Abaixando a Ação da Cordas!!

    Autor Mensagem
    Bishop
    Veterano
    # nov/04


    Galera, meu tio me deu uma Giannini LesPaul veia dele q nao usava a ums 7 anos, ela tem ums 10 anos no mínimo, mas ta novinha, só as cordas e as capinhas cromadas dos captadores q estavam pretas de ferrugem mesmo, mas ao trocar as cordas percebí q a açao das cordas estava bem alta(n estava empenada)o q dificulta eu solar, e quería saber como eu faço para abaixar a ação das cordas da guitarra? Ums me falam q é só mexer no tensor, outros dizem q tem q mexer na ponte, etc... O q se deve fazer??

    Ahh, o q é capotraste?

    vinsanity
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    mexer no tensor pra baixar as cordas? eu hein

    normalmente é na ponte que se faz isso

    Bishop
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    vinsanity
    "mexer no tensor pra baixar as cordas? eu hein "
    E olha q foi um cara q intende q me disse isso. Mas vai saber né...

    "normalmente é na ponte que se faz isso"
    E se a ponte for fixa?

    vinsanity
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    pode ser que eu esteja errado... mas se o braço está reto, sem problemas, nao tem nada que mexer no tensor... mas sei la, nao sou luthier...

    eu nunca mexi nisso na minha strato, só na outra que tem ponte flutuante... mas de qualquer forma, deixa alto mesmo que é melhor hehe

    Tomcat
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Leva num luthier.

    jmorello
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tensor?? fala sério!! quem foi o louco q te disse isso??? e na ponte, já baixei o da minha guitarra, mais fica ligado pq se baixar demais ela fica trastejando.. abraço..

    Tomcat
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    jmorello

    Lógico q dá!
    Se nao me engano eu ja lí uma materia na GuitarPlayer q eles costuman a baixar a açao das cordas mexendo no tensor:

    Revista GuitarPlayer 101, teste da Giannini Strato:

    "A guitarra veio equipada com encordoamento Giannini de calibre .010. A regulagem padrão de fábrica estava correta, mas resolvemos baixar a ação de cordas com um leve aperto no tensor e um ajuste da ponte do instrumento. A pegada da Supersonic é confortável e macia. É muito rápido se acostumar com o contorno do instrumento e a posição dos controles."

    Entre lá no site dele(GuitarPlayer) q tá lá a metéria.

    SoldierOfFear
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Seu toscos! Ele não quer baxar as cordas e sim a tensão(ação)

    Tomcat
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    SoldierOfFear

    Ele quer abaixar a AÇÃO DAS CORDAS!!!!!
    Se tu não sabe, abaixar a ação das cordas nao tem nada haver com tensao, n fala besteira nao!
    Todo mundo q entende de guitarra sabe q abaixar a ação das cordas é diminuir a distancia das cordas pra escala!!
    Sacô, toscão!

    Hitcher
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tomcat
    "Se tu não sabe, abaixar a ação das cordas nao tem nada haver com tensao, n fala besteira nao!
    Todo mundo q entende de guitarra sabe q abaixar a ação das cordas é diminuir a distancia das cordas pra escala!!"
    Certíssimo.
    Bishop
    A primeira coisa a fazer, depois de ter certeza que o braço está bom (não está torcido e nem empenado) seria abaixar a ponte. Verifique tb se as cordas na primeira casa estão numa altura confortável. Lembrando sempre que, quanto mais baixa a ação, maior a probabilidade da guita apresentar algum trastejamento. Depois de ter feito isso, aí sim seria a hora de dar uma compensada no tensor, SE FOR NECESSÁRIO.
    Quanto mais reto o braço ou tendendo a curvar para trás (convexo), mais alta deverá ser a ação das cordas para que não haja trastejamento. O ideal seria o braço com uma leve, bem leve mesmo, curvatura para frente (côncavo) para permitir a ação mais baixa possível. Lembre-se tb que, de uma maneira geral, as Les Paul apresentam uma performance melhor com uma ação média, apesar disso não ser uma regra.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Alguém já regulou altura das cordas em Fender American Standard? De quantos milímetros é a chave allen? Vou ter que comprar essa merda... Hehehehe!

    zeh_guitatosca
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    a minha tah trastejando, as cordas taum bem baixas, como faz pra regulah? eh soh girar akeles parafusos q tem na parte d trás da ponte?

    Climzirus
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    zeh_guitatosca
    atelier cara.......eu num arriscaria mecher naum!! a minha guita levei no atelier e expliquei pra ele como queria pra que tipo de som, encordoamento e tudo mais!!

    Tomcat
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Climzirus
    "atelier cara.......eu num arriscaria mecher naum!! a minha guita levei no atelier "

    Atelier?!? Não sería luthier não.

    zeh_guitatosca
    Leva num Luthier.

    qew
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    atelier cara.......eu num arriscaria mecher naum!! a minha guita levei no atelier e expliquei pra ele como queria pra que tipo de som, encordoamento e tudo mais!!

    up

    huahauhauahUHAUhauhuhauHAUhuahUAHuhauahua

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Abaixando a Ação da Cordas!!