Dúvida sobre escalas e modos.

    Autor Mensagem
    Morello
    Veterano
    # mar/03


    Falae.

    Seguinte, tenho algumas duvidas sobre escala e modos, se alguem puder ajudar... Tipo, o modo jonio é o modo natural correto? Ja conheço a separação em tons das escalas desse modo.

    O que muda desse modo para os outros modos? Qual a relação dos outros modos com a musica contemporanea? Tipo, eles sao usados mesmo ou ficam mais pra musica erudita e tal?

    Solos de heavy, alguns usam outros modos, como Iron Maiden e Randy Rhoads, em Mr. Crowley por exemplo, mas nunca vi isso em bandas mais cruas. É isso mesmo?

    Outra duvida que eu tenho, é sobre a tal da Blues note na escala pentatonica. Que nota é essa? Tem a ver com a escala de Blues?

    Valeu galera.

    Errol
    Veterano
    # mar/03
    · votar



    |--------------------5-8--|
    |----------------5-8------|
    |------------5-7-8--------|
    |--------5-7--------------|
    |----5-6-7----------------|
    |5-8----------------------|


    Errol
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    As notas em negrito são as blues notes, tirando elas, a escala fica uma pentatônica, com elas. a escala fica a Escala Blues ou Escala Pentatônica com Blues Notes...

    Morello
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Valeu Errol.
    Tem dessas na escala Penta maior também?

    Outra dúvida que eu tenho é se voces costumam solar sempre usando os Tons relativos e se sim, voces usam as daus escalas como se fossem uma só ou fazem tipo transições entre elas (se solam metade do solo em uma e outra metade em outra por exemplo).

    Errol
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Cara, num tenho menor idéio de o q q é Pentatônica Maior...

    E tipow, Pra montar um solo usando mais de uma escala, você tem que estudar um lance de Campo Harmônico e Improvisação, ver em que Campo Harmônico está a música e quais são as escalas que você pode usar então... Tipow eu num sei explicar isso direito porque só estei o básico do básico, tem um lance tb de algumas notas que você não pode tocar.. meu professor estudou 4 anos de improvisação, só pra poder dominar tudinho...

    Morello
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Penta Maior de A, por exemplo

    E ---5-7--
    B --4--7--
    G --4--7--
    D --4--6--
    A ---5-7--
    E ---5-7--


    Sendo assim, de acordo com a teoria, voce pode usar a escala do tom relativo.

    A escala menor, relativa da maior está seis notas a partir da tonica.

    Exemplo, C maior e A menor.

    Entao voce pode tipo unir a penta maior de C com a menor de A sacou?

    The True Master of War
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    [T][/T]

    Unknown
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Ei... essa escala que o Morello colocou naum é a Penta de A menor?

    Morello
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Unknown
    Essa é a maior mesmo. A menor é a que o Errol pos sem as Blue Notes.

    Digao
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Morello: A blue note na penta menor (no caso daquela penta de Am blue note D# q e a 4#) vai ser a mesma nota na escala maior desse tom (tom de do ja q la e relativa) entao na penta de C vc coloca o D# q vai ser na 3 menor (q e a blue note)... E sabe aquele negocio do blues de vc tocar uma escala menor num acorde maior... Ta ai... o C e maior mas vc pode usar a blue note (terca menor) q vem da escala menor... dai vc transforma o maior em menor e sai aquele som blues...

    Agora voltando la pra cima:

