ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO

Autor Mensagem
knvb
Veterano
# fev/11
· votar


Vou aproveitar o topico para fazer uma pergunta e nao criar outro topico so para isso!

Seguinte: segundo aprendi, acidentes opostos não devem ser repetidos (# e b na mesma escala)
Outra, notas a não ser que sejam oitavas também não devem ser repetidas tipo F - F#

E como fica a escala de C#?

C# - D# - F - F# - G# - A# - C - C#

Entre outras escalas com o mesmo "problema"?

Penta_Blues
Moderador
# fev/11 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

knvb
Acho que vc está se confundindo um pouquinho.
Acidentes opostos não devem aparecer por uma questão de deixar menos confusa uma partitura. Imagine misturar inúmeros acidentes e representá-los numa pauta. Por isso existe a enarmonia.
Quanto à sua Escala de C#, ela possui todas as notas sustenidas, ficando então assim:
C# - D# - E# - F# - G# - A# - B#

Valeu!!!

Filhada
Veterano
# fev/11
· votar


Voltei!(sem net por 3 dias...)

Como se diferencia # de b??
Assim, A# não é Bb?
Não, não é, mais como eu vou saber quem é quem?

Ja Ne!

Black Horse Guitar
Veterano
# fev/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Filhada

Bom na realidade exemplo como esse A# e Bb, na verdade na prática é a mesma nota, apenas tem grafia diferente pelo motivo exposto pelo Penta_Blues, num post acima, é mais pra "facilitar" a escrita e a leitura musical, se misturar os acidentes além de desorganizado fica muito ruim pra tocar lendo a música, imagina você tocando e lendo ao mesmo tempo como costumam fazer os músicos eruditos e de repente aparecem as mesmas notas mas com escrita diferente, no meio disso tudo se você tem um deslize, ferrou!

Abraços

AceFrehley
Veterano
# mai/11
· votar


UP! pq esse tópico é muito util e me ajudou, e uma duvida, para treinar velocidade, qual escala devo treinar, Pentatonica, Maior, Menor...
Grato!

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


AceFrehley
para treinar velocidade, qual escala devo treinar, Pentatonica, Maior, Menor...

Treinar velocidade?!

AceFrehley
Veterano
# mai/11
· votar


Sim... digo... para ficar mais rapido, é aconselhado treinar escalas não é?

celotoledo
Veterano
# mai/11
· votar


AceFrehley


Você chegou a ler a resposta que eu postei nesse tópico que você abriu????

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/257921/

Dá uma olhada lá. Eu postei um materialpara você praticar "velocidade" e ficar bom em solos....

AceFrehley
Veterano
# mai/11
· votar


Puxa cara, eu tinha até me esquecido da apostila, ja tinha até ela baixada, muito obrigado ai ^^/
Grato.

pedrorocker1
Veterano
# mai/11 · Editado por: pedrorocker1
· votar


Oi, tipo, eu estou com umas dúvidas sobre escalas e tons
Tipo, a pentatônica e escala fechada por exemplo, que são as que eu estou usando ultimamente, tem todo aquele esquema de tom maior e tom menor;
Ex: C/Am
Como eu poderia usar essas escalas em tom maior e tom menor?
As vezes eu to praticando e erro o tom, não sei como usar essas escalas corretamente nos tons.

Se puderem me ajudar ai, fico agradecido, obrigado.

LeandroP
Moderador
# mai/11 · Editado por: LeandroP
· votar


AceFrehley

Se você treinar só pentatônica menor, vai ter mais habilidade com ela. Pra ter velocidade na escala você tem que treinar ela. Não existe escala maior lenta, média, rápida, expressa. Não existe uma escala pra treinar velocidade. Treine a escala.

Dica: Não adianta ser rápido se não souber onde e como estacionar.

LeandroP
Moderador
# mai/11 · Editado por: LeandroP
· votar


pedrorocker1

Você precisa reconhecer as notas no braço.

