Diferenças entre Gibson e Epiphone

Autor Mensagem
superdrive
Veterano
# abr/04 · Editado por: Moderador


Eu tenho uma Epiphone Les Paul Standart e gostaria de saber se eu colocar captadores Gibson USA a qualidade do som seria a mesma?

Tirando o acabamento, haveria muita diferença entre uma Gibson LP USA e uma Epiphone LP com captadores Gibson?

Qto ao acabamento, minha Les Paul é Coreana e já deve ter uns 10 anos (comprei usada a uns 3). O acabamento dela é bem superior ao das autais Epiphones, principalmente a das chinesas que invadiram nossas lojas.

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Com certeza não são a mesma coisa, motivo pelo qual os preços são bem diferentes, mas se a sua Epiphone for de Mogno e bem pesada talvez você consiga um resultado similar colocando captadores Gibson, embora eu ache que o investimento não valha à pena.

superdrive
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO, vc tem idéia de quanto seria esse investimento?

Ninguém mais tem qualquer opnião sobre o assunto?

Slash Teacher
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
Vc acha que uma Epiphone com caps Gibson ainda não chega perto de uma Gibson mesmo??

Johnny
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO

Mas a qualidade das Epiphones não é ruim (Pelo menos não o das Custom!) Não são guitarras excelentes, mas são boas. Ao contrário se vc fizer a mesma comparação entre Fender-Squier! Ae a diferença é gigantesca! Seria como comparar uma Fender USA - Fender Mexicana.

kreutz_guitar
Veterano
# abr/04
· votar


superdrive
olha uma vez eu vi um cap da gibson por +ou- 400

meiomundo
Veterano
# abr/04
· votar


superdrive
Haverá uma melhora substancial na guitarra. Eu tenho uma Tagima Les Paul com caps Gibson 496R/500T que são os mesmos da Classic. Mas é importante melhorar toda a parte elétrica.

Mr Fernando
Veterano
# abr/04
· votar


A epiphone é uma marca autorizada pela Gibson para copiar seus modelos...o som, madeira são completemente diferentes.. a diferença mais visível é o preço, oq dá para saber qual é melhor

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Slash Teacher e Johnny, Epiphone é uma coisa e gibson é outra, assim como Fender é uma coisa e Squier é outra. Nunca serão a mesma coisa por mais que eventualmente se pareçam. Na verdade a jogada de marketing é essa mesmo, a de comprar o mais barato pensando no mais caro porque não tem dinheiro para comprar. Uma Epiphone com captadores Gibson será sempre uma Epiphone com captadores Gibson, nunca uma Gibson e nunca terá o som de uma Gibson, apenas o som de uma Epiphone com captadores Gibson, som esse que não necessariamente seria bom ou ruim, apenas não seria o som da Gibson.

Mr Fernando, não é bem assim. A Epiphone é uma fábrica quase tão antiga quanto a Gibson mas foi comprada por ela exatamente para abraçar esse mercado de instrumentos mais baratos, tanto que modelos signature como Zakk Wylde, Tony Iommi e Slash (que já não fazem mais, creio) deixaram de ser fabricados pela Gibson e passaram a ser fabricados pela Epiphone. E Epiphone não é autorizada pela Gibson a fazer réplicas, ela é da Gibson, inclusive já existem modelos Epiphone que saem de fábrica com captadores Gibson.

Mr Fernando
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
exato, é segunda linha

superdrive
Veterano
# mai/04
· votar


É, com certeza a Gibson USA é muito superior.

Mas será que o custoXbenefício existente na diferença de preço entre essas duas guitarras justifica a compra de uma USA.

Uma LP Standart Epiphone custa uns 2.000 reais e a USA un 7.000.

O que vcs acham?

aenima
Veterano
# mai/04
· votar


a unica diferença entre as epiphones e as gibsons sao a procedencia, pq a captaçao, ferragem e madeira sao iguais!!! a diferença no preço esta na procedencia apenas, ou seja, nao adianta trocar o cap da sua por o de uma les paul usa, vc estaria trocando 6 por meia duzia...

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


aenima, não é bem assim. O hardware não é o mesmo e nem a captação, com exceção daquela que vem com a indicação "captadores Gibson".

superdrive
Veterano
# mai/04
· votar


Corvo, todas as epiphones vêm com adesivo nos captadores escritos "desigened by Gibson USA".

Isso não significa que sejão os mesmos utilizados nas USA, apenas são desenvolvidos, desenhados, projetados pela Gibson. Só isso!

Na minha opnião a grande diferença está justamente na captação e acabamento, já que a madeira é a mesma (pelo menos da minha), é Mogno!

STY
Veterano
# mai/04
· votar


Bem eu acho que a diferenca de uma Epiphone e Gibson, seria tambem na qualidade de madeira usado na fabricacao, por exemplo uma Gibson e usa AAA maple e nas Epiphone apenas Maple, ou mesmo mogno, mas mogno de uma qualidade superior que a mogno usada na Epiphone. Alem da mao de obra americana que e mais cara que na Coreia

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mai/04
· votar


bom, eu acho que, se for para comprar uma Custom por exemplo, é obvio que é melhor pagar 2200 numa Epi do que uns 12000 numa Gibson........ é claro q tem suas diferenças só que com esses 10000 que sobram o cara vai turbinar a Epi e não vai ter chance pra Gibson!!! é questão de custo versus benefício......

eu daria um 7 pra Epi Custom e um 9 pra Gibson LP Custom (sendo bem exigente), só que a Epi turbinada com uns pups fodões, uma ponte nova, tarracha com trava, pestana de grafite ou algo melhor, parte elétrica totalmente nova e até uma pintura personalizada........ sei lá sai uns 3000, exagerando, pra fazer tudo isso e dai sim ela fica dez..... dá até p comprar uns pups reserva.....

maggie
Veterana
# mai/04
· votar


Sem tópicos X versus Y

maggie
Veterana
# mai/04
· votar


Reaberto a pedido. :)

rocapi2000
Veterano
# mai/04
· votar


Uma grande diferença está no trabalho que é feito na madeira. As madeiras da Gibson USA são de reflorestamento com aquele esquema de proteção ao dematamento e tal. Elas são muito bem selecionadas e secas ao longo do tempo. Conversando com o Henry Ho, ele disse que leva de 30 a 100 anos para secar uma madeira dessa.

