Fender USA X México

Autor Mensagem
demetriuslopes
Veterano
# dez/04


Qual a diferença? Já ouvir dizer q o material q eh empregado nas fenders mexicanas sao os mesmos das americanas, e tb ouvi dizer q a fender mexicana dps do ano de 2002 ficou mto boa.
Sem puxa saquismo para a americana, quem ja tocou nas 2, nas americanas e nas mexicanas feitas dps de 2002, no mesmo set, o q tem a dizer? As USA sao mais kras soh por causa do valor da mao de obra, impostos, e da "etiqueta"?
E caso seja diferente, um iniciante sente diferença, por ex, no timbre ou não?
Valeu.

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar


demetriuslopes
"Qual a diferença? Já ouvir dizer q o material q eh empregado nas fenders mexicanas sao os mesmos das americanas"
Cara, são várias as diferenças... e elas vão desde os materiais até a construção das guitas. Levando em conta apenas as séries novas, algumas das principais diferenças seriam:

Madeira
Nas mexicanas, o corpo tem 5 a 7 peças de alder.
Nas americanas, são 3 peças de alder para as cores sólidas ou sunburst e 2 a 3 peças de ash para as cores White Blonde e Natural.

Acabamento do corpo
Polyester nas mexicanas.
Polyurethano nas americanas.

Número de casas
As mexicanas vêm com 21 trastes normais (pequenos).
As americanas vêm com 22 trastes Jumbo.

Ferragens
Fender/Ping nas mexicanas
Fender/Schaller Deluxe nas americanas

Captadores
Cerâmica nas mexicanas.
Alnico nas americanas.

Elétrica
As mexicanas vêm com parte elétricxa estilo vintage, ou seja, sem controle de Tone para o captador da ponte.
Nas americanas, o primeiro Tone controla o captador do braço e outro vêm com sistema Delta Tone e controla os caps do meio e da ponte.

Ponte
Estilo vintage, com 6 parafusos, nas mexicanas.
American Standard, com 2 parafusos, nas americanas.

Fora essas, ainda têm diferenças no esquema de ajuste do tensor, nos parafusos que prendem o braço, as "gaivotas", etc...

"e tb ouvi dizer q a fender mexicana dps do ano de 2002 ficou mto boa"
Eu diria que a qualidade, tanto as americanas quanto das mexicanas, subiu bastante depois da inauguração da nova fábrica da Fender, na Califórnia. Isso foi em 98.

"As USA sao mais kras soh por causa do valor da mao de obra, impostos, e da "etiqueta"?"
Isso também aumenta o preço. Mas, como pode ver, as especificações são bem diferentes.

"E caso seja diferente, um iniciante sente diferença, por ex, no timbre ou não?"
Tem diferença, sim. Mas, as mexicanas são muito boas mesmo. Sem erro. Porém, se você pretende comprar uma mexicana nova, eu recomendo procurar uma American Standard usada.

[]'s

Passoka
Veterano
# dez/04
· votar


Acho que as mexicanas valem a pena se você conseguir trazer dos USA onde custam 350us$. Aí sobra uma grana para trocar a captação e mandar travar a ponte como as hard tails.

Se for comprar por aqui, custam uns 2000 que já começa a chegar perto das USA usadas.

Jucapirama_NarKeS
Veterano
# dez/04
· votar


cara, pq nao tá entrando com minha senha?

demetriuslopes
Veterano
# dez/04
· votar


Q captação vcs me recomendariam?
E qto a travar a ponte, tem de ser no luthier ne? Qto deve custar esse serviço?

Passoka
Veterano
# dez/04
· votar


demetriuslopes
Cara, travar a ponte, o legal é levar no luthier mesmo pq estes tremolos vintage se apoiam no corpo da guitarra fazendo uma alavanca e não nos parafusos como as floyd. Não tenho idéia de quanto sai para travar.

Os captadores vão depender muito do que vc quer. Tem os vintage noiseless para um som bem fenderish, os Texas Special para um som mais bluesy. Ou se vc quer mais hard rock, pode usar uns Humbuckers em formato de single ou mesmo comprar uma fender fat strato que já vem com espaço de humbucker na ponte

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


Passoka
Cara... os noiseless mantém o mesmo timbre dos originais ou chegam a dar diferença?

demetriuslopes
Veterano
# dez/04 · Editado por: demetriuslopes
· votar


Para trocar os captadores tb tenho de levar num luthier, ou posso fazer isso sozinho?
Ah e travar a ponte, vc diz em relação as floyd rose ne? E qto a ponte fixa?

