Escalas - Uma pá de dúvidas...

    Autor Mensagem
    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # abr/04


    Pessoal,

    Estou começando a estudar escalas e nisso surgiram muuuitas dúvidas:

    1) Em uma música, se eu vou criar um acorde dentro de uma escala, eu devo seguir o tom da música ou o tom dos acordes da parte q eu estou tocando?

    Por exemplo:
    Tom: Dm
    C F
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    C F
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    Eu deverei tocar usando a escala do tom da música ou dos acordes??

    2) Como eu passo um tom normal para bemol em escalas?

    3) Dá para fazer acordes em uma escala usando somente as três cordas inferiores (E B G) ?

    4) Se o tom foi um meio tom Bm, como eu devo utilizar a escala?

    Bom, valeu, aguardo ajuda!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    A escala musical representa uma escada com certa distância entre os graus desta escala.

    Temos naturalmente sete notas musicais: C(Dó), D(Ré), E(Mi), F(Fá), G(Sol), A(Lá) e B(Si).

    Entre estas notas existem acidentes, com exceção da nota E para F e da nota B para C

    Esta menor distância entre as notas e são conhecidas como semitom ou meio-tom, ou seja, de uma nota Dó para a próxima nota intermediária entre Dó e Ré encontramos meio tom.

    Quando estamos vendo a escala no sentido ascendente, temos o acidente chamado sustenido, representado pelo símbolo #
    Quando estamos vendo uma escala no sentido descendente, temos o acidente chamado bemol, representado por b

    Vejamos a escala com todos os acidentes. Esta escala é chamada de Escala cromática

    Sentido Ascendente

    C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B, C

    Sentido Descendente

    C, B, Bb, A, Ab, G, Gb, F, E, Eb, D, Db, C


    Observe que em ambas as escalas, entre as notas E e F, B e C não existem acidentes, portanto, a sua distância é medida em um semitom.

    Montando escalas: