PRA QUE SERVE OS MODOS GREGOS???

Autor Mensagem
luisfelipe
Veterano
# dez/04


Aee galera o meu Professor me passou pra mim decorar os modos gregos....mais pra que serve isso??? soh pra tocar mais rapido???

Num sei pra Que serve as Escalas... Alguem podia me falar neh

Dogs2
Veterano
# dez/04
· votar


escala é pra solar

nothing else matters
Veterano
# dez/04
· votar


escala é pra solar


será?

pateta
Veterano
# dez/04
· votar


luisfelipe
Eu não entendo muito de escalas, mas acho que é importante na hora de criar solos e improvisar.

Roberto Justus
Veterano
# dez/04
· votar


Serviu para ser feito um tópico memoravel do beto guedes aqui eheh

Reinken_o Organista
Veterano
# dez/04
· votar


A escala saum um modo de organizar as notas com diferentes graus de tensão e relaxamento.

Se vc tocasse as 12 notas, naum ia ter essa variedade, pq ia andar sempre de semitom em semitom. Entao vc tem q criar escalas

Com os graus da escala vc pode formar acordes obedecendo essas mesmas regras de tensao e relaxamento.

Os modos sao variações da escala maior, entao eles tem uma sonoridade diferente dela. Se vc tem uma determinada base ela vai soar diferente com escalas/modos diferentes

Dogs2
Veterano
# dez/04
· votar


nothing else matters
será?

acho que serve pra solar

Marisco
Veterano
# dez/04
· votar


Bah, esses caras que passam para os alunos decorarem os modos gregos!

O que tu ta decorando é provavelmente o shape principal de cada modo. Os modos são uma coisa muito maior que isso. São escalas, cada um com uma sonoridade distinta, que servem tanto para composição (em termos de harmonia) quanto para o improviso (mais voltado para as melodias).

_ YzY _
Veterano
# dez/04
· votar


e ainda tem notas de destaque de cada modo (jonio dorico...)

erikpinheiro
Veterano
# dez/04
· votar


uma coisa que professor de guitarra passa pra vc continuar pagando ele...

só pra ter assunto...

Por isso, nunca fiz aulas :)

Paul Miander
Veterano
# dez/04
· votar


uma coisa que professor de guitarra passa pra vc continuar pagando ele...

só pra ter assunto...

Por isso, nunca fiz aulas :)


Sou sempre contra... vc tem q botar no teu solo o q vem na cabeça... naum fica "aiiii vou colocar uma menor harmônica aqui... e um jonico aqui e... " coisa de viado!

erikpinheiro
Veterano
# dez/04
· votar


Paul Miander

É isso aí cara... eu não sei nada de teoria e toco, melhor que alguns amigos meus que saber uma porrada de coisa teorica, mas na hora de tocar... puts...

Tem duas coisas que professor não sabe lecionar: Percepção musical e dom... Quem tem isso.. não precisa de mais nada...

ROCKMAN X
Veterano
# dez/04
· votar


o cara os modos gregos servm principalmente pra teoria e pra vc melhorar sua velocidade....eu tb tive q aprender isso é muita coisa quando vc aprender isso vc vai fika de saco cheio mais faze o que é preciso e vai te ajuda no futuro

Alan_Domingues
Veterano
# dez/04
· votar


Eu quando chego nos modos gregos para meus alunos em 2 aulas mostro como é "fácil" saber como eles são criados. Agora voce tocar são outros 500. Quem fica meses para passar modos gregos para o aluno é enrolão e quer tirar dinheiro do cara. Se voce já está muito bem acostumado com escala maior e menor natural, modos vai ser ficha.

JucaSG
Veterano
# dez/04
· votar


erikpinheiro

ai qdo vc vai faze uma musica usa teu DOM pra faze a melodia jah q vc eh foda, ou quem realmente quer ser um MUSICO aprende os modos, que fica facil de fazer uma melodia e se quizer deixa-la mais complexa e bonita pode harmoniza-la

erikpinheiro
Veterano
# dez/04
· votar


JucaSG

blá blá blá blá...

Amigão.. fala sério... Complexa???

Complexidade é arte???

Meu, não adiante fazer algo complexo e sair uma merda... prefiro algo simples, que quaquer pessoa possa tocar... e quem ouvior, identificar e falar assi: "olá, é aquele som que o Erik fez..."

De complexidade, o mundo cheio...

Led_Zeppelin
Veterano
# dez/04
· votar


Ei, esse fórum também é legal, caso não consiga resposta aqui pode tentar lá também:
http://www.guitarhouse.com.br/

erikpinheiro
Veterano
# dez/04
· votar


JucaSG

Música tem de ser feita com sentimento....

