Super-Iniciante (Ou super idiota?)

    Autor Mensagem
    Mulder
    Veterano
    # jun/04


    Seguinte povo, tenho algumas duvidas extremamente básicas aqui comigo, e agradeço a quem tiver a paciencia de responde-las. Agradecido.

    1º- Escala isso, escala aquilo... Até eu conheço algumas escalas. Mas eu tenho uma dúvida bem simples: Quando eu uso essas escalas? Certa vez perguntei à um amigo meu (que toca muito) e ele dise que "se o tom da música é C, o correto seria você fazer, na música toda, escalas de C". Isso é verdade, ou eu devo utilizar escalas dependendo do acorde que está sendo tocado naquele momento?

    2º- Se o cara estiver fazendo a nota C7, eu posso, durante ela, fazer um solo na escala de c maior (natural)? Como eu saberei que escalas eu devo usar nesse tipo de notas?

    3º- Existe uma música assim:

    e-|-------0--------0----------0---------0--
    B-|-------3--------1----------0---------0--
    G-|-------0--------0----------0---------0--
    D-|-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2
    A-|-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2
    E-|-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

    Que escalas posso usar nesta música?

    4º- Se eu estou compondo uma música, em C por exemplo, como eu saberei quando usar acordes menores, maiores ou outros (como C7)? E em escalas mais exóticas?

    5º- Pode parecer uma pergunta estranha, mas eu posso usar tais escalas para o baixo, ou existem escalas especificas para baixo e outras para guitarra?

    Valeu!

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    1º- Escala isso, escala aquilo... Até eu conheço algumas escalas. Mas eu tenho uma dúvida bem simples: Quando eu uso essas escalas? Certa vez perguntei à um amigo meu (que toca muito) e ele dise que "se o tom da música é C, o correto seria você fazer, na música toda, escalas de C". Isso é verdade, ou eu devo utilizar escalas dependendo do acorde que está sendo tocado naquele momento?

    siga o tom da musica, é o mais "correto", ou seja, se o tom da musica tiver em C, use a escala de C. Os acordes provavelmente estarão todos, ou quase todos, no campo harmonico de C, por isso vc naum precisa mudar de escala a cada mudança de acorde.

    2º- Se o cara estiver fazendo a nota C7, eu posso, durante ela, fazer um solo na escala de c maior (natural)? Como eu saberei que escalas eu devo usar nesse tipo de notas?

    naum existe "nota" C7, e sim acorde C7. Vc pode sim usar a escala maior de C, pq esses acordes com 7 naum influenciam nisso. se for C, C7, C9, C7+, vc continua usando a escala de C. Agora se fosse Cm, ai sim, esse acorde naum se encaixaria a escala.

    3º- soh com isso ai naum dá pra dizer... o riff principal é E...pode ser varias escalas

    4º- Se eu estou compondo uma música, em C por exemplo, como eu saberei quando usar acordes menores, maiores ou outros (como C7)? E em escalas mais exóticas?
    qdo vc quiser, naum tem regra pra isso.

    5º- Pode parecer uma pergunta estranha, mas eu posso usar tais escalas para o baixo, ou existem escalas especificas para baixo e outras para guitarra?
    são as mesmas para qualquer instrumento, baixo, guitarra, piano

    Véi Angelo
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Mulder
    Super-Iniciante (Ou super idiota?)

    [modo Chaves]
    As duas coisas...
    [/modo Chaves]

    Mulder
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Muito obrigado Inthelight (e Véi Angelo, de certa forma...) mas só uma coisa:

    "naum existe "nota" C7, e sim acorde C7. Vc pode sim usar a escala maior de C, pq esses acordes com 7 naum influenciam nisso. se for C, C7, C9, C7+, vc continua usando a escala de C. Agora se fosse Cm, ai sim, esse acorde naum se encaixaria a escala."

    Mas, eu estava lendo o topic definitivo sobre escalas e teve uma escala que uma garota mencionou que se encaixava melhor em acordes C7, entende? Então, apesar da escala natural funcionar, existem escalas que se dão melhor com tais acordes?

    Mulder
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    [modo Chaves]
    As duas coisas...
    [/modo Chaves]


    [Modo Kiko]
    Gentalha, Gentalha... Bléééé
    [/Modo Kiko]

    Leandro
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Calem-se, calem-se q vcs me deixam louco!

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Mulder
    Mas, eu estava lendo o topic definitivo sobre escalas e teve uma escala que uma garota mencionou que se encaixava melhor em acordes C7, entende? Então, apesar da escala natural funcionar, existem escalas que se dão melhor com tais acordes?

    Sim, depende da sua intenção. Vc ve aqueles blues de 12 compassos, por exemplo, q usam acordes com 7? poderia muito bem usar acordes simples, mas com 7 fica um som legal. E a escala de blues se encaixa mto bem com isso.

    Quer dizer, tem certas combinações q dão certo. Uma escala maior com acordes simples sempre vai soar bem, mas se vc quiser um som diferente comece a explorar as notas extras como 7 e 9, e escalas diferentes, comece a ver quais são mais usadas nesse ou naquele estilo.

    Agora, qual escala especificamente fica bem com acordes com 7 eu naum sei te dizer, tb sou iniciante nisso.

    VRock
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    As escalas servem pra justamente vc ter uma ideia de quais as casas e notas q podem ser usadas em determinadas musicas ou trechos! Muitas vezes a escala naum precisa ser nescessariamente do acorde q está sendo tocado, eh preciso analisar o campo harmonico, etc. Questões q todo guitarrista vai aprendendo com o tempo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Super-Iniciante (Ou super idiota?)