Guitarra Trastejando...

Autor Mensagem
john
Veterano
# mar/03


Como eu faço para eliminar o som de guitarra trastejando,...?????

Morello
Veterano
# mar/03
· votar


Voce quer que a guitarra pare de trastejar ou voce nao quer apenas o som?
Eliminar so o som eu nao sei porque nao entendo de edição de audio, mas fazer ela parar de trastejar, o ideal é voce conferir duas coisas:

1) Da uma olhada se o braço dela ta concavo ou convexo. Ele teoricamente tem que estar reto, da uma olhada atraves da ponte, com o instrumento perpendicular a uma parede por exemplo, ai da pra ver se ta torto. Se tiver, voce vai ter que mexer no tensor, de uma olhada aonde fica o da sua guitarra e mexa com a chave que provavelmente veio com tua guita. Se nao quiser fazer sozinho, va ao Luthier.

2) O braço estando reto, ai o ajuste é mais simples. Voce vai mexer na altura de cordas. Isso depende do modelo da sua guita. Na minha Sg (a Special), isso fica na ponte mesmo. Creio que a maioria das guitarras sao do mesmo jeito nesse aspecto. Ai eu nao sei pra que lado que voce vai torcer o parafuso. Va torcendo o parafuso para o mesmo lado para os dois, de apenas algo como meia volta. Ae vai testando pra ver as modificações. Lembre-se de torcer ambos os parafusos em quantidades iguais.

Se ainda tiver trastejando é problema de altura de trastes, ai eh so luthier mesmo, porque voce vai provavelmente ter que fazer um arredondamento de trastes, que custa um pouco mais caro.

MKazan
Veterano
# mar/03
· votar


Morello
Segundo o manual original da Ibanez, o braço tem q estar levemente concavo, para acompanhar o movimento da corda (ela faz uma barriga qdo é tocada). O braço totalmente reto trastejaria ainda mais.

snd
Veterano
# mar/03
· votar


É só apertar na primeira casa e na ultima a MIzona dai vc olha e vai perceber que o braço vai ter uam curvatura de alguns poucos milimetros, 1, 1.5, 2.0... Se não tiver esse curvatura vai trastejar um monte.

Morello
Veterano
# mar/03
· votar


Pois é, o foda é ver essa curvatura hehe.
Por isso o ideal é ir testando o parafuso da ponte (bem pouco por vez, e ambos a mesma quantidade, pra mesma direção), e ir tocando pra ver.

Maneko
Veterano
# set/06
· votar


Minha guitarra tb ta trastejando :( será que nessas lojas de instrumentos eles arrrumam?

TheChaosSpirit
Veterano
# set/06
· votar


luthier arruma

Guitar_L
Veterano
# set/06
· votar


john
Como eu faço para eliminar o som de guitarra trastejando,...?????
Abaixa o volume! ^^ Leva num luthier cara, podem ser vários fatores que levam ao trastejamento.

Shakkal_97
Veterano
# jan/13
· votar


Creio que a maioria das guitarras sao do mesmo jeito nesse aspecto. Ai eu nao sei pra que lado que voce vai torcer o parafuso. Va torcendo o parafuso para o mesmo lado para os dois, de apenas algo como meia volta. Ae vai testando pra ver as modificações. Lembre-se de torcer ambos os parafusos em quantidades iguais.
VC fala dos parafusos atras dos sadlles ou os que ficam em cima? tenho uma tagima Menphis MG32 tambem trastejando

kurt hendrix
Veterano
# jan/13
· votar


Shakkal_97

Hey cara,vc é o shakkal da pagina ''escola de rock'' do facebook ? aheauheuae

john
Como eu faço para eliminar o som de guitarra trastejando,...?????

Cara,vc provavelmente teria que dar uma mexidinha no seu tensor.

(foda ter que ajudar um cara 10 anos dps,mas tudo bem.)

Thejapamuri
Veterano
# jan/13
· votar


Antes de postar uma resposta direcionada a um usuário, veja a data em que o mesmo postou.

kurt hendrix
Veterano
# jan/13
· votar


Thejapamuri

Eu vi,mas o espirito não muda conforme o tempo =D

Daniel_DSO
Veterano
# jan/13
· votar


Bom, hoje percebi que as cordas estavam altas de mais, ai eu baixei elas para 0,25mm usando o calibre de laminas e uma chave Allen.