Agora, pra ser musico, tem de fazer 1000 Horas de aula???
Pô, vou ser músico ou piloto de avião??

Cadê a arte???

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


erikpinheiro
"uma coisa que professor de guitarra passa pra vc continuar pagando ele...

só pra ter assunto...

Por isso, nunca fiz aulas :)"


Cara, que besteira você está dizendo. Além de revelar total ignorância em relação aos aspectos da teoria musical, ainda ofende à TODOS professores.

"Complexidade é arte???"
Te pergunto também: "Simplicidade é arte???". O formato é livre, cara. Pode existir complexidade ou simplicidade, o que deve prevalecer é a qualidade. A diferença é quanto mais conhecimento você tiver, mais possibilidades terá.

"Música tem de ser feita com sentimento..."
Pode, perfeitamente, ser feita com sentimento e conhecimento teórico.

Paul Miander
"Sou sempre contra... vc tem q botar no teu solo o q vem na cabeça... naum fica "aiiii vou colocar uma menor harmônica aqui... e um jonico aqui e... " coisa de viado!"
É óbvio que você vai fazer o solo que vier na sua cabeça. Mas, conhecendo mais as coisas, solos melhores "virão na sua cabeça".

nobre
Veterano
# dez/04
· votar


vc tem q fazer esta pergunta ao seu professor, não aqui
se ele nao souber te responder, é pq ta na hora de vc mudar de professor

francisco2004
Veterano
# dez/04
· votar


O Black Label encerrou a discussão... excelentes comentários.

Pode-se fazer muito sem um conhecimento teórico apurado. Alguns dos guitarristas mais reverenciados aprenderam a tocar na rua, catando uma frase aqui, uma jogadinha malandra ali e com o tempo foram criando em cima disso.

No entanto, com um embasamento teórico, pode se ganhar tempo (ao invés de ficar 30 anos catando milho, pode-se compactar todo esse conhecimento em 5 anos, por exemplo). A teoria é uma ferramenta que, se usada com um ouvido crítico, pode gerar música de excelente qualidade.

Pode-se viver sem teoria, mas tê-la como uma aliada só tem a acrescentar ao repertório de um instrumentista.

Marisco
Veterano
# dez/04
· votar


Pode-se viver sem teoria, mas tê-la como uma aliada só tem a acrescentar ao repertório de um instrumentista.
Disse tudo!

erikpinheiro
Veterano
# dez/04
· votar


BlaCk LaBeL

Longe de mim ofender professores... Sei que pra muiiiitos, um professor é mais necessario do que o próprio instrumento...

Mas vem a calhar, que: Não adianta saber, sem saber o que fazer, com o que sabe...

Simplicidade, é arte, sim!!! Ouça: "Eu também quero beijar" de Pepeu Gomes.

Em uma entrevista, ele disse ter usado imaginação e não conhecimentos técnicos para produzis aquela obra...

Agora, que professor é necessário, pra muitos, eh sim!!! Principalmente pra mulecada fã de ficar solando durante 10 15 minutos, é muito bom pra quem se aparecer... mas eles nunca falam de arte, de humildade entre outras coisas... só velocidade, técnica e um monte de babozeiras, que na minha opinião, deveria ser substituida por incentivar o cara a "fazer" musica com consiencia, de que numa banda, ele não é "O Cara" ou "a ultima bolacha do pacote" e que existem umas outras pessoas que tbm merecem ser destacadas... mas já vi muitos professores, incentivar apenas que o muleque fique tocando milhões de notas por segundo.. meu, isso é ridiculo... Fora, os que querem fabricar verdadeiras maquinas de Xerox... só copiar o que ouviu e não saber mudar nada... isso, é arte???

Agora, seo cara lecionar guitarra com arte... me fale quem é que vou fazer aula com ele... Jah procurei professores, até hj não achei nenhum que faça isso.... Por isso, to a quase 10 anos, sem aulas.. e feliz.

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


erikpinheiro
Entendo. Eu disse que ofendeu porque tratou de maneira generalizada. É claro que existem professores ruins, mas existem os bons também.

Agora, independente da questão do professor, a questão conhecimento é como o francisco2004 disse:
"Pode-se viver sem teoria, mas tê-la como uma aliada só tem a acrescentar ao repertório de um instrumentista". Ninguém fica limitado por saber mais.

Simplicidade é arte? Claro que é. E complexidade também. Ou você nenhuma música "complexa" que seja boa?

erikpinheiro
Veterano
# dez/04
· votar


BlaCk LaBeL

Musica complexa que não seja boa??? conheço, várias... ou melhor, um estilo: Metal!!!!

