Entrevista interessante com o TOMATI do Prog do JÔ !

Autor Mensagem
Tomcat
Veterano
# dez/04


Aí vai uma entrevista interessante do site de rock Whiplash com o Tomati do Programa do Jô:

"Carlos Nascimento, TOMATI, guitar player". Assim vem escrito no cartão de visitas do guitarrista do sexteto Onze e Meia, do programa do Jô Soares. Seu bunker fica na Vila Santa Catarina, SP, cujas paredes são forradas de posters de Santana, Van Halen, Hendrix, Vernon Reid, Robben Ford e outros rock stars. Usando um chapéu cubano, diz, aos 33 anos de idade, que nunca ouviu rock e que ama João Gilberto, mas elogiou muito Slash e Angus Young, e matou 9 dentre os 10 sons da cabra-cega - dizendo o nome das músicas e até acompanhando ipsis-literis passagens de guitarra. Os verdadeiros artistas são assim mesmo, geniais e contraditórios.

Entrevista por Paulo Haroldo

Whiplash! - Por quê TOMATI?
Tomati - (apontando para um fusca-baja todo vermelho em um poster) Eu apelidei esse fusca-baja de Tomati, foi meu primeiro carro. Eu ia sempre pegar onda no píer de Mongaguá (interrompe e diz "queria mandar um abraço pra galera lá de Mongaguá") e o pessoal já ia chegando "e aí Tomati?". Eu dizia "não, bicho, tomati é o meu carro...", mas não adiantou, pegou em mim.

Whiplash! – Qual a sua formação?
Tomati – Comecei como autodidata, tirando tudo de ouvido, depois tive aulas particulares com Luís Antonio Ruiz, depois estudei no CLAM por 4 anos (2 de violão e 2 de guitarra) e finalmente estudei durante um ano no G.I.T. (Guitar Institute Of Technology), que não tem nada a ver com o I.G.T. do Wander Taffo, a não ser a filosofia. Foi lá no G.I.T. que eu aprendi a tocar com palheta. Aliás, na minha opinião o I.G.T. do Wander é a melhor escola de guitarra do país, por ser uma coisa bem direcionada para isso.

Whiplash! - Nessa época você era magrinho...
Tomati – Até a semana passada eu ainda era magrinho (gargalhando).

Whiplash! – Eu acho que o I.G.T., assim como o G.I.T., forma guitarristas com muita técnica e pouco feeling (como o Edu Ardanuy). Antigamente os guitarristas eram mais autodidatas, como o Wander, o Faiska, o Luís Carlini, que pareciam ter mais garra e espontaneidade.
Tomati – Concordo, lógico. Só que a proposta do G.I.T. é formar profissionais da guitarra, gente que possa fazer qualquer coisa com a guitarra, não gênios.

Whiplash! – Do quê você mais gosta, musicalmente?
Tomati – Acho que o que eu mais gosto é... bossa nova. João Gilberto... do jeito que ele canta, as harmonias dele... gênio, gênio, gênio.

Whiplash! – Não sei mas... parece-me que ele é muito mais gênio para os músicos do que para o público em geral...
Tomati – Cara... ele é animal! (rindo). Eu gosto dos ritmos brasileiros. E eu toco berimbau também... mostrei o som do berimbau pro Ben Harper e ele colocou no começo de uma música do novo disco dele.

Whiplash! – Fale sobre esse seu 1º cd ("TOMATI Homeless Trio / Live in São Paulo" – gravado no Sanja Jazz Bar, em outubro/98).
Tomati – Esse CD era um cartão de visitas que eu estava fazendo pra chegar nos EUA. Eu estava me mudando de volta para os EUA no final de 97 – aqui eu acompanhava vários artistas e isso simplesmente não estava me satisfazendo. Aí resolvi voltar pra gringolândia – já que meu som é gringo – pois aqui não há espaço para som instrumental, na TV, etc. Ainda não. Ou seja, é um CD que não teve nenhum objetivo comercial, é apenas um registro das minhas músicas.

