Entenda os MODOS GREGOS

Autor Mensagem
emulador
Veterano
# jan/12
· votar


Caaaara!
Vc explicou nas primeiras linhas o que eu não entendia lendo vários posts!
Brigadão!!

emulador
Veterano
# jan/12 · Editado por: emulador
· votar


Caaaara!
Vc explicou nas primeiras linhas o que eu não entendia lendo vários posts!
Brigadão!!

AleXtremePK
Veterano
# jan/12
· votar


Mto bom o tópico, agora to entendendo bem

Penta_Blues
caramba, sabe de + cara...

só uma pequena duvida, eu tava lendo alguns post e tava escrito algo tipo q "C mixolídio é F" ai eu meio q quebrei a cabe pra entender mas entendi só ve se meu raciocinio (não sei se escreve assim) ta certo.

C mixolídio tem as notas C D E F G A Bb C ai eu dei uma olhada pq não tava entendendo, ai olhei a Jônio q é a Natural e o F tava com as mesmas notas F G A Bb C D E F, então é por isso q "C mixolídio é um F" e sendo assim um "C lídio é um G" ???

e uma outra coisa no começo do tópico tava assim Uma música em Dó (C); na qual haja um acorde Dm.
No momento de execução do acorde, você pode jogar uma escala de Ré sobre o mesmo. No entanto, tal escala não será a natural (Ré, Mi, Fá#, Sol, Lá, Sí, Dó#) pois existem duas notas que não se encaixam em Dó (Fa# e Dó#). Assim sendo, será necessário modificar tal escala, tornando-a compatível com o tom de C.
mas seu modificar o 3º e o 7º grau (F# e C#) isso não vira uma maior natural, no caso eu estou usando uma escala de Dó e não de Ré, no caso não é mais facil só pegar o tom da musica, só isso q não peguei mto bem.

AleXtremePK
Veterano
# jan/12
· votar


outra duvida

o C Dórioco tem as notas C D Eb F G A Bb C mas na escala maior natural não achei nunhuma nota q batia, mas se o "D Dórico é C" então "C Dórico é B ou Bb"???

nvm95
Veterano
# nov/12
· votar


Deixa eu ver se entendi direito. Eu tenho um Tom, por exemplo o dó! no dó eu tenho os acordes Dó - ré - mi - fa - sol - la - si.... logo se eu tenho uma progreção l C - Dm - F - Gl Eu uso o modo que se adeque as notas do acorde sendo tocado? logo C -> dó jônio / Dm -> Ré dórico/ F-> Fá lídio/ G->Sól mixolidio?

lkzone
Veterano
# nov/12 · Editado por: lkzone
· votar


tem uma fórmula que ajuda voce a achar os modos
I7M(jonio) - IIm7(dorico) - IIIm7(frigio) - IV7M(lidio) - V7(mixolidio) - VIm7(eólio) - VIIm7/5-(lócrio)

funciona pra qualquer tom maior

ariancarvalho
Veterano
# nov/12
· votar


valeu mesmo, muito bom.

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


AleXtremePK
C mixolídio tem as notas C D E F G A Bb C ai eu dei uma olhada pq não tava entendendo, ai olhei a Jônio q é a Natural e o F tava com as mesmas notas F G A Bb C D E F, então é por isso q "C mixolídio é um F" e sendo assim um "C lídio é um G" ???

Cara , nn precisa disso tudo , a explicação é simples . Dó é o 5° Grau de Fá :

JÔNIO DÓRIO FRÍGIO LÍDIO MIXOLÍDIO EÓLIO LÓCRIO
1° 2° 3° 4° 6° 7°

Resumindo , no C.H. ( Campo Harmônico ) de Fá , Dó se encontra no 5° Grau . Espero ter respondido sua Pergunta :D

Cordialmente , BielCamboim

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


nvm95
Cara não precisa ficar limitado a tocar um modo por acorde não , você claro pode tocar apenas no C jônio , que abrange os outros modos

JohnnyJhow
Membro Novato
# mar/14
· votar


fecharam meu topico sobre quais acordes sao de cada modo grego.

Cara estou tocando guitarra da 5 meses e nao saiu de escala maior, agora vou ter que estudar as notas da escala para a formaçao de acordes.

