Acordes

    Autor Mensagem
    massacreman
    Veterano
    # dez/04


    Beleza galera, pintou um grande dúvida aqui;

    tipo, tenho a escala de do C D E F G A B C

    formando os acordes pegando o 1, 3 e 5 grau das respectivas escalas entao teremos:

    C-E-G Temos dois tons do primeiro grau para o terceiro e 1 e meio do 3 para o quinto, então o acorde é C maior, ate ai beleza.

    Vamos ao D: seguindo a mesmo lógica, 1, 2, 3 graus(da escala de D ou continuo na escala de C? essa é uma das dúvidas)

    Continuando na escala de C firaria: D-F-A do 1 para o 3 grau temos 1T e meio, do 3 grau para o quinto temos 2T então triade menor, logo Dm:
    eis a dúvida, o acorde Dm e composto por D-F-A.

    Se eu fizer de acordo com a escala de D, ficaria D-F#-A que daria D maior, mas quando aplico o primeiro raciocinio para outras escalas nao dá!

    Por exemplo estava fazendo os acordes da escala de D, e quando cheguei a C# não funcionou, pois se eu seguir a mesma logica, então ficaria
    C#-E-G dai nao funciona o raciocinio de 2T do 1 para o 3 grau, e 1T e meio do terceiro para o 5 formariam Triade maior e ao contrario formaria triade menor.
    Quando parto para a escala de C# ai já funciona.

    Me ajudem por favor!

    Grd abraço!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    massacreman
    O correto é você seguir pelo primeiro raciocínio. Isso é chamado de sobreposição de terças.

    No caso que você citou em C, o correto é formar um Dm mesmo.

    No caso que você citou em D, a tríade C#-E-G está correta. Ela tem uma terça menor e uma quinta diminuta, formando o acorde C#º.

    massacreman
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Mas como vou saber quando a quinta vai ser diminuta ou nao ? e quando eu vou saber q se ela vai ser menor ou nao, quando nao funcionar o primeiro raciocinio?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    massacreman
    A quinta nunca vai ser maior ou menor, por isso ela é chamada de justa. Mas, ela também pode ser diminuta ou aumentada. Olha só, se o intervalo entre ela e a tônica for de:

    3 tons, é quinta diminuta.
    3 tons e meio, é quinta justa.
    4 tons, é quinta aumentada.

    massacreman
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Então utilizando raciocinio inicial os acordes que compoem a escala de D seriam:
    D-Em-F#m-G-A-Bm-C#° ?

    o acorde C#° é esse:

    a partir da casa 3

    E-------|----------------
    B-------|-------4---------
    G-------|----------------
    D-------------3----------
    A----------2-------------
    E-----------------------

    O que esse A# na corda sol esta fazendo no acorde, e qual a funcao dele?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: BlaCk LaBeL
    · votar


    massacreman
    Esses são os acordes que compõe o campo harmônico "básico" de D. Se você observar bem, toda escala resultará nessa mesma fórmula:

    Maior, menor, menor, Maior, Maior, menor, meio diminuto

    Exemplo em C: C, Dm, Em, F, G, Am, Bº
    Exemplo em E: E, F#m, G#m, A, B, C#m, D#º

    Ah! O acorde de C#º é:


    e------------------------------------------------------
    B-----4------------------------------------------------
    G-----6------------------------------------------------
    D-----5------------------------------------------------
    A-----4------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    ou


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------9-----------------------------------------------
    D------11----------------------------------------------
    A------10----------------------------------------------
    E------9-----------------------------------------------


    etc...

    massacreman
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Beleza amigo obrigado! so mais uma coisa, qual a melhor forma de treinalos junto com as escalas? tipo, eu estou localizando todas as notas da escala de D por exemplo, no braço da guitarra, depois dividindo em partes, tipo ate ate a casa 5, depois da 5 a 9, enfim e criando movimentos, e como base os acordes correspondente a tal escala. Estou fazendo certo ou existe outro metodo melhor de treinar os dois juntos?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    massacreman

    Mas como vou saber quando a quinta vai ser diminuta ou nao ? e quando eu vou saber q se ela vai ser menor ou nao, quando nao funcionar o primeiro raciocinio?

    Contando os tons, partindo da tônica até o intervalo que quer analisar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes