Escalas - Utilizando o Círculo das 5as e 4as

Autor Mensagem
eeevee
Veterano
# jul/06
· votar


sobrevivente
não entendi bem essa tua pergunta...

SRV5150
Veterano
# jul/06
· votar


LeandroPanucci
Sem contar q o ciclo de 4 e 5 é legal pra descobrir notas out... tipo tocando a escala da 4 em cima da tônica ainda soa inside, agora a quarta da quarta já aparece uma nota fora... e a quarta dessa mesma vai aparecer mais uma nota out... até chegar no ponto q todas notas soam out... é só montar o ciclo e descobrir... isso pelo menos com pentas... eu acho essa manha pra soar fusion muito massa!!!

sobrevivente
Veterano
# jul/06
· votar


eeevee
não entendi bem essa tua pergunta...

E eu não entendi muito desses ciclos aí... Heheheheh

É que assim: Eu posso obter outras escalas maiores, a partir de uma escala (nesse caso a escala de C) certo?

Porém, essas outras escalas que eu consigo, todas tem a ver com a escala inicial (escala de C)?

LeandroP
Moderador
# jul/06
· votar


sobrevivente

Valeu o toque da escala de Ab. Não tinha visto e corrigi.

Quanto a escala de F, ela não é formada pelo círculo das 5as. Ela é formada no círculo das 4as e é a primeira a apresentar o sinal do bemol.

Veja que pelas 5as, partindo de C, são adicionados o sinal de sustenido. O primeiro com 1 # é o G (5a de C). O segundo 2 # é o D (5a de G). O terceiro com 3 # é o A (5a de D), e assim por diante.

No círculo das 5as você encontra as escalas de C, G, D, A, E, B, F#, C#

No círculo das 4as você encontra as escalas de C, F, Bb, Eb, Ab, Db

Perceba a lógica da coisa. A escala de C maior é a única que não contém nenhum sinal; as escalas partem dela.

A escala menor relativa (menor natural) você constrói partindo do VIº grau (6a nota) da escala maior. Logo, a quantidade de acidentes (# e b) e as notas acidentadas são as mesmas da maior, porque você está partido da 6a delas pra formar a escala menor.

Ex.:

C - D - E - F - G - A - B - C

Partindo da 6a nota, você tem a menor relativa - Escala de Am:

A - B - C - D - E - F - G - A


Tomando como exemplo uma outra escala com acidentes, pegamos a escala de E, que tem 4 sinais de #:

E - F# - G#- A - B - C# - D# - E

partindo da 6a nota (VIº grau), temos a escala de C#m:

C# - D# - E - F# - G#- A - B - C#


Note que a quantidade de acidentes e as notas acidentadas são as mesmas. O que mudou foi a ordem das notas, alterando também a formação da escala nos intervalos.

LeandroP
Moderador
# jul/06
· votar


SRV5150

Valeu o toque. Vou estudar isso :)

sobrevivente
Veterano
# jul/06
· votar


LeandroPanucci

Acho que estou começando a entender:
Eu percebi então que para formar todas as escalas de todos os tons, é necessário usar os dois ciclos, pois uma complementa a outra, não é isso?

Perceba a lógica da coisa. A escala de C maior é a única que não contém nenhum sinal; as escalas partem dela.

Então eu obrigatoriamente, ao usar esses ciclos, tenho que usar a escala de C para obter as outras (porque é a única que não contém acidentes)?
Não poderia usar uma outra escala por exemplo a escala de D?

Muito obrigado pela atenção!

sobrevivente
Veterano
# jul/06
· votar


Um up para não cair no esquecimento...

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


Em instrumentos temperados, como no caso da guitarra, as duas são a mesma nota E# = F

Mas em termos de escala não são.

como assim, já ouvi falar isso mas não entendo direito, alguém pod me explicar?

Belloni
Veterano
# jul/06
· votar


Busca!

LeandroP
Moderador
# jul/06 · Editado por: LeandroP
· votar


sobrevivente
Não poderia usar uma outra escala por exemplo a escala de D?

Poderia. Mas você deve saber que esta escala já tem 2 sinais de #, um do F# e outro no C#:

D - E- F# - G- A - B - C# - D

Se você partir da 5a de D pra contruir a outra escala, a outra terá os mesmos # de D, mais 1 #, ou seja, 3 sinais #

5a de D:

A - B - C# - D - E - F# - G# - A

O círculo das 4as e 5as cobrem todas as escalas maiores, e obviamente as suas relativas menores.

Perceba quando ler uma partitura, a quantidade de acidentes (# ou b) que ela possui logo na sua armação, além da posição dos mesmos. Partindo disso você sabe a tonalidade da música.

