para LeandroPanucci

Autor Mensagem
DeFoDoN
Veterano
# jul/04


ae cara....to cum um pekeno problema
cmo eu aprendi quase tdo d teoria sozinhu...eu ainda num descobri qdo um acorde eh menor e qdo eh maior..eu tava lendu issu no seu topico d glossario d acordes..i num intendo tbm qdo um acorde eh dominante...essas coisas
num intendo tbm u q eh issu
T, 9, 3, 11, 5, 6 e 7M
u q eh esse t...esse 9, 3, 11, 5, 6 e 7M...c pode me ajudar??

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


qm sabe tbm ajuda...=)

GuitarHouse
Veterano
# jul/04
· votar


Tonica, nona, terca, decima primeira, quinta, sexta e setima maior

Acorde Maior - Tonica, terca maior - quinta justa
Acorde Menor - Tonica, terca menor - quinta justa

guitarist from hell
Veterano
# jul/04
· votar


qual é a diferença de terça maior pra terça justa ???
tem alguma diferença ????

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


GuitarHouse
vlwwww

GuitarHouse
Veterano
# jul/04
· votar


guitarist from hell
nao existe terca justa
ou eh maior (2 tons) ou menor(1.5)

guitarist from hell
Veterano
# jul/04
· votar


pq num existe ???

existe 5M ???

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


GuitarHouse
i cmo eu discubro qdo o acorde eh maior ou menor?

Rainmaker_Acid Rain
Veterano
# jul/04
· votar


DeFoDoN

Acorde Maior - Tonica, terca maior - quinta justa
Acorde Menor - Tonica, terca menor - quinta justa


guitarist from hell
Veterano
# jul/04
· votar


pq num existe ???

existe 5M ???


Fear of the dark
Veterano
# jul/04
· votar


nao existe pq nao existe!

guitarist from hell
Veterano
# jul/04
· votar


existe 5M ???

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


guitarist from hell

Não existe terça justa ou quinta maior, o que existe é terça maior e quinta justa.

Os acordes dominante são separados dos acordes maiores por conter uma sétima menor. Acorde maiores são formados pela T, 3, 5 e 7M, e nunca 7ª menor. Neste caso de aparecer 7ª menor, então ele é dominante.

A diferença entre uma terça maior e a terça menor é a distância que ela tem sobre a sua tônica. Terça menor tem 1,5 tom, enquanto uma terça maior tem 2 tons.

São chamados de justos as notas de ponta da escala (a primeira e a última nota) e as duas notas do meio da escala:

Os justos são os marcados (Ex em Dó):

C - D - E - F - G - A - B - C

É lógico que a tônica e a oitava não tem a necessidade de ser chamado de justos. Já as notas centrais, 4ª e 5ª são justas.

Notas justas quando aumentados em meio tom, tornam-se aumentados

Notas justas quando abaixados em meio tom, tornam-se diminutos

Os demais intervalos são maiores e menores.

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


Os outros intervalos 9, 11, 13 são os mesmos que 2, 4 e 6 respectivamente. Observe que a diferença entre eles é 7 (das 7 notas musicais).

Em harmonia separam-se estes intervalos para separá-los em grupos maiores, dominantes, etc.

Num acorde dominante usa-se 13 ao invés de 6, mas usa o 4 no lugar do 11. No acorde maior o 4 é chamado de 11.

Qualquer um desses acordes são dominantes:

G7, D7, C7, A7, E7, B7, F#7, G7(9), etc.... todos com sétimas menores.

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
Mas porque as vezes usa-se 13 ao invés de 6? qual é o motivo disso?

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
vlw cara!!!!!

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


inthelight

Porque não se pode ter um intervalo de 7 e 6 ao mesmo tempo, então você distancia a 6 para 13. E no geral, quando aparecer um acorde A6 você já pensa nele como maior e pode solar jônio ou lídio, agora se aparecer A13 você já pode solar em mixolídio. A confusão dos dois gêneros de acorde pode gerar um choque muito ruim. O problema é muitos músicos que escrevem cifra não tem este conhecimento e fica tudo bagunçado e levando as pessoas que estudam por conta, a cometerem erros. A cifra é uma linguagem universal dentro da música, onde A é A e B é B.

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
ah, agora esclareceu tudo hehe..Valeu ai cara!

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


DeFoDoN

Desculpe cara! Você que abriu o tópico e eu respondi fazendo referência a outra pessoa. Coisas do fórum.

