o tom é D, posso solar em Am?

    Autor Mensagem
    gustavo macaco
    Veterano
    # jun/04


    em uma base D G A eu começo usando a penta de D

    posso botar umas frases em Am tb, já que ela faz parte do CH do G da progressão?

    gjsuzigan
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    NAO

    Peter Rocks
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    SIM

    Peter Rocks
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    É só ser criativo e ouvir se vai soar legal

    renilson
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Depende. Se o campo harmônico q vc estiver usando for o de D mixolídio ( D-Em-F#m-G-Am-Bm-C) acho pode usar um A dórico ou A menor, que seria o segundo grau menor da escala de G maior ou G iônico. Quer dizer: pense na escala G maior

    gustavo macaco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    o campo harmonico é o D maior

    renilson
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    aí então vai depender do bom gosto. Se não agredir os ouvidos de maneira rústica e se for bem temperado, não há problemas, até porque quebrar as regras pode surtir efeitos legais. Se não ficar legal o Am, então use a escala de A7. Tente também usar o cromatísmo e notas de aproximação. Desta forma, vc não precisará se prender a escalas, mas sim nas tríades, que são as notas que vc deverá alcançar para repouso.

    Rainmaker_Acid Rain
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    se as notas sao D, G e A...a intenção deve ser C Jônio....com sub-dominante e dominante respectivamente G e A....

    vc pode usar penta de B

    renilson
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    C jônio ou D jônio?

    Rainmaker_Acid Rain
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ahuahau confundi tudo!! eh D JONIO...

    D Em F#m G A Bm C#M

    LuizFB
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    vai do seu gosto... vc pode usar a penta de Am dórico, imaginando o D como mixolídio. Na penta de Am, vc vai ter Lá-Dó-Ré-Mi-Sol, na qual todas as notas estão no CH de Sol jônio, dando intenção mixolídio, pois vc usa notas da escala de sol maior em cima de uma progressão no tom de Ré Maior. Vc pode usar a escala de Am, só que vão ter notas que vão soar um pouco estranho, como a nota Fá, quando vc estiver tocando em cima do acorde de Ré maior. Isso pq esse acorde é formado por terça maior, que é Fá#, e qdo vc tocar a nota Fá, vc dá uma intenção menor em cima de acorde maior, causando um pouco de choque. Mas isso vai do gosto e estilo musical q vc toca. Se vc quiser dar intenção mixolídio nessa progressão, enfatize a nota Dó, que vai dar aquele som característico do mixolídio. Se tiver algum erro ou dívida, avisem ae!

    gustavo macaco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    eu usei a penta de D, acho que vou tentar B tb

    o preblema é que to sem pc e sem minha maquina digital, entao não tenho como ghravar a base pra ver como soa sacou?

    gustavo macaco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LuizFB

    modo pra mim é grego cara, não sei oq ue uma intenção mixolidia

    so manjo da escala maior (jonio)

    Rainmaker_Acid Rain
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    tenta D Jônio, D Mixolídio e D Lídio....
    Mas o unico com Am eh D mixolídio...

    LuizFB
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    gustavo macaco
    [b][/b]

    tipo cara, pra vc entender melhor isso é soh ouvindo a diferença de som entre solar dando uma intenção jônio ou dando intenção mixolídio. vc pode fazer o seguinte p ver essa diferença: manter algum instrumento tocando constantemente o acorde de Ré maior (ex: teclado, alguem tocando violão apenas o acorde de Ré, vc gravar uma fita k7 durante uns 5 min faxendo apenas uma base que contenha somente o acorde Ré maior...). Daih vc pega e vai tocando nota por nota da escala de Ré maior (jônio), em semínima, completando um oitava. Depois faz isso com a escala de Sol maior, mas saindo da nota Ré, ou seja, em vez de tocar Sol-La-si-do-re-mi-fa#-sol, toque ré-mi-fa#-sol-lá-si-dó-ré. Ambas são escala do CH de sol maior, porém a segunda a nota de saída e de chegada é ré. Perceba a diferença de som, pois ao usar escala de Ré jônio, vc vai usar C#, e ao usar escala de Sol jÇônio, vc vai usar C! Aí está a característica do modo mixolídio. Manjo, ou com´plicou mais ainda?

    gustavo macaco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    vo procurar fazer aula que é melhor ehee

    pra nnao complicar, posso usar a penta de B maior? sendo que já usei a de Bm / D, agora posso pegar a relativa que seria menor e usar a sua maior?

