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      Feedback é a mesma coisa que microfonia então

      Autor Mensagem
      Champinhon
      Veterano
      # out/04


      Galera vocês me responderam, valeu!!! , mas então feedback é a mesma coisa que microfonia , pois pra mim feedback não é harmonico artificial,aquele que se bate a palheta junto com uma parte do dedão dando aquele som agudo?Me explique o que é realmente isso???

      BlaCk LaBeL
      Veterano
      # out/04
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      Champinhon
      Sim, exceto pelo fato de ser intecional, é a mesma coisa que microfonia.
      Agora, harmônico artificial, como você mesmo já descreveu, é outra coisa... totalmente diferente.

      henriquec
      Veterano
      # out/04
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      eh o sustain da nota

      tenho um pedal da boss q chama feedback distortion, eu dou a nota, piso nele e ele sustenta a nota pelo tempo q quiser

      BlaCk LaBeL
      Veterano
      # out/04
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      henriquec
      Mas aí já é diferente. Você está falando sobre um pedal que "simula" o feedback. Nesse caso, é o próprio pedal quem fica realimentando. Tem pedaleiras que fazem isso. Acho que uma é a GT-6 (se não estou enganado).

      Lucca Deville
      Membro Novato
      # 26/nov/17 13:44
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      Harmônico, feedback e microfonia são as mesmas coisas, a diferença é que harmônico é feito na guitarra a maioria das vezes propositalmente, o feedback é feito achando posições no palco tendo mais sustain que o harmonico comum e a microfonia é o efeito alto e indesejado.

      The Man Who Sold The World
      Veterano
      # 26/nov/17 13:47
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      Lucca Deville
      obrigado amigo, desde 2004 essa duvida pairava no ar
      você chegou para salvar a pátria

      Alex guitar man
      Veterano
      # 26/nov/17 22:55
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      Harmônico, feedback e microfonia

      Harmônico não é microfonia," nada a ve co pexe"

      Harmônico na guitarra é basicamente uma nota derivada da nota principal.
      Harmônico se faz em violão desplugado e nota tem harmônicos naturalmente

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 27/nov/17 09:08
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      Lucca Deville
      Harmônico, feedback e microfonia são as mesmas coisas

      cara, vc está defecando pelo teclado

      Microfonia é quando a fonte do som (saída) excita a entrada da mesma saída, que é amplificada, e assim sucessivamente, ocorrendo uma retroalimentação do sistema; pode acontecer com a guitarra ou com o microfone, por isso "microfonia". Feedback, do ingles traduzido literamente como alimentado do retorno, ou retroalimentado, seria uma expressão literal do que acontece na microfonia, na verdade é um termo do inglês para o mesmo fenômeno.
      Harmônico é o múltiplo derivado de uma nota principal, como dito acima pelo Alex. Esse lance de harmônico artificial, harmônico natural, etc, são técnicas para ressaltar os harmônicos em detrimento da nota principal. Pode ser feito tocando o dedão da palheta na corda, normalmente chamado de harmônico artifical (pintch harmonics em ingles, literalmente harmônicos pinçados ou beliscados), e tem o esquema de colocar o dedo na casa 12 (e outras) no momento de palhetar e depois tirar o dedo rápido, chamado comumente de harmônico natural.

      Wade
      Membro Novato
      # 27/nov/17 10:31 · Editado por: Wade
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      Microfonia e feedback é a mesma coisa. Um em português e o outro em inglês.
      Como já dito, é a realimentação amplificada. Pode ser intencional ou não.

      Harmônico, no vocabulário da guitarra, como uma técnica, é nada mais do que interromper metade da vibração da corda, fazendo com que o som obtido seja a nota original uma oitava acima.

