o que é mais importante? uma bela melodia ou a dif

    Autor Mensagem
    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/04


    existe um certo preconceito principalmente partindo de guitarristas mais experientes e mais virtuosos, contra melodias simples com acordes básicos, mesmo que o resultado final da música seja bastante satisfatório.

    o que seria mais importante, procurar compor de forma mais trabalhada, com acordes dissonantes e escalas mais elaboradas, ou deixar fluir a criação sem tais preocupações?

    Igor Rios
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    A técnica não é NADA sem a melodia. Sair jogando notas com muita velocidade só engana trouxa. Vale muito mais uma melodia com poucas notas do que uma frase rápida com milhões de notas mas que não passa nenhum sentimento.
    Mas para chegar ao ponte nobre de criar melodias ricas e com profundo sentimento, o cara tem que ralar muito e estudar harmonia igual um louco. Nada é de graça.
    Viva BB King!!!

    Patrucci
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    deixar fluir a criação sem tais preocupações

    Harvey
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    deixar fluir a criação sem tais preocupações

    (2)

    gustavo macaco
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    o que leva a outra questão: vc quer fazer musica pra musicos ou musica pro publico em geral?

    crowley666
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Claudio Natureza
    eu gosto dos dois, na verdade, uso os dois ao mesmo tempo

    por exemplo, a melodia vai seguindo calmamente, com uma coisa simples, bends exprecivos etc... e depois da uma acelerada e depois volta a como tava e assim vai


    (isso aqui colcheias)
    e-------------------------|---------------------------|-
    B-----------------5--7--9-|-7--5----------------------|-
    G--------------7----------|-------7--6--7-------------|-
    D-----------7-------------|----------------7~~--------|-
    A--5--7--9----------------|---------------------------|-
    E-------------------------|---------------------------|-


    (isso aqui em sextinas)
    e---3-6-3-----6-9-6-------------------------------
    B--5-----5---8-----8------------------------------
    G-6-------6-9-------9-----------------------------
    D-------------------------------------------------
    A-------------------------------------------------
    E-------------------------------------------------



    e os acordes e costumo usar algo simples de forma complexa, como esse acorde de Cmaj7:


    e---7--------------------------------------------------
    B---5--------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D---5--------------------------------------------------
    A---3--------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    o que leva a outra questão: vc quer fazer musica pra musicos ou musica pro publico em geral?

    Olha, eu vou falar no meu caso especificamente, eu tenho um parceiro que toca guitarra muito bem, um cara que toca blues há trinta anos, e eu na verdade sou um cara mais ligado nas letras, e em melodias, só me preocupando em fazer arranjo quando a melodia já está na mente e as letras iniciadas.

    às vezes, a melodia fica muito legal, mas os acordes necessários não são muitos nem exóticos.

    a galera que houve viaja e elogia muito, chama logo pra show em bar, essas coisas. e o cara que é um puta guitarrista não agrada a massa em geral, que não curte a "demonstração" de habilidade em solos intermináveis.

    eu tenho tentado "casar" as duas coisas, trazer o cara mais pro popular, convencendo-o a inserir os solos e riffs no lugar e na hora correta, o que não tem sido fácil.

    como gosto de trabalhar em grupo e preciso de um guitarra que dê mais vida às minhas músicas, estou investindo nele, aceitando as diferenças e a coisa tem caminhado a pasos lentos.

    inclusive, tenho melhorado muito com a convivência com o guitarrista, pois sou obrigado a melhorar meu nível para que possamos tocar juntos.

    com vcs tem sido assim?

    Philipius
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Claudio Natureza
    Falo como guitarrista que passou horas trancado em casa com um metrônomo malhando exercícios de técnica.

    Certamente é preciso casar as duas coisas, como você falou.

    Depois de algum tempo tirando músicas de difícil técnica, eu percebi que me faltava muito "jogo de cintura", muitas musicalidade. Foi aí que decidi parar com a alucinação da velocidade e me dediquei a músicas mais tranquilas.
    Agora toco rock, não mais metal melódico/neoclássico/whatever.

    O público certamente prefere essas músicas mais tranquilas, mais fáceis de engolir. É possível utilizar conhecimentos especializados em músicas mais simples, e é isso que faz uma música simples ser bem feita: ser elaborada por músicos com técnica. Qualquer um compõe uma baladinha num violão, mas duvido que essa baladinha seja tão bem feita quanto uma balada composta nos mesmos moldes pelo Eric Johnson.

    E tneho certeza que minha técnica melhorou também quando parti para esse lado mais "light", pois precisei aliar a técnica com a musicalidade, com o sentido da música!

    Por isso acho que um guitarrista deve desenvolver uma técnica precisa para depois se especializar no seu estilo, e não partir pra música sem ter técnica suficiente.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    valeu. espero que aquele alucinado chegue à mesma conclusão..rs

    Jean
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    porra isso me irrita,ta loco,fazer uma boa melodia n e fazer 12315644564 notas por segundo,se isso fosse eu nucna ia gostar de guitarra,mas sim saber compor ja é o basico pro sucesso.

    Jean
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Claro depende da musica que tu vai tocar

    gustavo macaco
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    porra isso me irrita,ta loco,fazer uma boa melodia n e fazer 12315644564 notas por segundo,se isso fosse eu nucna ia gostar de guitarra,mas sim saber compor ja é o basico pro sucesso.

    tecla SAP ae jean por favor

    Marisco
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Claudio Natureza

    Acho que o problema de usar apenas harmonias e melodias simples é que a música acaba ficando enjoativa logo...

    Uma harmonia mais complexa é mais difícil de se digerir, mas o deleite é maior quando tu entende ela, e por conseqüência, elas são uma solução melhor a longo prazo...

    Mas esta é apenas a minha opinião...

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    uma opinião bem reaista, as mais elaboradas enjoam menos.

    mas, com um arranjo legal, as mais simples podem se tornar bem interessantes.

    é foda quando tem que segurar só no violão e voz.

    com um solinho de guitarra aqui, um efeito acolá, dá pra tornar a música simples menos enjoativa.

    Veneta
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A música tem diversas finalidades animar ou entreter
    Pra os micateteiros: axé e bahia
    Pra os virtuoses: vai satriani e cia
    Pra churrascos: pagode
    Pra quem sabe ouvir...............jazz? erudico?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que é mais importante? uma bela melodia ou a dif