    1) O q muda do jonio pros outros: Nada (depende tb e dificil explicar assim hehe, muda so se tiver modulacao no meio da musica pq dai o jonio passa a ser de outro tom)... a unica coisa q vai mudar e o lugar onde vc vai comecar a tocar a escala... Tipo vai sair uma nova escala com as mesmas notas porem com intervalos diferentes vc pode tocar um C jonio comecando pelo IV grau (no caso vc vai tar fazendo um lidio) mas nao deixa de ser um jonio (o q define isso e o acorde q vai tar mandando)... e essas novas escalas q surgirem com certeza vao se dar bem com acordes daquela mesma tonica... tipo C jonio e Dm Dorico... se a base for assim qd entrar no Dm vc faz dorico q vai sair legal... mas isso e podre (na minha opiniao - ficar preso a apenas um shape de escala)... eu faco assim... No caso da musica nao ter modulacao nenhuma eu penso em todos os modos (jonio, dorico, frigio, lidio, mixolidio, eolio, locrio) como apenas uma escala (pq e apenas uma escala!!! q obvio hehe apenas em regioes diferentes do braco... tente tocar isso num teclado q vc entende melhor)... mas pra isso vc tem q conhecer bem o braco da guita antes de solar pq vc vai ter q se situar em qual modo vc ta pra saber o q tem atras e a frente... Ex: Uma musica em G C D... Bem digamos q eu comece um solo numa penta de Bm (q vai cair no frigio) eu sei q atras (2 casas) eu tenho outra penta menor (o dorico) e q na frente (1 casa)eu tenho uma penta maior (lidio) e mais pra frente (3 casas) uma outra maior (mixolidio)... e por ai vai... e so vc decorar todos os modos e conseguir solar fazendo um "mix" deles, sem se prender apenas com um... e assim q os caras conseguem fazer aqueles solos q vao de uma ponta a outra do braco...

    Qual a relação dos outros modos com a musica contemporanea?

    tipo os modos sao utilizados mesmo qd tem uma modulacao na musica, pq dai vc modula praquele modo... No jazz os caras fazem direto isso... comeca menor harmonico cai no melodico dai volta pra natural... No heavy metal tb eles fazem isso (quase so isso hehe) tipo musica sempre em Em ou Am mas na hora do solo metem uma menor harmonica em vez do eolio... (isso e coisa patenteada pelo malmsteen heeh)... Dai q vc vai ouvir o verdadeiro som do modo... vc sente uma mudada de clima na musica... MPB tb usa bastante isso...

    Solos de heavy, alguns usam outros modos, como Iron Maiden e Randy Rhoads, em Mr. Crowley por exemplo, mas nunca vi isso em bandas mais cruas. É isso mesmo?

    E o q eu falei la em cima... e a questao de vc modular praquele tipo de escala dai fica aquele som dela... caso vc nao module ta apenas tocando o modo jonio numa regiao diferente do braco... A questao e se a musica muda de clima... como tem umas do iron com aquele som egipcio... vc escuta e ve q aquilo nao e comum... dai q o cara usou uma modulacao legal...

    E outra pra decorar os modos no meu jeito "mix"... eu tenho um esquema assim... Pra pentas tente achar um shape dela q envolva pelo menos umas 6 casas (esse shape e bem manjado)... dai onde vc tiver pode fazer uma penta q vai cair la na frente (ou atras) em outro modo ja... e e ai q vc viaja no braco... E pros modos mesmo... em vez de decorar so o jonio aproveite e com apenas um dedo descubra o locrio... o q vc tem q fazer, no caso de C jonio vc comecaria pelo C certo??? mas entao comece pelo B... q vc ja vai ter o locrio e o jonio na mao... a mesma coisa acontece no lidio pro frigio e so comecar uma casa atras q vc pega o modo anterior... e tem tb a manha de tipo num C jonio q vc pode comecar na 3 casa da corda la... se vc comecar pela nota sol la em cima vai dar o Sol mixo tb... E so ir localizando assim q fica mais facil...

    Falows...

    Unknown
    Veterano
    # mar/03 · Editado por: Unknown
    · votar


    Morello

    Então, no caso, a escala menor de A seria na casa 8?

    Morello
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Finalmente reencontrei o topico.

    Digao
    Valeu pela explicação. Tava precisando me interar da questao dos modos pra tentar variar nas escalas.

    Então quer dizer que a formulação das escalas em outros modos é diferente? Os intervalos de tom e semi-tom da escala mudam? Entao, por exemplo, a escala de C começa a ter acidentes, coisa do genero?