      carlcarl
      Veterano
      # 27/nov/17 10:54
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      Feedback----quer dizer realimentação
      no caso do que chamamos de Microfonia ---- é o som que é emitido por uma fonte sonora(microfones,guitarras ou outros) entra em um receptor(amplificador) para ser amplificado ,sai deste amplificador e entra de novo no microfone ou no captador da guitarra(que é uma especie de microfone) e gera a realimentação do som que chamamos,no popular,de microfonia.
      o Harmônico (como foi explicado pelo Wade se for relacionado à guitarra é mais ou menos o que ele citou.
      Porém na linguagem "cientifica" é mais complexo que isto.
      quando ouvimos uma nota musical ,temos a impressão de que estamos ouvindo uma nota isolada,isto é uma ilusão,uma nota é composta de uma frequencia fundamental e varias outras que são os harmônicos desta nota fundamental.
      um teste simples para verificar isto é:
      pegar em uma DAW um equalizador paramétrico que tenha a possibilidade de visualizar as frequencias que estão entrando nele em tempo real, em seguida pegue uma nota musical qualquer e faça entrar neste equalizador e a nota fundamental sera a frequencia mais grave e as outras que em função do volume desta nota vibrarão são os harmônicos desta nota.
      espero que o que escrevi não esteja confuso.

      Lelo Mig
      Membro
      # 27/nov/17 11:20 · Editado por: Lelo Mig
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      É isso aí galera....o carlcarl explicou direitinho, só vou "condensar":

      Feedback >> Qualquer realimentação ou retorno, palavra pode ser utilizada em diversos sentidos e assuntos. "Cliente ficou de dar um feedback". "Esta ocorrendo feedback no som (que neste sentido pode indicar uma microfonia)>

      Microfonia >> Qualquer realimentação sonora. (som produzido ou captado, sai das caixas e é recaptado), gerando um looping sonoro que tende a ganhar velocidade e ir subindo a frequência. Em geral ocorre pela "re captação" via microfone, mas não precisa ser especificamente.

      Harmonicos >> Nada a ver com os dois acima. É o que o carlcarl explicou.

      Ismah
      Veterano
      # 27/nov/17 13:07
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      Qualquer não né Lelo Mig... "Microfonia" exige um microfone, o resto seria retroalimentação mesmo...

      Tá, melhor continuarmos chamando de microfonia, apito, mosquitinhos (?) abelha(?), grilo (?!)... rs

      gerando um looping sonoro que tende a ganhar velocidade e ir subindo as frequência

      Nunca vi isso acontecer não!

      Lelo Mig
      Membro
      # 27/nov/17 13:20 · Editado por: Lelo Mig
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      Ismah

      "Microfonia" exige um microfone, o resto seria retroalimentação mesmo... "

      Pelo certo e exato... pelo microfone. Mas não é assim, você sabe que na prática a gente chama qualquer realimentação de microfonia.

      Larga a mão de ser chato!....kkk

      "Nunca vi isso acontecer não!"

      Incrível você nunca ter observado este fenômeno... ele não é tão incomum. Acontece mais na realimentação de guitarras, as frequências graves vão sendo filtradas e "sumindo" e as agudas "esticando".

      Por isso mesmo a maioria das microfonias não se estabiliza num ponto, ela vai se tornando mais alta e insuportável.

      Wade
      Membro Novato
      # 27/nov/17 13:21
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      "Microfonia" exige um microfone

      Não. Qualquer coisa que sirva como um microfone, mesmo sem ser um de fato, pode causar microfonia. Como é o caso dos captadores de guitarra/baixo/whatever...

      "Microfonia" é o termo popular e geral usado em Português pra traduzir o termo em Inglês "feedback".

      Ismah
      Veterano
      # 27/nov/17 14:20 · Editado por: Ismah
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      Wade

      Ok, a antena de rádio é um microfone... Ela capta ondas e pode causar microfonia, ruído (tudo de frequência audível)...
      No meu conceito, e este que vem da AES, microfone, é tudo que capte ondas sonoras / mecânicas (não lembro o termo usado, mas acredito que se equivalham). Captador magnético, não é um microfone, se tu falar perto e isso for captado - sim existe, é porque ele está desacordo com o planejado...

      Lelo Mig

      Pera lá... Tem erros conceituais aqui...

      Feedback, de um microfone, é muito, mas MUITO diferente do feedback que ocorre com guitarra, mas ambos se baseiam no princípio da ressonância.
      O primeiro ocorre por estacionárias do ambiente - se o técnico for bom, ele usa, e é mais usual em microfones fixos, ou que são apontados diretamente para a fonte... O segundo, é a ressonância NAS CORDAS - e em captadores ruins, mas isso não é o conceituado e desejável, pois fica incontrolável...

