Jazz - escalas q posso usar

Autor Mensagem
karakebrada
Veterano
# ago/04


Ae, jazz é uma das melhores coisas q ja inventaram neste mundo, pra quem toca e pra quem ouve, porem o aprendizado, tecnicas e metodos sao meio charope pq tem muita coisa pro cara memorizar... Mas ae, fiz esse toppico pra galera por ai as escalas que devemos usar em devidas notas e progressoes, quem souber é soo ir mandando.... mas nada de campo harmonico maior, sim campos harm fora do padrao e notas com 7 5 11 13... por ae...
ate mais, valeu!

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


pow nimguem fala nada....

ai vai alguma coisa que sei:

acordes menores com 5b - locria
maiores com 5b - diminuta
maiores com 5+ - aumentada
maiores c/ 7 - mixo
menores /c 7 - eolio/dorio/hamo/melodica

acordes fora do campo harmonico:
maiores - lidio
menores - dorio

13ª = 6ª
9ª = 2ª
11ª = 4

Progreçoes e cliches basicos jazz:

dom primario - modulação
V7____I____V7_____Im
G7___C____G7_____Cm

dom secundario
V7/III IIIm__________V7/IV_____IV
B7____Em___________C7________F



As tensões (9), (13) e (9 13) são usadas quando se prepara um acorde maior e (b9) e (b9 b13) quando se prepara uma tônica menor

acrescentar nonas e decimas terceiras tornam a melodia mais massa...

* devemos saber que um acorde dominante é o quinto grau do acorde - dominante para tonica e dom secundario para outros acordes do campo harmonizado. Ele é utilizado para modular e como acorde de preparação....

ae vamo ver quem faz os campos harmonicos mais esquisitos.... daqui a pouco eu to devolta ... valeu ...

Digao
Veterano
# ago/04
· votar


Eu gosto mas nao toco jazz... tento mas fica uma merda hehe... geralmente eu tento achar o tom e me viro por ali... qd sinto q tem algum acorde de preparacao ou algo do tipo (cliches)... dou uma modulada,... mas tudo meio "nas coxas"... fazer o q...

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


ae eu sei que o tom muda toda hora - obvio, a melodia é toda baseada num fraseado inicial, e o resto vai do improviso.

Por ex.
o cara faz um fraseado no campo harmonico de A maior, sequencia inicial :
A7M Aº A7M Aº vamos lá, quero ver todo mundo tocando, A7M e vai p G#/º(m7,5b)meiodim C#m7,9b,13b e F#m7 - primeira modulação o tom agora é F#m. nesta sequencia usamos ou a escala menor melodica, que ja é a escala de F#m ou as escalas dos acordes tocados,
G#/º Locrio
C#m7 - dorio
f#m escala menor - sabendo que ao inves de tocarmos o F#m tocarmos F7M na sequncia de acordes acima entao a escala será o jonio seguramos a nota tocando F#6 ou F#º.
podrera meuirmao... jazz é massa.... ae é so irvoltando com outra seqauncia de acordes e modular para B por exemplo....

para o solo temos que lembrar que ele sera baseado em um fraseado inicial....

ate mais galera....
mas vamos la quero receber informaçoes de todo mundo q sabe alguma coisa, ...

Behemoth
Veterano
# ago/04
· votar


eae rpz, excelente topico!

Ps1c0
Veterano
# ago/04
· votar


eae rpz, excelente topico!
(2)

eu num manjo mto pra improvisar na hr mesmo...tem q ser foda pra mandar umas frases q combinam em uma música modal.

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


lá vai mais uma, fiquei o horario do almoço inteiro pensando nisso... :
A7M
1ª frase - wa bap twu bap tu tou bap twu bap
twim twim twim - tipo ficando mais agudo... e usando a mesma escala

imaginem isso feito numa guitarra ou violão...
Agora tente repetir a mesma frase - que vc fez ai, usando notas da escala dim de A - repare que vai ter uma tensao muito grande que se resolve quando vc voltar para o acorde A7M - tente repetir a primeira frase...

legal, agora tente usar as escalas locrio de G#, um bend, volte usando a escala de C# dorico e ja va imaginando a escala de F#, lembre-se que a 2ª e 7ª sao notas otimas para encerar na tonica tipo 3ª 2ª 3ª 7ª T - sequencia...

caramba meu, viajei agora...

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


Pow galera, alguem manda alguma coisa... seila escalas, campos hramonicos...

continuando o raciocinio... Agora em E7M:

E7M F#m7 G#m7 A7M B7 C#m7 D#/° E7M
T II III IV V VI VII T
com tensoes:

E7M 9 13
F#m7 9 13
G#m7 9b 13b
A7M 9 13
B7 9 13b
C#m7 9 13
D#/° (OU m7,5b) 9b 13

Formula para achar a 13ª = 1 tom e meio p/ tras 13ª, 2 tons p/ tras 13b

bom, a gente nao vai ficar usando todos os acordes com 9 e 13, mas é bom conhecer a escala...

AGORA VOU COLOCAR AÊ COMO USAR O DIMINUTO NA HARMONIA:

por ex. entre o E eo F# temos um intervalo de um tom, entao se formos fazer uma progressao E=>F# poderemos acrescentar o dim no meio dos dois ou entao voltando Ex. E7M E6 Fº F#m7
ou E7M Gº F#m7 - usando o dim que esta entre os acordes ou depois do acorde alvo, mas lembre-se que esta regra vale se houver o espaço de um tom entre eles...
usando a mesma regra fica legal em ao inves de usarmos o dim usarmos um acorde com setima = E7M F7 F#m7 ou G7 F#m7

entao usando este raciocinio podemos :
E7M / Gº F#m7 / B7 / Em7 / Am7/ Dm7 / G7 C7M / F7M / C6
viram mudou-se o tom da musica e a propria escala foi modificada de E jonio para C jonio...
ate mais ...

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


Behemoth
Ps1c0
pow valeu, mas eu tambem to aprendendo, pode ate ter algo ai que naum bata, mas ta quase tudo certo...

Digao
pow eu sei que o jazz é fod, mas com muito treino, teoria e pratica o cara acaba aprendendo.

pow queria ver a galera colocando alguma coisa ae tambem, sei que neste forum tem muito cara que manja de teoria pra caramba....

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


Pow, ontem cheguei em casa e passei um monte de coisa massa, vou colocar umas ae:

No jazz, o musico, em sua maioria, faz a harmonia e a melodia ao mesmo tempo, ...
Harmonia - notas
melodia - solo
caramba, os caras fazem as notas e vao solando ao mesmo tempo, isso mesmo, vamos respeitar mais ainda o jazz entao... Isso tambem ocorre na musica classica...
Mas como fazer isso,... Bom, os caras usam notas chamadas notas de passagem, que incrementam a harmonia, ...
por ex. as notas essenciais sao as notas que formamm o acorde, e as notas de passagem sao as notas que estao em volta destas notas, nao fazem parte do acorde, por isso naum se deve dar muita tensao nelas a naum ser se forem usadas para passarem para outro acorde.... q notas sao essas?
Ex. A7M - as notas de passagem serao a 2, 4, 6, ou 9, 11, 13
isso dentro do campo harmonico... se formos pensar em notas fora do campo harmonico entao teremos: 2b, 3b, 5°, 6b, ...
olhe so a gama de possibilidades...
as notas do acorde sao: A C# E G#

pensando nisso, olhe essa base em La

A7M / A7M(11) A7M A(9 13 ) / A7M / A7M(11)

naum tenho certeza mas acho q o compasso é dois por dois..

é mais ou menos por ae...

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


ae eu posso fazer uns arquivos mid sobre tudo que falei so que nao sei colocar eles no furum, algeum sabe????

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


a7M
e------------------------------------------------------8^9
B-------------------------------------------------78910---10
G--------------------------------------------6789------
D----------5------2--------------------4-5-7-----------
A----(234)---234----234----------4-5-7-----------------
E------------------------3~~~~-5-----------------------

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


essa Progressao fica legal para samba e jazz
É bem facil....

* E7M____E6,9_____E°_____E7M - REPETE X

A7M____A#°______B7,9____G#°_____A7M_____A6,9

D7M_____D6,9______G7,9_______C7M_______C6,9

F#m__________B7_______REPETE *

Escalas

7M - JONIO
6,9 - JONIO
° - DIMINUTO
7,9 - MIXOLIDIO
m - ESCALAS MENORES
7 - MIXOLIDIO

HYp0tH3ticaL_THe0rY
Veterano
# ago/04
· votar


respondendo ao topico ... qualquer uma hehehe ;)

LeandroP
Moderador
# ago/04
· votar


Para cada acorde existe no mínimo uma escala.

