parafina nos captadores

Autor Mensagem
michael angelo
Veterano
# mai/04


gostaria de saber se depois de colocar parafina nos captadores existe a possibilidade de retirala sem danificar o mesmo?

Se alguem puder responder eu agradeco

Ah ja ia esquecendo sou de apucarana parana, e novo aqui no chat toco guita a deis anos...

Valuzao

uhauhauhauhahuhuhuhuhu

BRNz
Veterano
# mai/04
· votar


Curiosidade... pra que por parafina nos caps?

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mai/04
· votar


BRNz
Ela serve pra isolar os caps, que fazia isso era o van halen, dizem que da pra fazer um single ficar sem chiado desse jeito, mas na minha opinião não é isso tudo.
michael angelo
Acho que dependo o geito que voce for tirar

Véi Angelo
Veterano
# mai/04
· votar


michael angelo
Veja soh q gay , quem dexo criar um nick com o meu nome , ein ein ein ?
o.0

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


michael angelo, não seria mais fácil não colocar? Ele deixa o som um pouco mais velado e se não vier de fábrica assim colocar depois pode ser a maior loteria.

michael angelo
Veterano
# mai/04
· votar


Vei angelo nao leva mal nao cara na verdade eu vi o michael tocando e achei mo massa ai quis faze uma homenagem foi so isso

Ai gente eu postei duas mensagens iuais uma dizendo que sou novo no forum por favor descartem

O negocio da parafina era so curiosidade na verdade ate um alerta pos eu queimei meu captador , ta certo que era uma condor estrato mas nao dexou de ser preju

Comoeu sei que ai so tem fera gostaria de saber se vcs conheciam essa tecnica


Falowww

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mai/04
· votar


CORVO
Ele deixa o som um pouco mais velado
huahauhahua

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell, juro que foi sem querer! :o)

Slash Teacher
Veterano
# mai/04
· votar


CORVO
É ideal para se fazer isso nos singles, certo? Se for feito por um bomn luthier, não é uma ótima pedida para guitarras com singles, como Fender etc..? Diminui mto o ruído? Se bem feito, quais as alterações no timbre?

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


Slash Teacher, em minha opinião é ideal NUNCA se fazer isso. O captador vem de fábrica com aquele som e se o músico nào gosta dele é melhr rocá-lo. Para melhorar os ruídos o ideal seria uma blindagem da cavidade e eventualmente do fio ou dos captadores.

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mai/04
· votar


Slash Teacher
Isso é na verdade mais uma lenda não é o bicho como dizem, pq na verdade o isolamento que a parafina vai fornecer, não é vai influenciar no campo magnético do captador, como acontece nos humbucker que uma bobina cancela o campo da outra e vice versa(dããh).

Monstéra
Veterano
# mai/04
· votar


Será que alguém sabe me responder...
Se eu tirar is fios que vem na parte elétrica da guita e substituí-los por cabos blindados, os ruídos diminuirão???
Alguém já fez isso?
Claro que com singles o ruído não vai sumir totalmente, mas será que diminui???
Vlw!

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mai/04
· votar


Monstéra
Talves, cara ruido não é só da guita, vem desde a tomada, jah troquei um pedal umas 3 vezes dizendo que tinha ruido e quando mudei de tomada parou.

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell, nesse ponto você tem razão. Eu nunca raciocinei muito nesse sentido porque não vejo sentido mesmo em parafinar captadores. Alguns vêm de fábrica parafinados, o soim deles é aquele e ponto final. Não gosta, compre outro. Mexer em bobinas, colocar parafina e afins é sempre empírico e o resultado pode ser qualquer coisa. Se for um captador que se ia jogar fora pode até valer a experiência porque as chances de ele se estragar serão grandes.

Monstéra, os ruídos de modo geral vêm da parte elétrica do instrumento, talvez mais da cavidade do que dos captadores mas cada caso é um caso. Dependendo do tipo de ruído ele pode ser mesmo da rede, do seu sistema de pedais, cabo, etc.

Jorge Airton Badin De Oliveira
Veterano
# mai/04
· votar


Sei la aproveita que a parafina jah ta nos captadores e pega umas ondah com a guitarra. Seria interessante NAO?

caiohleal
Veterano
# mai/04
· votar


PARAFINA NÃO É PRA TIRAR RUÍDO, É PRA NÃO DAR MICROFONIA!!!

