Afinador pra guitarra: analogico ou digital?

Autor Mensagem
6070
Veterano
# abr/07
· votar


Desculpe não sou digno de falar com "Deus" do afinador digital...

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


6070

Sério meu, eu não estou te entendendo. Você vem aqui, armado de ironias e comentários agressivos, e simplesmente parece ignorar tudo o que eu disse. REPITAMOS:

1. Em momento algum eu afirmei que "afinador digital é melhor".

2. Você citou um afinador digital como exemplo de afinador analógico, que é sensívelmente superior.

Não precisa me agredir. O problema é que você está atacando a MIM (falácia do argumento ad hominem), ao invés de esclarecer por que você citou um afinador digital como sendo visivelmente superior. Repitamos mais uma vez:

Você citou um afinador digital como exemplo de afinador analógico, que é sensívelmente superior.

Se a diferença é tão evidente, por que você cometeu tal engano? Esclareça isso, ao invés de me atacar aleatoriamente. Contenha a sua agressividade. Sejamos racionais!

Ultra.Fuzz
Veterano
# abr/07
· votar


Bom, eu sou contra grandes discussões non-sense - mas também sou a favor da informação, por isto entrei no tópico e postei.

(Pelo menos o tópico é sobre afinadores, o que "já é um plus" nesse caso, mas igual...)

Eu não sei se existem afinadores com sistema de detecção de notas analógico, sei sim que existem afinadores com agulha - e que, pelo menos em maioria (pra não dizer totalidade), usam sistema digital para reconhecer as notas e passam o sinal para a agulha.

Afinador "true" mesmo é diapasão (de metal) - esse, eu garanto, não é digital (nem analógico).

Já mostrei um exemplo de afinador digital com visor que é muito mais preciso que outros afinadores, tanto digitais com agulha como digitais com visor. *Peterson StroboStomp - precisão de + ou - 0.1 cent*

Já mostrei outro exemplo de afinador digital com visor que (ao tanto que vejo) é tão preciso quanto afinador digital com agulha. *Korg DT-10 ou DT-10BK - precisão de + ou - 1 cent*

A questão da agulha ser mais precisa é questionável quando levamos em conta que dois afinadores (um de agulha e um com visor) tem a mesma precisão (+ ou - 1 cent) nas especificações técnicas. Este tal lag entre uma nota e outra ou para reconhecer uma nota, pode portanto acontecer em qualquer dos dois casos e depende mais do sistema e de sua rapidez para apresentar a representação (na agulha ou no visor).

Encerro aqui minha participação, pois não creio eu que tenha qualquer coisa mais a dizer que tenha sentido, traga benefício e/ou informe.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# abr/07
· votar


Ultra.Fuzz
Ah sim, existem aquelas guitarras e baixos com trastes que vão progressivamente se curvando... Mas não sei até que ponto aquilo é realmente confortável.

Soulface
Eu ia citar exatamente isso.
Eu tenho uma guitarra com esse sistema. O CFS (Circle Fretting System), e posso dizer q ao influi em nada na tocabilidade. Desafio até a qualquer aqui aqui a perceber essa curvatura à olho nu.



eu já toquei em duas history que tem isso e fui saber só depois de ter tocado! até fui na loja olhar pra ver se percebia mas a olho nu realmente não dá pra ver nada de diferente

UGO_RJ
Veterano
# abr/07
· votar


ou seja...

o melhor é Analogico

mas o Digital tem melhor Custo Beneficio

pronto, discussão encerrada

makumbator
Moderador
# abr/07
· votar


Também temos que levar em conta a qualidade dos afinadores analisados, dizer que um afinador digital é ruim sem levar em conta a marca é desonesto. Por exemplo, tive um Dolphin digital baratinho que era um lixo, fiquei com ele menos de um mês. O afinador não conseguia captar a nota, fosse ligado direto ou no mic, e o leitor dançava muito, pegava harmônicos...ou seja, inútil. Depois disso só comprei afinadores de marcas boas(independentes de serem digitais ou analógicos), como falei antes tenho um OT 12 da Korg(ponteiro analógico) que é top de linha, mas já afinei em um seiko todo digital de um amigo que era tão bom quanto o meu analógico

T-head
Veterano
# abr/07
· votar


não sei ao certo, mas um amigo meu (véio de carrera já, é luthier, técnico em eletrônica...) falou que afinador com ponteiro digital (aquele com visor de cristal líquido) não presta, tem que ser ou led ou aquele ponteiro mecânico, não importando se o circuito é analógico ou digital

é issa ae, flw

6070
Veterano
# nov/07 · Editado por: 6070
· votar


Bog
Ultra.Fuzz

two
Veterano
# nov/07
· votar


shark hxcx tanto faz, digital ou analógico ele vai fazer a mesma coisa.

