Solos, improviso ou não

    Autor Mensagem
    gibsonsg
    Veterano
    # mar/03


    Galera, me disseram q pra improvisa ou fazer algum solo, vc tem q saber a escala, essa escala eh onde pode e naum pode tocar neh... eu queria saber como q eu faço pra descobrir essa escala e se vcs sabem um local q tenha essas escalas com os lugares certo.

    valew

    Morello
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Mais uma dessas duvidas.

    Cara, vai ficar dificil voce aprender escala sem saber a teoria desde o começo. Conselho, comece a estudar teoria, desde as notas musicais, intervalos, formação de acordes, escalas, nao é muito dificil.

    Aki mesmo no Cifraclub deve ter alguns metodos mais imples pra voce estudar, da uma procurada por ai.

    Tem muita gente ai que se diz musica sem saber nada de teoria. Sei la duvido. Fora que estudar teoria é prazeroso pacas, voce realmente esntende o que ta fazendo e porque é assim, e pode criar seu proprio estilo.

    gibsonsg
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    valew pela resposta

    fendersignature999
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    estude a teoria

    MaxVictor94
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Sei que esse tópico é muito antigo, mas eu estou revivendo porque eu também quero estudar música e não sei por onde começar, alguém pode indicar algum material ou tópicos para eu seguir?

    juninholiveira
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MaxVictor94

    comece pelo básico, teoria musical, comece estudando tríades e tétrades, formação de acordes etc, depois vai passando pra escalas, pentatônicas, etc, estude tambem campo harmonico e enfim,

    Eu ñ posso ajudar muito pq tb to aprendendo, ams ta aí umas coisas importantes pra vc estudar, ah, e antes que eu me esqueça, leia o Livro: Harmonia e Improvisação de Almir Chediak (acho que é assim que escreve o nome dele).

    E use tb basnte a busca, tem muita coisa interessante nos porões do fórum aki, basta procurar.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    MaxVictor94

    É muito relativo. O ideal é procurar um professor.

    Tem livros muito bom no mercado. Destaco os livros do Almir Chediak, Harmonia & Improvisação, volumes I e II. O volume I é um livro mais voltado à teoria, bem organizado e de fácil assimilação. O volume II é mais prático, com desenhos de escalas, acordes e suas aplicações. Considero o mais importante o volume I, porque explica como as coisas são feitas, e como no meu caso acabei dispensando o volume II (dei de presente a um ex-aluno meu).

    slash01
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Se tratando da escala maior, vc pode descobrir as notas pelos intervalos, ou seja, a distância de TONS e SEMI-TONS.

    Por exemplo uma escala bem simples de C (do maior), não possui nenhum acidente, como descobrir isso? Simples a escala maior possui um padrão: T T ST T T T ST.

    Vc deve simplesmente medir a distância das notas, fazendo com que tenha 1 tom, ou meio tom, etc... se nao tiver 1 tom poe um sustenido, se tiver mais ponha um bemol, vc tem que tomar cuidado para nao mudar a tônica, isso são coisas simples porem chatas de esplicar pela internet...

    Lembre-se que o 6º grau da escala maior é a relativa menor, ou seja, tem as mesmas notas.

    Mr. Window
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    estude a teoria2

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solos, improviso ou não