Partitura

    Autor Mensagem
    onipotente
    Veterano
    # nov/04


    Eai pessoal do Cifra, blz?
    Tipo assim... Eu nao toco nada ainda, mas eu estive dando uma olhada nesse site e vi que no link onde ensina como ler as tabs, fala tambem sobre a Partitura, la diz que se vc sabe partitura vc toca qualquer coisa mesmo que nunca tenha ouvido a musica antes, isso é verdade? Se eu aprender a ler partitura eu posso tocar qualquer tipo de musica?
    Valeu e obrigado.

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Pode sim cara, mas requer bastante dedicação ao estudo. Vale a pena.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    onipotente

    É um "meia verdade".

    A tablatura indica as casas que você deve tocar, mas não indica a duração das notas, embora quando bem escritas são separadas em compassos (como cifras também podem serem escrita assim).

    A partitura, não indica as casas ou região do braço e sim a altura das notas, mas a divisão rítimica e outros ornamentos e representações.

    Digo que é meia verdade, porque existe uma parte muito importante que é a interpretação, o que deixa a música menos exata e mais humana. E também pelo fato de que, não é porque se tem o conhecimento da partitura que pode tocar tudo. É importante conhecer com profundidade o instrumento, além das técnicas, escalas utilizadas, análise harmônica, etc.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    onipotente
    É verdade, cara. Isso porque numa tab você tem apenas a indicação das notas da música, mas não há nenhuma referência à velocidade da música e duração de cada nota. Sendo assim, você só vai conseguir tocar a música corretamente se conhecê-la. A partitura, por sua vez, é completa. Traz indicação das notas, andamento da música, duração das notas, etc... Então, se você souber lê-la, poderá tocar perfeitamente uma música, sem nunca tê-la escutado.

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Partitura dá liberdade na digitação

    Igor Martins
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Sim, tem varias coisas q nao aparecem nas tablaturas.
    Alem disso, se vc souber BEM partitura pode ateh saber o melhor lugar do braço para solar, as repetições.. etc.
    Eu toh tentando aprender, o q me ferra é saber as notas heheheheheh isso eh complicado olhar e ver o q eh, mas no final eu sei q vai compensar

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LeandroPanucci
    Bom, levando em consideração a interpretação, concordo contigo. Apesar de que existem alguns sinais que sugerem uma interpretação.

    Igor Martins
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    A divisao ritmica eh estremamente importante. Tem coisas sutis q fazem soar a musica estranha.
    Nunca teve a impressao de "bah.. as notas tao certa, mas tem algo estranho"?.. pois eh partitura ajuda muito.

    Fora tb. os diferentes tipos de batidas, etc.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    BlaCk LaBeL

    Então, por isso que disse que é uma "meia verdade". O computador é a prova disto.

    FernandoAKR
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    onipotente

    Pega um Programa chamado Guitar Pro,nele vc dah pra v por tablatura e partitura.Além do q na propria tb jah tem a divisaum ritmica!Ou seja,fika muito mais facil pra vc q eh iniciante valew?

    Flws

    luksclt
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: luksclt
    · votar


    muito relativo isso, mas concordo com o leandro em termos de musicalidade isso vem de cada um não da tablatura ou partitura, mas conhecimento sempre é bem vindo :)

    onipotente
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    NOSSA... Quero agradecer a todos q postaram aqui, vcs tiraram muitas duvidas que eu tinha, se alguem ainda quer acrescentar alguma coisa, fico agradecido.

    gustavo macaco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    é, pegada conta muito mesmo

    Mr Mister
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    É importante conhecer com profundidade o instrumento, além das técnicas, escalas utilizadas, análise harmônica, etc
    (2).


    puto eu fiquei quado tocaram simphony-x com 5 minutos de leitura....

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Cyber Vegeta
    · votar


    mas pra guitarra, uma partitura não é o suficiente pra vc tocar sem nunca ter ouvido a musica, ou estou enganado?
    ou pelomenos uma partitura com simbolos especificos para guitarra...... pq se não, acho que não daria pra representar bends, slides, vibratos, alavanca, etc, na partitura, ou estou enganado?(só sei o basico mesmo de partitura.. talvez eu esteja viajando aqui hehe)

    outra coisa, vou aproveitar o topico aqui pra fazer uma pergunta: a partitura consegue representar a batida de uma música?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    Cyber Vegeta

    Dá pra representar graficamente as técnicas da guitarra.

    O que eu digo é que eu posso ler a mesma música que você, tocarmos juntos, mas os dois ainda serão diferente.


    Não estou abominando o estudo da partitura, muito pelo contrário. Mas temos que ter a conheciência de que não é apenas a partitura que pode fazer um músico, existe estes fatores que mencionei.

    onipotente
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Aí... Como eu posso aprender a ler partitura? Tem algum site, livro ou programa que eu possa usar pra aprender?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Partitura