Sem querer ofender, sem querer zuar ninguém, sem querer brigar... Mas acho que se o cara tem um bom ouvido e uma boa imaginação, o cara vai longe... Claro, que vc tem de ter alguma noção.. isso eu consegui pescando dica ali, dica aqui, até pq não existe um ser humano que nasce sabendo...

Mas eh foda, meu irmão por exemplo, tem 18 anos, toca bateria a dois anos, não sabe fazer nada, só copiar.... meu, o professor lecionou isso pra ele... Não dá... as vezes vejo ele e os amigos dele tocando Iron Mainden (nem sei como escreve), meu, os caras não mudam nada, chega até encher as bolas...

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


erikpinheiro
Vamos tentar argumentar sem entrar na questão do gosto pessoal, senão a discussão perderá o sentido. Obviamente, você não gosta de heavy metal. Normal, gosto é gosto. E, apesar de considerar um tanto supérflua sua opinião sobre o estilo, minha intenção não é te convencer a gostar disso ou daquilo.

Se você não conhece nenhuma música que seja "complexa" (não gosto muito dessa palavra) e boa ao mesmo tempo, então precisa ampliar um pouco seus horizontes musicais. Não, você não precisa ouvir heavy metal para isso. Você pode encontrar isso no jazz, música clássica e em muitos outros estilos.

"Mas acho que se o cara tem um bom ouvido e uma boa imaginação, o cara vai longe..."
Sem dúvida! O fato de ter conhecimento técnico e teórico não exclui a necessidade de bom ouvido e imaginação. Ninguém disse isso. Mas, aliando a imaginação ao conhecimento, dá pra ir mais longe ainda.

[]'s

erikpinheiro
Veterano
# dez/04
· votar


BlaCk LaBeL

O.k... vc não entendeu muito bem o que estou dizendo e onde quero chegar!!

Conhecimento: É algi que se adiquire com o passar do tempo e estudo.

Dom: Vc nasce com ele.

O que estou tendando dizer: Muitos professores (eu disse muito e não todos), lecionam da seguinte forma: Explicam aquela porrinha 1234, depois um monte de escalas (Pra vc decorar e não, intende-las), em seguida como fazer arcordes (a unica coisa que sai bem explicada), ritimo, depois esse modos gregos, e bla bla bla..

Imagina só a cabeça de um muleque de 14 anos: Vou tocar guitarra IGUAL ao Satriane ou igual a fulano, croseano...

O muleque aprende tudo isso.. ele realmente aprende, decora escalas e tal...

Mas, sechegar pro cara e falar assim, tenho uma base C G A, ele toca, somente as escalas que decorou, ele não aprende a trabalhar com essas escalas.

Ou seja, entra naquilo que falei do meu irmão, o professor, fez dele uma máquina de Xerox, só sabe copiar... mas criar... esquece..

Um exemplo: A uns 3 anos atrás fui em uma escola de música de nome aqui em Sto André, o professor chegou pra mim e fez as seguintes perguntas:

1. Vc já toca?
2. Que estilu gosta?
3. Em QUEM vc quer se basear para tocar???

E não foi só um que me perguntou isso...

Cara, isso chega a ser ridiculo... meu, a maioria, quer fazer máquinas de Xerox...

Bom... Jazz, Blues e os cambau... ouço tudo isso e faço isso tbm, e não me basiei em nada, apenas imagino que som vai sair depois da nota que toquei, que nota posso tocar, e isso, sem saber escala alguma ou os tais dos Modos Gregos...

Eu acho que é uma faca de dois gumes... por um lado, vc pode estudar muito e ter conhecimento, mas não conseguir fazer nada com o que vc faz.. e por outro lado, vc não sabe nada, mas faz várias coisas...

Acho que fui mais claro...

T breve..

erikpinheiro
Veterano
# dez/04
· votar


E claro, vc pode ter os dois... aí é como diria o saudoso Caetano Velozo: è tudo divino e maravilhoso ou não.

Qdo os caras conseguem misturar as duas coisas, aí a coisa flui muito bem, é aí que aparecem os Herbet Vianna, Pepeu Gomes, Roberto frejat...

Esses sim, são BONS.. não são fabricados

Ao contrario, ten-se várias máquinas de tocar guitarra... É isso que eu não quero ser.

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


erikpinheiro
"Qdo os caras conseguem misturar as duas coisas, aí a coisa flui muito bem"
É isso, chapa! Captou minha mensagem! :)

Paul Miander
Veterano
# dez/04
· votar


é... vcs tão certo!
Eu falei meio que ironicamente... mas eu acho que é legal sempre saber o basicão da teoria ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a PRA QUE SERVE OS MODOS GREGOS???