Pratique num pedaço de papel. O cérebro precisa saber antes das mãos. Se você não souber as notas no braço, as notas da escala, corre um sério risco de tocar fora do tom.

notas no braço da guitarra

Estude "os intervalos" também, tendo como tônica uma nota qualquer. Fica bem fácil memorizar por eles.

lucsiqueira
Veterano
# set/11
· votar


galera tô agora começando a entender escalas, me respondam uma coisa:

criei uma escala de dó maior aqui:

e|------------------------------------------------5--7--8--
B|------------------------------------5--6--8--------------
G|-------------------------4--5--7-------------------------
D|--------------3--5--7------------------------------------
A|---3--5--7-----------------------------------------------
E|-----------------------------------------------------------

tá certinha ou tem algo errado?

lucsiqueira
Veterano
# set/11
· votar


outra duvida !!!

eu to começando a estudar pentatonicas menores

e pelo que li ela é uma escala normal em que se "exclui" a 2° e 6° nota

ficando só com 5 notas, por isso vem o nome penta

exemplo: ESCALA DE DÓ MAIOR = C D E F G A B C

ESCALA PENTATÔNICA MENOR DE DÓ = C E F G A C

tô certo??

Azian
Veterano
# set/11
· votar


Esse tópico é bem interesssnte, merecia stick.

Renato F
Veterano
# set/11
· votar


lucsiqueira

ficando só com 5 notas, por isso vem o nome penta
Correto.

exemplo: ESCALA DE DÓ MAIOR = C D E F G A B C
Correto

ESCALA PENTATÔNICA MENOR DE DÓ = C E F G A C
Não. A Penta Dó Menor é: C Eb F G Bb

e pelo que li ela é uma escala normal em que se "exclui" a 2° e 6° nota
Sim, da escala menor natural que correspondem ao 4º e 7º graus da maior natural.

Vc retirou o 2º e 6º da maior. O certo seria retirar da menor.
Cm = C D Eb F G Ab Bb

Retira o 4º e 7º da Maior.
C = C D E F G A B

Penta Dó Maior
C D E G A

Abraço.

Fábio Loco
Veterano
# out/11 · Editado por: Fábio Loco
· votar


Excelente tópico, merece up

stormizinhu
Veterano
# jul/12
· votar


esses dias me peguei pensando , posso intercalar as escalas? sei q a relativa menor de C é Am, tendo assim as mesmas notas, mas tipo, poderia linkar uma Penta C ou Penta Am? e tem algum problema de estar tocando Penta C e usar as notas q "faltam" da escala de CM? poderia fazer isso com "qualquer escala" ?

LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


stormizinhu

Sim, pode!

stormizinhu
Veterano
# ago/12
· votar


Me bateu outra dúvida (sou um cara duvidoso xD) do tipo, la vai:
Com base na escala de CM , e uma progressão básica de (C Am G Em) q seja, visando modos gregos, teria q usar em sequencia, C jônio, A eólio, G Mixo e E frígio? ou não tem nada a ver, pq tava meio q improvisando com um amigo meu dai viajando varias, mas as vezes o som não batia "certinho" mesmo na escala e tudo, ou se teria uma dica de qual modo grego ficaria "melhor" pra cada acorde e tal.
Lá vai outra agora kkk: C Jônio, tem o shape dele e tal, mas tipo, se eu parar no E, e fizer o E frígio pra fechar num E, funciona, digo , os intervalos vão bater? dai correr pra B, fazendo Lócrio, vai ta tudo dentro certinho?
Só peço q não apenas digam "Sim", pois sou auto-didata e se não ouvir dos outros, me parece errado, gracias =) sem pressa xD

stormizinhu
Veterano
# ago/12
· votar


bateu otra nóia agora aqui (n fumo guys kkkkkk) , existiria , em hipotese remota, modos gregos de Penta? ou de qualquer outra escala? Isso Exsiste? pq na pratica é so por pra eskerda como se fosse um ciclo, quando termina de girar pra eskerda volta pro q era antes (falando de Tons), pois ja vi tal de Penta alternada, não sei o q modificada, helps ae

stormizinhu
Veterano
# set/12
· votar


up?

Marco Skiter
Membro
# dez/13 · Editado por: Marco Skiter
· votar


Olá, gostaria de saber o seguinte.

Eu faço aulas a uns 2 anos. Aprendi a escala pentatonica, escala maior eu acho. Os modos gregos eu quase não aprendi!