Bog
Veterano
# nov/07 · Editado por: Bog
· votar


two

Cara, o tópico é velho já... Sabe-se lá por que diabos o outro ali ressuscitou ele - e sem dizer uma palavra!

two
Veterano
# nov/07
· votar


Bog
é viajei nessa!

Bog
Veterano
# dez/07 · Editado por: Bog
· votar


6070

Resposta errada. Eventualmente eu toco em barzinhos aqui em Tokyo. Mas só violão. :)

PS - E você até hoje não explicou como pode se confundir e citar um afinador digital como se fosse analógico. Afinal, se a diferença era tãaaao grande...

Zeraus
Veterano
# dez/07 · Editado por: Zeraus
· votar


Bog
O meu resultado tinha sido 1.95Hz em 500Hz na época que eu fiz a brincadeira. :-)

Bem bacana essa página, fiz todos os testes! Dá até vontade de postar um tópico específico pro pessoal postar seus scores

No teste de pitch eu marquei 1,8hz

No tonedeaf 58,3% (ih que burro)

No de ritmo, 52% (ih que burro 2)

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Zeraus

Eu acho que FIZ um tópico... este tópico aqui é velho. Já mandei um "Denunciar" pros moderadores, quem sabe eles trancam logo de uma vez.

Curioso é que o cara ressucitou o tópico não para rebater argumentos, mas para fazer agressões gratuitas. Enquanto os argumentos continuam todos sem resposta.

MANFREDINI
Veterano
# dez/07
· votar


6070
caramba, você é chato e não é pouco, é do tipo de gente em que a gente fala 300 vezes, argumenta e você fica desviando assunto pra não assumir que você está falando merda

Karlay
Veterano
# dez/07
· votar


Vi que comentaram sobre a questão de calibragem dos afinadores analógicos...

Tenho um tu12h, e acho que está descalibrado (percebo que ele quando está com o ponteiro no centro, as luzes laterais não "acendem" ao mesmo tempo - A 440).

O que devo fazer?

makumbator
Moderador
# dez/07
· votar


Karlay

Tenho um Korg OT-12 que tem um procedimento de checagem de calibragem e correção(se corrige abrindo o visor e usando uma chave de philips até centralizar o ponteiro com o botão de checagem apertado). Mas não sei como é nesse Boss, veja no manual.

6070
Veterano
# dez/07
· votar


Karlay


No boss TU15 e no Korg GT120 são da mesma forma que o makumbator falou . Ajuste com uma pequena chave philips. É bom ler o procedimento no manual do seu afinador as vezes pode ser um pouco diferente.

Valeu

PAZ

Karlay
Veterano
# dez/07
· votar


Legal! VAleu. Vou procurar um manual deste modelo... é que ele é bem antigão.

makumbator
Moderador
# dez/07
· votar


Karlay

A Boss tem todos os manuais on line em PDF, mesmo dos modelos antigos(procure nos sites internacionais, como o americano, o japonês, etc...). Se não encontrar dê um toque por aqui. Boa sorte!

Karlay
Veterano
# dez/07
· votar


makumbator
Valeu pela dica... vou procurar e aviso se não der certo.
Abc!

Yuri Harrison
Veterano
# jul/08
· votar


Alguem poderia me indicar um afinador digital bom e MUITO barato, ate 50 conto?

LDC
Veterano
# jul/08
· votar


eu tenho dos dois tipos,e a afinação bate quase que exata nos dois... uso os dois só pra comfirmar e ver se ta batendo quado regulo oitavas de uma guitarra...


mas de boa.. não existe afinação perfeita

Gilbertinho
Veterano
# jan/13
· votar


Vou upat aki..
quero um afinador e tb to com essa duvida qual eh mais preciso?
Pq vou regular oitava com ele...
Alguem sabe dizer?
E esse negocio de cents q o cara ali falo como sei qual eh melhor, quando yem mais cents, explica s puder...
E da pra pergunta isso na loja, o prduto vem com essa informacao?
Vlw ai falow

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


Gilbertinho

Pode comprar um desse aqui que é bom, preciso e barato:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-506941892-afinador-korg-ca-1-vi ologuitarracavacoviolabaixo-_JM

http://www.korg.com/ca1

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinador pra guitarra: analogico ou digital?