Jimi Hendrix

Autor Mensagem
Slashr
Veterano
# set/04


bom dia moçada.

Aqui, além da guita do kra, vcs sabem quais efeitos ele utilizava?
De fato a guitarrinha dele tinha quase sempre o mesmo som(Bem marcante) e eu tava querendo chegar bem perto do som do kra.
Alguem ai jah experimentou alguma coisa?

(vide: hey Joe, Red House e principalmente Little Wings(Owna geral))

Abraços

angus junior
Veterano
# set/04
· votar


aew tem isso aqui na bioguitar mais num sei os efeitos
Jimi Hendrix foi quem imortalizou o eterno duo Fender/Marshall. Sempre usou Stratocasters, mas teve também outras guitarras como Gibsons Flying V, Les Paul e SG e uma Fender Jaguar.

Hendrix era canhoto e, como não encontrava guitarras para canhotos, usava guitarras para destros invertidas, com isso tinha uma maneira especial de usar a alavanca, o seletor de captadores e os knobs de volume e tom já que estes ficavam na parte de cima do corpo da guitarra. Encordoava a guitarra normalmente, ou seja, cordas graves em cima e agudas embaixo.

Seus amplificadores sempre foram Marshalls.

Veja alguns músicos que usaram Fender/Marshall depois de Hendrix: Iron Maiden, Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen.

Alexandre Souza
Veterano
# set/04
· votar


Slashr
Fala ae slashr, o Hedrix viajava em vários efeitos cara, mais os principais e respensáveis pelos timbres inconfundíveis eram o Fuzz Face da Dunlop (aquele redondinho), o Wha-Wha (usou Vox e Dunlop), e um simulador de falante giratório que se eu não me engano era da Dunlop tbm.
Little Wing é loucura hein? Vc já ouviu a versão do SRVaughan?

angus junior
Veterano
# set/04
· votar


Alexandre Souza
ele num usava flanger nao? q efeito eh aquele q ele toka no hino dos EUA?

Alexandre Souza
Veterano
# set/04 · Editado por: Alexandre Souza
· votar


angus junior
e um simulador de falante giratório que se eu não me engano era da Dunlop tbm.

Com certeza era esse simulador cara...
Nunca vi flanger nos set do cara não, flanger é digital...

angus junior
Veterano
# set/04
· votar


Alexandre Souza
hmm blza

The Hellraiser
Veterano
# set/04
· votar


Wha-Wha (usou Vox e Dunlop)

O famoso Cry Baby... hehe

Slashr
Veterano
# set/04
· votar


Alexandre Souza

Fala ae kra!!
Bicho, a versao de Little Wings do SRV eh simplesmente perfeita!
Kra, eu jah ouvi varias versoes, como Clapton, Satriani, Alvin Lee e ateh amadores tocando Little wings, mas a do SRV destroi;
Eu comprei um cd dele recentemente no submarino que tem essa musica. Paguei 12,90. Muito show.

Kra, desculpa a ignorancia, mas o que seria um " simulador de falante giratório" ?

Ele usava chorus?!
Jah ouvi uma musica que achei que tinha um choros acentuado e delay tbm. Mas nao tenho certeza.

BRNz
Veterano
# set/04
· votar


Slashr
Kra, desculpa a ignorancia, mas o que seria um " simulador de falante giratório" ?
Simulador das Caixas Leslie... famosas no conjunto dos teclados Hammond com elas... na verdade... as caixas sao justamente isso... duas daquelas corneta (nem sei o nome) montadas em cima dum motor... e uma caixa normal em baixo... ai pode regular a velocidade das corneta... e dah aquele efeito loco de que ta tuuudoow rooodopiaando... ehuehueh...
O efeito eh facil de se ver em teclados de bandas progressivas antigas... vide Yes, Uriah Heep ou afins...

Alexandre Souza
Veterano
# set/04 · Editado por: Alexandre Souza
· votar


Slashr
" simulador de falante giratório" ?
Falantes giratório é isso que o BRNz descreveu mesmo. E o pedal simula esse som loooooooouuuuccccooooo...