Veja aqui em formato html:
http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/aplicacao.htm

Ou baixe aqui uma tabela do Excell:
http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/aplicacao.xls

Aisse
Veterano
# ago/04
· votar


Vamos la:

Acorde - Escalas recomendadas

V7(b5) - M. Melódica 1/2 tom acima, Tons inteiros
V7(#5) - M.M. 1/2 acima, Tons Inteiros
V7(b9) - M.M. 1/2 acima, M. Harmônica 4 acima, Diminuta a partir da 3,5,b9 sem a b13)
V7(#9) - M.M 1/2 tom acima, Dim apartir da 3,5,b9 sem a b13)
V7(#11) - M.M. 5 acima, Tons Inteiros, M.M. 1/2T acima quando for subV7
V7(9,13) - Mixo, M.M. 5 acima quando resolver 1/2 abaixo
V7(9,b13) - M.M. 4 acima, Tons inteiros
V7(b9,b13) - M.H. 4 acima, Alterada.
V7(b9, 13) - Dim, Tom-SemiTom 1/2 acima
V7(Alt) - Alterada

Divirtam-se!

Aisse
Veterano
# ago/04
· votar


Em acordes SubV7 usando Lídia 7m ela acrescenta T#11 ao acorde além de 9 e 13 naturais.
Pra quem não conhece, a Lídia 7m eh o 7º grau da menor melódica.
Tb chamada de Mixolidio #11 ou Overtone.

HYp0tH3ticaL_THe0rY
Veterano
# ago/04
· votar


em cima dos V7 vc pode usar escala pentatonica menor do acorde mesmo , tipo em cima dum B7 vc toca penta menor de B , da um som bem blues hehe :) ... o lance esta MUITO no fraseado , muito mais do q a escala q vc usa ... por isso pra tocar , escute MUITO jazz ...

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


HYp0tH3ticaL_THe0rY
LeandroPanucci
Aisse
Pow pessoal, to muito feliz de que voces tenham respondido aos topicos, essas coisas sao muito importante pro pessoal que esta aprendendo...
valeu!

Aisse
Em acordes SubV7 usando Lídia 7m ela acrescenta T#11 ao acorde além de 9 e 13 naturais.
Pra quem não conhece, a Lídia 7m eh o 7º grau da menor melódica.
Tb chamada de Mixolidio #11 ou Overtone.

Esse T#11 seria tipo um tritono usado no quarto grau ou na tonica?... SubV7 é subdominante do Quinto Grau?
Agora uma duvida que tenho quando leio os livros de HArmonia é esse T, o q significa ? ... Sim, usando esse modelo em uma progressao I IV V ficaria escala maior ou na tonica(exemplo), Lidia e mixo... Poderia usar essa subV7 na propria Tonica ?
E quando vc pos:V7(#5) - M.M. 1/2 acima, Tons Inteiros quer dizer que eu usaria essa escala na terça menor?

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


LeandroPanucci
gostei muito do quadro geral dos acordes...
só uma dúvida: A.E.M. - eu sei o q é, mas o que significam essas letras A E M ???

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


V7/4/I(9/13) dom.
V7/I(9) (13) (9/13) dom.
ha... o q significa esse I na dom

LeandroP
Moderador
# ago/04
· votar


karakebrada

Acorde de Empréstimo Modal

A letra T normalmente significa Tônica ou Fundamental. O que ocorre é que em muitas análises, esta letra pode significar apenas Tensão, e quando ocorre isto, a letra T vem acompanhada do número que representa a tensão. Ex.: T9 = tensão de nona.

MojoBuddy22
Veterano
# ago/04
· votar


Ae, alguém ja olhou lá no fender players' club?
www.fenderplayersclub.com
tem alguns PDFs e MP3s por lá...

Cheers

LeandroP
Moderador
# ago/04
· votar


MojoBuddy22

É verdade, muito boa as lições que tem lá... vale a pena baixar tudo o que ver pela frente.

