Micro-afinação

    Autor Mensagem
    Micael Gaspar
    Veterano
    # out/04


    alguém pode me explicar para que serve, quais as vantagens, e as desvantagens?

    Micael Gaspar
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Hein alguém pode me explicar?

    Alexandre Souza
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eu naum gosto de microafinação pq desafina muito, sei lá...
    E a vantagem é que a ponte é flutuante, as alavancadas podem ser pro grave como pro agudo.

    Up galera, expliquem melhor pro cara ae...

    Micael Gaspar
    Veterano
    # out/04
    · votar


    é gente por favor

    _Du_Du_
    Veterano
    # out/04
    · votar


    A Micro afinação eh bem legal por causa do modo de afinar.. Heheheh.. ( Nas tarraxas da ponte q afina ) e pela sua Ponte Flutuante q pode dar alavancadas mto lokas.. e naum precisa ser soh com a alavanca com a mão mesma dah..
    Essas são as Vantagens.. Na minha opinião.
    As desvantagens são q ela desafina mto dependendo da Floyd Rose ( A ponte q contém a Micro- Afinação ) e q deve ter alguns cuidados de como guardar a guitarra para ela não desafinar..
    A minha Strinberg CLG-20 tem e axo moh legal!

    misercast
    Veterano
    # out/04
    · votar


    é legal mas é um saco pra deixar afinado

    Micael Gaspar
    Veterano
    # out/04
    · votar


    e em relação as cordas como se coloca, é difícil de coloca-la, se elas enferrugarem tem algum problema?

    John Johns
    Veterano
    # out/04
    · votar


    eh algo tipo...

    vc tem um troco na pestana q prende as cordas...

    E vc tem uma alavanca q vc pode fazer tecnicas van halentiscas, e q (normalmente desafina) vc usa a microafinação...

    John Johns
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Nao eh difcil trocas... eh soh ter as ferramentas

    guitarmagno
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Micael Gaspar
    Tenho os dois tipos de guitarra, e discordo quando a galera fala sobre a fácil desafinação da guitarra com micro-afinação. Penso que a micro-afinação existe exatamente para o contrário: Uma vez vc aferindo as tarraxas do braço o mais próximo possível da afinação do diapasão, trava-se as cordas através do lock que fica no braço, depois faz o ajuste mais preciso com as mini tarraxas fixas à ponte e fim de papo! Não haverá mais desafinações consideráveis a não ser que alguém involuntariamente mexa nas mini tarraxas, o que é mais difícil de ocorrer, devido a posição que elas estão na guitarra. Tais tarraxas só permitem ajustes mínimos, daí o nome micro-afinação. É exatamente o contrário das guitarras comuns, cujas tarraxas, por melhor qualidade que possuam, de vez em quando precisam de algumas boas calibradas.
    O sistema de micro-afinação em sí é muito bom, e a meu ver só falha quando começam a aparecer os "probleminhas". Por exemplo quando a guitarra com micro-afinação começa a desafinar, pode saber que o sistema dela já tá necessitando de ajuste, pois isso não é nada normal (em guitarras de boa qualidade). Aí vem a dor de cabeça: o conserto de uma guitarra com micro-afinação sai muuuuito caro, principalmente se feito por maus profissionais, infelizmente o que mais existe no mercado... Quando tive problemas com a minha Jackson, fiquei tão puto que quase a torrei por quase nada. O conserto não é fácil...
    Ah... tem uma outra desvantagem: A ponte da guita com micro-afinação limita o recurso de paletar um banger em uma corda ao mesmo tempo em que fazemos soar o som de outra. Isto porque ao se executar um banger em uma corda, vc força a ponte, fazendo com que o som das outras sofram semitonação, e isso tornará o som menos harmonioso, coisa que não ocorre nas velhas e boas guitarras comuns...

    Drinho
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Microafinçao eh uma maravilha, depois que vc regulo, travo o nut, e ela tah afinadinha.. jah era... o pé no saco eh chegar ateh essa parte!
    Falam que micro-afinçao desafina mto.... a minha soh comeca a desafinar qdo as cordas jah estao bem gastas, e ainda desafina mto pouco... eu amo microafinaçao! =)
    c vc curte ficar trocando de afinaçao a sua guita, e eu te recomendo uma sem microafinçao

    Micael Gaspar
    Veterano
    # out/04
    · votar


    mas se por exemplo eu estou tocando e a corda está enferrugada onde se prende as cordas, tem risco de arrebentar

    misercast
    Veterano
    # out/04
    · votar


    micro afinação desafina sim se você nao pegar leve com a alavanca

    misercast
    Veterano
    # out/04
    · votar


    tipo, se vc segurar a guitarra pela alavanca e ficar chacoalhando, encostar a alavanca no escudo e depois dar um puxão, fizer essas maluquices ala steve vai desafina mesmo
    o bom da ponte flutuante é que dá pra simular bends com a alavanca

    brakocid
    Veterano
    # set/10
    · votar


    tenho uma cort X - Desafina no aperto da micro-afinação. Nem tô conseguindo usar isso.... Pior.. é canhota (rara)

    brakocid
    Veterano
    # out/10
    · votar


    afinação resolvida..... minha guita é um avisão.. lol...

    tomcykman
    Veterano
    # out/10
    · votar


    brakocid

    legal, po.

    me empresta a pá? to afim de colocar uns EMGs nela...

    decadence
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Dá para arrumar só a microafinação ou tem de trocar a ponte toda?

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Depende do que estragou.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    as vezes dá pra encontrar peças avulsas por aí, mas como o Ismah falou, depende do que estragou.

    EvertonDh
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Bom dia a Todos do fórum.
    A minha dúvida é a seguinte: Eu comprei uma ESP LTD
    M-200-FM com floyd rose muito bacana legal. Só que a
    micro-afinação não está chegando no tom correto ou padrão.
    Tipo a guitarra tá afinada certinha na afinação padrão
    E A D G B E .
    Aí eu vou afinar na micro afinação tbm em E A D G B E , só qui quando vou tocar um powerchord por exemplo o som sai uma b****. Por favor , u que eu estou fazendo de errado nessa micro afinação?
    Desde já o meu Obriagado a Todos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    EvertonDh
    Sua guitarra precisa de uma regulagem de entonação.
    Não tem nada à ver com o recurso de microafinação.
    Abç

    EvertonDh
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    E como faço essa entonação? Daria para explicar? É difícil, só um Luthier consegue?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    EvertonDh
    Procure seu luthier.
    Abç

    NeoRamza
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    EvertonDh cara, vc disse que a guitarra já tá afinadinha aí vc vai afinar na midroafinação TAMBEM? Como assim? Se ela tá afinadinha como você vai afinar de novo?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Nunca tive guitarra com microafinação, mas pelo que me lembro, vc não tem que afinar duas vezes. Só sei que até a guitarra "pegar" a afinação, demora um pouco. Depois é só fazer ajuste fino, aí entra a microafinação.

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Estou achando que o colega está com problemas de cordas novas. Afina e logo que vai tocar tudo está desafinado. Problema de oitava numa guita dessas geralmente não é tão agressivo assim ao ponto de desafinar do jeito que ele está falando, até porque não se trata de uma guitarra ruim.

    EvertonDh

    Algumas sugestões. Estique as cordas, dê bends de 2 tons o mais forte que conseguir para fazer as cordas se esticarem e estabilizarem. Após isso, veja se as cordas enroladas nas tarraxas estão bem justas ou se ainda estão mal enroladas com uns buracos entre uma volta e outra. Caso todas as voltas não estejam bem juntas, use alguma coisa para empurrar pra cima para que todas as voltas fiquem grudadas uma na outra. Após isso deixe a microafinação na metade do caminho, afine a guitarra pelas tarraxas, trave o lock nut e veja se volta o problema. De qualquer maneira, tanto a guitarra sendo nova quanto usada, recomendo levar num bom luthier, pois além de checar a afinação, ele vai posicionar certinho a ponte flutuante em relação ao corpo ajustando as molas atrás, mas ajustar o tensor, checar os trastes, etc etc. Abs!

    EvertonDh
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Boa dica! Sim cordas são novas sim( .10 )
    Obrigado a tds!

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/17
    · votar


    EvertonDh

    Cara, acho que todo mundo falou coisas interessantes, mas ninguém disse o óbvio, que acho que é o que voce precisa saber.

    Você "não afina" pela micro afinação. Também não é uma "regulagem de oitavas". Micro afinação é um ajuste fino, permite um ajuste mais preciso e pequenas correções quando as cordas estão "travadas", que é comum e aconselhavel quando se usa muito a alavanca.

    Seu problema, parece ser ajuste de oitavas, o que se faz pelos saddles (carrinhos).

    Melhor levar num luthier.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Micro-afinação