Tem um cara vendendo um desse tipo no ML, dá uma sacada em
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=21300575

Slashr
Veterano
# set/04
· votar


Ahhhhhh!!!
Acho que saquei o que eh sim!!
Pow, nunca tinah visto pedais pra isso.
Se vi foi com outro nome.
Tem pedaleira que faz isso?

abraços

Slashr
Veterano
# set/04
· votar


Alexandre Souza

Putz! carinho esse pedal, hein!?

Pow, mas nao eh bem meu estilo não.
E hendrix não usava tanto assim esse efeito nao.

Ah! Eu me lembrei que jah tentei tirar Little Wings com SRV tocando, mas sinceramente não consegui. Eh linda, mas dificil tbm. Ao menos eu acho.

angus junior
Veterano
# set/04
· votar


Slashr

foda msm!

Alexandre Souza
Veterano
# set/04 · Editado por: Alexandre Souza
· votar


Slashr
Esse pedal é fudido, mas é muito caro mesmo...
Tem um da danelectro o "CoolCat" que dizem que simula tbm, não com tanta perfeição mas dá pro gasto... eu ainda quero comprar um, o preço é bem mais em conta, tipo R$ 250,00 +ou-.

Quanto a tirar Little Wing é realmente foda, eu me contentaria em tirar só o timbre que o Vaughan consegue naquele som...

Slashr
Veterano
# set/04
· votar


Alexandre Souza

Mais em conta o pedal mesmo.
Um dia vou ver se brinco com um pra ver como eh.

Pois eh kra, eu tbm jah ficaria feliz soh com o timbre que ele conseguia.
Vc ouviu foi a versão em violão ou guita?

Alexandre Souza
Veterano
# set/04
· votar


Slashr
Na verdade eu tenho quatro versões dela com o Vaughan:
-CD "The Sky is criyng",
-CD "Soul to Soul",
-Uma MP3 pirata ao vivo que eu baixei no Kazaa
-Um video ao vivo em RockPalast/Alemanha 1984.

Tuarelli
Veterano
# set/04
· votar


Acho q o som dele é bem marcante. Aquela Fender, aquele som bem bluesy. Muito bom, cara.
Frases criativas, dahora.

Agente Smith
Veterano
# set/04
· votar


o hendrix usava como distorção um dunlop fuzz facde, e alguns pedais feitos por encomenda. recentemente a dunlop lancçou um pedal "hendrix fuzz" que é bem, parecida com a distorção do hendrix. iO hendrix usava um equep chamado caicha chorusm, éra um falante rotatoric, muito legal, quem usava isso tambeméra o peter framtom. E o wha tbm é classico no som do hendrix

Adriano Medeiros
Veterano
# set/04
· votar


cara, uma boa dica e usar uma caixa LL no maximo por um bom tempo, caga ele a pau tocando
depois disso o timbre fica bom, sem distorção, eu amo o som q fica

Alexandre Souza
Veterano
# set/04
· votar


Adriano Medeiros
caga ele a pau tocando
depois disso o timbre fica bom


Mas hein???

Slashr
Veterano
# set/04
· votar


Tbm não entendi essa frase! hauahauha

Alexandre Souza

-CD "The Sky is criyng",
-CD "Soul to Soul",


Eu ouvi essas duas versoes!
Muito bom.

Eu to perguntando esse esquema do timbre pq ainda não decide qual pedal de distorção vou comprar.
Eu tava pensando em catar uma pedaleira, mas elas sempre tem um som "generico" e eu gosto muito do som do hendrix, dai tava pensando em me aproximar do set que ele usava.

abraços

Party Boy
Veterano
# set/04
· votar


e eu gosto muito do som do hendrix
Cara, o som dele é perfeito mesmo...
Qnd eu ouço akele som d strato tenho um prazer quase sexual...

cardoso.07
Membro Novato
# jun/21
· votar


Meu deus, to falando num tópico de 2004 kkkkkkkkk
Desculpem, mas não achei outro tópico com alguém tendo uma situação parecida com a minha, eu também estava querendo saber quais distorções Hendrix usava, obviamente sei do Fuzz, porém hoje me disseram que utilizando somente um Fuzz não sairia um som com saturação parecida com a do Hendrix, e que eu devia utilizar um Fuzz + Overdrive... Porém a minha situação financeira não me possibilita pegar duas distorções juntas. Então, para não gastar o dinheiro "atoa" queria confirmar com quem sabe mais aqui, se realmente eu precisaria de um Overdrive junto, ou se só o Fuzz já fica com uma distorção bem parecida. Se alguém puder me ajudar aí!

