Afinador pra guitarra: analogico ou digital?

Autor Mensagem
kaus
Veterano
# abr/07
· votar


daqui a pouco vem nego dizer que o timbre de um afinador analógico é mais orgânico que um digital hahahahaaa

cada coisa que vejo ¬¬

na real afinador digital e analógico é tudo na mesma e usar afinador na cadeia de efeitos é locura a/b box neles e pronto

*se bem que tem um planet waves aew que pareçe ser bom e TBP mas sei lá

Ultra.Fuzz
Veterano
# abr/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


thecreamofclapton
Mas isso chega a ser perceptível? Uso um Boss Tu2 e quando afino sempre me perce bom...:)

Na medida em que a guitarra raramente tem uma afinação decente (em relação a um piano por exemplo) e que se usa uma escala "temperada" (é esse o termo, certo?) que não tem as divisões em números redondos... Sim, faz diferença.

A guitarra é um instrumento "desafinado", assim como qualquer instrumento que use a escala de 12 semitons - só que na guitarra é geralmente mais perceptível. Existem alguns sistemas pra arredondar melhor a afinação e tornar a escala mais afinada num todo.

O TU-2 dizem funcionar muito bem pra palco, mas o StroboStomp é bem mais preciso (tanto que muita gente na gringa usa e diz que não volta atrás).

Geralmente a graça da música está na desafinação, mas tudo tem um certo limite.

Luthiers podem entrar em termos mais técnicos e talvez até confrontrar o que estou falando - e eu ficaria feliz de saber que existe algum tipo de avanço maior em relação a isso - mas pelo que já li e experimentei, a afinação é sempre uma coisa relativa (e cheia de divisões de semitons).

Ah sim, existem aquelas guitarras e baixos com trastes que vão progressivamente se curvando... Mas não sei até que ponto aquilo é realmente confortável.

UGO_RJ
Veterano
# abr/07
· votar


Bog
"Tem gente que não consegue nem saber se a guitarra tá afinada sem usar afinador e fica discutindo se [analógico é melhor que digital]..." =)

bom isso é verdade....

na prática não há muita diferença =)

thecreamofclapton

acho que os bons são muito dificeis de descalibrar...
eu n conheço muito de afinadores, só respondi pq analogico é sempre melhor rsrs, mas pelos preços dos analogicos bons, acho q não vale a pena n....

Raizen
Veterano
# abr/07
· votar


É muito bom...como disse tenho ele a 6 anos e sempre funcionou direitinho. Só não sei o modelo...

6070
Veterano
# abr/07 · Editado por: 6070
· votar


Mickey Mouse IV
Membro Novato

Como se você conseguisse perceber a dificuldade. Pff... ridículo.

Ridículo é vç que não consegue perceber a variação de uma porcaria de um afinador digital comparado a um analógico.

Sem comentários...[/i][i]

6070
Veterano
# abr/07
· votar


Bog
Membro[/i]

...Acho que se apegar a essa diferença - se é que ela é significativa - é excesso de preciosismo...[i]


Se vç acha legal ficar tendo problema com afinação como o tempo para afinar por exemplo que é bem maior em uma porcaria digital e a variação que não é pequena problema é seu...

Sem comentários...

Ultra.Fuzz
Veterano
# abr/07
· votar


6070
Olha só, me desculpa mas o Peterson StroboStomp tem especificações melhores que o BOSS TU-15, e o Korg DT-10 tem especificações iguais (embora a agulha talvez ajude mais que os leds).

Pode até se discutir custo x benefício, mas não é porque é analógico ou digital que é melhor - tem que ver especificações técnicas e o uso prático (e isso em relação a tudo).

Se quiser é só pesquisar nos sites dos fabricantes/manuais dos produtos ou na musician's friend. Pelo menos no thegearpage - que é o antro dos caras que se preocupam com cada detalhe de cada coisinha de tudo - muitos estavam usando o StroboStomp.

