Harmonia - duvida

    Autor Mensagem
    Freiheit
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: Freiheit


    Uma música sendo
    1a Parte
    Em - Em - C - C
    Am - Bm
    Em - Em - C - C
    Bm - Bm - C - C

    2a Parte
    G - F - Em - C e D (3x)
    Bm - D B/D#

    eu poderia considerar a 1ª parte como sendo Em Frígio... mas e a segunda parte?
    se não tivesse esse D maior dava pra dizer que isso era F lídio...
    ---

    Essa primeira parte tou improvisando por acordes mesmo, e na parte do Am e do Bm tou considerando como Em jônio.

    Homem Cueca
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    na 1ª parte num dah pra ser E frigio por causa do Bm q tem o F# e no E frigio eh F...caberia perfeitamente G jonio(E Eólio)...isso dah pra levar na musica inteira ateh entrar o D e B/D# usa B domdim q fica legal...

    Freiheit
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: Freiheit
    · votar


    Edit: Opa, Em Frigio da sim, Em frigio = C maior.

    --
    É pra usar Em ou na C na primeira parte. Usando C, qdo vem Bm interpretar como passagem pra Em até chegar a segunda parte

    Homem Cueca
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    putz..num vi o F

    Homem Cueca
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    no G F Em C D dah pra mandar Dm harm Dm melodica ateh o C ai jah dah pra usar Dm eolio e no D dah pra brincar com Am melodica e Gm harm variando a escala nas 3 vezes q repete...

    Homem Cueca
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    na verdade tmb num vi o Em entaum não encaixa Dm harm...

    LuizFB
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    k-ra, na verdade a 1ª parte está em G jônio, logo Em eólio. Mas vc pode pensar sim em Em frígio, pois tb é um modo menor. Na parte G F Em C D, eu pensaria no F como AEM (acorde de empréstimo modal). Mas não sei mto bem, confundo mto isso! Acho q o panucci diria que vc poderia entender que houve uma modulação na sequência F Em p/ Dó jônio, e no C e D voltaria para G jônio! Ajuda ae Panucci, hehehe!

    hugoms
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Freiheit
    "Essa primeira parte tou improvisando por acordes mesmo, e na parte do Am e do Bm tou considerando como Em jônio."
    Em jonio nao existe... o jonio eh um modo maior ehehe.
    quanto a segunda parte, aparentemente nao se encaixa em nenhum campo harmonico... improvisa sobre cada acorde mesmo q eh u melhor q ce faiz ehehe

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    LuizFB

    É isso mesmo. O Fá é um acorde de empréstimo modal (AEM). Este Fá poderia ser um Lídio, ou um Gsus.

    Esta progressão tem várias aberturas modais. Até agora tá indo tudo bem.

    Freiheit
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Eh, de fato eu sei que jônio eh maior...
    acho que deu pra entender o que eu quis dizer com Em jônio
    hehehe

    Andei testando umas coisas e pelo fato do D soar rapidamente da pra usar de fato F lidio no caso, e qdo vier o D eu caio em G.

    mas qto a Bm - D B/D# , eu nao faço a minima ideia.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Freiheit

    O B/D# é uma modulação. Eu não sei que acorde vem depois, se este for o último acorde, qualquer escala maior serve. É bom acostumar-se com a diferença sonora dos modos Jônio, Lídio e Mixolídio.

    Um acorde maior com 7M pode se aplicar o jônio e o lídio. A diferença entre as duas escalas esttão na tensão de 4ª. O jônio tem 4ª justa (4), enquanto o lídio tem 4ª aumentada(#4). O modo lídio é eleito pela maioria como um modo mais plano, mais suave que o jônio.

    Já o modo mixolídio é o responsável pelos acordes maiores com 7 menor. É um acorde de função dominante, e a sétima menor com uma terça maior gera uma tensão ou uma preparação. Muito utilizado no blues. Esta escala soa tensa e quente ao mesmo tempo.

    Perceba estas diferenças entre os modos e escolha o que acha mais apropriado pra cada situação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia - duvida