Calibre das cordas... qual a diferença?

    Autor Mensagem
    skate_na_raça
    Veterano
    # dez/04


    O baguiu é o siguinte... eu arrebentei a mizinha da minha guitarra... e ai eu quero saber qual a diferença dos calibres (0.9, 0.10, e etc...) e se afeta o som. Me indiquem um calibre para uma Epiphone SG Special?

    Valeus, falous.

    slash_sp
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    ENCORDOAMENTO Kiko Loureiro
    Para os guitarristas que sempre frequentam meu site e tem tantas perguntas técnicas, criei aqui uma coluna mensal. Aqui vou tentar falar dos assuntos que regularmente a galera me pergunta, pricipalmente sobre equipamento. A idéia é não ser muito específico em marcas, ou querer " vender"algo, e sim esclarecer como funciona e para que serve diferentes tipos de equipamentos. O principal é que com as dicas, vocês possam se decidir melhor na hora de escolher que equipamento é mais adequado ao seu estilo.

    Vou começar nesta primeira coluna falando de encordoamento. Sempre me perguntam qual corda eu uso, tanto em relação à marca e quanto à espessura. Como todo equipamento, guitarra, ampli, efeitos etc., não existe o melhor, e sim o qual se adapta mais para você e para seu som. Hoje eu uso cordas 0,10- 046 ou 0,11-0,52 ,mas já usei 0.09 e até 0,08...

    Quanto mais grosso o calibre, mais encorpado fica o som, pricipalmente no som limpo. Quanto mais leve a corda, mais "magro"e "estalado" ele o será. Mas é lógico que temos que tomar em consideração como o guitarrista toca. Se ele toca leve, ou com a mão pesada. Corda leve com mão pesada não funciona, pois o som sai todo "estalado" e as notas sem sustentação. Agora se o guitarrista tocar leve poderá soar muito bem, esta aí o Frank Solari que tira um som maravilhoso e usa 0,08...

    A 0,09 já é um meio termo legal, pois tem um som bom com distorção e é bem confortável para solar e dar bends. No meu caso eu fui transitando da 0,09 para a 0,10. Principlamente pelo fato da "pegada" para bases pedir uma corda mais firme que segurasse melhor a afinação no show e que eu pudesse tocar com bastante força. Porque, além do fato de sair estalado, se você tocar forte numa corda leve,.a tendência é a nota oscilar de afinação. Assim a corda 0,11 fica mais estável, porém fica um pouco duro para dar bends, vibratos, bends de dois tons etc. Isso acaba cansando a mão , fora um risco de pegar uma tendinite...( sai pra lá...).

    Porém, no Angra, que tocamos meio tom abaixo nos shows, às vezês eu coloco 0,11, ou quando vou gravar guitarras base também. Assim já que não me preocupo com conforto e só com o som, a corda mais espessa mantém melhor a afinação e tem um som mais cheio também.

    Outra solução para ter este som encorpado mas não judiar dos tendões é afinar a 0,11 um tom abaixo, como fazia o Steve Ray Vaughan por exemplo. Ouçam o som dele e vejam como o som é encorpado e como ele tocava forte. Até para quem gosta de som ainda mais pesado, como Sepultura, é possível usar uma 0,12 e afinar uma quarta abaixo, emulando uma guitarra de sete cordas...

    No jazz, nas guitarras semi-acústicas, já se usa 0,12 ou 0,13 na afinação normal. Isso porque é necessário ter um som encorpado, bem limpo, e onde quase não se usa a técnica de bend e de vibrato. Desta forma os tendões ficam à salvo e o som uma maravilha.

    Quem tiver perguntas sobre o assunto ou qualquer outra relacionada à equipamentos mande sua pergunta para o contato@kikoloureiro.com.br , assim na medida do possível irei respondendo as mais pertinentes nas colunas.

    É isso aí, um abraço



    eu tirei isso ai do site do kiko http://www.kikoloureiro.com.br/

    Tomcat
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    slash_sp

    Parabéns, excelente ajuda.

    slash_sp
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Tomcat
    :) vlw

    skate_na_raça
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    slash_sp
    Acho q vou comprar uma 0.9... eu faço muito bend.

    Climzirus
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    skate_na_raça
    putz eu to com 010 mas a guita ta com regulagem de tensor pra 09 dai fode!!

    skate_na_raça
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Climzirus

    Putz... eu nao sei´qual é a regulagem da minha =(. Mas acho q a guitarra veio com um conjunto 0.9 .

    slash_sp
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Climzirus
    como eu faço pra saber qual e a regulagem da minha?

    augustosrv
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    De onde o Kiko Loureiro tirou que o Stevie Ray Vaughan tocava afinado em Ré?? Nossa.. q ridículo isso

    SRV usava 0.13 afinado em Eb..

    Affe.. sem noção

    slash_sp
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    augustosrv
    se q sabe mais q o kiko loureiro?

    TASIVA
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    slash_sp
    aaewwwwwww nerd :)

    slash_sp
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    TASIVA
    aaaaaaeeee oq? se nao me mando o convite pro orkut

    TASIVA
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    slash_sp
    ta bom...ja vo ...

    slash_sp
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    TASIVA
    aeeeeee vlw:)

    Xalingo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    De onde o Kiko Loureiro tirou que o Stevie Ray Vaughan tocava afinado em Ré?? Nossa.. q ridículo isso

    SRV usava 0.13 afinado em Eb..

    Affe.. sem noção



    eu acho q isso eh verdade sim... vc jah tocou em uma guitarra 0.12 ou 0.13 com afinaçao normal em mi??? se jah, viu eh quase impossivel dar um bend de 1, ou 1/2 tom que seja...
    como o SRV usava 0.13, e abusava de bends, eu acho q ficaria dificil ele dar bends como ele dava, vide qualquer video dele, com afinação em MI, sendo assim, ele teria q usar uma afinação que deixasse as cordas mais fouxas...
    ow seja, acho q o kiko tah certo memo...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Steve Ray usava afinação normal na maior parte de suas musicas, usava 0.13 e fazia bends nas 1ªs casas.
    Ele era um "cabra macho" (como se diz no NE) e não esses guitarristasinhos boiolas que usam 0.9 para tocar punheta no braço da guitarra.

    Xalingo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Steve Ray usava afinação normal na maior parte de suas musicas, usava 0.13 e fazia bends nas 1ªs casas.
    Ele era um "cabra macho" (como se diz no NE) e não esses guitarristasinhos boiolas que usam 0.9 para tocar punheta no braço da guitarra.


    porra, esse tem o dedo forte... po, o cara fura a parede com o dedo... digo por experiencia... eu tokei numa guitarra 0.12 gibson es175 com afinaçao normal... vixe, pra dar um bend de 1/9 tom tinha q se pindura na danada...

    The Hellraiser
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bem, a calibre 22 é pra matar passarinho... Com a calibre 12 você já consegue estourar o braço do indivíduo... hahuauhauha... Zuera... Bem, acho que o posto do slash_sp ali já explica bem... hehe... Ah, e não sei como vocês estouram tanta corda assim, comigo só aconteceu uma vez e foi na hora de afinar ainda... huahuahuahua

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    The Hellraiser
    Eu não uso calibre 12, só 7.62mm (0.30 pol.) HK, G-3 ou FAL

    wemerson maia
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    soooo

    skate_na_raça
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    The Hellraiser
    Se ta zuando comigo??? Eu não gosto de brincadeiras sabia???? Fique vc sabendo q eu uso uma 9 milimetros, q é pra efetuar os assaltos mais facilmente!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Calibre das cordas... qual a diferença?