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


6070

Para que você precisa de afinador, para começo de conversa? Afina de ouvido. Se estiver desafinado, você vai perceber. ;-)

E não precisa usar esse tom agressivo comigo. Se eu tenho ouvido ruim, se me contento com porcarias digitais, o problema é meu e das pessoas que me ouvem. Que, por sinal, jamais tiveram qualquer reclamação a este respeito.

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


6070

Olha que divertido:

http://tonometric.com/adaptivepitch/

Talvez você realmente tenha um ouvido supersensível... O testezinho é bom para confirmar. O meu resultado tinha sido 1.95Hz em 500Hz na época que eu fiz a brincadeira. :-)

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


Ultra.Fuzz
Ah sim, existem aquelas guitarras e baixos com trastes que vão progressivamente se curvando... Mas não sei até que ponto aquilo é realmente confortável.
Eu ia citar exatamente isso.
Eu tenho uma guitarra com esse sistema. O CFS (Circle Fretting System), e posso dizer q ao influi em nada na tocabilidade. Desafio até a qualquer aqui aqui a perceber essa curvatura à olho nu.
Mas colocando uma régua encostada no traste, dá pra comprovar essa curvatura (posto fotos amanhã).

Mas oq eu qro dizer é o seguinte:
Qm aqui disser q percebe toda essa diferença entre afinador analógico e digital só de bater nas cordas, comece jogando sua guitarra fora!
Seja ela Ibanez, ESP, Gibson, Fender ou oq for. (Alguns modelos da Ibanez JEM tem o sistema de afinação Buzz Faiten. Esse eu fico devendo pq só li por cima e ainda não me aprofundei para ver como é feito esse esquema)
Primeiro, por tudo oq o Ultra.Fuzza falou. E depois, pq com os trastes retos, a afinação "perfeita" fica mais impossível ainda!

6070
Cara, se vc é foda tão foda assim qnto qr parecer, me manda um autógrafo?

6070
Veterano
# abr/07 · Editado por: 6070
· votar


Caras por favor!!!! não quero parecer arrogante muito menos ser arrogante!!! não sou eu que estou dizendo! ou ditando algum tipo de regra... Vão em loja e peguem dois afinadores um digital e um analógico e compare o tempo em que vç vai afinar!!!! e principalmente a facilidade de acertar todas as cordas de uma forma uniforme e fácil sem ficar vendo todas aquelas luzes piscando de um lado para o outro!!!não é o excesso dce preciosismo talvez pra determinadas pessoas não seja importante afinar rápido e sem sofrimento... mais para mim é! puts imaginem vç tocando num show...vç é pobre e podre como eu e não tem um roadie disponível do seu lado para afinar para vç!!! arrebenta uma corda vç pega outra guitarra e continua blza! e ai arrebenta a segunda corda...tá bom é muito azar mais niguém está livre e eu já passei por isso... ai vç para e fica tentando afinar com uma desgraça de um afinador que nem ele consegue se decidir se está afinada determinada corda ou não..ai vç fica lá...solta...aperta...ouvido esqueça!!!! quero ver vç afinar em um bar barulhento com monte de gente falando e musica tocando... ou melhor sua banda tentando continuar á tocar enquanto vç troca corda e afina....
Me desculpe mais não abro mão desa opinião que é pessoal minha...
ANALÓGICO SEMPRE!!!! e afinador bom tem prioridade de $$$ prefiro ter um que preste e tocar com um ou dois pedais por falta de $$ do que ter uma duzia de pedais e umafinador difital porqueira... me desculpemmm
Pedais por exemplo tenha um que preste!!!! e não 12 pedais lixo!!! pra quê?
Valeu e desculpe-me se pareci arrogante ou tão preciosista assim...

Ultra.Fuzz

Cara o StroboStomp é coisa de gringo heheh caríssimo! nunca testei mais deve ser muito bom...
Acredito que um BOSS TU15 ou um KORG analógico sejam bem mais acessíveis e se prestam "quase" da mesma forma!