OBS: Queria saber se isso também vale para canções como Sunshine Of Your Love, Whole Lotta Love, Satisfaction, e Born To Be Wild.

Drinho
Veterano
# jun/21 · Editado por: Drinho
· votar


cardoso.07

Bicho, eu amo o hendrix, mas tenho pavor do som de guitarra dele, ok é inovador para a época e etc, mas não tem necessidade de você fazer esse tipo de investimento para tocar as músicas dele soando de forma matadora, vou além, os covers mais insanos do hendrix que tem por aí sequer usam fuzz.

Acredito que com um bom som limpo e uns dois estágios de overdrive você consiga tocar de forma modernizada e melhorada qualquer música dele.

Essa é a melhor forma de fazer com que você evite gastar dinheiro atoa.

Sim, vale para essas outras musicas.

Agora, só preciso saber o que você já tem de equipamento, para entender se já atende sua necessidade, ou se realmente terá que gastar.

cardoso.07
Membro Novato
# jun/21
· votar


Drinho

Valeu pela resposta,
Então mano, eu estava querendo tirar um timbre bem parecido com as versões de estúdio remasterizadas, como as que têm nas plataformas de música, como Spotify e etc. Eu não acho o som dessas versões tão sujo quanto as versões originais ou ao vivo... Será que com um Fuzz com menos saturação já sai uma distorção parecida e menos suja? Pois pro meu gosto, eu acho bem mais legal os covers com Fuzz do que com Overdrive, mas não precisa ser com uma distorção tão pesada quanto ele usava geralmente...
Será que com um Fuzz com menos saturação já sai parecido com a distorção do Hendrix e dessas músicas de que falei?
E desculpe a "leiguisse", mas o que seria 2 estágios de Overdrive?

cardoso.07
Membro Novato
# jun/21
· votar


Somente com o Fuzz como distorção, dá para ter uma saturação parecida com estas canções que mencionei?
Mesmo tendo que configurar nos knobs é etc, mas só com o Fuzz dá?
Ou realmente precisa de um Amp com drive ou um Overdrive + Fuzz?

Filippo14
Veterano
# jun/21
· votar


cardoso.07

Tem alguns tipos de fuzz e eles soam beeeem diferentes entre sí. Cuidado na hora da escolha. O esquema que o Hendrix fazia e que você descobriu como Fuzz + Overdrive nada mais é que Fuzz + Drive do Marshall Plexi dele. Ele usava o Fuzz junto com um Marshall valvulado que já tinha uma distorção própria.

Você tem algum amplificador? E se sim, qual seria ele? Primeiro tem que entender essa parte para sair um som parecido. O timbre dele era bem misturado. Eu não conseguiria dizer se o fuzz era a distorção principal ou o drive do amp, por que ficava um som bem combinado dos dois. A ideia do Drinho vai meio que na mesma onda na minha cabeça. Seria um drive, tipo um TS e um outro drive mais forte para chegar no som. Na minha cabeça essa ideia gera uma compressão mais excessiva e mais harmônicos, sem necessariamente ser taaaao distorcido.

De qualquer forma, falando de fuzzes, iria em algo na linha de um fuzz face. Tem uma lista de algumas opções para esse tipo de timbre, mas teria que ouvir alguns reviews.

Opções de Fuzz Face

Quanto a opções brasileiras, tem o BOG da Deep Trip, o Maude da Velouria FX. Contudo nunca testei nenhum deles.