Dogs2
Veterano
# mai/04
· votar


Ele deixa o som um pouco mais velado - by canilupi

Huahuahuahuahua to zuando

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


caiohleal, a microfonia nada tem a ver com o captador, o instrumento ou a parte elétrica mas sim com a circulação das ondas sonoras no ambiente.

caiohleal
Veterano
# mai/04
· votar


CORVO
pq q vc acha q um captador de 400 da menos microfonia do q um de 100???

nIgHtWoLf
Veterano
# fev/05
· votar


Eu fiz isso no meu cap da ponte, e diminuiu sim a microfonia. Eu coloquei uma tijela em banho maria, nessa tijela tinham varios pedaços de vela, ai quando derreteu tudo, eu apaguei o fogo e mergulhei o captador e deixei uns 5 minutos, depois tirei e deixei secar. Num parou totalmente a microfonia, mas diminuiu bem.

oak
Veterano
# fev/05
· votar


caramba, quanta bestera
caiohleal e nIgHtWoLf tao certos

o funcionamento do captador eh assim: o iman gera um campo magnetico no qual as cordas (que sao de metal) estao mergulhadas, quando as cordas vibram o campo eh perturbado gerando uma variaçao de fluxo e induzindo uma corrente na bobina do captador
esse eh o funcionamento ideal de um captador, ele deve captar somente a vibraçao das cordas, nunca a vibraçao sonora
porem, se houver ar nas bobinas ele ar reverbera com o som e o captador acaba funcionando como um microfone (esse sim capta as vibraçoes sonoras - no ar) e dessa forma gera microfonia (captando o som do amplificador)
entao pra evitar microfonia existem 2 opcoes:
- tocar no vacuo
- fazer com que as bobinas nao se movimentem com as vibraçoes sonoras, e isso eh feito mergulhando elas em parafina fundida (70 graus aproximadamente)
todo e qualquer captador decente é parafinado
e isso nao diminui o ruido, ruido eh evitado com blindagem (tanto dos captadores quanto das cavidades da guitarra) e com cancelamento de hum (humbucker)

oak
Veterano
# fev/05
· votar


que pango eu, explicando o negocio com um topico que tem quase 1 ano ja

OmegaZer0
Veterano
# fev/05
· votar


oak
obrigado, me poupou o trabalho de explicar isso... :-P

Bily
Veterano
# fev/05
· votar


oak kaukaukuakua.....mas vlw.........vc esclareceu minhas duvidas......eu vo fik de costas pros amplifikadores do estudio amanha..uahuah

nIgHtWoLf
Veterano
# fev/05
· votar


oak

porem, se houver ar nas bobinas ele ar reverbera com o som e o captador acaba funcionando como um microfone (esse sim capta as vibraçoes sonoras - no ar) e dessa forma gera microfonia (captando o som do amplificador)

Então é por isso que quando eu fiquei falando com a boca perto do captador uma vez saiu no amp. Doidera

Rowashburn
Veterano
# fev/05
· votar


nIgHtWoLf
doidera mesmo, significa que seus captadores são ruins!!!!
Bons captadores vêm parafinados de fábrica, e captam somente a vibração das cordas!!!!

nIgHtWoLf
Veterano
# fev/05
· votar


Rowashburn
Mas será que o som da voz sair no amp significa que o cap é ruim?
Porque no show do Steve Vai: Live in Astoria ele e o Billy Sherram falam perto do captador e sai no amp. Eles usam caps top de linha né!

oak
Veterano
# fev/05
· votar


nIgHtWoLf

todos os captadores captam o som, a diferença eh que os bons captam muito pouco enquanto os ruins sao verdadeiros microfones

SpeedFox
Veterano
# fev/05
· votar


Vi isso no site da Spanch:

"Todos os modelos são blindados e saem da fábrica parafinados, diminuindo o nível de ruído e apurando o seu som."

Krist Novoselic
Veterano
# fev/05
· votar


O JB é parafinado? E outra... ele é de alnico ou ceramica? Eu tenho um e queria saber..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a parafina nos captadores