Fabio Giavoni
Em instrumentos temperados, como no caso da guitarra, as duas são a mesma nota E# = F

Mas em termos de escala não são.


A guitarra e o violão possuem trastes que limitam a execução das notas em intervalos de no mínimo um semitom. Quando não possui trastes, você pode tocar até 1/4 de tom. Coisa que na guitarra você só consegue através de micro-bends (um bend pequeno, quase um vibrato).

Tanto pra intrumentos temperados ou não-temperados, a notação E#, dependendo da tonalidade, deve ser considerada. Tanto no papel como na prática, o uso deles está apoiado numa lógica, que por hora não vale a pena se aprofundar neste tópico (e nem eu tenho gabarito pra explicar isso).

sobrevivente
Veterano
# jul/06
· votar


LeandroPanucci
Beleza cara, agora eu entendi! Muito obrigado! /o/

Sérgio_BH
Veterano
# set/06
· votar


Olá pessoal estou chegando agora e espero aprenderem muitos com vcs e dar algumas dicas tb.

ESCALAS MAIORES

São 7 notas musicais C D E F G A B – Vcs tb já estão carecas de saberem....

Como vcs já sabem tb a escala padrão para os intervalos das escalas maiores e a de C, (C D E F G A B C) e os intervalos (T T T S T T T S) porque não tem # (sustenido) e nem b (bemol.)

Para saber de cabeça os intervalos das escalas maiores decorei a seguinte seqüência:
F C G D A E B (tem que ser no decoreba mesmo)

Pego a Tônica que desejo por exemplo D.
Antes da nota D temos a nota C, lembro da seqüência que decorei F C G D A E B e vejo a(s) nota(s) que tem até chegar a nota anterior a tônica que escolhi que neste exemplo é a nota C.
F C G D A E B

Se vcs verificarem irão ver que as notas F e C são sustenidos na escala de D.
D E F# G A B C# D - (T T T S T T T S)

Outro exemplo a escala de B:
Antes da nota B temos a nota A.
Lembro novamente da seqüência F C G D A E B vejo as notas que tem até chegar a nota A
F C G D A E B

A escala de B fica assim:
B C# D# E F# G# A# B - (T T T S T T T S)

Se fizerem com todas as outras notas irão ver que dar certo.

Bom pode parecer complicado mas está foi a melhor forma que achei para lembrar rápido dos intervalos das escalas maiores e de cabeça, espero que seja útil para alguém tb como foi para mim.

A dica do Leandro Panucci é manero tb, mas como me adaptei melhor desta forma achei interessante passar para vcs.

Inté,
[/b][b][/b][/u][b][u]

fabricio abreu
Veterano
# jan/07
· votar


blz galera? descupa ressusitar o topico...

mas tenho uma duvida:
um tempo atras me apresentaram esse circulo das 4as e 5as mas nao sabia esta utilidade pra escalas muito interessante...
me mostraram esse circulo n°1 pra progressoes (acho q e essa palavra) e tipo o professor foi montano outro circulo n°2 e acrescentano acordes preparatorios (os que chamam o proximo...) entre os acordes do circulo n°1...
nao sei si expliquei bem mas por fim ele fez dois circulos e nao me lembro a sequencia
alguem sabe o q estou falando e simples...
postem ai
ele ate tocou 1 musica do caetano que rodava o circulo essa aki:

D7/9 G7 D7/9 G7
De noite, na cama, eu fico pensando
D7/9 G7 D7/9 G7
Se você me ama, e quando
D7/9 G7 D7/9 G7
Se você me ama, eu fico pensando
D7/9 G7 D7/9 G7
De noite, na cama, e quando
D7/9 G7 G7 D7/9 G7
De dia eu faço graça pra não dar bandeira não deixo você ver
C7/9 F7
De dia tudo passa como brincadeira
Bb7/9 Eb7/9
Por longe de você
Ab6/7 C#7/9
Por onde você mora, pára e se demora
F#6/7 B7/9
Por hora não vou ter coragem de dizer
E7/9
Mas há de haver a hora
A7
Se você for embora, agora...


entenderam? podem me explicar?
valew galera

Saulin
Veterano
# dez/08
· votar


Faltaram as de Ré bemol, Sol bemol e Dó bemol

Db - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C - Db (5 bemóis) Enamônica com a escala de C#

Gb - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - F - Gb (6 bemóis) Enamônica com a escala de F# e sua relativa menor.


Cb - Db- Eb - Fb - Gb - Ab - Bb - Cb (7 bemóis) Enamônica com a escala de B ||.

