ser tipo automatico.

    Funcionol comigo pelo menos

    bocadecachaca
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    cara vc tem q estudar muito elas, depois vai chegar uma hr em q o cerebro vai memorizar o som caracteristisco de cada uma

    se vc for iniciante: aconselho vc estudar as escalas tradicionais
    Maior, menor, menor melódica, menor harmônica, pentatonicas (todas)

    e se fores intermediário estude as escalas gregas, escalas arpejos, escalas exóticas e por ai vai...

    OBS: MAis O mais importante não é sbaer mil tipos de escalas e sim saber utilizá-las que no caso vc vai saber através da harmonia utilizada em certa música ou trecho musical

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    Estude intervalos e vai ter as escalas aos seus pés, ou melhor, aos seus dedos.

    mgs
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    sei lá eu sempre decoro os desenhos de uma ou outras escalas

    SLaSH SiGnATuRe
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    eu num so iniciante.....toco ah 4 anos e num sei nda de scala....apesar d ter muita agilidade...sei apenas as pentatonicas maiores .....
    me ajudem ae.....a pentatonica menor pode ser aplicada do mesmo jeito em todas as casas..quais as pentatonicas q tem...c possivel me pássem por qke msm...vlw

    pererek
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    esse jeito e o mais facil....
    pegue as musicas q vc mais gosta, veja q escla os caras usam nelas e treine ela em cima daquela musica.....vc vai ver q vc vai poder ser tao horijinal quanto eles......assim vc decora escalas conhece mais a musica e quando for improvisar naum vai ficar tao abalado.....
    alem de ser muito da hora ficar seguino escala em cima de musica....hehehe....garanto q funciona...toco uns 10meses e to pegano facinho......e so se esforcar.....

    mat_brain
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara, eu nao consigo entender esse lance de escala.
    tipo, uma coisa eh tu ver por exemplo a escala Maior de dó. aih vc faz la na guitarra, outra coisa eh tocar ela no braço inteiro... putz
    na minha opinião isso eh surrealmente impossivel

    vinnyx ardanuy
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    o pior nem é decorar escalas o ruim mesmo é tentar aplicá-las

    eu faço um solo assim:
    *vejo a tonalidade;
    *toco a primeira nota;
    *a partir daí penso na segunda de acordo com a primeira, tipo: a próxima eu vou tocar tres tons acima dessa outra, será uma nota curta e colocarei um bend leve...

    entendeu? eu penso nas notas de uma forma tão isolada e tão unidas ao mesmo tempo(?!)

    não é certo e nem errado é apenas o que eu faço, mas duvido que se eu soubesse algo minimo de teoria, tipo: ler partituras, saber quinhentas escalas em todas as posições do braço, eu faria isso...

    blonski
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: blonski
    · votar


    Aprenda Todas as Escalas Maiores e suas relativas menores em 4 meses.

    1. Aprenda uma Nova Escala Maior e sua relativa menor durante a semana !
    2. Visualize a Armadura de Clave !
    3. Começando sempre pela Tônica; cante cada nota da Escala, mentalmente, antes de tocar !
    4. Aprenda-as no Ciclo das 5ªs !
    5. Divirta-se com as Escalas, varie os saltos, articule, use dinâmica, improvise.
    6. Use um Metrônomo Confortavelmente, e suba o andamento durante a semana !
    7. Pense em Intervalos, veja num Tecladinho qualquer, depois, no seu Intrumento.
    8. Toque as primeiras notas de uma musiquinha em cada Escala que aprender.
    9. Revise esta Escala junto com as Novas, nas próximas semanas.
    10. Atenção à qualidade da Sonoridade !

    By: Blonski

    fujicaro
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Estude intervalos e vai ter as escalas aos seus pés, ou melhor, aos seus dedos

    Sei que mereço o prêmio pá de ouro, mas gostaria de saber como posso aprender as várias escalas através dos intervalos.

    De qualquer forma eu não terei que decorar os posicionamentos dos graus de cada nota da escala?

    douglasmattos0
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Boa duvida !

    Primeiramente voce precisa realmente conhecer a regra de formacao da escala (seus intervalos). E principalmente visualizar estes intervalos no braco da guitarra.

    As outras escalas, possuem pequenas mudancas em relacao a escala maior/relativa menor.

    Abracos !
    http://www.x-strings.com

    lucas.hammett
    Membro
    # mai/13
    · votar


    fujicaro
    cara, existem vários modos pra se decorar as notas da escalas, vou tentar explicar resumidamente como eu faço, vou dar um exemplo simples:

    Toda escala maior tem sua relativa menor, que são as MESMAS notas, digamos que eu queira saber as notas da escala de Eb maior, e agora? pegamos o 6º grau da escala de Eb que seria a nota C, mas qual dó, sustenido, bemol, natural...? faça o seguinte esquema:

    Eb - F - G - A - B - C - D

    pronto, não sabemos quais acidentes tem ai, agora você conta esses intervalos de TOM e SEMI-TOM partindo do Eb: T - T - ST - T - T - T - ST

    no caso daria essas notas:

    Eb - F - G - Ab - Bb - C - D

    então a escala de Eb maior, e C menor são exatamente a mesma coisa

    porém existe outro modo que eu prefiro muito mais, decore a armadura de clave dos sustenidos e bemóis, no caso dos sustenidos segue a ordem:

    fá, dó, sol, ré, lá, mi, sí

    e dos bemóis:

    si, mi, lá, ré, sol, dó, fá

    quando quiser descobrir a tonalidade da musica, se tiver sustenidos na armadura, basta pegar o ultimo sustenido e contar meio tom à frente, por exemplo:

    F# - C-# - G# = A maior

    a mesma coisa vale para as escalas, se quiser descobrir por exemplo a escala de D maior, conte qual é o acidente anterior do ré no caso: F# - C#, pois meio tom acima do C# se encontra o Ré.

    no caso dos bemóis, conte a penúltima nota da armadura, por exemplo:

    Bb - Eb - Ab = Eb maior

    e por ai vai, sua lição de casa é descobrir a tonalidade desta música boa sorte, qualquer dúvida pergunte!

    renatocaster
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    fujicaro

    Sei que mereço o prêmio pá de ouro

    Nada disso. Vc upou o tópico de maneira pertinente, para esclarecer uma dúvida. Se vc tivesse upado o tópico para escrever uma bobagem qualquer, tudo bem. Mas nesse caso, não tem motivos para essa brincadeirinha de coveiro, pá de ouro, essas coisas.

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    kkkkk pá de ouro é foda....
    vamo lá

    fujicaro

    para aprender escalas através dos intervalos você tem que esquecer das escalas, dos acordes, dos arpejos e aprender apenas intervalos, depois que aprender os intervalos você pode falar que tem culhão pra aprender QUALQUER assunto referente á melodias e harmonias, é que nem aprender o nome dos números para depois aplicar na equação.... o intervalo é o melhor amigo do guitarrista.

    para aprender os intervalos você deve:

    Aprender o nome das notas musicais (isso você já deve saber)
    Saber identifica-las em QUALQUER lugar do braço..

    ex: casa 12, 3ª corda = G, casa 15, 1ª corda = G e por aí vai.....

    aí entram os intervalos, aprenda o nome deles....

    o conceito é de relação entre duas notas:

    quais notas?

    qualquer uma uai

    escolhe a primeira nota e chama de Tônica e depois escolhe outra, a distância entre elas é atribuída por um intervalo....

    Se você quiser saber o intervalo entre 2M e 3M chama 2M de Tônica....

    simples assim meu rapaz

    depois que você assimilar isso, você vai pegar qualquer escala que respeita determinada estrutura dos intervalos que você já aprendeu e vai comer com farinha....

    Snakepit
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Eu segui um caminho oposto ao de estudar.

    Recomendo realmente estudar pra saber varias, mas eu toco por diversão mesmo então nunca fiz questão de estudar. De estudo já chega tudo que eu faço pro trabalho.

    Então acabei decorando o desenho dela no braço, sem nem saber as notas. Sej qual for o tom eu aplico o desenho dela no braço. Acho o pior caminho, mas é o mais tranquilo e com o tempo funciona.

    E relaxe, não tente aprender trocentas escalas difentes. O melhor é saber usar elas bem, mesmo que seja apenas a pentatonica. Melhor saber poucas e saber usar bem elas, do que saber varias e não saber os "atalhos" de nenhuma durante um solo. Musica é arte não esporte ou competição, muitas vezes o simples é o melhor.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    fujicaro

    Pois é, só depois de algum tempo alguém (você) fez uma pegunta pertinente sobre "decorar" as escalas através dos intervalos.

    O Drinho já deixou bem claro como funciona. Um outro aspecto é que você pode classificar as escalas da mesma forma como classifica os acordes (maior e menor).

    As escalas maiores e menores diferenciam-se entre si por um único intervalo, o intervalo de terça. Naturalmente uma terça é maior (para as escalas maiores) e a outra terça é menor (para as escalas menores).

    A terça é o intervalo que corresponde a terceira nota partindo de uma npta qualquer. A "nota qualquer" é chamada de tônica e a terceira é vista até então como uma terça genérica, pois ainda não sabemos se esta terça é maior ou menor. Analisando a distancia entre a tônica e a terça por número de tons é que podemos definir se a terça é maior ou menor. Quando a terça tem 1,5 tom de distância da tônica, essa terça é menor. Quando a terça tem 2 tons de distância da tônica, essa terça é maior.

    Sabendo isso já podemos separar as escalas por grupo de maiores e menores. E depois disso verifica-se os demais intervalos dessas escalas, porém, você já sabe se a escala é maior ou menor através da análise do intervalo de terça.

    Veja um exemplo onde temos uma escala maior tradicional e temos também uma escala do modo lídio. Ambas são escalas maiores, com alguma diferença entre si. A escala do modo lídio tem um intervalo de 4a aumentada, enquanto que a escala maior natural tem uma quarta justa. Sabendo a escala maior, pra você ter a escala do modo lídio basta pegar o intervalo de quarta justa da escala maior e elevá-lo em um semitom (uma casa, ou uma tecla do piano), pois as demais notas são as mesmas para as duas escalas.

    Você não precisa decorar todas as escalas. Basta separá-las em princípio por maior e menor, e observar as características de cada uma. Um outro exemplo, desta vez com a escala menor natural e a escala do modo dórico. Ambas são escalas menores, porém, o intervalo de sexta das duas escalas são diferentes em um semitom. A escala menor natural tem um intervalo de 6a menor, e a escala do modo dórico tem uma 6a maior, e as demais notas são as mesmas.

    Capiche?

    fujicaro
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: fujicaro
    · votar


    Drinho
    Mano, o pá de ouro valeu a pena, obrigado pela explicação.

    LeandroP

    Leandro, muito obrigado cara....como sempre, paciente e atencioso nas respostas...aprendi muito contigo em vários tópicos.


    Fiz a pergunta porque acho escroto a mentalidade de gravar shap de escala, e com essa base é muito melhor para pensar...

    Valeu galera.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a melhor maneira pra decorar as escalas???