Após terminar de regular o braço, afinei e fui testá-la, então percebi que a corda Sol (3ª) trastejava no 1º traste tocando a corda solta e a partir do 5º traste quando eu tocava na casa 4 (na casa 5 trastejava na 6º traste, e assim por diante, até o fim da escala), na corda Ré (4ª) acontece a mesma coisa.
As cordas Sí, Lá e Mi (6ª) apenas trastejam no fim da escala, a Mi (1ª) não trasteja em lugar nenhum.
O que pode ser isso? Como faço para arrumar?

Ahh, outra coisa, a Mí (1ª) e a Sí são as cordas mais altas.
O que isso pode ser também?

Obs: As cordas aqui estão velhas.

Valeu.

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Daniel_DSO
Após terminar de regular o braço, afinei e fui testá-la,
se esta trastejando entao voce nao regulou!
o que voce mexeu no braço? mexeu no tensor?

O que pode ser isso? Como faço para arrumar?
pode ser:
- trastes desnivelados
- ponte muito baixa
- braço muito reto ou curvo pra tras.

primeira cosia a fazer é tentar levantar mais na ponte (carrinhos).
se continuar trastejando muito mesmo com as cordas muito altas, aí pode tentar curvar levemente o braço no tensor.

Ahh, outra coisa, a Mí (1ª) e a Sí são as cordas mais altas.
O que isso pode ser também?

pode ser regulagem dos carrinhos.

Obs: As cordas aqui estão velhas.
troque imediatamente.
nao adianta nada ficar regulando corda velha, quando trocar pode dar diferença.

Daniel_DSO
Veterano
# jan/13
· votar


Obrigado Kiki, vou ver se trocando as cordas eu consigo regulá-la.

alvinho23
Veterano
# mar/13
· votar


pessoal tenho uma ibanez RG 350 DX e na corda 5 e 6 a partir da décima segunda corda começa a trascejar o que preciso fazer no mais está ok?

Kaah_lol
Veterano
# mar/13
· votar


alvinho23

cara, tu precisa ver como o braço está com relação a guita. talvez tu tenha que colocar um 'calço' no tróculo da guita.

krixzy
Veterano
# mar/13
· votar


alvinho23
regular tensor, e talvez subir um pouco a ação das cordas.

gL.
Veterano
# mar/13
· votar


A corda deve ta enferrujada. Troca ela.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/17
· votar


Estou com esse problema na minha guitarra, desde que comprei. Gosto a ação das cordas baixas, por isso costumo abaixar até o ponto onde não ha tracejamento.
Todas as minhas consigo deixar a altura das cordas em 1mm no 5º traste, mas em uma mesmo com esta altura no 2º traste ela traceja.
O tensor esta regulado e meus trastes são jumbo apenas nesta, não se se interfere.
Se alguém tiver uma sugestão eu agradeço, mas penso em breve levar a um luthier de confiança, assim que eu achar.
Essa guitarra é uma Fender Jeff Beck.

Iversonfr
Veterano
# jun/17
· votar


Luiz_RibeiroSP

Toca em afinação standard? Os trastes estão retificados ou consegue identificar o traste que está trastejando?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/17
· votar


Iversonfr

Afinação é padrão.
O tracejamento acontece em todas as cordas, a partir do 6º traste.

Iversonfr
Veterano
# jun/17
· votar


Luiz_RibeiroSP

Bom, não sou luthier mas costumo regular minhas guitarras. Sem olhar é complicado, mas eu chutaria o tensor mal ajustado apesar de você ter dito que está ok, ou a ação está baixa considerando a força que vc toca, ou o ângulo do braço está fora caso você tenha desmontado ela por algum motivo e montado novamente, ou algum traste lá da frente ta alto e sacaneando tudo e fazendo trastejar (tracejar é desenhar traços). Pergunta pro Bertola, mas uma guita dessa eu acho que vale pagar um BOM luthier. Abs!

boblau
Veterano
# jun/17
· votar


Luiz_RibeiroSP

A altura mais recomendada para Fender deste naipe da sua é que o braço tenha uma curvatura de 0,25 mm no oitavo traste (apertando as cordas com capotaste na 1a casa e com o dedo no último traste) e uma altura de corda no 17o. traste de 1,6 mm. Estas medidas valem para todas as cordas.