Whiplash! – Mas você nem chegou a mostrá-lo lá nos EUA...
Tomati – É, eu estava tocando com a Fafá de Belém – fiquei um ano e meio com ela, fazendo shows lotados em Portugal, Cabo Verde, etc. -, aí a Fafá resolveu mudar a banda e eu pensei... vou sair fora. Aí fiz uma canja no programa do Jô e duas semanas antes de eu ir embora o pessoal da produção me ligou e disse "olha, o Rubinho (antigo guitarrista, falecido em 1998) está hospitalizado e o Jô quer saber se você pode substituí-lo". Eu disse "lógico". Ele ainda perguntou "você se importa de colocar a roupa do sexteto (na época, quinteto)?". Aí eu cheguei para o diretor do programa e perguntei "mas quando ele vai se recuperar? Eu tenho viagem marcada para os EUA" e ele respondeu... "do jeito que tá indo..." O Jô ainda me disse "mesmo que o Rubinho volte, eu quero que você fique". Só que o Rubinho não voltou e eu preferi cancelar a viagem e ingressar no sexteto. Na Rede Globo temos ainda uns 2 anos de contrato e o programa do Jô estréia no dia 3 de abril.

Whiplash! – Os programas são gravados no Rio?
Tomati – Não, são gravados em SP, em um estúdio construído aqui na (Av.) Luís Carlos Berrini, duas vezes por dia. Lá é legal por que eu posso me soltar mais, não é como quando eu tocava com a Fafá, que eu não podia extrapolar nos solos.

Whiplash! – Já aconteceu de você errar no meio do programa?
Tomati – Uma vez aconteceu uma coisa absurda. Um político chamado Néfi Tales foi lá falar do projeto do aerotrem. Eu, sabendo que ele iria, coloquei na cabeça de fazer o barulho do trem na guitarra, assim como o Steve Vai faz, na hora que o cara falasse nisso. Só que o cara ficou falando de outras coisas e eu me fixei na idéia do aerotrem. Quando o cara falou de passagem sobre o aerotrem eu atravessei com o maior barulho na guitarra... vréééuummm!!!! O Jô parou e falou "o que é isso menino??". Eu fiquei totalmente sem graça, pensando na mancada que tinha feito.
Depois recebi um e-mail de um telespectador dizendo "meu, adorei, você mandou um aerotrem na cabeça daquele cara!". Eu me senti realizado com isso... pelo menos alguém me entendeu.

Whiplash! – E esses shows com o Jô tocando trumpete?
Tomati – Maravilhosos, lotação esgotada. Fizemos uma temporada no Bourbon Street e no Tom Brasil (ambos em SP) e disso vai sair um CD ainda neste 1º semestre. Tá demais. Tenho carta branca pra tocar como eu quiser, eu sou um artista lá – não estou acompanhando um artista.

Whiplash! – Mas o Jô toca aquele trumpete só pra enganar, né?
Tomati – Pô, cara, o que mais me impressionou foi isso... Nós ficamos uns 2 meses ensaiando para esse show. Saíamos do programa e íamos pra casa dele ensaiar, toda noite. Ele tirou um solo do Chet Baker lá no SBT e eu só pensei "humm... não vai dar certo... ele vai ficar nervoso na hora H..." Só que de um dia para o outro ele melhorava 100%.

Whiplash! – Particularmente, achei que o Jô ganhou com a sua entrada. O Rubinho era uma figura exótica e tal, mas um pouco apagado. Você deu um colorido maior ao programa. Não fica encabulado ou nervoso quando ele mexe com você?
Tomati – Ah não... o Jô é um molecão, fica sempre zoando a gente.

Whiplash! – Tem gente que acha o Jô metido a sabe-tudo, arrogante.
Tomati – (pensativo) Quem acha isso dele acha isso de todo mundo... E ele sabe tudo mesmo, qual o problema? (rindo)

Whiplash! – Mudando de assunto... o que você toca lá no Soul 7 (casa noturna de SP onde ele se apresenta atualmente) ?
Tomati – No Soul 7 é um caso à parte por que é uma jam session, não há nada ensaiado, absolutamente nada. Toco lá apenas por prazer, não para ganhar dinheiro.

Whiplash! – Mas a banda é sempre a mesma?
Tomati – Também não... o único fixo sou eu. O Cuca Teixeira (baterista do Homeless Trio) toca com o Fábio Júnior e nem sempre pode ir. O Thiago (do Espírito Santo, baixista do Homeless Trio) também nem sempre pode ir, então varia toda noite, às vezes na mesma noite. Gosto de colocar a galera nova pra tocar também, botar os caras na fogueira... como aconteceu com o Thiago.

Whiplash! – Aliás eu gostaria de agradecer por você ter tocado a música que eu pedi (Lenny, do Stevie Ray Vaughan). O baixista acertou direitinho a linha da música.
Tomati – E ele não conhecia a música...

Whiplash! – Quais são suas principais influências "guitarrísticas"?
Tomati – O pessoal da bossa nova, Baden Powell, "Pastor" Hélio Delmiro, Ricardo Silveira. Lá fora, Joe Pass, Tommy Bolin, Santana e Jeff Beck ("amei o show dele aqui... muita sonzeira!!"). A guitarrista dele, Jennifer Batten, dava aula no G.I.T. quando eu estudava lá e fez shows com o Michael Jackson. Depois montou uma banda chamada Tribal Tech, com quem eu já toquei. Mas para mim, o mais virtuoso de todos é Scott Henderson.

Whiplash! – E o Steve Morse, que já ganhou vários prêmios de melhor guitarrista?
Tomati – Não, não faz a minha linha... toca muito certinho, não faz qualquer coisa, assim como o Steve Vai não faz qualquer coisa. Para mim o Steve Vai não é o maior guitarrista do mundo, por que eu assisti a dois shows seguidos dele e ele só toca aquilo que está no disco, do jeito que está no disco, sem improvisação. Mas a molecada gosta... vai ao show pra ver "como o cara toca aquela parte?". O Steve Vai é pura imitação do Van Halen.

Whiplash! – E o Van Halen?
Tomati – Genial, genial... Van Halen é o mestre, Steve Vai é o aluno. O Van Halen revolucionou o instrumento.

Whiplash! – (apontando para um poster) E o Robben Ford?
Tomati – Tive aula com ele. Lá nos EUA o artista tem a facilidade da indústria da música. O Robben é um autodidata que usou essa facilidade. Eu também me identifico muito com o Jimi Hendrix, que é negão como eu (rindo).

Whiplash! – O que me admira no Hendrix é que ele viveu exclusivamente para a guitarra. Já o Van Halen parece que deu uma estagnada a partir de "Jump", onde também toca teclados...
Tomati – Pô, mas e o solo que tem em Jump? É demais...

Whiplash! – Você sabe tocá-lo?
Tomati – Se eu quiser, sai igualzinho, o problema é que você só consegue atingir o mesmo timbre se adaptar o seu equipamento.

Whiplash! – Com quem você já tocou?
Tomati – Mike Stern ("já fiz som pra ele aqui no Brasil"), Supla ("o som mais pesado que eu fiz, mas não foi lançado – se chamava Bossa Furiosa"), Tribal Tech com Scott Henderson e Gary Willis.

Whiplash! – E de quem mais você gosta no rock?
Tomati – Ah... gosto do Angus Young pra caramba, do ZZ TOP, do Van Halen, do Joe Satriani, do Slash pra caramba. Do Eric Clapton gosto mais da parte artística, da relação das composições com a vida dele. Me amarro nele. Mas guitarrista mesmo é Scott Henderson... e não

Tomcat
Veterano
# dez/04 · Editado por: Tomcat
· votar


Continuação:

Whiplash! – Quais as guitarras que você usa?
Tomati – Gibson 335; Fender Stratocaster 1973 com 3 captadores; uma John Suhr que tem 5 captadores e portanto dá mais variações de som – é hiper segura e não desafina; uma guitarra fretlless (sem trastes) que o Tigueiz fez pra mim; uma guitarrona acústica Cort (com a qual eu gravei o disco do Jô); um violão Del Vecchio feito pra mim; uma guitarra canadense sintetizada Godin; e duas Samick, uma acústica – que eu usei no programa do Jô – e uma elétrica indie model, que é a mais metaleira que eu tenho. De vez em quando eu pego essa guitarra e vou dar canja lá na praia de Camburi com o Tigueiz.

Whiplash! – Nunca usou Gibson Les Paul?
Tomati – Já usei Ibanez Les Paul, minha primeira guitarra. Agora estou indo pra Los Angeles, pra NAMM show, e vou desenvolver um trabalho com a Gibson.

Whiplash! – Qual guitarra você vai levar?
Tomati – Nenhuma. O Mike Stern ficou de me dar uma de presente.