Valeu

jampowguitar
Veterano
# abr/07
· votar


pra resolver isso compreo um boss tu 12-H muito bommmmmmmmm

Ultra.Fuzz
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
Legal que não afeta nada em guitarra "normal".

É que só lembro de ter visto em guitarras e baixos de 8-10 cordas, daí começa a ficar mais visível mesmo - quer dizer, pelo que lembro era esse CFS que estava sendo usado (agora to sem tempo de conferir e minha memória não é assim tão precisa, mas acho que era).

O sistema esse que é usado nas Washburn mais profissionais (e nas que citaste) eu não lembro direito como fica visualmente, mas parece bem interessante também (tanto que tem opção pra este sistema no StroboStomp).

E é mais ou menos isso que quero dizer, na verdade quem notar muita coisa em afinação e se sentir aflito por isso pode começar jogando toda a teoria da escala de 12 semitons fora e inventar uma nova! - porque mesmo chegando o mais perto possível de uma afinação constante ao longo do braço/teclado ainda assim vai haver uma pequena dissonância.

6070
Pois é, mas o Korg DT-10 não é analógico (e parece bem mais prático pra shows). :)

6070
Veterano
# abr/07 · Editado por: 6070
· votar


Korg ANALÓGICO!!!

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


6070

EU NÃO ESTOU PROVOCANDO, REALMENTE NÃO SEI EXATAMENTE, mas até onde eu sei, DT stands for DIGITAL tuner. No site da história da Korg, o DT-1 é c chamado de "digital tuner" também.

http://www.korg.com/print.html

Não estou mais entendendo nada.

makumbator
Moderador
# abr/07 · Editado por: makumbator
· votar


Acho que está havendo uma confusão entre digital e analógico aqui. Um afinador pode ter seu mecanismo de detecção e análise da nota digital, mas ter um mostrador analógico(ponteiro, ou led luminoso)do resultado. Outro afinador pode ter TUDO digital, tanto a detecção, quanto o mostrador(ponteiro digital, setas digitais, etc...)
Tenho um OT-12 da Korg(ponteiro analógico), e posso dizer que superou meu antigo Yamaha e meu Boss. Meu antigo Yamaha se confundia muito pegando harmônicos, enquanto o Korg tem regulagem do tempo de detecção(que para afinar um baixo por exemplo, fica melhor se demorar mais), afinações históricas(Werkmeister III, por exemplo, que era a mais usada por Bach, e que inclusive já usei para afinar um cravo em um festival de música antiga), calibragem de 395Hz até 499 Hz, afinação automática ou por nota fixa, emite a nota entre C2 e B7, visor luminoso, entrada de fonte, e o ponteiro pode ser calibrado com uma chave philips(a menor delas), o próprio afinador tem um teste para mostrar se está calibrado ou não.

Headstock invertido
Veterano
# abr/07
· votar


DIGITAL, COM CERTEZA, MAS SÓ SE ESTIVER EM BOAS CONDIÇÕES E COM A BATERIA NOVA, SE NÃO, DEIXA PRÁ LÁ...

Facchini
Veterano
# abr/07
· votar


Melhor afinador é o diapazão de garfo, sem mais.

Ultra.Fuzz
Veterano
# abr/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


6070
Discute com os caras da Korg então (e com as especificações técnicas também).

Bog
Yep, DT = Digital Tuner. :)

makumbator
É, eu não tenho certeza (até pensei nisso, mas considerei como "diferença entre precisão de agulha e led - representação analógica ou representação digital").

Até agora não encontrei nada que diga se o TU-15 usa sistema de detecção analógico ou digital - mas levando em consideração que ele também tem um visor que, creio eu, seria mais fácil/prático de implantar num sistema digital - é mais provável que seja digital mesmo.

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


Conforme o prometido, guitarra com CFS

Escala vista à olho nu
Alguém percebalguma diferença???

Analisando com uma régua
Agora sim da pra ver q é curvada.

