Guitarras feitas em Poplar

Autor Mensagem
Helmet
Veterano
# ago/04


Ae gente, acabei comprando uma Jackson Randy Rhoads RR-1 USA, usada, e vi que o corpo dela é em Poplar. Alguém conhece esse tipo de madeira e sabe se ela é boa (no sentido qualidade, e não timbres, pois cada um tem seu gosto em relação às madeiras e seus timbres). Valeu, abraços.

Helmet
Veterano
# ago/04
· votar


Ninguem pode dar uma ajudinha ae?

Gabriel Anjos
Veterano
# out/04
· votar


Helmet
nunca ouvi falar dessa madeira...

hc_cwb
Veterano
# out/04
· votar


Poplar?? Isso é madeira??

John Johns
Veterano
# out/04
· votar


pior q eh! o Dave Mustaine usava guitarras de Poplar/Korina. Nao conheco nenhuma das duas!!

Gabriel Anjos
Veterano
# out/04
· votar


será que é tem qualquer coisa haver com POPULAR ? (se é popular é barato... se é barato, a maioria das vezes é podre... se é podre, ou é aglomerado ou compensado...)
será que estou certo?

crowley666
Veterano
# out/04
· votar


John Johns
a korina eu conheço, as explores mais famosas são de korina, uma madeira de cor dourada

quanto ao poplar tbm nunca ouvi falar, mas acho q não tem nada a ver com o q o Gabriel Anjos disse. mustaine usaria uma guitarra de qualidade inferior? acho q não hein

Gabriel Anjos
Veterano
# out/04
· votar


crowley666
pode crer... acho que o que eu falei não tem nada a ver...

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/04
· votar


As Fender mexicanas costumam ser feitas em poplar.

bruxxi
Veterano
# out/04 · Editado por: bruxxi
· votar


poplar vem de popular sim, mas naum que sejam podre, eh um material ja foi facil de se encontrar...

Passoka
Veterano
# out/04
· votar


poplar vem de popular sim, mas naum que sejam podre, eh um material facil de se encontrar...
Tem certeza disso?????

bom, não sei se a madeira é boa mas a fender usou essa madeira nas strato americanas no lugar do alder por alguns anos.

Fenders mexicanas também já usaram, agora se a fender usou na strato deve ser uma madeira de qualidade sim. Além de provavelmente ter um timbre mais agudo.

John Johns
Veterano
# out/04
· votar


crowley666

concordo

Livin in Sin
Veterano
# out/04
· votar


podia ser rocklar naum poplar, daqui a poco tem mpblar

hetfieldmaster
Veterano
# out/04
· votar


cara korina eh um mogno africano...eu particularmente nao gosto. mas poplar nunca ouvi falar...tem um site de um luthier de las vegas e da uma aula sobre madeiras....qndo eu lembrar eu te digo.

Melodic Man
Veterano
# out/04 · Editado por: Melodic Man
· votar


cada babaquice que falam, bah...

Poplar é o nome dado a um tipo de madeira, parecida com compensado, não é abreviação de "popular" uheahueahe

As guitarras mais baratas da Giannini usam Poplar. Não sei qual a diferença acústica que eles causam, ainda mais nessa Jackson Rhoads, que vem com captadores Duncan Designed.

O Legal do Poplar é que ele é bem LEVE.

Helmet
Veterano
# out/04
· votar


Valeu a todos que responderam... Ela á parecida com compensado Melodic, tem ctza?

Melodic Man
Veterano
# out/04
· votar


só é parecida, mas não é!!!!

saca: http://www.guitarx.com.br/library_html/coluna_visitante/coluna_visitan te_pedro.htm

espero ter ajudado, a Jackson Rhoads é o meu sonho hehehehe

Helmet
Veterano
# out/04
· votar


Melodic Man
Opa, valeu pelo link cara, deu uma ajuda boa... Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Helmet
Poplar é uma madeira do hemisfério norte cujo nome em português (de Portugal) é choupo. Não existe desta madeira no hemisfério Sul, o que temos equivalente aqui é o Marupá, que possui quase as mesmas características tonais e é a madeira usada pela Tagima. É uma madeira de baixa densidade, com timbragem médio-aguda. Se bem sêca, cortada e sem emendas é uma boa madeira (claro que existem melhores!).
Abç

Passoka
Veterano
# out/04
· votar


Poplar é uma madeira do hemisfério norte cujo nome em português (de Portugal) é choupo. Não existe desta madeira no hemisfério Sul, o que temos equivalente aqui é o Marupá, que possui quase as mesmas características tonais e é a madeira usada pela Tagima. É uma madeira de baixa densidade, com timbragem médio-aguda. Se bem sêca, cortada e sem emendas é uma boa madeira (claro que existem melhores!).


Boa Bertola, essa explicação realmente soa coerente. Pelo menos a baixa densidade e timbres médio agudos explicam porque a própria fender já utilizou nas Strato. Agora falaram ai em compensado?????

Bom pode até ser. Pelos absurdos que falaram aqui, compensado vc pode fazer até de mogno :D

JLT
Veterano
# out/04
· votar


??

Passoka
Veterano
# out/04
· votar


JLT
????

Hansen
Veterano
# out/04
· votar


Meu quanta baboseira...

Porisso que qdo pedem opinião sobre guitarras a maioria palpita do que não sabe, ou vai pelos outros... Poplar é um tipo de madeira usado pela Music Man, também pela Giannini.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Passoka
Sou luthier e estudo esta matéria.
Abç

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


minha giannini é feita com essa madeira ae... será que vale a pena eu compra ums caps pra por nela? ou nem compensa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/05
· votar


Sinceramente desconheço que alguma vez a Giannini (ou qualquer outra fábrica nacional) usou, ou usaría Poplar na confecção de corpos de guitarras. Em 1° lugar porque esta madeira não existe no Brasil, devendo ser importada (o que encarecería demasiado o custo do instrumento), e em 2° lugar porque aqui existem madeiras superiores a preço muito mais baixo que o Poplar.
Quanto a colocar captadores novos em sua guitarra... Bem, vc deve sempre pensar em termos de custo-benefício e bom senso.
Abç

Jean
Veterano
# mar/05
· votar


so sei que me parece que as poplar são mais leves!

Penta_Blues
Moderador
# mar/05
· votar


Mauricio, boa tarde!!!
Me corrija se eu estiver enganado, mas a Giannini fabricou sua linha durante um tempo na Coréia. Nessa época seria perfeitamente possível produzir guitarras em Poplar a preços reduzidos pois não haveria a importação da matéria-prima. Se eu me lembro, não tenho certeza, o catálogo da linha 2001/2002 da Giannini, disponível no site da empresa, fala em Poplar para a sua linha de guitarras.
Valeu!!!!

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


Penta_Blues
Realmente a minha guitarra é made in Coreia, e no catalogo consta como poplar, o modelo é GI300

Mauricio Luiz Bertola
que que vc acha dessa madeira?

BlaCk LaBeL
Veterano
# mar/05
· votar


Jaum_Paulo
O Maurício já respondeu sobre o poplar lá em cima. :)
Olha só:

"Poplar é uma madeira do hemisfério norte cujo nome em português (de Portugal) é choupo. Não existe desta madeira no hemisfério Sul, o que temos equivalente aqui é o Marupá, que possui quase as mesmas características tonais e é a madeira usada pela Tagima. É uma madeira de baixa densidade, com timbragem médio-aguda. Se bem sêca, cortada e sem emendas é uma boa madeira (claro que existem melhores!).
Abç"


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras feitas em Poplar