Whiplash! – Som acústico... você tem alguma coisa voltada para isso?
Tomati – O cd que eu vou lançar ainda nesse semestre, com músicas de MPB, é quase todo acústico, embora tocado de uma maneira guitarrística. Eu canto nesse CD também. Agora, comecei cedo com violão, com 7 anos já tirava Baden Powell de ouvido.

Whiplash! – Gosta de hip hop?
Tomati – Gosto, no sentido de que parece um repente... é legal.

Whiplash! – Música eletrônica?
Tomati – Não, não gosto.

Bem, vamos para a cabra-cega. Você terá que adivinhar quem está tocando as músicas cujos trechos vai ouvir agora:

1) Always With Me, Always With You – Joe Satriani - Always With Me, Always With You, Joe Satriani (matando no ato).
2) Midnight – Jimi Hendrix - Hendrix!
3) For The Love Of The Gods – Steve Vai - For The Love Of The Gods, Steve Vai (de primeira)
4)RDNZL – Frank Zappa - (demora um pouquinho) Zappa!
5) I Can’t Stand The Rain – Robben Ford - (demora um pouquinho) Robben Ford! (em seguida começa a tirar o som de ouvido)
6) Blues For T.J. – B.B. King com Larry Carlton - B.B. King! (no ato)
7) Cruise Missile – Steve Morse - (primeiro acompanhando na guitarra) Steve Morse!
8) Big Block – Jeff Beck - (acompanhando igualzinho na guitarra)... Beck, Beck!!
9) Facing The Animal – Yngwie Malmsteen- (demorando um pouquinho) Uuuhhh... Malmsteen!!!
10) Surf’s Up! – Warren De Martini com Dweezil Zappa - (Demora e...) Geoff Howe?? Aí não consegue matar. Beleza, nota 9.


FONTE: http://www.tomati.com.br/

marcio_zav
Veterano
# dez/04
· votar


Eu li isso faz um tempo...

spy2k
Veterano
# dez/04
· votar


po... como ele pode falar isso do morse?

edu sem feeling?

isso vai gerar uma discussão do caramba...

ele q vá ratiar palhetada em outro lugar...

huauhauha

:D

Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


spy2k

E preticamente disse q o Steve Vai é um Bosta!
HUAhUAhUAh

gustavo macaco
Veterano
# dez/04
· votar


spy2k

quem falou isso foi o entrevistador, ele respondeu:

Só que a proposta do G.I.T. é formar profissionais da guitarra, gente que possa fazer qualquer coisa com a guitarra, não gênios.


Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


gustavo macaco

O spy2k se referiu a éssa parte aqui ó:


"Whiplash! – E o Steve Morse, que já ganhou vários prêmios de melhor guitarrista?
Tomati – Não, não faz a minha linha... toca muito certinho, não faz qualquer coisa, assim como o Steve Vai não faz qualquer coisa. Para mim o Steve Vai não é o maior guitarrista do mundo, por que eu assisti a dois shows seguidos dele e ele só toca aquilo que está no disco, do jeito que está no disco, sem improvisação. Mas a molecada gosta... vai ao show pra ver "como o cara toca aquela parte?". O Steve Vai é pura imitação do Van Halen.
"

gustavo macaco
Veterano
# dez/04
· votar


Tomcat

eu vi, mas eu comentei a parte do edu sem feeling

spy2k
Veterano
# dez/04
· votar


pd crew... nem me liguei...

feeling tem o entrevistador

:D

framerate
Veterano
# dez/04
· votar


tb acho a mesma coisa ,vai é um operario braçal competente ,tá longe de ser genial ,tem boa tecnica mas suas musicas são chatissimas ,quanto ao steve morse não conheço direito ,so mais angus young,slash rockeiros de verdade!

pedrovai
Veterano
# dez/04
· votar


tb acho a mesma coisa ,vai é um operario braçal competente ,tá longe de ser genial ,tem boa tecnica mas suas musicas são chatissimas ,quanto ao steve morse não conheço direito ,so mais angus young,slash rockeiros de verdade!

Putz... =XXXXXXXXXXXXXXX Curto a música do Angus e do Slash... Mas falar que as músicas do Vai são chatas é cometer um grave equívoco... é a minha maior influência no meio da música e talz... Mas se esse é o seu gosto eu não posso falar nada...