Ultra.Fuzz
Veterano
# abr/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


Soulface
Até noto, mas muito pouco - e poderia ser algo como distorção na foto/etc - provavelmente não diria/notaria nada se não tivesse sido avisado.

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


Ultra.Fuzz
Como eu falei... o negócio é mínimo mesmo.
Mas conforme a proposta do sistema, todas as cordas possuem um ângulo de 90º com os trastes. Coisa q naõ aocntece em guitarras com trastes retos.

Pra qm estiver interessado, aqui tem os detalhes do CFS q a Fujigen criou: http://www.fujigen.co.jp/feature/CFS_eng.asp

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


Ultra.Fuzz

Curioso, muito curioso... O cara vem, fala da sensível superioridade do analógico sobre o digital, e cita um negócio chamado Digital Tuner como sendo analógico. Talvez a diverença não seja assim TÃO perceptível...

6070

Meu, tá lá no site da Korg. DT-1 digital tuner. Dizer ANALÓGICO em letras maiúsculas não vai tornar o negócio mais analógico. Sinceramente, acho que é tudo efeito placebo. A diferença é superevidente porque você acredita que o troço é analógico e vai ser bem melhor. É ver uma agulhinha e se sentir mais confiante. Mesmo que a tal agulhinha seja movida por um circuito digital.

Por sinal, você falou algo sobre luzinhas. Eu tenho 2 afinadores digitais, ambos da Korg, e nenhum deles funciona no esquema de luzinhas. Um deles, por sinal, chega a mostrar uma agulha desenhada (!). Coisas digitais tendem a evoluir com o tempo.

BaNdAiD
Veterano
# abr/07
· votar


o q mais me irrita em afinador é vc tocar a corda e, meia hora depois ele mostra a nota...esse atraso na leitura é um porre....

ToRReSMo
Veterano
# abr/07
· votar


uso um korg digital, que alias é muito bom, bem preciso, só não soa em alguns harmônicos, da raiva, mas ele ate que é bom.

tom_delonge182
Veterano
# abr/07
· votar


afiando ja ta bom...

6070
Veterano
# abr/07
· votar


Bog
Ultra Fuzz

Sem comentários velho! continuem usando essas drogas digitais... eu uso analógico! e como falei talvez a percpção de afinação não seja tão diferente para vçs... agora que qualquer um percebe é o tempo para afinar e a quantidade de variação em que um afinador digital tem que é um LIXO! me desculpem se isso é bom para vçs... pra mim num é!
Vão em uma loja e façamo teste antes de ficar achando daqui ou dali..

Bog
Veterano
# abr/07 · Editado por: Bog
· votar


6070
eu uso analógico!

Você falou do DT-1. Citou como exemplo de Korg analógico. O DT-1 é digital, segundo a própria Korg. DEPOIS QUE VIU QUE TINHA SE ENGANADO, EDITOU O POST, REMOVENDO A MENÇÃO AO MODELO DIGITAL ANTERIORMENTE CITADO COMO SENDO ANALÓGICO. Precisa dizer mais?

6070
Veterano
# abr/07 · Editado por: 6070
· votar


Bog

Sim vç não percebe a diferença entre um afinador anlógico e um digital...pra vç tanto faz não importa né... o digital é muito bom!!!Ahhhhhhh por favorrrrr disgusting...eu não sou nada nem ninguém para ficar falando algo! mais isso(achar que um afinador digital é melhor) pra mim é amadorismo demais! e pior naõ admitir que o afinador analógico é mais rápido, preciso e funcional!!!! e tem mais saber que existe coisas melhores e mais caras e insistir nas podreiras... por favor me poupe e volte pro seu quarto e toque lá a vida inteira! de prefêrência usando sempre afinadores digitais o resto da sua vida! sem cometários...

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


6070

Você não entendeu. Eu não estou falando que digital é "melhor". Em momento algum fiz tal afirmação. Estou dizendo que você citou um afinador digital como se fosse analógico. E que depois de ter percebido isso, editou o seu post.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinador pra guitarra: analogico ou digital?