Cromar Guitarra

    Autor Mensagem
    Max
    Veterano
    # mar/03


    Onde eu consigo cromar a minha guitarra pra ficar que nem a do joe satriani??
    ou nao da ...se nao der é melhor fazer em um luthier uma e mandar banhar?ou comprar o corpo e mandar banhar...como fazer isso??é o q eu quero fazer

    MKazan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Olha cara, eu não sou nenhum expert em química. Mas acho q pra cromar vc tem q fazer hidrólise. e para fazer hidrólise a tinta tem q ser de algum material condutor de eletricidade.

    acho q vc vai ter q pintar com alguma tinta específica antes de querer cromar.

    como eu disse no primeiro parágrafo, eu ACHO!

    caiohleal
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Claro, pois sem hidrólise ñ é possivel cromar, por acaso vcs acharam que dava?

    MKazan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    então, aí tem então que passar tinta a base de metal antes, não tem?

    Vinch
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    provavelmente.....
    sei lah olha em loja de pintura de carro e pergunta se da pra faze :D

    Max
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    e ai alguem sabe mais sobre isso??
    queria compra uma bem vagabunda so pra faze isso...copia msm...

    Vinch
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    tonante na veia :p

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Max
    pergunta pra algum professor de quimica.
    eles manjam de eletrólize

    fuleragi
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    pra cromar primeiro o cara taca cobre ou bronze pra poder o cromado segurar. NOtem quem quando um metal enferruja e larga o cromado, atrás do cromado é cor de bronze, justamente o banho que eles dão antes de cromar, pratiar, niquelar(???) etc..

    Johnny
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Ae Galera eu curso Engenharia Química na UFPR e acho que da para dar uma ajudinha.

    Pra vc aderir uma película de algum metal (cromo, ouro, níquel) em uma superfície você deve realizar uma reação oxi-redução extremamente lenta. Ela tem que ser lenta mesmo, porque se não a estrutura do metal vai ficar desorganizada e aí a tendência é descascar!!! Ferra tudo!!! Se for lentinha fica perfeito!

    Mas o problema é esse: Se vc tá querendo cromar a sua guita, a superfície dela teria que ser revestida com um outro metal que reduza o Cr2+ em Cr0 (Cromo) e isso segue uma tabela de potenciais de oxi-redução. Ou então eles podem oferecer na madeira da sua guita uma diferença de potencial elétrico bem alta a ponto que a madeira dela passe a ser condutora e assim haveria depósito de cromo na superfície. Ainda.... os cara iriam mergulhar a tua guita em um tanque com solução de Cromo 2+. Resumindo ia sair uma nota preta! É mais barato comprar a guita do Satriani mesmo. Ou então pinta a sua com umas tinta especial que da a impressão de estar cromada.

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Johnny
    valew garoto!

    Vinch
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    que wilson =-o
    johny mostrando o poder da quimica =-o
    ou intao leva pra faculdade e pede pro professor experimenta e mostra pros alunos =-D
    pega um tonatne e testa =_D

    MAURICIO JUNIOR
    Veterano
    # set/04
    · votar


    CASO ALGUEM DESCUBRA COMO CROMAR GUITARRA,POR FAVOR ME AVIISE....MJRBOMB@HOTMAIL.COM

    nofx2804
    Veterano
    # set/04
    · votar


    aki no japan eu já ví um produto pra cromar plástico. É a base de pó, aí tem q passar uns pós lá, e esfregar. Eu n comprei, só ví no verso do produto como fazia. Mas pelo q sei tb, é como o universitário alí falou. É uma tinta msm, q fica em forma de película, Mas n fica barato n, se fosse barato, o interior dos carros viriam com mto mais partes cromadas do q vem hj em dia como apenas uma maçaneta da porta..etc..

    silasamilcar
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pesquisando na net sobre como obter esse efeito de cromagem na guitarra do Satriani encontrei uma informação que acredito vai ser interessante aqui.
    Na Europa existe uma tinta que é aplicada com pistola de pressão chamada Chromirox ([url=null]nullwww.chromirox.com[/url]), pode ser aplicada em qualquer superfície, inclusive Madeira, MDF, vidro, acrílico e plástico.

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Max
    acredito q se vc tivesse perguntado no topico fixo de lutheria ja teria a resposta ,abraço

    Bonnerfl
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Max
    Veterano # mar/03

    sidguitar1
    vdd, mais do q justo ele esperar quase 9 anos pela resposta...


    porra sid, ate vc,
    deve ser o sono... auhauhaua

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Bonnerfl
    hhahah, mas e verdade, os caras q mexem com lutheria com certeza sabem o procedimento e se e viavel fazer ou o custo acaba nao compensando, se nao rola no forum a resposta acho q o lance e ligar pra algum luthier e pedir o orçamento de uma cromagem em um corpo de guita, ai ja vai colhendo informaçoes se pode ser em qualquer madeira,etc, etc, abraço

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Ou você pode deixar o escudo preto e o resto cromado...

    doubletalking
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: doubletalking
    · votar


    Olá Pessoal,
    Existe um método para cromagem, podendo cromar qualquer tipo de objeto, madeira, plástico, ou o que seja, produto 100% nacional.
    Na época que vocês debateram sobre o assunto de cromar guitarra acredito que ainda não existia determinados métodos para cromagem em casa, porém agora é possível, vejam o seguinte vídeo, lembrando que exatamente em 2:59 começa a cromagem de uma GUITARRA:







    vejam esse outro video também de cromagem em casa, fica realmente efeito cromado:







    quem quiser adquirir o produto, ele pode ser adquirido no mercado livre :
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-239109042-tinta-de-efeito-croma do-effectchrome-embalagem-de-450ml-_JM

    Abraço.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    doubletalking

    Isso não é cromo! É uma tinta cor de cromo.

    Pra cromar, é como disse o MKazan:

    Olha cara, eu não sou nenhum expert em química. Mas acho q pra cromar vc tem q fazer hidrólise. e para fazer hidrólise a tinta tem q ser de algum material condutor de eletricidade.

    Tem que receber um banho de cobre, e sobre o banho de cobre é aplicado o cromo de verdade.

    Observe as peças com cromo. Já tentou lixar alguma? Você pode ver o cobre logo abaixo do cromo.

    doubletalking
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: doubletalking
    · votar


    doubletalking

    Isso não é cromo! É uma tinta cor de cromo.

    Pra cromar, é como disse o MKazan:

    Olha cara, eu não sou nenhum expert em química. Mas acho q pra cromar vc tem q fazer hidrólise. e para fazer hidrólise a tinta tem q ser de algum material condutor de eletricidade.

    Tem que receber um banho de cobre, e sobre o banho de cobre é aplicado o cromo de verdade.

    Observe as peças com cromo. Já tentou lixar alguma? Você pode ver o cobre logo abaixo do cromo.


    Sim é apenas efeito cromado, e não uma cromagem como de processo de gavanização, porém o efeito fica 90% parecido com cromado, diferente daqueles sprays toscos de cor aluminio rsrs :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cromar Guitarra