Faculdade de música

Autor Mensagem
AngeBlanc
Veterano
# jan/05


Aew galera.. quem pretende fazer uma faculdade de música? Assim eu pretendo, mas não agora.. mesmo pq num da tempo. Mas pretendo subir com a minha banda.. , o nome dela é New Blaze! Falem seus destinos na Música!

The New Guy
Veterano
# jan/05
· votar


Ainda tenho tempo pra resolver isto...
por inquanto eu sou estudante de guitarra.

guitarist from hell
Veterano
# jan/05
· votar


nem a pau =)
fazer facu de musica não rola..

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jan/05
· votar


tbm tenho vontade

The New Guy
Veterano
# jan/05
· votar


sei nem si eu vo faze faculdade d musica;

guitarist from hell
Veterano
# jan/05
· votar


fazer facu de musica não da em nada..
se quizer fazer sucesso no meio musical.. arrume uma banda..
fazer facu de musica hj em dia.. com muita sorte.. o maximo q vc vai conseguir.. é ser um dos musicos do Jô/gugu/silvio santos

silvio_rp
Veterano
# jan/05
· votar


guitarist from hell
Ou, se for muito bom, professor no IGT e ganhar 2-3 mil de salario final, por mês.

Faculdade de musica vc aprende muito mas sao conceitos que vc acaba, na maioria das vezes nao usando na banda em si.

Eu pretendo terminar minha faculdade (Engenharia Elétrica) e continuar tocando por conta própria, como hobby, como sempre foi.

diego mitsuo nishimuta
Veterano
# jan/05
· votar


ja pensei em faze mas n tenho grana nem pra paga a aula d guita direito imagina a facu

algo
Veterano
# jan/05
· votar


Eu prentendo... por enquanto estudo música no cefet,é muito interessante a diferença do tocador para o músico.

naka
Veterano
# jan/05
· votar


guitarist from hell
Nao viaja cara... pra trampa em estudio , acompanha artista , compor pra teatro/cinema , dar aula ...

vai tenta vive de musica sem um misero diploma tu se foda rapa.

guitartrek
Veterano
# jan/05 · Editado por: guitartrek
· votar


As melhores coisas da música não necessitam de faculdade prá se aprender.
Sou formado em ciências da computação, comecei na época do cobol, e hoje trabalho com delphi.
Sempre fui bem remunerado, mas o que aprendi realmente de linguagens de programação, foi sempre como auto-didata.
Nas entrevistas prá emprego os caras davam testes prá ver como eu programava, e num tavam nem ai se eu tinha diploma ou não.
Agora se programação é assim, imagina música.
Se eu fosse um artista famoso, e estivesse contratando músicos prá banda, sinceramente, eu não ia querer ver o diplominha do cara não, mas sim como ele toca.

algo
Veterano
# jan/05
· votar


guitartrek
pod crer, a faculdade só serve pra guiar o teu conhecimento e mostrar a vc coisas novas

Ken Himura
Veterano
# jan/05
· votar


Eu vou fazer Regência.

guitartrek
Veterano
# jan/05 · Editado por: guitartrek
· votar


algo
aprender coisas novas ? olha com certeza, na minha experiencia profissional como programador, o que aprendi realmente foi fora da faculdade, e creio que na música, não deve ser diferente.
os melhores programadores são auto-didatas, e com a musica não deve ser muito diferente.
afinal, me responde ai, se vc faz uma faculdade, e lá aprende visual basic, por que quando vc estava lá essa era a linguagem de programação mais moderna existente, ai depois de uns anos trabalhando, sai a linguagem delphi, o que vc faz ? volta pra facudade ? ou perde lugar no mercado prá caras que já sabem delphi ?
olha a gente tem que aprender a se virar
nunca apostei todas as minhas fichas numa faculdade, prá não me decepcionar depois.

spacegh0st
Veterano
# jan/05
· votar


olha cara...
eu tenho muita vontade de fazer, mas sou obrigado a cursar outra coisa antes (pra me sustentar e pra não matar meu pai do coração!)... na facul de música vc aprende muita coisa que vai usar na banda sim, desde que sua banda não seja de punk, hardcore, new metal, sertanejo e afins... se vc toca rock ou metal (progressivo principalmente), blues, mpb, jazz e tal vc vai SIM aumentar a qualidade de suas composições... além do quê você pode virar músico de gravadoras, tem mais chances de receber convites pra bandas, dar aulas em conservatórios... enfim...

algo
Veterano
# jan/05
· votar


guitartrek
ah cara pode crer, por isso mesmo a estrutura da música que vc escuta(homofonia) não muda desde 1600.A grande maioria só escuta isso,pq n tem informação, a música é muito mas que comentários e estudos, mas a falta de informação é enorme.

