Escalas - Uma pá de dúvidas...

    Autor Mensagem
    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # abr/04


    Pessoal,

    Estou começando a estudar escalas e nisso surgiram muuuitas dúvidas:

    1) Em uma música, se eu vou criar um acorde dentro de uma escala, eu devo seguir o tom da música ou o tom dos acordes da parte q eu estou tocando?

    Por exemplo:
    Tom: Dm
    C F
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    C F
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    Eu deverei tocar usando a escala do tom da música ou dos acordes??

    2) Como eu passo um tom normal para bemol em escalas?

    3) Dá para fazer acordes em uma escala usando somente as três cordas inferiores (E B G) ?

    4) Se o tom foi um meio tom Bm, como eu devo utilizar a escala?

    Bom, valeu, aguardo ajuda!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    A escala musical representa uma escada com certa distância entre os graus desta escala.

    Temos naturalmente sete notas musicais: C(Dó), D(Ré), E(Mi), F(Fá), G(Sol), A(Lá) e B(Si).

    Entre estas notas existem acidentes, com exceção da nota E para F e da nota B para C

    Esta menor distância entre as notas e são conhecidas como semitom ou meio-tom, ou seja, de uma nota Dó para a próxima nota intermediária entre Dó e Ré encontramos meio tom.

    Quando estamos vendo a escala no sentido ascendente, temos o acidente chamado sustenido, representado pelo símbolo #
    Quando estamos vendo uma escala no sentido descendente, temos o acidente chamado bemol, representado por b

    Vejamos a escala com todos os acidentes. Esta escala é chamada de Escala cromática

    Sentido Ascendente

    C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B, C

    Sentido Descendente

    C, B, Bb, A, Ab, G, Gb, F, E, Eb, D, Db, C


    Observe que em ambas as escalas, entre as notas E e F, B e C não existem acidentes, portanto, a sua distância é medida em um semitom.

    Montando escalas:

    Para se montar uma escala maior devemos nos basear na fórmula da escala diatônica de Dó.

    Esta fórmula se apresenta como: T, T, ST, T, T, T, ST, onde:

    T= tom
    ST= semitom

    Se fossemos montar uma escala de sol maior, terímos que construí-la com os devidos acidentes, encontrados com a aplicação desta fórmula

    Vejamos:

    G, A, B, C, D, E, F

    Se fossemos analizar, esta escala estaria na seguinte condição: T, T, ST, T, T, ST, T... teríamos que aumentar a distância entre a 5ª e a 6ª nota e ao mesmo tempo diminuir esta distância da 7ª pra 8ª nota.

    Vamos aumentar a nota Fá em um semitom, tornando-a F# (Fá sustenido.

    G, A, B, C, D, E, F#, G

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Valeu pela explicação...já clareou bem essa parte...
    Agora, se eu for tocar uma música em C, por exemplo, deverei seguir o tom da música ou o tom dos acordes?

    André Gomez
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Caramba fio, até eu consegui aprender com essa sua explicação, vlw cara...

    HBDBIM
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    The Blue Special Guitar
    D comeco siga o tom da musica naum tente modular e estude campo harmonico ( C.H. ) eu indico "almir chei di arte" como diria caetano veloso

    Dave Murray
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    postei um lance de escalas ai uma vez: http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=31269

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas - Uma pá de dúvidas...