Guitarra Trastejando...

Autor Mensagem
krixzy
Veterano
# jun/17
· votar


Da uma olhada nesse vídeo:

https://youtu.be/Swkv8zMKRdU

Iversonfr
Veterano
# jun/17
· votar


Luiz_RibeiroSP

No olhômetro seu nut parece estar bem alto, mas não é o único culpado. Tive uma Fender Am que mandei pra um luthier baixar o nut pois veio muito alto também de fábrica (se fosse minha partcaster eu faria rs).

Mas pelo que vi nas fotos, me pareceu que seu braço está fora de ângulo em relação ao corpo. Se for isso, tem que mandar pra alguém que saiba realmente oq está fazendo, provavelmente colocar um calço pra tombar o braço pra trás, eu evitaria lixar. Esses carrinhos no talo tudo abaixados e mesmo assim a guita parecendo um berimbau ta errado, não é tensor não. Abs!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/17
· votar


krixzy
Bem legal o vídeo. costumo usar a própria palheta para acertar a altura em alguns trastes. Não estou com a mesma paciência que ele carinha teve pra regular.

Iversonfr
Não tinha pensado no nut, realmente parece alto. Não acho que o braço esteja fora de angulo, pelo menos com a guitarra na minha mão não parece.

Acho que neste caso preciso mesmo de um bom Luthier, conversei com um que fez o curso na Taylor, deve manjar, vou levar lá. Posto o resultado e sinceramente estou com medo que fazer mais do que eu fiz nela. Se eu perder essa guitarra vou ter que vender um rim pra comprar outra.

Iversonfr
Veterano
# jun/17
· votar


Luiz_RibeiroSP

Taylor é acústico hein, não conheço luthier que mexa em violão e guitarra, imagino que cada um se especializa em um tipo. Vc estando em SP, o que mais tem é luthier especializado em guitarra, não leva essa Fender num de violão não. Ainda aposto no ângulo do braço rsrs. Depois volta aqui pra contar, abs!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/17
· votar


Iversonfr
Currículo dele é grande, dos que eu conheci parece o melhor. Na região da Teodoro Sampaio tem um que levei para arrumar os trastes de uma guitarra e o cara arranhou toda a madeira.
Desde então procurei mais informações sobre este tipo de serviço e este luthier que falei pareceu ser bom.

http://luthieraquino.com.br

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Peguei a guitarra, precisou fazer uma retifica nos trastes.
O braço estava alinhado, o tensor precisou ajustar um pouco, mas agora esta boa. Só percebi agora que a ponte esta paralela ao corpo, esqueci de pedir a ele que deixasse um pouco angulada, para que eu possa usar a ação reversa da alavanca. Na próxima eu peço.
Uma coisa que conclui é que, é melhor levar á um luthier bom para trocar as cordas, do que fazer sozinho, pelo menos uma vez ao ano mesmo as baratas.
Comigo uma corda elixir dura em torno de um ano, pela frequência que toco, e alem de uma regulagem ele faz hidratação da escala e um diagnostico para ver se tem algum problema no instrumento.
Assim que sobrar um tempinho$ eu vou levar as outras 4 la.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Hidratar escala é algo pra fazer a cada 5~10 anos aos meus olhos...

makumbator
Moderador
# jul/17 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah
Hidratar escala é algo pra fazer a cada 5~10 anos aos meus olhos...

Depende do local em que se mora. Em localidades muito secas se não hidratar não apenas a escala (como controlar a umidade do instrumento todo) aparecem até rachaduras na madeira. Maior merda.

Eu limpo o instrumento e hidrato a escala a cada troca de cordas (que no meu caso no baixo elétrico é a cada 2 ou 3 meses no máximo)

JulianoF.
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah
Hidratar escala é algo pra fazer a cada 5~10 anos aos meus olhos...


Bah, eu faço pelo menos 2x por ano.
Não gosto da aparência e sinto uma diferença na tocabilidade tb.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/17
· votar


Sobre hidratação, o luthier me falou que não pode usar óleo de peroba, precisa ser de limão e passar e limpar na mesma hora. Se deixar a madeira absorver o óleo a escala pode inchar e causar alguns problemas.
Pior que ja fiz tudo errado, lendo coisa na net, passei peroba e deixei a madeira absorver. Ainda bem que a guitarra que eu fiz isso não estragou.

makumbator
Moderador
# jul/17
· votar


Luiz_RibeiroSP

Eu uso produtos específicos para instrumentos e sigo as recomendações do fabricante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra Trastejando...