Agathis/Arch, que madeira é essa ?

    Autor Mensagem
    Seattle
    Veterano
    # nov/04


    Tenho uma Cort M-200, no site diz nas características que o corpo é de mogno, mas depois diz que é de Agathis/Arch, que raio de Agathis é esse ?

    Abaixo como aparece no site:

    "As guitaras da série M se baseiam em um design clássico de corpo. Combinando certos elementos como corpo de Mogno"

    * Corpo - Agathis/Arch
    * Braço - Hard rock Maple
    * Escala - Rosewood
    * Ponte - Stop tailpiece & Tune-O-Matic

    http://equipo1.locaweb.com.br/produto.aspx?cdmodel=M 200&cdmarca=CORT&linha=18&tipo=229&estat=2

    Seattle
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    http://equipo1.locaweb.com.br/produto.aspx?cdmodel=M%20200&cdmarca=COR T&linha=18&tipo=229&estat=2

    Passoka
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Deve ser Agathis Archtop. Não sei, mas toda guitarra de agathis que toquei achei com som apagadão. As de Basswood achei bem melhores.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Agathis é um tipo de madeira indonésia semelhante ao cedro mas de qualidade um tanto inferior à este. Verifique se esta guitarra não é de compensado, pois quando nas especificações vem escrito Agathis/Arch (ou X/Y), às vezes isto se refere à composição do compensado.
    Abç

    Passoka
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Então, vi lá no site da Cort e diz só Agathis, não vi nada de ARch. Por isso olhei a foto e parece mesmo que o top é abaloado. Por isso chuto que seja por causa do archtop.

    Aliás, as guitarras de cedro puxam pra que tipo de timbre?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Passoka
    Semelhante ao mogno mas mais brilhante. Médio grave, dependendo da forma de construção.
    Abç

    Seattle
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Po como eu faço pra descobrir se essa guitarra é de compensado ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Abra o compartimento da parte elétrica e verifique as bordas da madeira do corpo, se ela tiver linhas grossas e bem pronunciadas, muitas vezes de côr e consistência diferente, é compensado. Mas essa guitarra aí não é compensado não, aliás é um bom instrumento!
    Abç

    Malfeitor
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    iae cara...posso te fazer duas perguntas?
    (primeira)A Epiphone les paul studio eh de boa qualidade?

    (Segunda)vc trabalha em q parte do rio???pq eu tb sou do rio
    mas só conheço um luthier....e to precisando de uns reparos

    Malfeitor
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    mas o cara demora mt hehehe

    maggie
    Veterana
    # nov/04
    · votar



    Nombre Comercial: Agathis (Almaciga, Dakua, Damar Minyak)

    Nombre Científico:
    Pericopsis elata (Afrormosia elata)
    Afrormosia (CITES Appendix II)
    Agathis damara
    Agathis borneensis
    Agathis labillardieri
    Agathis celebica

    Región de Origen: África



    mais detalhes

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    maggie
    O Agathis é também encontrado em Bornéu, Sumatra .Malfeitor
    Uma vez vim à SP e comprei uma guitarra destas para um amigo.
    Achei o acabamento legalzinho, mas a madeira do corpo achei não muito boa, leve demais. Os captadores e tarrachas são os mesmos da Standart, cabe um "up-grade".
    Meu e-mail é mlbertola@hotmail.com (não vou colocar endereço e/ou telefone pois não seria ético de minha parte).
    Abç

    Malfeitor
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    ok

    Praxis
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Desculpem ressucitar este tópico antigo, mas as BC rich antigas que valem hoje em torno de 5 mil reais usavam esta madeira Agathis. Será que dependendo do lugar nao pode ser considerado uma madeira nobre?

    Só pegar por exemplo o Mogno, uma madeira excelente, mas o MOGNO koreano é mil vezes inferior ao mogno americano. Pelo menos se tratando de guitarras. Já tive 3 guitarras em mogno Koreanas, as guitarras pesavam uma PLUMA.

    buddy guy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Praxis

    Vai gostar de falar de páu assim pra lá. Putz 2004 !!!!!!!!!

    Praxis
    Veterano
    # out/09
    · votar


    buddy guy > Ok além de Guitarristas temos Piadistas por aqui. O assunto é sobre Madeira, Agathis no caso. Se já existia um tópico sobre o assunto não a motivos para eu criar outro, é o procedimento correto, por isso existe a BUSCA.

    Estou falando sobre madeira, assunto pertinente quando se trata de GUITARRA. Agora se queres falar de PAU, aconselho você a ir no site www.tonante.com.br

    buddy guy
    Veterano
    # out/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Praxis

    Mauricio Luiz Bertola

    Agathis é um tipo de madeira indonésia semelhante ao cedro mas de qualidade um tanto inferior à este.

    O Agathis é também encontrado em Bornéu, Sumatra

    Semelhante ao mogno mas mais brilhante. Médio grave, dependendo da forma de construção.

    Cara na boa,acho que sobre esta madeira em questão,o Bertola já falou o que cabia sobre,ou não? Além mais,ressucitar um tópico de 2004 só para falar o que vc disse,não sei o que isto vem acrescentar,não consegui entender:

    "Só pegar por exemplo o Mogno, uma madeira excelente, mas o MOGNO koreano é mil vezes inferior ao mogno americano. Pelo menos se tratando de guitarras. Já tive 3 guitarras em mogno Koreanas, as guitarras pesavam uma PLUMA". (Praxis)

    "Será que dependendo do lugar nao pode ser considerado uma madeira nobre?"(Praxis)

    Nesta aqui,não consegui entender se esta pergunta é relevante ou não. Uma vez que por dedução a resposta me parece óbvia !!!

    Podia ter sido mais objetivo e menos sucinto,não acha? Pois assim sendo,fica mais fácil da gente entender,qual sua dúvida e objetivo ao desenterrar um tópico de 2004 !!!!!!!!

    alissonlich
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    a serie M da cort é de mogno mano...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Agathis/Arch, que madeira é essa ?