Pode parecer alto, mas vale muito a pena pela sonoridade.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/17
· votar


Iversonfr
Não tirei o braço, já abri o escudo para passar limpa contato, mas só. Eu não arrisco fazer mais que isso nela porque não sou luthier e não é o melhor instrumento para brincar de marceneiro. Mas minha Squier já arranquei até trastes.

boblau
Eu tinha deixado as cordas altas, e realmente não tracejou, mas ficou dura e as cordas estavam com bastante tração. Nada que seja anormal mas só o SRV pra fazer bendão nisso.

Como minhas outras guitarras tem bem mais tempo de uso, os trastes estão mais gastos e nivelados, talvez tenha influencia.

boblau
Veterano
# jun/17 · Editado por: boblau
· votar


Luiz_RibeiroSP
Como minhas outras guitarras tem bem mais tempo de uso, os trastes estão mais gastos e nivelados, talvez tenha influencia.


Quanto mais gasto, mais desnivelado... E mais difícil de deixar a ação muito baixa. Quais são tuas outras guitarras?

mas ficou dura e as cordas estavam com bastante tração.

Corda dura e bastante tração não tem muito a haver com ação mais alta. E precisa ver o quanto alto vc deixou. Corda dura e tensa tem uma relação muito direta com qualidade de corda, idade de corda e tipo de corda. Cordas 012 costumam ser bem duras. Numa Strato vc consegue sem problemas usar cordas de 008 até 012. Mas a ação baixa é um problema para essas edições especiais. Aprendi isso depois de bater muita cabeça...

Agora, "bendão" com ação muito baixa numa Jeff Beck eu diria que é geometricamente difícil.

Iversonfr
Veterano
# jun/17
· votar


Luiz_RibeiroSP
e não é o melhor instrumento para brincar de marceneiro.

Nesse seu caso tudo se resume à isso. Economizar com luthier numa guita dessa não tem cabimento, mas depois que levar volta aqui pra contar o que era. Abs!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/17
· votar


boblau
Eu tenho um monte de Squier.
Foi bem nítido pra mim a relação entre altura de corda e tensão, as cordas são ernie ball 0.10 com pouco tempo de uso.
A ponte é 2P, procuro deixar ela paralela ao corpo. De fato nas guitarras que eu tenho que não possuem esse sistema, não vejo alteração grande da tensão nas cordas e na altura. Nesta essa relação pode ser devido a ponte.
Pior que nas outras guitarras, mesmo novas foi fácil regular. tomo pau da fender.

krixzy
Veterano
# jun/17
· votar


Luiz_RibeiroSP
O tracejamento acontece em todas as cordas, a partir do 6º traste.

Cara se é apartir do sexto traste, esse trastejamente vc só tira levantando a ponte, o tensor geralmente tira trastejamento da corda solta até no maximo terceira casa.

Eu costumava regular tensor com as medidas tudo certinho conforme recomenda os fabricantes, mas regulando no ouvido mesmo pessoalmente obtive resultados melhores.

No seu caso eu tentaria o seguinte, levanta a ponte até que o trastejamento na sexta casa não incomode, e aperte o tensor até notar trastejamento na 3 primeiras casas, começou a trastejar, folga um pouco pra tirar esse trastejamento e pronto, vai ser a menor ação possivel na sua guitarra sem trastejamento.

Mas não recomendo tentar fazer isso se não tem conhecimento sobre regulagens, pelo que vc diz imagino que o braço esteja muito curvado, mas pode não estar, só vendo pessoalmente pra ter certeza.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


krixzy
O braço ta quase reto, fiz umas medições com o paquímetro e a corda mais grossa esta com 4mm de altura no traste 12 até a madeira da escala, o que achei muito. No traste 22º cabe uma palheta dunlop 2mm com pouca folga, estimo que a altura seja 2,1mm.
Vou postar algumas fotos, talvez ajude.

foto1

foto2

foto3

foto4

foto5

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra Trastejando...