James
Veterano
# jan/05
· votar


tem nego aki q viaja muito, eu faço facu de música e tenho certeza q nunca ia aprender coisas de lá se eu fosse autodidata, a vida de música naum se limita apenas em banda, podendo ser músico de estúdio, produtor, coordenar espetáculos teatrais, alem de vc saber a história da música de verdade, a evolução musical até os dias de hj, e conviver com músicos feras todos os dias, mas isso é pra quem gosta de música mesmooo, pra ser músico e naum apenas um tocador de guitarra, mas para isso é preciso vontade e amar a músicas, e naum apenas gostar de tocar rock

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


James
É bem isso.

naka
Veterano
# jan/05
· votar


guitartrek
Nao viaja cara... pode pega o curriculo dos caras que andam com Joao Bosco , Ney matogrosso e etc... todos tem diploma.
Diploma é confianca que o cara tem em voce , voce acha que estudando em casa e achando que ta tude bem voce trabalharia como musico acompanhante? quero ve o cara chega pra voce e fala "quero que voce tire essa 40 musicas pra semana que vem " e te da uma fita pra c tira tudo de ouvido.
algo
Nossa meu... se voce acha isso va ouvir stravinsky , schoenberg ou até mozart mello que seu cerebro nao aguenta.

John Elf
Veterano
# jan/05
· votar


Eu pretendo fazer, pois qro saber compor Óperas, Música Erudita, Regência, etc...

guitartrek
Veterano
# jan/05 · Editado por: guitartrek
· votar


naka
Antes de falar pra eu não viajar cara, faça uma faculdade, termine ela, e depois a gente discute melhor. Porque acho que você ainda não deve ser formado nem em música, nem em nenhuma outra, por isso fica dificil você querer discutir comigo o que as faculdades podem te ensinar na realidade.
Repito o que disse antes, se eu fosse contratar um músico eu queria ver o cara tocando, e não o diploma dele.
Malmsteen é auto-didata, em uma das entrevistas ele falou que nunca teve sequer um dia de aula.

O que me interessa realmente é tocar guitarra, mas não ser tocador de guitarra, ser músico. Porque sei muito bem que maestro é aquele cara conhece um pouco de cada instrumento, e eu prefiro conhecer muito de um só (alias tambem alem da guitarra, toco tambem teclado, flauta doce, e gaita, mas preferi mesmo me dedicar a guitarra que é a minha paixão).


E com relação a faculdades, eu já fiz a minha, me formei ha alguns anos atras, e quando terminei, percebi que se não me virasse, o mercado me engoliria, porque andar com o diploma embaixo do sovaco num garante emprego prá ninguem, o cara tem que ser bom naquilo que faz, e pode ter certeza que as poucas horas que você passa por dia dentro de uma faculdade, aprendendo um bocado de coisas que não interessam, prá aprender alguma coisa daquilo que realmente interessa, não é suficiente.

James
Veterano
# jan/05
· votar


uma coisa q todos tem q concordar, é q um cara q faz facu estuda música todo dia , tem duas máterias por dias de 2 hr cada sobre música e alem de estudar em casa a materia de instrumento,estudando teoria todo dia conviver com músicos todos os dias vai aprender mais do q um cara q estuda sozinho em casa o q quer, quase q sem orientação, se tiver, é de um amigo ou de um professor particular, aprendendo unicamente a tocar algumas músicas e nada mais...
é bem mais fácil fazer uma facu se vc quer realmente aprender música, e dominar todo o instrumento

1st
Veterano
# jan/05
· votar


Acho que o o que vc aprende numa faculdade de música não é embromação nem enchimento de choriça, a fato é que tudo inclusive as matérias de história da música são necessários para a formação de um bom músico, um cara que cursa e estudo com afinco não vai ser um eu ou vc que colhe informação na net e que enxerga música de acordo apenas com o que vimos, ou seja, ele tem uma visão bem mais ampla e pode opinar sobre assuntos musicais bem melhor que nos. Mas tb acho o mercado muito restrito esse negocio de fazer o que gosta e pura ilusão ou papo de filhinho de papai que nunca vai passa fome.

guitartrek
Veterano
# jan/05
· votar


James
Olha cara, falando francamente, acho que nem tenho o direito de falar que você ter optado pela faculdade tenha sido um passo errado, porque você não esta apenas dando a sua opinião, mas sim, está falando do rumo que deu a sua vida profissional.
E com certeza, se você se dedicar estudando bastante mesmo, e não esperando que a faculdade vá te dar tudo de mão beijada, com certeza, você vai ser bom naquilo que escolheu.


