Madeira da guitarra

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# jul/04


Caras, no som a madeira nao influencia logicamente, mas c vcs se se preocupam com a madeira da guita, eh pelo conforto que ela te gera ao tocar, ou em alguma outra coisa?

Drinho
Veterano
# jul/04
· votar


valeu caras!

doppler
Veterano
# jul/04
· votar


A madeira influencia, sim , no som. Na realidade, o timbre da guitarra é gerado, basicamente, pela conbinação de madeira, captadores e acordamento.

Igor Rios
Veterano
# jul/04
· votar


doppler
Exatamente.

O fato do braço ser aparafusado ou colado também influencia.

Drinho
Veterano
# jul/04
· votar


Na realidade, o timbre da guitarra é gerado, basicamente, pela conbinação de madeira
putz cara, eu tinha ctz ki era soh os captadores e as cordas ki geravam o som e a madeira soh tah lah pra te aonde toca

BRNz
Veterano
# jul/04
· votar


Drinho
putz cara, eu tinha ctz ki era soh os captadores e as cordas ki geravam o som e a madeira soh tah lah pra te aonde toca

Tipo... se tu bota corda em cima de um captador e toca... vai sai baruio...

Maaaas... qdo vc toca, a corda vibra, a ponte vibra, o corpo vibra, os captadores vibram, o mundo vibra... ai as caracteristicas tanto da madeira do corpo, como do braço, como a folga entre o braço e o corpo, como o peso do corpo ou mesmo dos captadores influencia (eeeeh bem isso... tem um alemaum maluco q boto chumbo nos caps pra fica mais pesado e vibra menos [nem lembro o site, quem sabe um dia])...

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


ressusitando o tópico.
hehehe
eucalypto presta p alguma coisa? é ruim? da p fazer um corpo de guita ?

bahhhh
Veterano
# set/08
· votar


Acredito q cada guitarra tenha um sonolidade peculiar, e cada madeira dê um som particular, oq mais importa é ela estar "no ponto". Eucalypto é uma madeira bem resistente (vide os postes de luz no RS) acredito q preste sim, manda bala ae, deve ficar com uma sonolidade massa. Tem uma IbaneZ de acrílico, não? :P

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


bahhhh
po pode cre, tem umas de acrilico sim.
eu ia fazer uma de cedro , mas é foda axar por aqui. ai como tem uma serraria que mexe com eucalipto perto do barraco, o cara corta toras inteiras vou pedir p ele cortar uma prancha de 40x35x4

Diino
Veterano
# set/08
· votar


eucalypto presta p alguma coisa? é ruim? da p fazer um corpo de guita ?

eu pensei em eucalipto, mas um luthier aqui disse um monte de termo e coisas que eu nao faço a minima ideia.
conclusão: nao deve ser boa apesar de pesadona.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


fulanno
Não, não presta.
As madeiras adequadas para a confecção de corpos e braços de guitarras são madeiras específicas, denominadas madeiras tonais.
Abç

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


Diino
eu vi na net um cara que fez uma guitarra toda de itauba.
cara deve ter ficado mó chumbo
ele disse que foi a madeira mais densa que axou para um som grave. disse que ficou com um som unico.não sei se é a melhor opção
mas sei lá cara
os caras falam tanta coisa, poem tudo que é defeito em cima dessas madeiras, por exemplo o cedro. já vi muitas discussoes sobre cedro dizendo que não presta, pesado e tal, mas existem muitas tagimas feitas de cedro. na verdade eles querem usar as madeiras mais caras conhecidas, mas onde tu vai achar ash, alder, madreperola? eu perguntei numa serraria se tinha maple, o cara nem sabia oq era.

Diino
Veterano
# set/08
· votar


fulanno
poise, tem ephiphone ate de compensado.
:S

eu achei uma madeira mais densa de todas, nao me lembro o nome, mas parece que é da africa.
mas NUNCA vi uma guita dessa tal madeira, vou ate procurar de novo o nome agora.

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


fulanno
Dizer que usou madeira densa para obter som grave é bobagem da grandes.
A maioria das Tagima's são feitas em marupá, cedro rosa é uma madeira muito utilizada e valorizada na construção de instrumentos, principalmente guitarras e baixos e em braço de violões. Além disso cedro é uma madeira relativamente cara.
Ash, alder e maple são madeiras que não existem aqui no Brasil, por isso vc jamais encontraria numa serraria brasileira. Por isso é normal que os funcionários dessa serraria que vc perguntou não terem conhecimento dessa madeira, ainda mais que aqui ela é chamada mais popularmente, principalmente nos demais países latinos, de bordo.
Ah, e madrepérola não é madeira, é uma substância calcárea que reveste a parte interna das conchas e matéria prima das pérolas.

Diino
As madeiras mais densas de todas são de florestas petrificadas, mas aí algumas pessoas já nem consideram como madeiras, mas minerais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


fulanno
Diino
Caras, não escutem o que "neguinho" "diz por aí", geralmente são leigos sem o menor conhecimento de causa... Se quiserem uma opinião avalizada sobre luthiería, perguntem a quem entende, como o Fábio Seiji, por exemplo.
Abç

bahhhh
Veterano
# set/08 · Editado por: bahhhh
· votar


http://www.mpinstrumentos.com.br/madeiras.htm

Artigo muito bom sobre as madeiras brasileiras mais usadas em instrumentos de corda.

[ ]´s

PS: Giannini GWNM 17 (violão) Não sei se presta, mas...

• TAMPO: EUCALIPTO NA COR MOGNO;
• FAIXA E FUNDO: EUCALIPTO NA COR MOGNO;
• BRAÇO: CEDRO;
• ESCALA: MORADO;
• TRASTES: ALPACA;
• TARRAXAS: PINO GROSSO CROMADO;
• ENCORDOAMENTO: NYLON GENWS;
• ACOMPANHA: CAPA

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Seiji
tá mas se eu fizer uma guita com corpo de eucalipto tu axa que não vai prestar pq?
sei que não é a melhor madeira, mas som vai sair, de repente até um interessante. vc já fez alguma com essa madeira?
e essa madreperola, é usada noque mesmo?

existe alguma madeira que seja facil de axar , leve e não muito cara para fazer um corpo?

_deep_
Veterano
# set/08 · Editado por: _deep_
· votar


fulanno

nao sei nao, mas acho q entre outras coisas que devem prejudicar na confecao de instrumentos o eucalipto tem mta facilidade p rachar...

madreperola e' usado no abacamendo apenas, tipo as ibanez q tem aquele desenho no braco, cores que lembram perolas meio verdes.....ou aindo no trapezio do braco das les paul

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


_deep_
po pode cre
mais uma coisa que eu não sabia
vou moer umas conchas então pra obter o pó da madreperola
heehehehe
deve ficar manero
vou tentar arranjar cedro então para o corpo
oq me recomendam para o braço?
ou se eu não achar cedro, o que me recomendam para o corpo tbm?

Juca bmx
Veterano
# set/08
· votar


Acredito q cada guitarra tenha um sonolidade peculiar, e cada madeira dê um som particular, oq mais importa é ela estar "no ponto". Eucalypto é uma madeira bem resistente (vide os postes de luz no RS) acredito q preste sim, manda bala ae, deve ficar com uma sonolidade massa. Tem uma IbaneZ de acrílico, não? :P

mauahahha

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


Juca bmx
hauauhauhauha
e eu fui correndo ve a resposta nova
pensei que algo aproveitavel
kkkkkkkkkkkkkk

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


alguem sabe mais alguma coisa aew?

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


fulanno
Não conheço as características do eucalipto, mas sei que existem centenas de espécies muito diferentes aqui no BR, todas de origem australiana; por isso é difícil de generalizar.
A madrepérola é usada nas marcações frontais da escala e em outras incrustrações de partes decorativas.
Não lixe nem moa as conchas sem os devidos cuidados pq o pó de mop ou abalone são tóxicos.
Se vc vai mandar construir um instrumento com um luthier pergunte à ele as opções de madeiras que ele tem disponível, como são muitas espécies que servem para cada parte fica difícil de listar todas aqui.
Muito mais importante que a espécie de madeira é a peça selecionada; ela precisa estar muito bem seca, sem rachaduras ou falhas que possam comprometer o instrumento, corte correto e etc.

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Seiji
pode cre. eu sei. mas é que eu mesmo pretendo fazer.
quero fazer uma tipo telecaster.
sei que a madeira influencia na qualidade do som
mas aqui onde moro achar uma prancha de 40x35x5cm é muito dificil
a unica opção que eu achei foi eucalipto que o cara corta a prancha p mim
axei cedro em uma serraria
mas só que tinha 30 cm de largura e espessura de 2
na verdade são tabuas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


fulanno
O corpo de uma guitarra tem que ter 45mm de espessura.
Abç

B.Frusciante
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Minha guitarra tem 4.9cm de espessura.

Isso é ruim?

É uma Fender Strato

Anonimo19
Veterano
# set/08
· votar


fulanno


eu perguntei numa serraria se tinha maple, o cara nem sabia oq era.



uhauahuashauha
É lógico que o cara nem ia saber mesmo...

Se você pedisse por Bordo teria uma chance de o cara saber....
Olha nesse Link aqui um tutorialzinho...

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


fulanno
Já que vc mesmo vai fazer, adapte o projeto aos seus recursos.
Se vc não encontra pranchas com mais de 30cm de largura, faça uma guitarra com menos de 30 cm de largura ou cole 2 peças para completar a largura que vc precisa.
Faça uma pesquisa na net (mercado livre, orkut e etc) se vc não encontra o blank (peça aparelhada com dimensões suficientes para fazer cada parte do instrumento) para seu projeto.
Se for comprar em serrarias ou madeireiras precisa saber selecionar a peça corretamente, senão vc vai perder dinheiro.

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu pedi com 5cm de espessura pq tem que trabalhar com ela e atl, depoius tem, que lixar, nisso vai sumir uns 5 mm. vai ficar na medida.
Anonimo19
pois é. mas até então eu não sabia que isso não existia aqui. huahuahua
creio que mesmo por bordo eles não conheçãm.
Fábio Seiji
pois é. mas eu não confio muito em coisa coldad. sei lá
parece que fica mais fraco. o ideal seria uma peça inteira.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


B.Frusciante
4,9! Não seria 4,09?
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Madeira da guitarra