Tipos de ponte

    Autor Mensagem
    HuD
    Veterano
    # out/04


    Alguém pode me falar os tipos de ponte que existem e o que cada uma "faz"?
    Outra coisa, eu estou começando a tocar guitarra agora (toco violão faz 1 ano), o que uma guita precisa ter pra ser boa para um iniciante? O que vocês recomendam?

    Valeu!

    Dark Avenger
    Veterano
    # out/04
    · votar


    HuD
    Floyd Rose: Ponte flutuante com micro afinação. Eh a ponte mais precisa e a que desafina menos, mas se estourar uma corda todas as outras desafinam. Se vc quer tocar metal ou qualquer estilo que de muita 'alavancada' ela eh recomendada. Se vc mudar o calibre das cordas tem que regular ela.

    Trêmolo: Eh uma floyd rose sem microafinação e tambem não eh flutuante. Eh a ponte das Fenders strato.

    Tune o'matic(acho que eh isso): Eh uma ponte fixa. Não tem alavanca e eh a que menos precisa de regulagem e a que menos desafina. Eh a mais 'pluga and play' das pontes.

    HuD
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Dark Avenger

    Valeu cara! Ponte flutuante é ponte que tem alavanca? Pra que serve microafinação?

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Jaum_Paulo
    · votar


    Trêmolo tb tem alavanca, mas geralmente não presta!

    etnanot
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Jaum_Paulo
    Poderia exemplificar o pq não presta?, o cara ve Eric Clapton, Malmsteen entre outros tocando com tremolo ele vai ficar atrapalhado!

    HuD
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mas pra que serve microafinação? Alguém responde a minha pergunta sobre guitarra pra iniciante por favor

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # out/04
    · votar


    HuD
    cara, se tu for tradicional tu usa uma strato com uma ponte tremolo mesmo, somente as fender americanas top de linha aguentam alavancadas de tudo quanto é jeito sem desafinar

    a floyd rose é mais confiavel em qualquer guitarra, mas tem muitas q desafinam tb, e se tu não quiser passar trabalho não vale a pena ter uma

    e quem diz q a ponte "tremolo", como chamam (pra mim ela é fixa) , e diz q é porcaria é pq não presto atençao em como o yngwie malmsteen caga a pau a ponte e não acontece nada. O blackmore tb, esse até chutava a guitarra e não desafinava. Mas o ganhador de todos os premios é Stevie Ray Vaughan, pois ele tinha um fender ano 59, ele segurava a guitarra pela alavanca e batia a guitarra no chao e nos ampli e não desafinava nem para os ouvidos exigentes. mas todas eram fenders...

    mas agora me diz???? nunca ouvi falar q uma floyd rose aguenta esse tranco... mas se alguem souber me avisa

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/04
    · votar


    nunca ouvi falar q uma floyd rose aguenta esse tranco... (2)

    pode crer, ja vi muitos guitarristas fazendo coisas muito loucas com suas guitarras com tremolo, e não desafinavam...

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    A trêmolo tem alavanca, mas a maioria desafina demais quando vc usa.

    oak
    Veterano
    # out/04
    · votar


    das pontes de guitarra de metalero ja falaram, agora vamos pras pontes de gente :)

    tune-o-matic: eh bastante usada, ela eh fixa e tem 2 peças, a primera (tailpiece) onde a corda fica presa e a segunda (tune_o_matic) onde vc pode regular a altura das cordas. minha preferida :D

    tem tambem uma que eh soh tailpiece, sem o tune-o-matic, tipo ponte de violao

    bibsby, a mais linda de todas, e tipo um tremolo, ela eh gigante, eh geralmente usada em guitarras hollow body, mas ja vi ela em otras, tipo les paul (neil young), sg (angus young), e fender telecaster

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Não recomendo para um iniciante a compra de uma guitarra com o dispositivo "Floyd-Rose" tipo "flutuante", pois os benefícios são superados pelos problemas que ela causa, sua manutenção é dispendiosa, seu material (principalmente nessas guitarras mais baratas) é ruim, e sua regulagem só pode ser feita por um luthier habilitado.
    Se vc é iniciante, só possui uma guitarra, compre uma guitarra com ponte fixa (sem alavanca), ou com uma ponte "vintage" (estilo Fender tradicional) e peça ao seu luthier para regulá-la e/ou bloqueá-la.
    Não esqueça que QUALQUER instrumento, mesmo novo, deve ser levado à um luthier para uma regulagem geral, caso contrário vc arriscasse a perder seu investimento.
    Abç

    Isengard
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Hud, eu tenho uma eagle, comprei ela quando estava começando a tocar, ela tem ponte estilo da fender, a minha nao desfinava muito, depois eu comprei uma guitar com floyd rose, pois eu curto os efeitos, mas eu te acomselho a comprar uma ponte fixa ou uma wilkson

    HxCx
    Veterano
    # out/04
    · votar


    bigsby, a mais linda de todas, e tipo um tremolo, ela eh gigante, eh geralmente usada em guitarras hollow body, mas ja vi ela em otras, tipo les paul (neil young), sg (angus young), e fender telecaster[i][/i]

    paulgilbert
    Veterano
    # out/04
    · votar


    HxCx
    eh feia

    HxCx
    Veterano
    # out/04
    · votar


    paulgilbert
    é nada.....

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    HxCx
    eu adoro tudo q tem nas telecaster, principalmente o único captador!!!

    janick
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Adriano Medeiros
    ja paro p pensar q a ponte tremolo do malmsteen deve ser centenas de vezes melhor q a sua e q ele usa tarrachas blindadas q nao perdem a afinaçao por nada?
    qlqr ponte eh boa, dependendo da qualidade... mas dai ql eh a melhor p a pessoa vai do gosto dela

    Kshiroh
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pedindo pra um Luthier bloquear a ponte, dá para retroceder esse processo caso necessite? Guitarristas-Base também utilizam muito a ponte?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tipos de ponte