Eu acho que o que não pode é os caras sonharem, tipo achando que a faculdade seja um lugar mágico, que quando você entra, os professores abrem o seu cérebro e enfiam tudo lá dentro. Sem esforço próprio, você não consegue muita coisa, nem mesmo na faculdade.
Não fiz faculdade de música, fiz sim, de ciência da computação,
são faculdades diferentes, mas uma coisa, todas têm em comum,
o que se aprende lá, não é o suficiente prá você ser um vencedor no mercado, na verdade, os caras mais competentes, são aqueles que vão além da faculdade que estão fazendo, que estudam prá caramba, e que apesar de estarem fazendo uma faculdade, ainda assim são auto-didatas.
Caras que fazem faculdade, achando que só o diploma pode dar tudo a eles, acabam como muita gente que eu conheço, e vocês tambem devem saber de casos parecidos:
tenho um colega que se formou junto comigo em ciência da computação, e que hoje em dia é dono de um boteco, e tem um belo diploma guardado na gaveta.
O que te dá futuro de verdade, é aquilo que você realmente sabe fazer, e não um diploma que você carrega embaixo do braço.

Marquin
Veterano
# jan/05
· votar


nem vi todos os posts nao sei se alguem ja falou isso aqui ...
mas cara uma coisa que vc tem que ter em mente ...
na faculdade de musica não vai ser só tocar guitarra ...
vc vai aprender muito mais ...
e coisas provavelmente chatas ...

meu tio fez faculdade de musica e ja troquei umas ideias com ele sobre isso ...

e cara ele falou que vc tem que aprender sobre varios instrumentos e talz ...
ele ja teve que criar coisas em flauta, piano e outros ...
coisas chatas e cansativas ...

e por isso que eu nunca pensei em fazer facul de musica ...
eu nao me imagino tocando uma flauta ...
deve ser uma das coisas mais chatas do mundo ...

e foi uma coisa que ele mesmo me falou ...
se tu ta afim de tocar guitarra junte grana faça curso com professores fodas monte uma bandinha e talz ...
mas nao faça faculdade de musica pra aprender a tocar guitarra ...
é grana jogada no lixo ...

e um conselho meu se tu for fazer facul de musica tente fazer outra ao mesmo tempo ...
pq se vc for em entrevista pra algum trampo e falar que ta cursando ou ja cursou facul de musica tu ja perde 50% de chance de pegar a vaga ...

1st
Veterano
# jan/05
· votar


O curso de música é mesmo cansativo e tal, mas que quer gosta não vai medir esforço, a apesar de não ter nada contra flauta(em chorinho é massa) vc pode fazer um curso de instrumento ao invés de música e ira estudar aquele determinado instrumento(nunca vi de guitarra em universidades da bahia) mas o melhor de tudo é que vc só vai tocar flauta se vc quiser rsrsrr. E o lance do trampo depende da empresa eu acho que vc teria 50% de chances a mais se fosse na A Primavera instrumentos musicais rsrsr.

silvio_rp
Veterano
# jan/05
· votar


quero ve o cara chega pra voce e fala "quero que voce tire essa 40 musicas pra semana que vem " e te da uma fita pra c tira tudo de ouvido.


Se voce for realmente bom vc vai tirar, independente de ter ou nao diploma.

se tiver, é de um amigo ou de um professor particular, aprendendo unicamente a tocar algumas músicas e nada mais...

Se o seu professor particular te ensina apenas algumas músicas ele ta é te enganando. Pelo menos aqui na minha cidade, os professores que conheço só ensinam musicas durante o aprendizado pra deixar o curso mais interessante e mesmo assim não perdem tempo com isso. Depois que voce sabe MUSICA, vc tira qualquer coisa sozinho.



Conheço um cara que estudou 7 anos de guitarra sozinho, apenas com apostilas. Passou em primeiro lugar no conservatório de tatuí (o melhor da américa latina e um dos melhores do mundo), toca qualquer instrumento, pq a teoria ele ja sabe e é a mesma, só precisa se acostumar, eh endosser da Giannini (começou agora o patrocinio) e volto a lembrar, estudou tudo SOZINHO.

guitartrek
Veterano
# jan/05
· votar


Marquin
cara, tenho que concordar com você, flauta e piano são coisas bem cansativas, foi por isso mesmo que depois que consegui tocar minhas primeiras músicas nesses dois instrumentos, larguei eles de lado e passei prá guitarra somente, por que o prazer que ela me dá acho que nenhum outro instrumento me daria.

guitartrek
Veterano
# jan/05
· votar


silvio_rp
pois é cara, quem quizer fazer faculdade que faça, mas não vamos desmerecer a capacidade dos auto-didatas, porque ela realmente existe.

spacegh0st
Veterano
# jan/05 · Editado por: spacegh0st
· votar


silvio_rp
cara, técnica o cara pode ter, mas eu acho que ele nao compões tão bem quanto um cara formado, porque na facul vc aprende tudo em matéria de composição... isso é realmente dificil de se aprender sozinho... só criatividade não é suficiente pra se compor coisas grandiosas e bem trabalhadas...
máquinas de xerox tem um monte por aí...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdade de música