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


demetriuslopes
Se você entender da parte elétrica, pode trocar sozinho. Não é uma tarefa hiper complicada, mas é preciso saber o que está fazendo. No caso de iniciante, leva em luthier. Não vai custar caro e terá um serviço bem feito.

demetriuslopes
Veterano
# dez/04
· votar


Vlw, vou procurar um aqui no rio, esse noiseless qual eh a fabricante dele?
eu posso usar alavanca numa ponte fixa da fender ou nao? ela tem la o buraco, mas vale a pena botar uma?

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


demetriuslopes
"Vlw, vou procurar um aqui no rio, esse noiseless qual eh a fabricante dele?"
Os Noiseless são da Fender mesmo. Que som você pretende tocar?

"eu posso usar alavanca numa ponte fixa da fender ou nao? ela tem la o buraco, mas vale a pena botar uma?"
Então... a ponte não é fixa, apenas não é flutuante. Ela é do tipo tremolo. Vai vir a alavanca junto com a guita, tudo certinho. Mas, elas não seguram muito a afinação.

demetriuslopes
Veterano
# dez/04
· votar


o som, tipo, nao vou ficar com essa guitarra a vida inteira, eh mais pra aprender, pra dps ir pra uma melhor, um blues, rock progressio e talvez um metal progressivo, esses sao os estilos q pretendo.

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


demetriuslopes
Ah... pra algo mais rock e metal, o negócio é humbucker. Se você gosta de Fender, uma que ia cair bem pra você é a Richie Sambora Signature. É mexicana também, vêm com Floyd Rose e um humbucker DiMarzio Paf Pro. Você encontra essa guita, usada, numa faixa de R$ 1.200,00 à R$ 1.800,00.

demetriuslopes
Veterano
# dez/04
· votar


eu já peguei uma signature buddy guy, to pensando em fazer umas personalizações nela, da pra por hambucker? qto ta um da dimarzio?
Eu tenho uma duvida, pra mudar pintura da guitarra, eh possivel?

Passoka
Veterano
# dez/04
· votar


demetriuslopes
Cara, vc pegou aquela com bolinhas? Cara, que show. Essa guitarra é bem legal, só precisa trocar os captadores mesmo, mas não é uma guitarra para Metal Prog não. Não é uma guitar pra muita velocidade, a escala abaloada deixa a ação um pouco mais alta e o neck em soft V é excelente para os bends. Tenta deixar ela só pra rock/blues que vai ser uma guitarra para a vida toda.

Coloca uns Vintage Noiseless ou um Set Texas Special se vc quiser um pouco mais rock. Refaz a parte elétrica como nas novas am. standar. Não precisa mais mexer nela.

Só por curiosidade, quanto morreu na guitar?

demetriuslopes
Veterano
# dez/04 · Editado por: demetriuslopes
· votar


Essa mesma, a foto ta embaixo,
Mas tipo para refazer a parte eletrica, eh soh chegar no luthier e falar pra fazer igual nas am. standart? esses captadores sao da fender ne? qto ta mais ou menos e qto vai sair o serviço completo?
Agora o seguinte, ela nao veio com o tremolo, e não to a fim de levar numa loja q tem aqui perto de casa pra ver qual eh a dimensão da barra, será q tem como eu saber qual eh o numero sem ter de ficar experimentado?
Comprei na knob aqui do rio de janeiro, zero bala na caixa, R$3.980, minha primeira guitarra hehehe, soh tinha tocado violão, acho q a partir do ano q vem vou ter aulas, pq to vendo q tem algumas coisas q nem peguei com violão.

foto do set:
http://demetriuslopes.sites.uol.com.br/DSC01332.JPG

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


demetriuslopes
Show de bola a guita, cara! Mas é mexicana?

demetriuslopes
Veterano
# dez/04
· votar


eh sim, ta atras dela made in mexico.

demetriuslopes
Veterano
# dez/04
· votar


podem me tirar a duvida em relação a alavanca? please, vlw.