    Unknown
    Não, não é bem isso.
    É o seguinte, as escalas pentatonica menor e maior tem sua tonica em A, entao elas vao começar (de acordo apenas com esta digitação) na 6a corda, casa 5. Logicamente o desenho de ambas é diferente, mas elas vao ser feitas a partir do deste A.

    O tom relativo, seria a tonica, com 1 tom e meio de diferença, só que com a tonalidade invertida (se era maior, vira menor, se era menor, vira maior), ou seja:

    O tom relativo de C é Am.

    Entao voce pode solar tanto a escala de C maior, como a escala A menor.

    Digao
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Morello: Na medida q vc vai pra outros modos (dentro do mesmo campo harmonico) os intervalos q esses modos vao gerar vao ser diferentes... mas as notas de C maior vao continuar la, sem nenhum acidente... inclusive os intervalos de Cmaior (jonio) vao continuar la so q num grau diferente... tipo em vez de ser o I grau vai ser outro...

    C 1 D 1 E 1/2 F 1 G 1 A 1 B 1/2 C
    B 1/2 C 1 D 1 E 1/2 F 1 G 1 A 1 B
    A 1 B 1/2 C 1 D 1 E 1/2 F 1 G 1 A

    Veja ali q no 1º e o C jonio 2M 3M 4J 5J 6M 7m...
    Dai qd cai no B locrio as notas continuam as mesmas e os intervalos tb, so q eles sobem um grau pra cima... B Locrio 2m 3m 4J 5- 6m 7m
    Depois q cai em La Eolio (relativa) da a mesma coisa (notas iguais intervalos diferentes com relacao aos outros... 2M 3m 4J 5J 6m 7m....

    Resumindo os modos nada mais sao do q o jonio comecado num lugar diferente... quer dizer e tudo a mesma coisa... serve so pra "localizacao" pq vc da esses nomes ao jonio comecado num grau diferente da tonica...

    Unknown: Pra descobrir a escala relativa e facil... no caso de uma maior C no caso e so pegar a 6 dela q vai dar um Am... e no caso de uma menor e so pegar a 3 dela q vai dar um C maior... Entao numa musica em C maior vc teria o shape de Cmaior na corda 5 casa 3, shape menor de A na corda 5 solta, shape de Am na corda 6 casa 5, shape de C maior na corda 6 casa 8, shape de Am na corda 12... e a partir dai oitavando...

    nobre
    Veterano
    # mar/03 · Editado por: nobre
    · votar


    Tipo, o que eu acho mais legal nos modos ( e q realmente muda completamente o som deles ) eh usar os modos paralelos ao inves dos relativos... tipo.. se vc solar usando C jonio e mudar pra Lá Eólio, Ré Dorico, nao vai mudar praticamente nada, apenas o inicio da escala como disse o Digao, pois as notas serão exatamente as mesmas.
    Com os modos paralelos, vc vai usar tipo C jônio, depois C Mixolidio, ou seja, vai manter a tonica e mudar os intervalos.... Solando assim que o som vai sofrer um impacto real dependendo do modo.

    Digao
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Nobre: E o mais foda disso ainda (modos paralelos) e q qd vc mudar do C jonio pro mixo... a harmonia toda tb pode (ou nao) mudar... Vao surgir acordes q nao existiam antes... (pq eles vao vir da escala de F jonio) dai sim da pra fazer uma brincadeira legal com a musica...

    guitartrek
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Digao e nobre

    esses são feras ;o)

    Unknown
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Entendi agora... valeu pessoal!

    alexandre bastos
    Veterano
    # set/07
    · votar


    É sem duvida os modos (gerados pela maior, menor melodica e menor harmonica) ainda causa muitas duvidas em todos os estudantes de guitarra. Em minha opinião, o estudo dos modos deve ser feito sempre embasado pela construção da escala maior, que é a mãe de todas as outras escalas, caso todos tiverem interesse, colocarei a cada mes, partindo de outubro um material que faz parte de um livro que estarei lançando em breve.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre escalas e modos.