escalas Menores Natural, Harmonica, Melodica.

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


regis yamamoto

Ouça a música no meu palco mp3 e veja se fica muito dissonante. Se bem que eu usei as sétimas apenas como passagem, não como modal.

Alex Pires
Veterano
# mai/04
· votar


Dominante é o que há...

Olha o pouquinho de coisa que dá pra usar em acordes dominantes.

Mixolidio
Mixolídio b13(Modo da melódica)
Mixolídio b9 b13 (Modo da Harmônica)
Lidio b7 (Modo da melódica)
Escala de Tons Inteiros
Dom Dim (Escala diminuta partindo da b9)
Arpejo Meio Diminuto partindo da terça maior do acorde
Arpejo Meio Diminuto partindo da quarta aumentada do acorde
Arpejo Menor com setima partindo da quinta justa do acorde
Arpejo Dominante partindo da sexta maior do acorde
...

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
A musiquinha Slide Slow Blues nao e bem um blues ne?
Por que tem tres tempos no compasso.

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


Alex Pires

isso sem contar as inversões, que pode quadriplicar as escalas, né?!

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
Ficou legal, so um pouco dissonante, da um som meio chique heheh.

Alex Pires
Veterano
# mai/04
· votar


No final dá pra usar o modo aporratoniano...eheheheh...

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


regis yamamoto

É um blues em 3/4 (parece até uma valsa)... é que a maioria é 4/4 ou 12/8 e tem 12 compassos. Este é diferente, mas é um dos inúmeros jeitos de se tocar blues.

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
So nao gostei das bases das suas musicas, nao digo das notas nem do ritmo mas sim dos timbres. E bem MIDI ne?

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


regis yamamoto

é... fazê o quê né... "quem não tem banda caça com midi" he he he

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
Blues 3/4, legal. Vivendo e aprendendo heheh.
Aprendi muito com o forum. Tem muita gente inteligente por aqui. E muitos musicos com qualidade profissional

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
Voce tem alguma composicao inteira instrumental?

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


Alex Pires
Voce entende bastante ne? Estuda a quanto tempo?

Alex Pires
Veterano
# mai/04
· votar


Dá pra perceber que eu sou professor? hehehe Estudo 4 anos.

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


regis yamamoto

sim... mas estas eu não mostro porque não tem registro.

O Alex Pires foi salvo do mundo da perdição e resolveu estudar música. Hoje ele é fera.

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
E a Harmonica e so na descendente (ida) tambem, igual a Melodica?

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


Alex Pires
Eu estudo a 5 anos e nao sei dessas coisas. Acho que to meio devagar.

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
Estuda a quanto tempo?

Alex Pires
Veterano
# mai/04
· votar


regis yamamoto
Eu passei 4 anos estudando. Praticamente todos os dias, e sem contar que eu sempre entendi bem a parte teorica(chata) da coisa...Dai só me dediquei mais a pegar a prática e tal. Música é em grande parte bem exata...

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


Alex Pires
Eu moro no Japao e sou professor tambem. Mas se eu fosse pro Brasil nao dava pra mim ser professor nem a pau heheh. Aqui tem poucos brasileiro que tocam legal.

Ngm
Veterano
# mai/04 · Editado por: Ngm
· votar


Ai, eu não vi se alguém respondeu, mas é assim:

A menor natural é o modo que deriva do sexto grau da escala maior. Sem segredos, certo?

Por exemplo:
C -> C D E F G A B C
Am -> A B C D E F G A

Mas essa escala tinha um tom inteiro de diferença entre o sétimo e oitavo grau. Quando os estudos mais aprofundados sobre harmonia começaram a ser feitos, aquele meio tom da escala maior fez falta. Então, os músicos resolveram fazer uma pequena alteração nela, pra ter esse meio tom:

Am harmônica -> A B C D E F G# A

Viu? Foi dado o nome "harmônica", pelo fato de ela se adequar mais às regras de harmonia.

Só que essa escala tinha um tom e meio do seu sexto pro sétimo grau, o que a tornava difícil de ser entoada. Então, resolveram fazer mais uma alteração nela, a fim de sanar esse problema:

Am melódica (ascendente) -> A B C D E F# G# A
Am melódica (descendente) -> A G# F# E D C B A

O nome ficou sendo "melódica", porque sua melodia era mais fácil de ser entoada. Por convenção, ela sobe com o sexto e sétimo graus aumentados em meio tom, e desce natural.

Se a escala subir e descer com o sexto e sétimo graus aumentados, ela é denominada bachiana, por ter sido usada por Bach...

LeandroP
Moderador
# mai/04 · Editado por: LeandroP
· votar


regis yamamoto

Me apaixonei por guitarra aos seis anos de idade, mas nunca havia chegado perto de uma.

Quando tinha 6 anos meu pai me deu um violão e eu ficava até os 8 anos de idade só fazendo blein blom, sem nota nem nada. (meu pai só havia me dado o violão e não me botou pra estudar). De tanto blein blom, a minha mãe se irritou e quebrou meu violão. Naquela época eu ouvia Titãs (só por causa dos palavrões) e achei a minha mão muito lôka quebrando o Tonante... depois fiquei triste.

Aos 11 anos eu ia pra igreja de crente com a minha vó só pra ver as guitarras mais de perto e as pernas ds mulheres. Foi por pouco tempo. Logo percebi que todo mundo rezando alto me irritava, e as pernas das mulheres eram muito peludas pra um garoto da minha idade.

Pedi pra um marceneiro recortar uma tábua, com formato de guitarra que eu havia desenhado, e me juntei com a molecada do colégio pra fazer umas dublagens he he he... naquela época acabei influenciando muita gente da minha classe a curtir rock nacional.

Só aos 16 anos, com os acampamentos e as baladas que fui bater um violão. Como sou canhoto, tive que me virar com violão de destros. Isso me ajudou muito a enxergar os intervalos no braço do violão.

Só aos 18 anos que fui comprar a minha guitarra e levar mais a sério o estudo da música, mesmo como autodidata.

Tenho 26 anos e até hoje eu não tenho violão... se alguém estiver afim de me fazer uma caridade eu aceito. Com excessão aos Tonantes, Málaga, etc... he he he

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


Ngm
Valeu pela explicacao. E o que eu tava procurando a tempos.
E a Harmonica? Desce Harmonica e sobe Natural tambem?

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


Ngm

Esse papo de descer um escala e voltar em outra é coisa do passado (mas bem lembrado). Hoje em dia não se pensa mais assim (pelo menos como regra).

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
A ta. Que bom, mais facil heheh.

Ngm
Veterano
# mai/04
· votar


regis yamamoto
A Harmônica sobe e desce do mesmo jeito.

LeandroPanucci
Cara, como eu disse, se você fizer do mesmo jeito vai ser a escala bachiana e não a melódica, mas é claro que não vai estar errado!

Bom, o livro que eu li sobre isso é da década de 60, então talvez algumas coisas estejam atrasadas...

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


regis yamamoto

É bem mais fácil. Antigamente as escalas eram consideradas de um jeito quando desciam e de outro jeito quando subiam. Mas hoje o papo é outro.

Tem muita coisa pra se mudar em música... o tempo vai passando e algumas regras vão mudando também.

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


Ningué vai me dar um violão? :(

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


he he he

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
Valeu pela licao. Estou na internet cafe pois nso tenho PC, pago um pouco mais barato do que se tivesse fazendo aula mas aproveito mais do que uma aula heheh. Gracas a voces que estao sempre dispostos a ajudar os mais novatos. Eu tambem procuro ajudar quando posso.

regis yamamoto
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
Cara moro no Japao e vivo de Musica. Como e dificil viver de musica aqui nesse pais heheh. Ai tbm deve ser ne?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a escalas Menores Natural, Harmonica, Melodica.