FORMAÇÃO DE ACORDES

    Autor Mensagem
    Sversut
    Veterano
    # mar/03


    Tô fazendo confusão aqui nos skemas de acordes dissonantes.
    Exemplos:
    1) Com 6ª> 1 3 5 6 A> A C# E F#> x02222, simples
    Só que no Dicionário às vezes omite a 5ª E.
    Entra 5 e 6 ou 6 substituindo a 5ª??
    No caso do E6, basta complementar o E normal> 022102 (6ªna fininha, pois já tem E na grossa) Mas o Dic. indica posições mirabolantes e não menciona essa simplinha aí. Por que simplificar?
    2) Com 9ª> O dicionário indica às vezes sem a 3ª.
    Sempre executei (e consta no Dic) A C# E B> x02200, só que vi que nessa posição estou omitindo C# ao usar o B solto.Parece que o correto é x02420 ou 579655.
    Parece que às vezes acordes com 9 quer dizer 7/9,mas às vezes não. Quando sei isso? Qd consta os tais add??

    3)Outro lance skuisyto é que na formula do 7/9, tipo C7/9 tá omitindo a 5> C E G Bb D, pois a posição normal parece que é x3233x, e o G foi pro saco

    Enfim, diga aí: O que tem que ir no acorde com 6ª. Com 9 e com 7/9 pela regra oficial.
    A 4ª sempre substitui a 3ª (sus), por isso não existe Bm4, embora já tenha visto letra cifrada assim.
    Okei??
    Quero entender bem isso, pois na hora não preciso ver dicionário
    Falowwwwww
    Sversut

    Toddynho
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Naum sei a regra exata, mas geralmente a nomenclatura diz tudo.

    - Quando o acorde ficar com mais de 4 notas, vc pode (ou naum) omitir a 5a.
    - O E6 eu naum sei a regra, mas assim como o E7 e o E7M, acho q vc adiciona a nota
    - No caso dos acordes com 9a, podemos ter o acorde Csus9 (Onde troca-se o terceira pela segunda) ou o acorde CAdd9 (onde aciona-se a segunda e a terceira é mantida). Em muitas cifras a pessoa escreve só C9, dai vc tem q adivinhar qual dos dois q eh (use o ouvido)
    - Se vc encontrar um acorde Bm4, provavelmente ele vai ser BmSus4, mas teoricamente pode existir o acorde Bm(add)4, onde aciona-se a quarta, embora nunca tenho visto esse acorde em alguma musica.

    Sversut
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Mas como Sus4 significa substituição da 3ª pela 4ª, o m de Bm não tem sentido, ja que ele se refere à 3ª. A não ser que seja 3 + 4.
    Falowww

    Digao
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Dai Sver!!! Fiquei um tempo fora do forum depois de umas crises financeiras, chifres crescendo e garrafas de conhaque vazias, mas to de volta...

    Na cifra o certo e nao omitir nenhuma nota, qd tem os 6 7 9 11 13 da vida e so pra ir adicionando.... mas isso na guitarra as vezes fica dificil dai vc omite por falta de dedos (pode ver q tecladistas usam todas as notas)... Vc so omite se tiver escrito isso na cifra...
    Mas tem q diferenciar qd uma nota passa a ser tensao q e a partir da 7 maior... pq se e um C5+ vc nao adicionou uma nota, mas apenas empurrou a quinta pra frente... Mas se for um E7/9# o 9# vai ser a mesma nota da 3 menor (o acorde e maior) dai vc tem q pensar nessa nota como tensao (q e a 9#) e nao como estrutura do acorde (pq o acorde nao pode ser maior e menor ao mesmo tempo, uma das duas e tensao)...

    Sversut
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Ok.
    Acho que entendi. Parece que qd está em jogo mais de 3 notas, tenho que dar preferência p/aquelas dissonantes, omitido a 5ª, como disse o colega Tody.
    Falowwwww
    Thank

    lg_bemol
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    só uma observação: acordes são sons simultâneos ou quase simultâneos. não importa a ordem.

    qew
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    lg_bemol

    ressuscitou da pqp esse aqui hein!

    Creamy Mule
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    o caba deve tá na formatura do mestrado em harmonia pela berklee a essa hora.

    guitar100
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    olha primero vc tem que entender como é formado o acorde q é pela tonica,terça maior e quinta justa em qualquer instrumento,entao ex. o dó(C) sempre a primeira é a tonica aí vc conta pra achar a terça entao do,re,mi a terça de do é mi agora vamoa char a quinta ja ta no mi conte mais duas pra frente entao fa sol entao as tres notas formam o dó (C) dó,mi,sol quem faz diferencia de um acorde maior pra o menor é a terça entao nao meixa nao tonica e nem na quinta pra formar dóm (Cm) e sim na terça diminua meio tom nela entao agora quem forma Cm é dó,mib,sol entao quando nos for fazer uma acorde com duas dissonancia ex. C7/9 é preciso eliminar uma quem a tonica?nao, a terça nao?sm qunita pois terça é quem diz se o acorde é maior ou menor entao pessoal sempre q vcs quizerem fromar um acorde dissonante coloca mais uma nota na tríade que agora ela passa a ser tetrade ex tríade dó (C)do,mi,sol tetrade do,mi,sol,la entao ficou agora la6(A6) e assim por diante conta qual foi o grau q entrou e ele é numero extra dizer assim ok

    guitar100
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    sempre o acorde com duas dissonacia ex. C7/9 elimine a quinta e nao a terça pq a quinta nao é quem diz se o acorde é maior ou menor e sim a terça se vc eliminar a terça o acorde vai ficar nem maior e nem menor cadê a terça?
    entao manda a quinta ir pur saco mesmo

    PAltafim
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Em homenagem ao nascimento de jesus, todo mundo ressucitando tópico. ALELUIA!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a FORMAÇÃO DE ACORDES