Aisse
Veterano
# ago/04
· votar


karakebrada
Esse T#11 seria tipo um tritono usado no quarto grau ou na tonica?... SubV7 é subdominante do Quinto Grau?
Agora uma duvida que tenho quando leio os livros de HArmonia é esse T, o q significa ? ... Sim, usando esse modelo em uma progressao I IV V ficaria escala maior ou na tonica(exemplo), Lidia e mixo... Poderia usar essa subV7 na propria Tonica ?
E quando vc pos:V7(#5) - M.M. 1/2 acima, Tons Inteiros quer dizer que eu usaria essa escala na terça menor?


Oi, como o LeandroPanucci disse T#11 significa Tensão#11...
"subV7" eh dominante substituto...
M.M. 1/2 acima...eh pra tocar a menor melódica meio tom acima da tônica.

Lucas França Cafezeiro
Veterano
# ago/04
· votar


PORRA ANTES DE TUDO ALGUEN TEM COMO ME EXPLICAR OU ENVIAR ALGO QUE ME EXPLIQUE A MUSICALIDADE DO JAZZ


SOU MUITO COMFUSO COM ISSO

JA OUVI FL MUITA COISA(QUE NUM SE ESTUDA TEORIA ,NUM TEM FRASE PRONTA E MODOS ETCCCC)


NA BOA PODEN ME DAR DICAS DE MUSICOS E MUSICAS LEGAIS PARA EU ME INICIAR
PREFERENCIA INTRUMENTAIS TRABALHADOS


VALEW GALERA

LeandroP
Moderador
# ago/04
· votar


karakebrada

Vamos entender primeiro o que seria o SubV7 e de onde ele vem.

No acorde V7 existe um trítono no acorde entre a 3a e a 7a menor. Se você fosse pegar o acorde G7 por exemplo, entre a nota Si(3a) e a nota Fá(7a menor) existe um trítono.

Se já sabemos que o trítono divide a escala ao meio (trítono = 3 tons), o que aconteceria se invertêssemos este trítono, e passasse a considerar a nota Fá como sendo a 3a, e a nota Si como sendo a 7a menor? Obviamente teríamos um novo acorde: C#7. Este acorde substitui o G7 por conter um trítono invertido, por isso é chamado de SubV7 = substituto do V7.

Como qualquer grau pode ter o seu próprio V7, os SubV7's ficam espalhados por todos os graus, sendo uma porta aberta pra melodias mais complexas.

.

e----------------------------------------3-------------
B--------------------------------------3---------------
G------------------------------------2-----------------
D---------------5-6-8-6-5----------2-------------------
A---------4-6-8-----------8-6-4--3---------------------
E------------------------------------------------------
X------- C#7(#4) --------------- C6(9) ----------------

.

A corda "X" é só pra botar o nome do acorde. Atenção natroca de dedo na passagem de C# para C.

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


LeandroPanucci
Aisse
Obrigado pessoal, graças a Deus entendi o SubV7
nao é tao complicado,...

pow, eu nao to mais podendo entrar no furum, é q eu trabalho numa rede e o gerente de contas bloqueou o meu computador, so da para usar a busca....

quantos Sub V7 nao devem ter, heim... para cada tritono invertido um novo acorde... queria saber mais sobre isso onde eu posso encontrar mais sobre esse assunto??...
LeandroPanucci
no http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/aplicacao.htm
eu posso usar os dom secundarios como acordes substitutos ou como é q se usa ?

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


blz, entendi...

LeandroP
Moderador
# ago/04
· votar


karakebrada

Cada grau do campo harmônico tem o seu V7 (dominante).

Veja num campo harmônico de Mi Maior por exemplo:

E - F#m - G#m - A - B7 - C#m - D#dim

Se você quiser usar o V7 do G#m (IIIº grau), é só pegar uma 5ª de G# = D#7.

Experimente isso:

| E | G#7 | C#m7 | D#7(b9) D#7 | G#m7 | C#7(b9) C#7 | F#m | B7(4) B7 | E7M |

Repare que cada grau do campo harmônico teve como preparação o próprio V7.

Na passagem de E para C#m apareceu um G#7 como V7/VI (dominante do VIº grau).

Se fôssemos pensar diatonicamente (dentro da escala) o acorde esperado seria o G#m e não o G#7.

Isso são os Dominantes Secundários. Agora imagine inverter trítono de cada um deles, quantos SubV7's não apareceria.

É por isso que o modo que mais me intriga e fascina é o modo mixolídio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jazz - escalas q posso usar