Sincero
Veterano
# dez/04
· votar


Porra o Tomati é mó cuzão, e o Steve vai um trouxa, deu uma Jem pra ele e o cara fala mal dele vai entender

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


Não sabia que ele tinha feito som com tanta gente. Incluindo Tribal Tech. Que massa!

guschard
Veterano
# dez/04
· votar


porra, o kra n falou q o vai toka mal, soh falou q n faz o tipo dele, q ele toka igual o cd, n improvisa

o tomati toka pra kralho

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


p ardanuy tme umk feeling do caralho..quem já viu ele tocando ao vivo tá de prova

MatheusMX
Veterano
# dez/04
· votar


Whiplash! – Eu acho que o I.G.T., assim como o G.I.T., forma guitarristas com muita técnica e pouco feeling (como o Edu Ardanuy)
nada haver isso ... pouco feeling seria se o Edu fosse um Malmsteen da vida ...

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar


"nada haver isso ... pouco feeling seria se o Edu fosse um Malmsteen da vida"
Isso sim foi nada a ver.

MatheusMX
Veterano
# dez/04
· votar


BlaCk LaBeL
naum , eu axo q a maioria dos solos do malmsteen soh tem velocidade , quanto ao Edu não acho ele sem feeling naum ...

guschard
Veterano
# dez/04
· votar


"nada haver isso ... pouco feeling seria se o Edu fosse um Malmsteen da vida"
Isso sim foi nada a ver.

(2)

o negocio do tomati sobre o edu eu tbm n concordo, mas eu n xingo o kra por isso, pq o kra toka d+
e eh um estilo completamente diferente do edu e do tomati

MatheusMX
Veterano
# dez/04
· votar


eh , naum vem ao caso mesmo eu falar q o malmsteen eh sem feeling , Mas os caras falarem q o Edu eh sem feeling naum pode ...

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


EduArdanuy
"Mas os caras falarem q o Edu eh sem feeling naum pode ..."
Aí estou de acordo. :)

erikpinheiro
Veterano
# dez/04
· votar


Tomati – Não, não faz a minha linha... toca muito certinho, não faz qualquer coisa, assim como o Steve Vai não faz qualquer coisa. Para mim o Steve Vai não é o maior guitarrista do mundo, por que eu assisti a dois shows seguidos dele e ele só toca aquilo que está no disco, do jeito que está no disco, sem improvisação. Mas a molecada gosta... vai ao show pra ver "como o cara toca aquela parte?". O Steve Vai é pura imitação do Van Halen.


Tudo o que eu sempre disse.... hehehehehe...

Eu nunca havia lido nada sobre o Tomate ou alguma entrevista dele... mas já to gostando do estilão do cara... MPB..

... toca muito certinho, não faz qualquer coisa... Mas a molecada gosta...

Esse é o cara!!!

Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


erikpinheiro

"mas já to gostando do estilão do cara... "

O currículo do cara é estenso!
Ele é foda, toca tudo!!!

Savage
Veterano
# dez/04
· votar


Usando um chapéu cubano, diz, aos 33 anos de idade, que nunca ouviu rock e que ama João Gilberto, mas elogiou muito Slash e Angus Young

Que frase mais sem sentido.... (nunca ouviu rock e elogiou Angus?)

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


Savage
Também não precisa levar ao pé da letra, né? :) Tipo, o cara quis dizer que nunca foi muito de ouvir rock.

Savage
Veterano
# dez/04
· votar


é... foi mal..... peguei pesado.
:-)

Mera
Veterano
# dez/04
· votar


Whiplash! – E o Steve Morse, que já ganhou vários prêmios de melhor guitarrista?
Tomati – Não, não faz a minha linha... toca muito certinho, não faz qualquer coisa

Não concordo com isso, o Morse pra mim eh um dos guitarristas que mais sabe aliar tecnica e feeling. Ele improvisando sempre sai coisas mto boas.

spy2k
Veterano
# dez/04
· votar


Mera

Morse é o cara!

:]

guschard
Veterano
# dez/04
· votar


Morse é o cara!
(2)

caiohleal
Veterano
# dez/04
· votar


morse eh foda e o edu tb, ah sim, eu tb curto muito o tomati

QUEM DISSE Q O EDU Ñ TEM FEELING FOI O REPÓRTER... LEIAM A ENTREVISTA DIREITO ANTES DE MALHAR O CARA

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrevista interessante com o TOMATI do Prog do JÔ !