    LuizFB
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    hehehe, pega aula mesmo cara , eh o melhor jeito. Ser auto didata eh mto dificil, ateh mesmo pela dificuldade de achar artigos de ótima qualidade pela net. Bom, vou tentar responder o mais simples possivel:
    ESCALA DE RÉ MAIOR: re - mi - fa#- sol - la - si - do# - re
    ESCALA DE SI MAIOR: si - do#- re#- mi - fa#- sol#- la#- si

    Bom, temos 3 modos maiores, o jônio, o lídio e mixolídio, ok? Isso vc pode ver ao analisar os acordes do CH de Dó maior (C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, Bm7(5b)) Perceba que os únicos que não tem a terça menor (que na cifra eh representado por "m") são C7M, F7M e G7. Assim, estes são os acordes maiores. Corresponde, respectivamente, à Tônica, Quarta e Quinta do CH (campo harmonico de Dó maior). Manjou até aqui?? ´Se quiser explico mais, mas caso confundiu td, a resposta eh não, hehe

    jaderpsantos
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Ae...so vai dar certo se vc fizer um penta meio louca com as notas: A B D E G A

    se naum vai fikar horrivel...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    gustavo macaco

    Você pode usar sobre o A. Como você disse, o tom está em D. Então o acorde A é o modo mixolídio e um acorde dominante. Sobre o acordes dominantes você pode usar uma pentatônica menor ou uma penta-blues. A intensão dessa escala sobre estes acordes (dominantes) é bem blues/rock mesmo.

    Dê atenção na tônica e na 7ª da penta de Lá menor na hora do seu lick passar pro D... é só uma sugestão.

    lula_molusco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Como eu queria entender um terço do que vcs falaram aqui

    JazzMaster
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    gustavo macaco
    campo harmonico é o D maior
    Os acordes seriam:
    D-Em-F#m-G-A7-Bm-C#(meio diminuto)
    São os mesmos acordes da escala Si menor...
    Entaum vc pode usar a escala de D maior e a de Si menor, na verdade saum a mesma escala comecando de pontos diferentes...
    posso botar umas frases em Am tb, já que ela faz parte do CH do G da progressão?
    Naum vc sola pelos arpejos dos acordes q taum sendo usados na musica no instante,e ai vc eskece o CH, ou vc sola dentro do tom... ou seja com as seguintes notas:
    RE-MI-FA#-SOL-LA-SI-DO# (acho q eh isso)
    Aih vc bota oq a sua criatividade mandar, Pentas, cromatismos, etc, etc, etc, estando dentro do tom td vale, e são as pequenas transegressões que dão o charme da coisa...
    Por exemplo usa escala harmonica q fica legal , pega a escala em Si menor e no setimo grau vc aumenta um semi tom(LA#), a chamada "sensivel", pq passa a ter soh um semi tom da 7 pra tonica (uma oitava acima), assim como as escalas maiores, fica maior clima egito, bem legal....
    Se vc quiser dar um ar blueseiro vc pode solar no modo menor ,eu acho, mas naum sei se fica legal ficar mudando o solo do modo maior pro menor, mas enfim seu ouvido eh o ultimo juiz....
    Sei lah minha teoria tah muito enferrujada, acho q eh isso se falei merda foi sem querer querendo, pela net eh foda de tentar explicar, com a viola na mao vai facil ....

    Cachorrão do Rock
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    CARA!!!! chuta o balde!

    sai largando as notas! e as q soarem legal, vc deixa! nem sempre as notas da escala são as únicas q soam bem!

    estilo amigão, estilo!

    eskece teoria!

    renilson
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci[b][/b]
    A minha grande dificuldade é a troca de escalas. O que fazer para treinar isso? Qual a sua dica?

    renilson
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci[b][/b]
    A minha grande dificuldade é a troca de escalas. O que fazer para treinar isso? Qual a sua dica?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    renilson

    O primeiro passo é estudar os desenhos das escalas que vai usar, em uma mesma região. Se você usar como exemplo a harmonia deste tópico (D, G e A), as três escalas correspondentes ao acorde feitas na 5ª casa:
    .

    e------------------5-7-5--------------------------5----
    B--------------5-7-------8-5---------------5-7---------
    G----------4-7---------------7-4---------6-----6-------
    D------4-7-----------------------7-5-6-7---------------
    A--5-7-------------------------------------------------
    E- D ---------------- G ------------ A ----------------

    .
    Não estude as escalas apenas com a tônica na 6ª corda. Use as outras cordas como partida da escala. Você pode começar partindo da 3ª, 5ª, 7ª da escala (que são as inversões mais comuns dos acordes.

    Outra dica é pensar em ompassos. Você marca com o pé a duração e quando mudar de acorde você muda de escala também. Por isso que eu procuro sempre dar uma importância maior aos acordes do que a escala propriamente dita. É nos acordes que está a chave de uma improvisação. Ainda que não seja muito técnica, mas inteligente e agradável.

    Visualize agora os acordes na tablatura e pense nas notas vizinhas de cada acorde (as notas visinhas estão entre parênteses):
    .

    e--(4)5(7)-----(6)7(9)-----(4)5(7-8)-------------------
    B--(6)7--------(7)8(10)----(4)5(7)---------------------
    G--(6)7(9)-----(6)7(9)-----(5)6(7)---------------------
    D--(6)7(9)-----(4)5(7)---(5-6)7------------------------
    A--(4)5(7)---------------------------------------------
    E---- D --------- G --------- A7 ----------------------


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o tom é D, posso solar em Am?