Vou anexar o email:

"as madeiras da Gibson são obtidas com certificação de
origem natural, procedência comercial, certificação
florestal ( atraves de ONGS, governo e entidades) e
manipuladas até serem consideradas tonewoods (corte
radial, secagem natural, controle biológico, controle
químico e etc...
são madeiras fornecidas com custo alto, pq tem pelo
menos 100 anos de manipulação. Ïtens como alcalinidade,
PH, contração radial, taxa de transmissão frequencial,
etc, são manipulados até a obtenção do timbre Gibson.
já , as madeiras da Epiphone são madeiras mais recents e
secas em estufa, ou seja, de custo bem mais baixo e
apresentam um referencial diferente.
o custo da produção, mais a qualidade do hardware,
captadores e evidentemente, a marca.
isso tudo influe no preço.
a Epiphone Std é uma boa guitarra, mas o timbre não tem
nada a ver com a Gibson, são apenas parecidas. "

KPI
visite: www.tocandoguitarra.com.br

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


superdrive, "Designed by Gibsn USA" existe na maioria das Epiphone mas umas poucas têm captadores Gibson realmente, assim como poucas são de Mogno.

STY, o Mogno das Gibson é brasileiro e o das Epiphone (as que são de Mogno) é indonésio, bm inferior. Quanto ao Maple eles só usam AAAAA ou AAAA. Não sei ao certo se eles usam AAA mas se usam é nos modelos inferiores.

rocapi2000, o Henry sabe disso mas não vai te dizer que o mogno de reflorestamento eles guardam de reserva e gostam mesmo é de derrubar o nosso aqui e levar para lá. De uns 2 anos para cá a coisa complicou para o lado deles (lembram daquele carregamento que voltou?) e de repente eles começaram a usar as "reservas". andou aparecendo até Gibson de Ash!

superdrive
Veterano
# mai/04
· votar


A grande diferença no som, na minha opnião está nos captadores.

A madeira ou processo de preparação, ainda que melhor, não sei se fazem tanta diferença assim.

O preço da USA, na minha opnião, é bem mais alto por: tributos, mão de obra, "MARCA", e os caps.

Imaginem uma Epiphone só que fabricada integralmente nos USA, usando os mesmos caps das Gibson. Acho que não haveria tanta diferença de preço.

Volto a questão inicial. Valeria a pena equipar a minha epiphone com caps Gibson USA?

STY
Veterano
# mai/04
· votar


Corvo, segundo o catalogo da Gibson que tenho aqui que e um de 2004, Um 50`s & 60`s Les Paul Standard esta AA maple, uma Les Paul Standard Premium Plus e Carved AAA flamed maple e o Les Paul Supreme que esta AAAA grade figured maple. Se estiver errado, queria pedir desculpas que escrevi apenas o que vi no catalogo.

Seu craison
Veterano
# mai/04
· votar


superdrive



DEPOIS DE TUDO QUE OUVI AQUI, EU COLOCARIA OS CAP DA GIBSON SIM, VAI CHEGAR BEM PERTO OU MESMO SE NÃO CHEGAR VAI FICAR UMA ÓTIMA GUITARRA

Seu craison
Veterano
# mai/04
· votar


E OS CAP TA UNS 400 CONTO CADA EM MEDIA....

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


STY, se você viu no catálogo é porque possivelmente está certo. Eu é que devo ter me confundido com tantos "As" espalhados por tantos modelos. :o)

superdrive, eu não sei porque você pergunta, afinal pelo que declarou você já tem opinião formada, da qual discordo completamente por "n" motivos que dariam um comentário enorme, e sabe a resposta.

Homem Cueca
Veterano
# mai/04
· votar


compensa colocar captador gibson sim....

stratopeido
Veterano
# mai/04
· votar


q eu saiba os cap das epiphone sao gibson.. mas posso estar errado

Homem Cueca
Veterano
# mai/04
· votar


stratopeido
entaum tu num sabe nd desses captadores.

superdrive
Veterano
# mai/04
· votar


Corvo

Na minha opnião acho que até vale apena investir nisso, mas vc sabe, vai me custar uns R$ 1.000,00.

Assim, pretendo amadurecer melhor essa idéia, e para isso nada melhor do que ouvir outras opniões, sobretudo as contrárias.

Só para reforçar para os menos informados: As epiphones não são equipadas com aps Gibson USA, não tem nada a ver.

Mas vamos continuar os debates, está bem interessante.

STY
Veterano
# mai/04
· votar


Concordo com o Corvo, porque se ja tem a opiniao formada nao adiantaria nada fazer tudo isso. Com certeza se o rumo do debate chegar a conclusao de que nao vale a pena trocar acho que iria trocar do mesmo jeito, porque ja tem a sua opiniao. Mas pretende colocar qual captador da Gibson na Epiphone?
Mas acho que a Epiphone Elite que tem captadores made in USA da Gibson

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferenças entre Gibson e Epiphone