Se tiver mais dúvidas é só postar aí. Não sei de tudo, mas no que puder ajudar é sempre um prazer.

;)

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
hehehe...vlw...
mais uma outra duvida q surgiu cum sua resposta prointhelight foi: cmo saber qual escala usar...tipo...vc falou
quando aparecer um acorde A6 você já pensa nele como maior e pode solar jônio ou lídio, agora se aparecer A13 você já pode solar em mixolídio....cmo eu vo conseguir descobrir issu?

Digao
Veterano
# jul/04
· votar


DeFoDoN

Mas vc tem q ver q acorde dominante e uma coisa (X)7 e outra... e uma condicao do acorde... ai entra harmonia funcional...

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


Digao
tem cmo v6 me explicarem issu???

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


DeFoDoN

Veja uma progressão:

G6 - C7M

e depois a outra:

G7(13) - C7M

... e compare as duas.

Vou fazer respectivamente as duas na tab.
.

e--------------|---------------------------------------
B---5----5-----|------6-----5--------------------------
G---4----4-----|------4-----4--------------------------
D---5----5-----|------3-----5--------------------------
A--------3-----|------------3--------------------------
E---3----------|------3--------------------------------

.
.
Repare que o primeiro tem mais a cara de tom de Sol, enquanto que o segundo tem mais a cara do tom de Dó. Perceba essa diferença que é muito sutil, mas são de diferentes tonalidades. A primeira está mesmo no tom de Sol maior, enquanto a segunda está mesmo no tom de Dó.

Pra fazer um teste, adicione mais um acorde: Bm7, e veja como logo ele conduz pra um Am7, um D7 e resolve no G6, ou simplesmente G.

Já no segundo exemplo, com o G7(13), a nota F# do acorde de Bm7 iria se chocar com o dominante G13. A não ser se quisesse usar o Bm7 como pivô de uma modulação de Dó para Sol.

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


DeFoDoN

Se você ainda não leu este tópico, dê uma olhada nele que tem alguns pontos a respeito disso. Acordes separados por funções. Ajuda a simplificar uma música muito dissonante ou ser mais ousado (que é o mais legal) e arranjar músicas mais simples.

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=41601

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
num dew pra saca mto d primeira...mais vo da uma estudada nisso...hehhe...vlw pela paciencia

marcio_zav
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
pra mim td isso eh grego.......cara, vc manja mto de teoria...

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


marcio_zav
manja msmo...eu vo t q le mto pra intende,...hehehe

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


Vou passar então um exemplo usando o campo harmônico de Dó, todas as funções dos acordes, e depois umas progressões de exemplo.

Tríades:

C - Dm - Em - F - G - Am - Bdim

Não vou colocar os algarismos romanos sobre os acordes porque não dá pra usar tabela aqui. Mas entenda o campo harmônico assim:

I - IIm - IIIm - IV - V - VIm - VIIdim

Os graus I, IIIm e VIm tem função tônica, sendo o I de função mais forte que os demais.

Os graus IIm e IV tem uma função subdominante, sendo o IV mais forte e o IIm mais suave.

Os graus V e VII são de função dominante, sendo o V mais forte.

Agora veremos uma cadência utilizando um subdominante ligando a um dominante e resolvendo em uma tônica:

Subdominante --> Dominante --> Tônica

F - G - C

F - G - Am

F - Bdim - C

Dm - G - C

F - Bdim - Am - Am/G - F - G - C

É muito comum estas cadências na música em geral. Na maioria das vezes os acordes tem alguma dissonância característica da sua função, onde muitas vezes parece complexo mas é simples.

Separe os acordes por estas categorias e depois estude as categorias individualmente.

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
vlw cara pela paciencia...hehehe
mais eu tenhu mais uma pergunta ignorante...u q eh tonica??ela eh dominante sobre as outras?

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


DeFoDoN

Tônica é a principal, ou fundamental. É a partir dela que se começa um escala ou progressão de acordes. A palavra tônica está relacionada a tom. vejamos, se vai montar uma escala de Si bemol, qual seria a sua tônica? É Si bemol, independente de ser uma escala maior, menor, diminuta, frígida, plácida, cinza ou amarela. Tônica é sempre a primeira nota da escala.

Ela não é dominante sobre as outras, porque ela só não tem direção. É inerte, não se move.

Você pega a sua guitarra e faz um simples Dó, na primeira casa. Que acorde você faz depois?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a para LeandroPanucci