Mas se você tivesse alguma coisa na onda de um Boss SD-1, um Tubescreamer ou algo do tipo daria para ficar melhor, mas um Fuzz Face já faz a maior parte do trabalho.

Abraço

cardoso.07
Membro Novato
# jun/21
· votar


Filippo14

Hm entendi, valeu pela ajuda.
Um colega no YouTube me ajudou também, não estou com orçamento para 2 pedais de distorção, acho que devo pegar algum Fuzz parecido com o Fuzz Face mesmo... Tenho um amplificador aqui, bem básico, sem drive embutido. Por isso estava falando da ideia de Overdrive + Fuzz... Mas acho que vou somente no Fuzz mesmo, por conta da limitação do orçamento e pois eu realmente gosto de um timbre como o do Fuzz Face.
Este colega do YouTube, de que mencionei, me informou que utilizando somente um Fuzz parecido com o Fuz Face já consigo tirar uma distorção bem parecida das utilizadas em Sunshine Of Your Love, Satisfaction...
Porém ele me falou que para chegar numa distorção parecida com a que Page usou em Whole Lotta Love precisaria de algo como o Tone Bender, porém eu gostaria de saber se ele é mais parecido com o Fuzz Face ou algo como o Big Muff... Sabe me dizer?

sidguitar1
Veterano
# jun/21 · Editado por: sidguitar1
· votar


cardoso.07
opcao barata de tube screamer generico....fuhrman tube drive,nux drive core (tem varios outros,e so colocar no y2b tube screamer vs e ja aparece muita coisa), ja tive o ibanez ts 10,o ts9 e hj teho o ts9 dx,por incrivel q pareca eu acho q o ts e um pedal q o pessoal consegue chegar bem perto nas copias, quanto ao fuzz ja nao tenho como opinar pq nao sou fa e nao tive nada de fuzz,mesmo sendo as copias q chegam perto eu chuto q vai passar de 600 reais
Então mano, eu estava querendo tirar um timbre bem parecido com as versões de estúdio remasterizadas, como as que têm nas plataformas de música, como Spotify e etc.
se quiser o som do cara(pra fazer sem emulacao,sem estes recursos digitais q temos hj,na raca mesmo) tem q pegar uma fender top de mais de 10 contos,um marshall top e por ai vai, se o orcamento ta ruim como vc falou, nao entra nessa pira de ficar pesquisando fuzz face,big muff,e equipos top q vc vai ter q comprar a imitacao da imitacao na esperanca de ficar com o som do cara e nao vai rolar(lembre-se q a guitarra e amp contam muito neste caso,um amp valvulado teria q fazer parte do set up,um pedal de wha e uma guitarra muito boa tambem ),se vc e iniciante,compra uma pedaleira tipo zoom g1x on(acho q com uma pedaleira vc consegue mais dq com pedais de baixo custo sem uma guita top e um amp valvulado ja q ela tem simulador de caixa,amp,tem wha,fuzz,tubscreamer,etc) vai sair mais barato dq comprar um wha e um pedal de fuzz e overdrive genericos,gasta em aulas,tenta focar em aprender a tocar q acho q e mais lucrativo,com o tempo vc vai comprando equipos legais (quando sobrar dinheiro,ou virar profissao a musica),abracao

DoisUm
Membro Novato
# jun/21
· votar


cardoso.07

se vc e iniciante,compra uma pedaleira tipo zoom g1x on(acho q com uma pedaleira vc consegue mais dq com pedais de baixo custo sem uma guita top e um amp valvulado ja q ela tem simulador de caixa,amp,tem wha,fuzz,tubscreamer,etc) vai sair mais barato dq comprar um wha e um pedal de fuzz e overdrive genericos

Essa é a melhor dica que vc poderia receber antes de gastar seu precioso dinheiro com um unico pedal de fuzz.
O fuzz é um efeito dificil de domar, e não é qualquer equipamento que combina com ele. Se realmente quiser o pedal, teste com seu proprio equipamento(guitarra e amplo), caso contrario há um boa chance de se decepcionar depois.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jimi Hendrix