Curly
Veterano
# dez/04
· votar


a modificação q eu faço p/as mexicanas é a seguinte: coloco captação TEX-MEX q é um captador de alnico fender relativamente barato e c/som muito bom. não é noiseless. não gosto do muito do timbre (e preço) dos noiseless aí eu blindo a guitarra com uma técnica especial de blindagem - detalhes no endereço http://www.guitarnuts.com/wiring/shielding/shield3.php - não fica o menor ruído. A maioria dos luthiers não conhecem esta técnica, a blindagem q eles fazem não é perfeita... p/travar a ponte eu simplesmente coloco a tensão das molas no máximo, acho q o efeito é o mesmo do bloco de madeira q os luthiers colocam.

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


demetriuslopes
Não achei as especificações dessa tua guita. O preço foi meio salgado, é praticamente o valor de uma American Series nova. :(

Vou dar mais uma procurada...

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


Curly
Bem legal isso. Deve ficar bacana também com os caps originais, né? Vou experimentar...

Curly
Veterano
# dez/04
· votar


demetriuslopes

a signature buddy guy q eu já toquei já é uma strato paulada, ñ precisa trocar captação, nada ñ...

BlaCk LaBeL
eu já fiz isso c/3 guitarras e o resultado foi perfeito. É uma delícia tocar numa strato assim sem o menor ruído. agora tem q entender da parte elétrica pq tem q refazer ela a partir do zero. eu faço um pouco diferente do site, se quiser detalhes passe o mail

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


Curly
Opa! Anota aí: black_label2002@hotmail.com

[]'s

Passoka
Veterano
# dez/04
· votar


Curly
Curly, pelo que eu li no artigo (passada rápida) não é uma blindagem e sim a remoção dos groud loop. Achei que não fizesse tanta diferença em guitarras já que o sinal é bem baixo. Vou fazer uns testes aqui em casa.

BlaCk LaBeL
Os specs da Fender Buddy Guy (são bem legais):
MODEL NAME Buddy Guy Polka Dot Stratocaster
MODEL NUMBER 013-8802-(306)
SERIES Artist Series
COLORS
New!
[Fender Color Chart]
(306) Black with White Polka Dots,
(Polyester Finish)
New! [Fender Color Chart]

BODY Alder
NECK 1-Piece Maple, Soft "V" Shape,
(Satin Polyurethane Finish)
MACHINE HEADS Fender/Gotoh® Vintage Style Tuning Machines
FINGERBOARD Maple, 9.5” Radius (241 mm)
NO. OF FRETS 21 Medium Jumbo Frets
PICKUPS 3 Standard Single-Coil Strat Pickups (Ceramic Magnets)
CONTROLS Master Volume,
Tone 1. (Neck Pickup),
Tone 2. (Middle Pickup)
BRIDGE Vintage Style Synchronized Tremolo
PICKUP SWITCHING 5-Position Blade:
Position 1. Bridge Pickup
Position 2. Bridge and Middle Pickup
Position 3. Middle Pickup
Position 4. Middle and Neck Pickup
Position 5. Neck Pickup
HARDWARE Chrome
STRINGS Fender Super Bullet 3250L, Nickel Plated Steel, (.009 to .042), p/n 073-3250-003
CASE Deluxe Gig Bag
PICKGUARD 3-Ply Black
SCALE LENGTH 25.5” (648 mm)
UNIQUE FEATURES Polka Dot Finish,
Soft "V" Shape Neck,
Vintage Styling
WIDTH AT NUT 1.650” (42 mm)
ACCESSORIES Deluxe Gig Bag
INTRODUCED 7/2002

Passoka
Veterano
# dez/04
· votar


O que mais achei legal nessa guitar é :

Soft "V" Shape Neck

Hoje em dia vc não acha mais fender em soft V, só o famigerado Modern C.

Curly
Veterano
# dez/04
· votar


Passoka

é blindagem também c/fita de alumínio e tudo...

antoniomac
Veterano
# dez/04
· votar


Voltando ao assunto fender USA x Mexico. Alguem sabe qual a diferenca das American Standart e American Traditional?

Passoka
Veterano
# dez/04
· votar


antoniomac
Cara, nunca toquei com as traditional, mas todos que já experimentaram falaram que entre as fenders, é a pior

demetriuslopes
Veterano
# dez/04
· votar


Valeu pessoal!
Curly, vc mora em q cidade?
E alguém sabe me dizer qual eh o tamanho da alavanca q tenho de comprar? hehehe, eu nem sei usar alavanca O_o, ela eh mto necessaria? Pq os guitarristas q tocam de Gibson parece q nao lhes fazem falta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender USA X México