      Um terceiro caso, é em instrumentos de cordas e corpo oco, onde os tampos e fundos (nunca vi casos de laterais, mas em tese é possível) entrarem em ressonância quando o som ambiente se choca com elas... Ou o mais usual ar interno, entrar em ressonância com as ondas sonoras, e se resolve com um " feedback supressor ",

      A harmônica em questão, sempre esteve lá... Ela não surgiu porque o grave foi subindo de frequência, e ela nem vai subindo de frequência - o que tu deu a entender acima.

      Já notou que o fenômeno que tu descreve se aplica a guitarras, raramente a baixos, e (ao que lembre) nada mais? E ainda que isso é mais usual em amplificadores valvulados?
      Porque ali existem coisas como headroom quando temos o harmônico / senóide (do feedback) + outro sinal, achatando o sinal...

      Aí enquanto tiver cordas+corpo+correia (sic) vibrando, e inserindo um sinal mais alto (em amplitude) que o harmônico da corda ressonando, o feedback é baixinho. E que na mesma proporção que esse sinal vai decaindo, o feedback fica mais alto?
      Isso se dá porque um feedback é um harmônico puro praticamente, e de alta frequência, o que consome pouco headroom - ou seja, o amp praticamente não comprime esse sinal, e mesmo assim tem um valor médio de saída muito mais alto que o sinal "normal" tem...

      Não sei se fui claro!

      a gente chama qualquer realimentação de microfonia.

      A gente = todo mundo...
      Tua mãe nunca te disse que tu não era todo mundo? rs

      Não é questão de ser chato, é questão de (tentar) corrigir o que está errado... Porque se tu me disser que está como chiado, eu vou considerar tudo, menos ruído de rede, porque ele é a última fonte provável de ruídos de alta frequência...

      Wade
      Membro Novato
      # 27/nov/17 18:18 · Editado por: Wade
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      Qualquer coisa que sirva como um microfone, mesmo sem ser um de fato, pode causar microfonia.

      As vezes é bom ler direito antes de sucumbir a essa sua necessidade incontrolável de querer aparecer.

      Ismah
      Veterano
      # 27/nov/17 19:25 · Editado por: Ismah
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      O que não invalida que uma antena de rádio,sirva de microfone nesse caso... Mas não é um microfone... Simplesmente porque se apontar um captador para um AF 1 cm longe, ele ainda não capta nada (ao menos não deveria)... Não preciso em apontar para a fonte o microfone, que ele já faz isso algumas vezes, apenas por estacionárias do ambiente.

      Wade
      Membro Novato
      # 27/nov/17 19:49
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      O que não invalida que uma antena de rádio,sirva de microfone nesse caso... Mas não é um microfone...

      Que é exatamente o que eu estou dizendo desde o começo. Tu tem uma compulsão tão cega de "rebater" todo mundo pra se provar o fodão conhecedor da porra toda que faz isso no automático.

      Interpretação tá ruim, hein.

      Insufferable Bear
      Membro
      # 27/nov/17 19:55
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      temos a impressão de que estamos ouvindo uma nota isolada,isto é uma ilusão

      Não é uma ilusão, é que o espaço de funções complexas Lebesgue integráveis definidas no toro é isomorfo ao espaço de séries complexas absolutamente somáveis (que pode ser visto como o espaço de funções complexas Haar integráveis nos inteiros, que é o grupo dual do toro), e esse isomorfismo é dado pela transformada de Fourier.

      Ismah
      Veterano
      # 27/nov/17 19:58 · Editado por: Ismah
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      Wade
      Foi sarcasmo essa... E eu só me manifesto, se for para corrigir algo, não preciso ficar re-afirmando as coisas que os demais dizem... Isso é apenas flood para o fórum.

      Continuo discordando de chamar microfonia qualquer realimentação / retroalimentação que exista num palco, e não envolva algum tipo de microfone...

      Ismah
      Veterano
      # 27/nov/17 20:04
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      Insufferable Bear

      Que tu anda estudando? Quero também!

      Insufferable Bear
      Membro
      # 27/nov/17 22:30
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      Ismah
      Grupos topologicos, teoria da medida, análise funcional... Coisas que todo matemático deveria saber.
      O que eu citei é a dualidade de Pontryagin.
      https://en.m.wikipedia.org/wiki/Pontryagin_duality

      Tem também outro teorema sobre funções quadraticamente integráveis, que formam um espaço de Hilbert separável, e um teorema fácil é provar que todos os espaços de Hilbert com seoarabilidade k, k cardinal infinito, são isomorfos.
      Então você tem o isomorfismo de funções quadraticamente integráveis no toro, L2(T) e sequencias quadraticamente somáveis, l_2.

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 28/nov/17 08:22
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      Ismah
      Parece que vc tem sérios problemas de interpretação de texto.
      Cara, a gente chama de microfonia porque é o termo usado, ele não foi concebido apenas para o sentido mais óbvio e literal de feedback em microfones, mas para qualquer tipo de retroalimentação. Na verdade, muitas palavras do portugues são assim: versões simplificadas (e muitas vezes simplistas) de um conceito NA PALAVRA, mas o conceito da palavra, seu significado, não precisa ser simples/simplista como a própria palavra. Fazendo um paralelismo meio tosco e impreciso, chamar feedback de microfonia seria como chamar tensão de voltagem.

      Lucca Deville
      Membro Novato
      # 29/nov/17 15:06 · Editado por: Lucca Deville
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      Galera fica falando que eu estou errado, mas o fenômeno é o mesmo, mudando somente a relação de como se origina, muitos guitarristas usuários de harmônicos quando buscam efeitos mais altos socorrem ao feedback tal como o John Petrucci, mudando somente a lei física mas o fenômeno sendo o mesmo, e em relação a microfonia, tendo esse termo mais usado em questão de retroalimentação e feedback quando usamos posições no palco, (Feedback - Feed - Abastecer / Nutrir, Back - de volta). xD

      Ismah
      Veterano
      # 29/nov/17 21:20 · Editado por: Ismah
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      acabaramosnicks

      Errar estando consciente do erro, é ao que se chama ignorância.

      Ismah
      Veterano
      # 29/nov/17 21:26
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      Lucca Deville

      Harmônico depende do contexto... Não é a mesma coisa dentro do que tu propõe... Posso obter harmônicos de duas formas: naturalmente, apenas apoiando o dedo nos trastes 12, 7, 5, 4 e meio, 9, etc... Ou tocando a corda, e esbarando com o dedo da mão que palheta, na corda, e a afinação varia conforme a região que isso for feito.

      A partir daqui posso ter ou não realimentação, que é feedback.

      Posso tratar de harmônicos, ao decompor uma onda não-senoidal, num gráfico de frequência por amplitude...
      Posso tratar de harmônicos ao ter ressonâncias numa sala...

      Lelo Mig
      Membro
      # 29/nov/17 21:59 · Editado por: Lelo Mig
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      Lucca Deville

      "Galera fica falando que eu estou errado..."

      Amigo, na boa...você tá errado!

      Feedback e microfonia é a mesma coisa (ou quase) mas Harmônico, não têm nada a ver com a parada.

      Guri, entende uma coisa, não é porque você usa um "harmônico" para obter um feedback, que o harmônico seja um feedback.

      Já que falou em "Lei da Física", faz um teste simples você mesmo:

      Pega teu violão, desplugado, vai lá no quarto e dá um harmônico. O que aconteceu? Porra nenhuma... o harmônico nasceu, durou enquanto vibrou, e morreu!

      Faz a mesma coisa com a guitarra na frente do ampli.....bastante chance de ocorrer o feedback, porque? Porque o som que sai do falante faz com que a corda continue vibrando.

      Enquanto há vibração há som. (neste caso a corda vibra por realimentação, "feedback")...... Simples assim!

      entamoeba
      Membro Novato
      # 30/nov/17 16:46
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      Impressionante como o cara insiste depois de 300 explicações! E o pior, ele só repete a mesma coisa, o que revela que ele não tem capacidade alguma para desenvolver o assunto e justificar sua crença.

      Sobre microfonia x feedback:

      Microfonia é o mesmo que feedback. Não interessa se a etimologia não é adequada (raramente ela é, sobretudo, quando se trata de neologismos - se fosse, poderíamos dizer que todos os homens são homossexuais, uma vez que todos têm o mesmo sexo), o que vale é o sentido que ficou consolidado na cultura.

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