Por questão de tempo Dó = C e etc. Lembrando que não se deve fazer isso já que C = Acorde de Dó maior e etc.

GuitarUser
Veterano
# dez/08
· votar


fodero

Matheus xD
Veterano
# jan/09
· votar


Lindo, lindo. Quem criou isso ?
Genial, tem mais informação de onde saiu essa ?

Matheus xD
Veterano
# jan/09
· votar


up ↑

fill.zanchez
Veterano
# mai/09
· votar


Galera, levando em conta que não existe mi# e si#, não seria melhor ao invés de usar as escalas de fá# e de dó# (círculo das 5ªs) onde essas notas aparecem respectivamente, usar as escalas de solb e réb (círculo das 4ªs) que são enarmonicas, porém seguem ao padrão de grafia?

LeandroP
Moderador
# mai/09 · Editado por: LeandroP
· votar


fill.zanchez

Mas EXISTE sim E#, Fb, B# e Cb... então não dá pra levar em conta que não existe.

fill.zanchez
Veterano
# mai/09
· votar


LeandroPanucci
Putz tava dando uma estuda aqui... E não é que existe mesmo!!! Aprender errado é uma m... Meus profs sempre falaram "não existe". =/

qew
Veterano
# mai/09
· votar


LeandroPanucci

Nossa cara, tópico de 2004, e de lá até hoje você respondeu a todas as duvidas do pessoal, mesmo depois de quase 5 anos da criação do tópico... Muito legal ver isso! Tá de parabéns mano!

LeandroP
Moderador
# mai/09
· votar


fill.zanchez

Relax... Então também não acreditava ;)

qew

Valeo mano! Enquanto eu puder fazer isso...

André Slash
Veterano
# mai/10
· votar


Up! Quem ainda nao sabe usar os ciclos, aprende aqui!
Super útil esse tópico! UUP!!

luquinhas12
Veterano
# mai/10
· votar


uma duvida,não sei se já foi postada...

Se tivermos um Cb(Dó bemol) já que não existe um si sustenido,se tornaria que nota?Si?isso não estaria incorreto?

hehe,achei duvida onde nao tinha,mas...
abraços

André Slash
Veterano
# mai/10
· votar


luquinhas12
Existe B# sim cara! É mania desses professores ai falar que não tem!

locaosks
Veterano
# set/10
· votar


como eu acho q tem muita gente que naum manja disso ainda (eu mesmo aprendi recentemente hehe) taí meu UP!!

Esse merece.

LeandroP
Parabéns velho, a cada tópico uma aula! Brigadaço cara, quase não posto dúvidas aqui por tua causa cara...rsrsr

luquinhas12
Mania desgraçada desses professores de falar que não tem!
Na prática a nota q vc vai tocar será a mesma, mas no papel cara tem que seguir as "regrinhas" e algumas escalas irão ter de utilizar (Cb...E#...) isso aparce pra cacete em partituras.

AbçO!!

blonski
Veterano
# nov/10
· votar


LeandroP
Sérgio_BH

Muito obrigado, estou decorando as escalas maiores, arpejos e pentatônicas, e as explicações foram muito úteis, ajudando a compreender melhor. Muito Obrigado !

blonski
Veterano
# nov/10
· votar


No ciclo de 4ªs tem as respectivas enharmônicas

Db – Eb – F – Gb – Ab – Bb – C – Db ( 5b )

Gb – Ab – Bb – Cb – Db – Eb – F – Gb ( 6b )

Cb – Db – Eb – Fb – Gb – Ab – Bb – Cb ( 7B )

slow17
Veterano
# nov/10 · Editado por: slow17
· votar


sobrevivente
Não entendi a sua duvida muito bem. MAs vai lá
As escala de F(maior) segue pelos b (bemois)

F - G - A - Bb - C - D - E - F

E a questão de se chegar a outras escalas atraves da escala maior é possivel sim. VAmo a escala menor

A escala maior tem uma escala relativa menor no seu 6º grau ou seja:

C D E F G A B

então teriamos a escala de A menor (sabendo que os Tons e Semitons da escala menos seguem o seguinte T T ST T T ST T os semitons se encaicham entre oo 2º e 3º e 5º e 6º)

A B C D E F G

Leia com atenção!
[b]obs:[b] a escala menor que se deriva da maior vão ter as mesmas notas somente os semitons vão encontrar em graus .

slow17
Veterano
# nov/10
· votar


HSUSSHu brisei . Não vi que já tinham respondido sua pergunta. só vi a primeira pagina.. haha malz aew!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas - Utilizando o Círculo das 5as e 4as