Continuo com duvidas:
Para formar um acorde precisamos da tonica da 3 e da 5, quer dizer que em uma escala da pra fazer varios acorde desde que esteja na harmonia da escala?

na escala de C jonio da pra fazer os acordes C, D, E? Estou na casa de um amigo e nao estou com o instrumento..

Para mim todos modos gregos eram maiores, agora pouco num video vi que alguns sao menores entao na escala menor eu so posso tocar acordes menores?

LeandroP
Moderador
# mar/14 · Editado por: LeandroP
· votar


JohnnyJhow
Para formar um acorde precisamos da tonica da 3 e da 5

Com esses intervalos (tônica, terça e quinta) você monta uma tríade, um acorde.

Com esta fórmula e sobre cada modo grego você obtém o acorde característico do modo.

Por exemplo, sobre o modo jônio você tem a tríade maior, sendo a tônica, terça maior e quinta justa. Já sobre o modo dórico você tem uma tríade menor, sendo a tônica, a terça menor e a quinta justa.

Leia a explicação mais detalhada neste tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

JohnnyJhow
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: JohnnyJhow
· votar


LeandroP
Com esses intervalos (tônica, terça e quinta) você monta uma tríade, um acorde.

Com esta fórmula e sobre cada modo grego você obtém o acorde característico do modo.

Por exemplo, sobre o modo jônio você tem a tríade maior, sendo a tônica, terça maior e quinta justa. Já sobre o modo dórico você tem uma tríade menor, sendo a tônica, a terça menor e a quinta justa.

Leia a explicação mais detalhada neste tópico:


Cara estou tentando montar acordes diferentes no modo jonio mas eu sou conseguir realiza os formato de E e de A que saiu: E> C, D / A> F, G

EDIT: Como faço para citar seu nome?

LeandroP
Moderador
# mar/14
· votar


JohnnyJhow

Basta clicar no nome que aparece na caixa de diálogo.

Cara estou tentando montar acordes diferentes no modo jonio mas eu sou conseguir realiza os formato de E e de A que saiu: E> C, D / A> F, G

Antes de montar os modos gregos, você precisa saber como analisar e classificar os intervalos.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/155325/

JohnnyJhow
Membro Novato
# mar/14
· votar


LeandroP

Eu ja intendo de intervalos, tocando aqui pude perceber uma coisa nova, vou tentar lhe explicar, espero que voce amplie isso na minha cabeça.

A sequencia de tonicas do modo grego é igual a do campo harmonico. Ou seja, estou tocando no tom de C e fazendo um Jonio (isso faz que eu esteja tocando Dó em Dó), passo a tocar o Dórico (isso faz que eu esteja tocando Ré no campo harmonico de Dó). Dessa forma eu consigo tocar e entender os acordes da escala, porem eu sou muito preso em tocar em formato de E e A (culpa dos powers chords), eu nao consigo tocar outro acorde (tipo um A no formato de C) em nenhuma escala! Me ajuda

LeandroP
Moderador
# mar/14 · Editado por: LeandroP
· votar


JohnnyJhow

Não sei se você conhece, mas me parece interessante praticar o CAGED. Que é um sistema que distribui em 5 formatos maiores os acordes C, A, G, E e D (daí o nome). Cada um desses acordes assumem a forma do outro, porém em outra posição no braço. Sabendo os intervalos você pode identificar a posição das terças, quintas e oitavas (repetição da tônica) sobre cada uma das formas do CAGED.

Veja a ilustração abaixo:
CAGED - Digitação

JohnnyJhow
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: JohnnyJhow
· votar


LeandroP

Te amo cara, era esse desenho que eu queria, das escalas com os acordes.

mas as escalas que eu estudei possui 3 notas por cordas, nesse possui em algumas cordas possui 2 notas. Pode me explicar isso? Que escalas sao essas?

LeandroP
Moderador
# mar/14 · Editado por: LeandroP
· votar


JohnnyJhow

São as mesmas escalas que você aprendeu, porém, com uma digitação diferente. Atente-se às notas no braço e aos intervalos. O padrão de digitação pode ser em 3 notas por corda ou variando entre 2 e 3 notas por corda. Mas você deve prestar atenção nas notas/intervalos no braço. Se fizer isso vai compreender o porquê desta variação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entenda os MODOS GREGOS