Ajudinha aqui. Modos gregos e campo harmonico

    Autor Mensagem
    nFall
    Veterano
    # out/04 · Editado por: nFall


    Sem uma musica 4/4 começa em D e tem como os acordes D, C, G, respectivamente e em seus devidos compassos eu improviso nela pensando no campo harmonico de G ou no Campo harmonico de D emprestando os acordes/notas que faltam?

    Edited: os acordes D, C, G. Desculpa ae

    MacCa
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Você tem que saber o tom da música, se for Sol, improvisa em sol, se for ré, em ré mixolídio.

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Adquira a video aula princípios da improvisação do Nelson Ayres! Vai te ajudar muito!

    Agora que musica é essa!!??

    se a tonalidade for D o C será diminuto!

    Se a tonalidade for sol cadê a resolução da cadencia para vc construir o fraseado!? a musica fica so nessas duas notas!?

    e se a musica for em C o D deve ser menor!

    veja ai o que vc quer saber e se eu souber eu respondo!!!

    sobre os modos liturgicos é outra coisa já! sobre isso vc encontra no nosso site! http://www.brasilguitarra.ar.gs/

    Marisco
    Veterano
    # out/04
    · votar


    A idéia mais básica seria improvisar usando Ré Lídio (IV grau de G maior). Dessa forma não é necessário se preocupar com a troca dos acordes da base.

    É possível também pensar em cada acorde separadamente. Exemplo: D (Jônio) e C (Jônio)...
    Claro que, neste caso, é possível que seja usada qualquer escala que seja maior. Derivados do C.H. Maior poderia-se usar Jônio, Lídio ou Mixolídio. Do C.H. Menor Harmônico poderia usar o Frígio Dominante, por exemplo... Há uma quantidade bastante grande de opções...

    É interessante "testar" diversas escalas e verificar quais pares ficam melhor no conjunto.

    Praxis
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Marisco > Vale lembrar que não se deve usar a preparação V à I nem a VII à I, pois dessa forma a resolução no tônico tira a característica modal da harmonia.

    Ae marisco, eu li isso na sua coluna da guitarra brasil, mas me diz..usando resolucoes nao eh possivel eu dar caracteristica modal? pq eu uso muito isso, exemplo E com preparacoes II - V - I

    E7M / G#m7 / C#7 / F#m7 / etc... usando esse tipo de preparacao eu ia fazer o solo usando que escala?

    Praxis
    Veterano
    # out/04
    · votar


    agora se eu pegar uma harmonia em I(E) - V(B) - IV(A) - VI(C#) - V(B) - IV(A) essa eu poderia colocar a tonalidade do jonio nao eh? eh pq eu nao as melhores notas para repouso nao eh a 7(D#), nao é ela o diferencial do modo?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Praxis
    Acho que na primeira progressão (E7M / G#m7 / C#7 / F#m7), o E mixolídio é o que cairia melhor.

    Já na segunda (I(E) - V(B) - IV(A) - VI(C#) - V(B) - IV(A)), qualquer dos modos maiores de E ficariam bem. E, poderia usar também, os modos específicos de cada acorde sobre os mesmos.

    Se escrevi algo errado, por favor, corrijam.

    nFall
    Veterano
    # out/04
    · votar


    desculpa galera, os acordes sao D, C, G.

    Marisco
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Praxis
    Em relação as preparações, funciona da seguinte maneira: quando vc usa uma V --> I ou VII --> I tu faz a harmonia centrar-se no primeiro grau (tônico). Isso tira o "sabor" modal, pq esse sabor é proveniente da movimentação dos acordes em torno de outro centro (a tonica do modo em questão)... Dessa forma, quando se usam essas preparações o que ocorre é que a harmonia adquire característica tonal...

    Quanto a questão das notas de repouso: Eu não gosto de parar na 7M porque ela é o intervalo mais dissonante existente. Apesar dela ser a nota característica do jônio, não é uma boa nota para repouso... Mas para passagem ela é excelente, pois ressalta a sonoridade do modo. Entretanto isso é muito relativo; no jazz, por exemplo, é comum o repouso em intervalos mais dissonantes... Vai do ouvido de cada um...

    Praxis
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Marisco> hehe tae o motivo deu sempre parar em notas dissonantes, eu adoro jazz e fusion! valeu ae!

    Giovani Dal Mas
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Se for D,C,G use o mixo de D ou jonio de G.
    Se for E7M / G#m7 / C#7 / F#m7 use Jonio em E
    Se for (I(E) - V(B) - IV(A) - VI(C#) - V(B) - IV(A)) use E mixo e penta

    Pois eh galera, na minha opinião os modos são óbvios quando os acordes são só maiores ou menores, depende o tom da música, mas alguém sabe alguma video-aula ou coisa assim qu ajuda a usar os modos mais detalhadamente ???Praxis

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajudinha aqui. Modos gregos e campo harmonico