Eu curto improvisar com as pentatônica em algumas músicas da igreja. Já improvisei em umas 2 músicas. Só que eu percebo que fica sempre a mesma coisa, pois a maioria das música é tudo em G! Tipo, eu faço um negócio mas sempre acabo voltando no mesmo lugar. Isso fica chato. Pros irmãos da igreja é tudo uma maravilha, o pastor gosta, alguns choram (to brincando kk), isso tudo por que eu sou o primeiro guitarrista que sola na igreja kk. Os outros só faziam base assim como eu faço, só que e "brinco" as vezes.

Só que apesar deles gostarem a tal, to louvando , ta certo. Só que o problema que uma hora cassa. Eu mesmo já cansei de sair tudo igual kk. A escala maior eu não sei usar. parece que não fica legal. A pentatonica eu só subo e desso praticamente. Eu queria usar tipo aquelas escalas que você faz mais rápido, desce igual loko kk, eu até sei algumas , só que só sei um shape. Não sou rápido, mas estou pegando velocidade.

Esses desenhos que vocês falam: " ESCALA DE DÓ MAIOR = C D E F G A B C"
"C D E F G A B C
T T St T T St T"

eu não entendo nadaa.

Como faço pra improvisar sem cansar? Explorar o braço todo da guitarra sem ficar no mesmo shape , tipo esse? :
E|--------------------5-8--||
B|----------------5-8------||
G|------------5-7----------||
D|--------5-7--------------||
A|----5-7------------------||
E|5-8----------------------||

Espero que me ajudem. Desde já, Obrigado!
,
@Edit: Meu professor não me ensina a improvisar, ele só me passou as escalas, eu aprendi o pouco que sei sosinho. Nem adianta falar pra mudar de professor pois aqui onde moro só tem esse.

stormizinhu
Veterano
# jan/14
· votar


Aprenda os nomes das notas nesse desenho q no caso são em ordem
A - C - D - E - G , ou seja onde no violão/guitarra tiver essas notas, pode tocar elas com outros shapes, gerando alterações de sonoridades leves.

Quando a Escala Maior, procure Intervalos, entenda-os, é muito mais simples que esse esquema de Tom e Semi, que também tem que saber pelo menos o que é

No caso do seu exemplo a escala é Penta Menor de A, que é o sexto grau da Escala Maior, no caso a de Dó (C D E F G "A" B), e a penta é justamente uma alteração do sexto grau sem as notas F e B, que causam um choque de semi-tom, deixando a penta mais "cantada".

Quanto aos modos gregos, pegue uma semana cada se achar muito dificil, e treine só um, até entender onde ele se liga, pq ele é assim, mesma coisa com os modos da Penta.

Não tão fácil quanto dizem, mas também não é tão dificil quanto parece =)

julia d
Membro Novato
# jul/14
· votar


Ae gente a escala maior natural também pode ser digitada como esta a dos modos gregos acima!! so que eu havia aprendido outro tipo de escala maior natural aqui msm no cifra club, ai fiquei confusa qual é mais usada?

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


julia d
Posta aqui quais são os shapes ("fôrma") que aprendeu, para comentarmos.

Mas, na verdade, pode montar a mesma escala de trocentas formas ao longo do braço da guitarra, não tem melhor ou pior.
Aliás, bom mesmo é estudar para poder executá-la em qualquer ponto do braço, para isso é muito usado o método CAGED (pesquise que tem bastante info aqui no FCC).

Denis Warren
Veterano
# fev/15 · Editado por: Denis Warren
· votar


Pra completar o tópico estou colocando abaixo uma tabela com as principais escalas:

Clique aqui.

MateusKiedis
Veterano
# jan/20
· votar


Boa tarde, estou tentando tirar uma música que tem uma progressão de notas que nunca vi, alguém poderia me dar uma luz? descobri essas notas já na escala usada.

C - C# - E - G - A# - C# - E - G - G#

Obrigado!

mateus54321
Membro Novato
# jan/20
· votar


MateusKiedis

Não sei de qual música esta falando, mas se isso que postou for notas e não acordes, elas se encaixam na escala harmonica de Fm.

MateusKiedis
Veterano
# jan/20
· votar


mateus54321

São notas sim, todo o riff está dentro dessas notas, alguém tinha me dito que poderia ser algo na escala de C#dim7 mas só achei escalas diminuto, não tenho conhecimento suficiente pra saber como ela ficaria com 7ª

Mas vou dar uma olhada na harmonica de Fm, vlww!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO